>

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sutiã Vs Cancro da Mama

A propósito de um e-mail que há tempos circulava na internet, que alertava para que a utilização do sutiã podia contribuir para o aparecimento do cancro da mãmã, debate-se hoje na TVI o tema. Segundo a opinião dos especialistas, nenhum estudo comprova essa correlação, pelo que as mulheres devem estar atentas a outros sinais de risco (como sendo os hereditários, o excesso de peso, o sedentarismo, o ter tido 1 filhos após os 30 anos, não ter amamentado, menarca precose, menaupausa tardia, etc).

Outra recomendação que recebi com alguma surpresa (pois nunca o fiz) foi o desaconselhamento da utlização do sutiã enquanto dormimos!!! Nunca de tal me lembrei. Para mim dormir é um acto de descompressão e repouso, e por isso, o uso de sutiã nunca foi considerado. No entanto, a médica em estudio, no período pré-mestrual (em que há uma maior retenção de liquidos e um subsequente aumento da mama) aconselha o uso de um sutiã de algodão, para que assim, com alguma retenção haja um maior conforto para a mulher!!!!

As recomendações são simples. Embora não evite o aparecimento do cancro da mãmã, a realização por parte da mulher do auto-exame mensal, pode ajudar na precoce detecção e subsequente aumento da probabilidade de cura, uma vez que este cancro, que tem uma maior incidencia na mulher, mas também afecta homens, infelizmente ainda é responsável por milhares de mortes anuais!!!

A realização de exames anuais de rotina também não devem ser esquecidos para as mulheres com mais de 40 anos (sem antecedentes familiares), pois havendo antecedentes, os exames devem ter inicio mais cedo, e serem realizados com mais frequência.

Assim sendo ... Sutiã podemos usar à vontade ..... o que não podemos é facilitar!!!!

6 comentários:

Susana Pina disse...

Belo post amiga. O alerta para os perigos é sempre bem vindo.
Eu tenho imenso receio de fazer a apalpação, não consigo mesmo, por isso este ano embora tenha 38 anos fiz a 1ª mamografia. Ia receosa, pois sem fazer a apalpação e com os tratamentos hormonais a que tenho estado sujeita, o medo era compreensivel, mas felizmente nada revelou.
Eu não sou capaz de estar sem soutien, só a dormir...
Bjs e bom fds
susana

Anónimo disse...

querida filipa realmente temos que estar atentas a tudo o que nos pareca anormal.mas o melhor e fazermos uma mamografia todos os 2 anos.aqui a partir dos 5o anos temos direito a faze-la todos os 2anos e completamente gratis e para o cancro dos intestinos e exatamente o mesmo sistema bom fim de semana bjs angelina

Anónimo disse...

Tambem achei bastante interessante este post, eu tal como a Susana tenho certa dificuldade em fazer a palpaçao, porque tenho medo de confundir as grandulas mamarias normais com alguma coisa de anormal e entrar logo em parafuso, ja sabes como sou né?
eu tambem so consigo estar sem soutien para dormir, nem consigo conceber a ideia de dormir sem estar completamente a vontade,lol.

Beijinho grande e obrigada pelo postal, ADOREI AMIGA

Ana Guida disse...

é sempre bom saber :)

bjs*

Silvia disse...

Também vi o programa. Sempre útil.
Bjokas e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Muito esclarecedor este post obrigada.
Pois eu também não consigo fazer a apalpação tenho sempre receio, mas todos os anos faço mamografia e eco, porque já tenho 51 anos.Soutien só o tiro para dormir.
beijinhos e bom fim de semana gabriela