>

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Explicar a Menstruação ... aos 5 anos

Após o dialogo constante no post anterior, tentei indagar junto da Rita, onde tinha ouvido falar do período, pois era para mim importante saber com que ideia (mesmo vaga) ficara do significado da palavra.

Disse-me que não se lembrava, mas a verdade é que pelo menos, a associação às dores de barriga eram um facto, o que estranhei.

Aqui em casa, é um tema que não é debatido, pois na minha opinião, ainda nenhum deles (3 e 5 anos) têm idade para lhes estar para já, a transmitir estes conceitos. Dores de barriga associadas, felizmente é coisa de que não padeço, por isso onde foi ela ouvir estas coisas?

Lembro-me que há umas semanas atrás nos Morangos com Acuçar (eu sei que não é aconselhável, mas ela adora) havia uma menina a quem lhe apareceu o periodo pela primeira vez, sendo que nos Morangos se debatiam os problemas que o pai viuvo tinha em abordar estas temáticas. É provavel que seja daí que esta conversa provenha.

Lembro-me que nessa altura a Rita, dizia que a "Cândida" (personagem) tinha dores de barriga porque lhe tinha aparecido o período, mas pensei que fosse algo em que não ficasse a pensar ... mas pelos vistos enganei-me!!!

Agora, digam-me lá como é que eu lhe vou explicar o que é o período? É que tem de ser de forma a poder estar minimamente preparada para o pergunta: e para que servem os pensos, iguais aqueles que tens no armário? lol. Tem que ser alguma explicação simples e pouco chocante para que esta cabecinha de apenas 5 anos, mas que (pensa) lhe pareça fazer sentido.

Tentar esquecer o assunto não vai ser possível, já que durante o serão já me perguntou duas vezes, quando lhe explicava o que era o período. Disse-lhe que ia pensar numa forma simples de lhe explicar ... e por isso conto convosco para me darem ideias, ok?

Enquanto estava aqui a escrever este post, a Rita veio ao pé de mim e perguntou-me: Estás a escrever para as tuas amigas? Estou, disse-lhe eu. Então porque é que elas não vieram aos teus anos? lol.

Socorro!!!
PS - já agora quando é que vocês começaram a treinar o vosso primeiro "beijo-linguado"? é que por aqui ... os treinos estão a começar!!!! Fica para outro post!!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

querida filipa coragem para explicar a Rita com palavras simples.o que faz a diferença entre uma mulher e uma criança.sobretudo nunca se deve mentir dizer a verdade o mais simplesmente possivel.beijinhos angelina. p.s o meu primeiro beijo-linguado foi com o meu marido.o primeiro não gostei mas os outros a seguir adorei.lol bjs angelina

Mae Princesa disse...

Bom, eu já expliquei ao André que o periodo era sangue que saia do pipi 1 vez por mês quando as meninas eram crescidas e ísso significava que já podiam receber bebés na sua barriga. Fiz questão de salientar que não doía....Quanto aos beijos,o André já me perguntou o que era beijo com lingua, aí passei-me!!E apenas lhe disse que eram coisas de mais velhos! HOuve uma altura que ele estava viciado nos morangos, mas consegui inverter a tendência para o Panda, é um pouco melhor...Tenta! Olha, a cama do Doda tem grade de protecção, o problema é que ele estava na minha cama, de pé a saltar....OBrigada na mesma pela tua oferta!Beijos!
AHHHH! E também acho que deviamos ter ido aos teus anos!

Anónimo disse...

Bem, eu serei "bota de elástico", mas a verdade é que eu acho isto tudo cedo demais e precoce demais para meu gosto!!!
Sorry, eu sei que pode parecer "maldade", mas eu acabava já com os Morangos de vez. Já te disse isso várias vezes e, como tudo o resto na vida, é uma questão de opinião. Para mim não é um programa adequado à idade deles e não deveria ser visto. Tudo na vida tem o seu tempo certo: as descobertas do sexo oposto, dos sentimentos, do nosso próprio corpo, etc.
Nesta fase eu acharia "mais normal" que se interesasse pelo "fabrico" dos bebés, pela forma como se "põem cá fora", etc, agora pelo período menstrual e pelos beijos-linguado... tenho dúvidas.
Na escola do meu filho "os namorados", e há muitos, LOL, sentam-se ao lado um do outro na sala e no refeitório, e às vezes dão a mão :0), o que já causa grande excitação e risinhos entre os outros.
Claro que "cada caso é um caso" e uma vez que a Rita pergunta e se interessa tweremos que arranjar alguma forma de lhe falar dos assuntos com verdade e simplicidade, não vale a pena muitos "pormenores técnicos" aos 5 anos, LOL!
Também temos que "investigar" essa relação causa/efeito entre o período e o pintar das unhas, ;-)
Parece-me que o principal interesse da nossa menina é "embonecar-se" toda e ficar ainda mais LINDA!
Beijocas,

Anónimo disse...

Pois bem Filipa ate eu andei a explicar a melhor forma para explicares a Ritinha, mas a unica coisa que encontro e que deves dizer a verdade sem entrares emgrandes pormenores, dizer-lhe so que quandouma menina tem o periodo por volta dos 10 aos 12 13 anos e a altura em que deixa de ser uma menina e passa a ser uma mulherzinha, nao sei mais como podes explicar-lhe esta questao e que ela ainda e pequenina, e estas questoes costumam surgir mais tarde, precoce e a Rita,lol, vais ter que pensar numa forma simples e pratica de lhe explicares, existem aqueles livros que ajudam os pais com ilustraçoes pode ser que sejam uma ajuda.

Beijocas

Unknown disse...

Bem realmente parece-me que estás aí com um grande bico-de-obra em casa lol!!
Como nunca passei por situação semelhante não sei que sugestões te dar, mas incentivo-te a ter coragem e claro está, a dizer sempre a verdade, mas da forma mais simples possível.

Beijinhos,
Susana

PS - Sei que já to disse, e desculpa voltar a insistir neste assunto, mas acho realmente nenhuma criança da idade dos teus meninos deveria ver os Morangos com Açúcar.

Noc@s disse...

Uí!!! Já!!! A Ritinha é muit'á frente ;-)
Como referiu a Angelina, o conselho que te posso dar e que sempre tento fazer com o meu pulgo é explicar as coisas por palavras simples, sem entrar em garndes pormenosres e sem nunca mentir.
Jocas explicadas, ou não ;-)

Anónimo disse...

Olá querida Filipa, pois é, bem poderiamos ter ido aos teus anos, eheheh!
Em relação ao periodo, existem alguns livros com ilustrações para crianças que poderão ajudar na explicação. De qualquer modo, e uma vez que a Ritinha ainda está longe de ter a menarca, eu diria que o periodo é um bocadinho de sangue que sai do pipi das meninas todos os meses. E porque é que tal acontece? Porque durante a nossa meninice, o nosso corpo foi-se preparando para se transformar num corpo de mulher. Um exemplo dessa transformação, normal, indolor e pela qual todas as meninas passam, é o aparecimento dos seios. E o periodo é o sinal mais marcante, digamos assim, que o nosso corpo tem para nos mostrar que nos tornamos mulheres e que, daqui a alguns anos, quando conhecermos uma pessoa muito especial, poderemos ter um bebé, como a mãe já teve.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

MamãdaDiana disse...

Olá! A diana à pouco tempo andou a cantarolar aquela musica que dá na tv sobre os pensos higienicos! Perguntei quem lhe tinha ensinado! ela disse: foram as mulheres! aquelas que tem aqueles coisos para as mulheres! Fiquei azul! lol!

Porque não compras um livro, que fale sobre o assunto de uma forma leve!

Beijokas

Ana Guida disse...

bem, mas k gd marota k tu tens ai em casa ;)

eu axo k a explicaçao da mae das princesas esta simples e bem conseguida...mais vale isso do k casos como eu ja ouvi de miudas terem o periodo pla 1ª vez e axarem k estao a morrer pq n sabiam o k era :S

bjs*

Anónimo disse...

Bom, claro que me ri imenso com o comentário da Rita - achei deliciosa a forma como se explicou...mas eu não sou a mãe! Para ti deve ser um pouco difícil falar deste assunto em tão tenra idade. Só que realmente hoje em dia, eles crescem depressa demais! Descobrem muitas coisas pela TV e por vezes temos de ficar atentos pois podem ficar com «minhocas» na cabecita, lol!
Tenta usar uma linguagem fácil e sem grandes explicações dizer-lhe que o período é algo muito importante na vida das meninas mas que só com o tempo ela vai poder perceber o que muda no corpo e na cabeça...(será que isto é demais?!lol! É que os meus não têm essas dúvidas...)
Beijinhos

Ângela Vieira disse...

????
Pois ainda nem pensei nisso...de como nós pais/educadores um dia (afinal mais cedo do que esperamos) teremos de explicar determinadas coisas...
Mas os pilas cá de casa que se entendam :)

Existem livros no mercado com imagens e textos simples...mas a Rita ainda é tão novinha...

Boa sorte!

Beijinhos grandes para vocês
Ângela e Tomás

Patricia disse...

há livros para crianças que explicam essas mudanças. podes comprar um e com ela vais lendo e explicando com mais pormenor o que significa.

boa sorte :)

Anónimo disse...

Olá Filipa, parabéns por mais um mesinho do Diogo!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Paula Silva disse...

a parte de não irmos aos teus anos tá demais ...a outra parte não acho piada nenhuma
ai jesus a minha tem 8 anos e eu ainda não sei como irei abordar o assunto
socorro!!!!!!!!