>

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mensagem de Ano Novo (lol)

Esta é talvez altura de balanços. Altura de olharmos para trás e verificarmos se temos ou não cumprido com o que nos propomos em cada ano que passa. Optei por não fazer um balanço, pois tudo o que não fiz, não foi por inércia, esquecimento ou incapacidade. Se algo ficou por fazer, é porque assim tinha de ser porque, provavelmente, argumentos fortes houve, para que algo não tenha acontecido.

A vida é mesmo assim, nem sempre atingimos os nossos objectivos, mas não é por esse facto, que o balanço se pode afirmar negativo. De uma coisa tenho a certeza, o balanço é positivo. Estamos vivos, com saúde, com capacidade para levar em diante a nossa vida, aspirando a que ela nos mantenha juntos, próximos e que consigamos (assim espero) viver em amor, paz e harmonia.

Ora aqui estão, as palavras chave para a construção deste post. Creio que todos estes conceitos, que podem ser traduzidos em sentimentos, e que teimamos em desejar aos que nos são queridos, são de extrema relatividade (e sei que vocês também concordarão).

O que para mim, é viver rodeada de amor, para muitas outras pessoas, poderá não ser. Tenho a nitida sensação que todos desejamos viver uma vida de sonho, e é com alguma felicidade e muita desconfiança, que constato que em muitos dos blogs que encontro por essa net fora (mas não sou assidua pois não acredito na veracidade dos relatos) a vida é pintada como se um conto de fadas se tratasse. A pessoa goza de uma felicidade plena, os filhos serão naturalmente os mais belos do universo, as doenças raramente surgem, e os maridos são aqueles principes, maravilhosos que todas adorariamos ter.

Nos seus lares reina a Paz e a Harmonia. A actividade profissional que desempenham foi a que sempre sonharam, naturalmente bem remunerada, e até têm a sorte de ter por colegas pessoas amigas, fantásticas, estando por isso a cobiça e a competição fora de cena. A palavras "problemas" ou "tristeza", não constam no dicionário das suas vidas.

A unica alternativa que tenho, é duvidar dessa realidade pintada de ilusões. Não acredito mesmo, que assim seja. Ou mentem, ou encontram-se conformadas com a vida que têm, pois provavelmente, o seu nível de exigência permites-lhes sentirem-se satisfeitas.

Não consigo acreditar que alguém se sinta sempre feliz. Todos nós, sem excepção, temos dias em que nos sentimos radiantes, plenos e realizados, mas haverá dias, muitas vezes até, sem qualquer justificação, que nos apetece fugir, isolarmo-nos, ficarmos no nosso cantinho sem qualquer perturbação.

Somos por natureza instáveis (uns mais que outros), com alterações de humor nem sempre justificáveis. As nossas emoções são dinâmicas, têm memória e surgem muitas vezes, dispostas a fazer-nos regressar ao passado, pois ele influencia decisivamente o nosso futuro. Nós, somos no fundo, um conjunto de registos e de experiências, e revelamo-nos/caracterizamo-nos pela forma como os conseguimos gerir!!

Quando criei este Blog tive o cuidado de afirmar que sentia necessidade de construir um Blog para partilhar alguns momentos da minha vida. Não houve da minha parte, qualquer compromisso em torná-lo replecto de histórias cor de rosa (que também as há na minha vida), nem torná-lo como fonte de inspiração, ou um manual de conselhos uteis, para uma vida de sucesso. Aqui, apenas me limito a partilhar momentos da minha vida, especialmente aqueles que me perturbam.

Há quem se sinta melhor a partilhar momentos de alegria (repeito essa posição, e acho muito bem que o façam), mas a necessidade que sinto, é grande parte das vezes, de transmitir aquilo que me provoca angustia.

Assim é ... e assim será, daqui para a frente. Não é por isso, um local que deva ser visitado por pessoas que apenas querem ter conhecimento de como decorrem as vidas alusivas ao tema "Peace and Love".

Quem aqui vem, tem de ser capaz de perceber que para muitos, a vida nem sempre é fácil, mas há quem consiga falar dos problemas abertamente (assumo que eu falo abertamente, talvez de mais), e que outros, preferem camuflá-los sob a aparência de uma vida feliz).

Aqui no Blog, eu falo especialmente do que me deixa intranquila, das experiências que vivo, e que vivi, episódios de uma vida, que nem sempre tem sido fácil (e não me estou a vitimizar), pois a minha vida será mais fácil concerteza, do que muitas que conheço, e que voçês também conhecerão).

Não quero contudo, que ao lerem os meus relatos, me imaginem de cara abatida, tristonha, agarrada ao lencinho branco a enxugar as lágrimas, eu não sou assim. Felizmente, aqueles que são escolhidos, sabe-se lá por quem, ou porque razões, para terem de se deparar com uma serie de obstáculos, vêm também munidos de mecanismos de defesa.

Eu pelo menos vim. Dificilmente, quem me conhece me vê abatida. Sou uma pessoa positiva, que acredita que apesar dos contratempos ainda consigo ser feliz, e para isso conto com a ajuda da minha força e alegria inatas, adiciono um pouquinho de ironia, misturo bem, e eis que surjo extrovertida, comunicadora, obstinada, impulsiva, com um sorriso espontaneo, e com força!!! Por vezes caio, mas mesmo ferida (as tais marcas que ficam), levanto-me sempre ... e de cabeça erguida!!

Tentarei a todo o custo, como tendo vindo a fazer até agora, manter a lucidez (que eu sei que por vezes parece perdida, pois os acontecimentos são tão bizarros, que poderá parecer tratar-se de pura ficção) e a imparcialidade necessárias, para poder transmitir da forma mais verídica possível, os factos e acontecimentos que aqui transcrevo.

Quero contudo, fazer uma ressalva. O que escrevo não tem como intenção "cruxificar" aqueles de quem falo, não é esse, o meu objectivo. A verdade contudo, é que nao irei desfarçar o que sinto para não ferir susceptibilidades. O que sinto e penso não será alvo de censura levada a cabo pelos protagonistas do meus relatos!! Estou contudo preparada para que as minhas afirmações, e a forma com interpreto os factos, seja discordante de muitos dos que "me lêem".

Por isso mesmo, sintam-se á vontade para opinarem sobre tudo, para manifestarem a Vossa discordância sobre algo. Para mim, é importante ter algum "feedback", pois muitas vezes penso, até que ponto é que a forma como analiso e vivo os acontecimentos, é ou não, a mais correcta ou a mais normal.

E tudo isto ... é somente a parte introdutória de mais um capítulo da minha história familiar que brevemente trarei ao Vosso conhecimento, pois está mesmo, mesmo fervilhante, o que me tem deixado ..... explosiva!!

Beijinhos .... e tenham um memorável ano de 2009!!

17 comentários:

Sandra disse...

Um grande beijinho para vocês. E que tudo que desejares para 2009 se concretize!

Adorei o novo look, está mesmo giro.

Bjs
sandra e dinis

Anónimo disse...

Bem Filipa, depois de ler o teu post, constato que em 2009 continuaremos a ter (espero bem!) a mesma Filipa que conheci em 2008 Uma Filipa que vive intensamente, que escreve apaixonadamente, que é capaz de reconhecer as suas fraquezas mas que também sabe quais as suas forças. Um blog com muita emoção, sobretudo um blog real.
Eu desejo continuar a ter este blog como referência, aqui partilham-se muito mais do que simples histórias.
Um beijinho muito grande e bom 2009 (acho que já to disse, certo?)

Mae Princesa disse...

Bom ano para ti!!!E acho que cada um é livre de partilhar o que quiser, e só vem ler ou comentar, quem quer! Também estranho com passo nos blogs onde as carinhas são sempre felizes e os relatos sempre impressionantes! Isso é verdadeiramente impossivel e acho que há pessoas que criam blogs para transmitir a vida que gostariam de levar. Acho bem que esse não seja o teu caso, e que partilhes o que te vai na alma, como já reparaste, também eu sou assim1!!!
Pá acreditas que ainda não lavei a forra do carro???Raramente o uso, é certo... Mas é uma vergonha!
Beijocas grandes para ti!

Susana Pina disse...

Maior sinceridade não pode haver nas tuas palavras. Concordo com tudo o que dizes. No meu cantinho também escrevo dos bons momentos da minha vida e dos piores, dos sorrisos e das lágrimas caídas, e só assim vale a pena criar um blog, para sermos nós próprias, esse é um cantinho em que devemos ter o direito de falar de todos os nossos sentimentos pareçam eles mal ou não aos olhos dos outros.
Feliz 2009.
Bjs doces
susana

Lena disse...

Oi, descupe a invasão mas ví seu blog através do da Teresa(energia a mais) e não me contive em dar uma espiadinha. Achei lindo, bem família, muito simpático, você parece ser uma pessoa muito legal, gostei muito do seu cantinho. Se me permitires, voltarei mais vezes.Abraços e um ótimo ano para você e sua família.

Anónimo disse...

querida filipa sobretudo continue como tem sido ate aqui uma pessoa franca e verdadeira sem artificios.eu penso que uma vida so cor de rosa não existe todos nos temos as nossas feridas e eu tambem tenho algumas.mas eu penso que o principal e que continuemos a ser nos mesmas humanas e honestas.e que ninguem diga que esta bem.muitos beijinhos angelina

Anónimo disse...

Estava a ler o teu post e a recordar-me da conversa que tivemos algures a uns dias. E as vezes tambem me ponho a pensar se somos nos umas "tristes miseraveis" (o que nao creio) ou se alguns dos blogs que por aí existem nao serao mesmo uns quadros de fantasia colorida, uma vida de arco-íris, onde nunca existe um dia preto ou cinzento, eu tal como tu, tambem criei o blog para contar as coisas que me acontecem, quer sejam elas ou mas, quem gostar que entre que leia e sera sempre bem recebido, quem nao gostar que leia que comente e que faça o favor de nao voltar, porque tanto o teu blog como o meu e como o de tantas outras pessoas sao blogs que relatam a vida, e tal como tu dizes a vida nao e sempre cor-de-rosa, mas cada um e livre de viver na ilusao que assim pintar. Acredita mesmo que me revi ao ler este post amiga.
Em relaçao ao fervilhar de emoçoes que te têm assolado espero que sejam resolvidas o mais rapido possivel, porque esse tipo de gente irrita-me e nao os conheço, imagino a ti que tens que "lidar" com eles para contornar e resolver as situaçoes mais bizarras que esta gente te/vos propoe, enfim...mas vamos acreditar que tudo se resolvera, e que este novo ano sera de mudança para melhor claro.

Beijinho muito grande Amiga

Mamã e Tesourinhos disse...

Amiga!
Pois é, mais uma vez escreves o que sinto que se passa contigo (e comigo - seremos almas gémeas? LOL).
Quero desejar-te um óptimo 2009 e que consigas concretizar os teus projectos, se não todos, pelo menos os mais importantes, com saúde e com o teu sentido de humor e bastante crítico!
Fica bem.
Bjs.

Noc@s disse...

Antes de mais um Feliz 2009 :-)
Quanto ao teu post e já aqui alguém o referiu, pelo que vejo teremos a mesma Filipa de sempre :-) O que significa que te continuarei a gostar de ler e comentar :-) Quanto às vidas cor de rosa, azuis ou às bolinhas, cada um é livre de escrever sobre o que quer, bem como de ler, comentar etc... Como já o disse mais que uma vez nisto dos blogues cada um faz do seu o que quer e entende e quem não gosta tem bom remédio não volta.
Um ganda 2009 para vocês e ainda vamos ter reuniões de Pais juntas LOL
Jocas mensajadas ;-)

ANA disse...

É por tudo o que acabas de escrever que adoro o teu blog! Muitos beijinhos e feliz ano novo.
Ana

Lisa disse...

fofinha bom dia!

aquilo que escreves é que existe tanto aqui na net como lá fora (é exactamente igual), a hipocrisia e o cinismo das pessoas, em fingir o que não são!
eu tal como tu n tive, nem tenho 1 vida cor de rosa ... mas tento levar a vida o melhor que posso, sem ilusões, embora as vezes as crie!
faz parte do meu imaginário!
desejo-te um 2009 repleto de amor ... e paz .. sim pq acredito que precises de paz interior ... com tantos problemas que teimam em te rodear!
mas és uma mulher da guerra! ;)
beijinhos ternos e bom fds

Patricia disse...

agora vou-me vingar... he he he, o teu blog está muito lindo :) nao conseguia mentir :)

Minha querida, espero que o ano de 2009 vos traga tudo aquilo que mais desejarem para a vossa vida :) Espero que tenhas um ano cheio de sucesso :)

bjs

Anónimo disse...

OlaAmiga

Porque nao aparece a minha mensagem a este post ai ai olha eu de beicinho,lol

Beijocas

Espero que esteja tudo bem convosco

Vendas disse...

Vim cá desejar-vos um óptimo ano de 2009!

Um beijo

Filho para sempre disse...

Amiga Filipa,
A verdade é que estamos na vida para VIVER em pleno. Estamos cá para sorrir e para chorar, para ouvir e para falar, para sentir alegria e tantas vezes tristeza. Mas, de uma forma ou de outra estamos cá...vivos e acompanhados para aprender com cada segundo, com cada gesto ou palavra. Estamos aqui para viver até os silêncios e neles aprender algo de novo.
Um ano intenso e feliz para a tua familia.
Até breve
Sérgio

Patricia disse...

também gosto muito deste fundo :)

bjs

Kelly disse...

Minha querida, só uma te posso dizer isto:
Que tristeza sinto de não te conhecer pessoalmente. És tão especial, mas tão especial que adorava fazer parte da tua vida, que os nossos filhos brincassem juntos...
Quem sabe um dia?
Agora que és milionária podes vir até cá...lol

Bjs grandes e que 2009 seja um ano excelente e sem chatices de maior...