>

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dia Internacional da Família

Hoje é o Dia Internacional da Família. É aquele dia, em que é obrigatório pensar, que bem ou mal, pertencemos a uma família.

Naturalmente, nem sempre aquela que nós desejaríamos, mas pertencemos a algo, temos obrigatoriamente um laço de sangue ou de afinidade com alguém. Será que isso é importante?

Para mim é, … pois todos os dias, penso como teria sido bom, ter sido educada no seio de uma família, como teria sido bom falar, correr, jogar, partilhar, conversar, ou desabafar com alguém a quem eu pudesse chamar de irmão. Como eu gostaria de poder ter sido mimada pelo meu pai, que infelizmente, faleceu precocemente, quando eu estava prestes a completar 3 anos. Como eu gostaria de ter tido uma avó, que me contasse as histórias de antigamente, que fizesse o meu comer preferido, que tivesse estado presente em todas as minhas festas de aniversário, ou mesmo não estando, que eu pudesse presentemente chorar a sua ausência com ternura, saudade e amor.

Relativamente aos tios, apenas conheci os meus tios maternos, mas poucas vezes houve contacto.

Quanto aos tios paternos, apenas tenho uma tia, com uma idade muito avançada. Nunca a vi. Não que não tenha manifestado interesse em o fazer, mas a família do meu pai, nunca conseguiu aceitar o facto de eu ter sido gerada fora de um casamento, acabando por culpabilizar uma criança, agora mulher, pela rotura do mesmo.

Todos estes factores explicam o facto de ser tia de 11 sobrinhos e só conhecer 2.

Por tudo isto, lembro uma infância ávida de família …. Nunca tive nenhum elemento da família no meu aniversário, e muito menos um Natal em Família ….
Assim, coube-me a mim, começar do zero …. Teria de ser eu a construir a minha própria família. Infelizmente como todos sabem, não tem corrido pelo melhor …. Por culpa de todos ou de ninguém … já não sei!!!! No entanto, não cruzarei os braços …. Sei que irei conseguir, … não será fácil …. Mas espero um dia concretizar o meu grande sonho, que é poder estar numa reunião de família, já velha e enrugada, confusa no nomes dos netos e bisnetos, e, aconchegada por uma manta de lã … possa olhar em redor, e, na minha qualidade de matriarca, possa sentir orgulho por todos aqueles familiares que me rodeiam. Será pedir muito????

Os meus parabéns a todos aqueles que conseguem ser uma família, …. que se conseguem sentir um membro integrante dessa maravilhosa instituição, que é o pilar básico da nossa essência, a nossa referência … o local privilegiado para nos sentirmos amados!!

Deve ser bom …. Um dia também vou conseguir!!!!

Bom Dia Internacional da Família!!!
Beijos
Filipa

1 comentários:

Mae Princesa disse...

Vais conseguir tenho a certeza!!!Beijocas!! E nenhuma familia é perfeita!