>

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Teimam em ser ignorantes

Ai que nervos!!! Será que ninguém percebe mesmo? Ou preferem por trás das suas boas intenções continuarem na sua ignorância? Sinceramente que me passo!!! Passo-me, e porquê, perguntam vocês? Pois cá vai. Á pouco estava a assistir ao Você na TV agora tendo como apresentador única e exclusivamente o Manuel Luís Goucha. Devo confessar que até lhe acho graça, mas às vezes parece que é …. Bem é melhor não dizer pois não quero ofender ninguém. Teve como convidado um vizinho muito indignado que lá ia dizendo que não tinha nada a ver com a história que iria relatar mas que, apenas queria exercer o seu dever de cidadania.

A indignação prendia-se com o facto de conhecer um Jovem de 14 anos que desde que nasceu os pais nunca quiseram saber dele. Quem tomou dele, foi a avó, que entretanto morreu. A tia assumiu perante o tribunal que tomaria conta da então criança (agora jovem) durante o fim de semana, sendo que, durante a semana a criança estaria numa instituição.

Agora o Jovem anda pelas ruas da Amadora sujo, sem comer, vagueando livremente e acabando por pernoitar nas escadas, onde a bondosos dos vizinhos o alimentam, lavam a roupa, dão dinheiro, etc. Decidiram então estabelecer contacto telefónico com a Tia do Jovem que afirmou que quando deixou de ter possibilidades de ficar com o sobrinho, fez a comunicação ás devidas instâncias. Alega ter de trabalhar, pelo que, não pode olhar por ele. Á partida podia ser uma história comovente, mas não acredito que seja.
O Manuel Luís lá insistia porque é que ele não poderia ficar em casa, mesmo com ela a trabalhar, afinal de contas já tem 14 anos não é? A tia constrangida lá ia dizendo que aconteceram umas situações que inviabilizaram essa hipótese! A sério, pergunto eu? Quase que poderia adivinhar que tipo de situações ocorreram! Porque é que a alma caridosa do vizinho, que pelos vistos fala do que não deve, não o leva para a sua casa, para ser diariamente roubado, para os mitras todos do concelho da Amadora e arredores irem acampar e fazer uma House Party para a sua casa enquanto ele trabalhava, então não seria melhor???? Será que esta gente não percebe que estes adolescentes enquanto lhes dão guarita, alimentam, lavam a roupa, estão a contribuir para a sua desresponsabilização?
É que assim, estes jovens, continuam a poder gozar da liberdade que lhes é tão querida, não têm de dar satisfações a ninguém, não têm que cumprir as regras básicas (como cumprimento de horas para chegar, estudar, trabalhar, tomar banho, etc), ainda passam por coitadinhos (e acreditem que as pessoas aos coitadinhos dão umas “esmolinhas” muito jeitosas, por vezes maiores do que se os “coitadinhos” tivessem de trabalhar todo o dia) e pelos vistos, este, ainda irá ser vedeta por um dia, pois vai ser convidado para ir ao Programa. A “besta” da tia é que devia admitir ser maltratada e roubada diariamente para ficar bem na fotografia. Por favor ofereçam um “voucher” ás vizinhanças deste país, com a oferta de uma semana em casa com um Jovem Problemático, porque assim concerteza que já não estariam tão disponíveis para crucificar os familiares que levam anos de tormento, horror, indignação e frustração!!!

1 comentários:

Paula Silva disse...

CONCORDO CONTIGO!!!
SE CADA UM SE VISSE AO ESPELHO ...
BJS
PAULA