>

quinta-feira, 10 de julho de 2008

A Avaliação da Ritinha


Hoje fui à reunião na escola da Rita cujo objectivo principal era a entrega da Avaliação que aqui em baixo transcrevo.

Não imaginam a alegria que sinto ao ler esta avaliação. Eu que levei anos a fio a correr praticamente todas as semanas, para as escolas do André, para ouvir as longas queixas dos professores que se desesperavam a lidar com ele … sinto-me através desta filhota … muito recompensada.

Os problemas escolares do André, foram desde logo atribuídos a uma possível sobredotação, que acabou por não ser confirmada. Optei, com medo de alguns progressos exagerados, por não “estimular” a Rita. Limito-me apenas a inteirar-me dos trabalhos efectuados, sem que insista numa evolução forçada.

No fundo, estou a respeitar na íntegra, o plano definido pela professora. Cheguei a conclusão que as crianças muito evoluídas ... nem sempre têm sucesso escolar!!

Quando pergunto à Rita o que gostaria de ter como presente … responde sempre, que quer um livro, gostando particularmente das fichas de exercícios, que teima em fazer todas de uma só vez!!!! Mostra muito interesse em aprender!!!

AVALIAÇÃO

Área da Formação Pessoal e Social

§ Escuta e obedece às indicações da professora;
§ Mostra interesse por conhecimentos distantes da sua experiência imediata;
§ Interessa-se e participa nas actividades e nos jogos;
§ Utiliza adequadamente os materiais e os brinquedos;
§ Termina as tarefas propostas num tempo adequado;
§ Respeita as normas que regem a convivência na sala;
§ Mantém a atenção durante as histórias e as explicações;
§ Mantém um comportamento adequado, segundo a actividade que se está a realizar;

Área de Expressão e Comunicação

§ Identifica as cores secundárias com excepção do cinzento;
§ Reconhece o círculo, o quadrado, o triângulo, rectângulo e o cubo;
§ Associa os números até 4 com as respectivas quantidades;
§ Contou os amigos até 31;
§ Realiza séries de três elementos;
§ Classifica elementos distintos, tendo em conta duas quantidades;
§ Faz correctamente os puzzles propostos;
§ Recorda o argumento de contos e de retratos;
§ Estrutura correctamente as frases;
§ Recorda o argumento de contos e de relatos;
§ Reproduz poemas, canções e advinhas;
§ Escreve o seu nome;
§ Realiza correctamente as tarefas de motricidade fina.

Área do Conhecimento do Mundo

§ Assimila informações, descobertas e conteúdos programados;
§ Revela curiosidade e vontade de aprender;
§ Estabelece relações com os outros e com os objectos;
§ Identifica elementos básicos do meio físico envolvente;
§ Sabe o nome da localidade onde mora;
§ Sabe a sua idade;
§ Mostra hábitos de saúde e de higiene.

Observações: É uma criança que manifesta interesse variável pelas diferentes actividades. Necessita de desenvolver a área da expressão plástica. Apresenta um desenvolvimento adequado à faixa etária!!

Que tal, o que Vos parece? A mim parece-me que está bem encaminhadinha (lol)!!

Haviam de ver o contentamento dela, ao ouvir-me a ler a Avaliação. Claro que ao fim, não pôde deixar de me dizer: Eu não disse que me porto sempre muito bem? Que linda a minha filhota ... é um doce de menina!!!

5 comentários:

Filho para sempre disse...

Oh Filipa, fantástico. Parabéns Ritinha. Ficamos muito felizes com o sucesso desta menina.
Beijos e abraços
Xana&Sérgio

Patricia disse...

Que bom! Tens uma menina que se porta muito bem. ;)
Parabéns e um beijinho grande para a Ritinha

Anónimo disse...

Oh que linda:)
Muito bem!

Isso ai,deve ser so mesmo baba!
So demonstra a educacao que lhe das:)

Beijinhos

Mamã e Tesourinhos disse...

Olá!
Parabéns à Ritinha! E aos Papás que devem de estar super babados.
Fica bem.
Bjs.
PS: Obrigada pela visita e comentário.

Paula Silva disse...

parabéns Ritinha ...linda princesa
bjs
paula