>

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Desabafos de quem não sabe o que quer ....

Continuo na minha caminhada, ou melhor pedalada, contra os kilitos em excesso. Embora sem vontade nenhuma lá pedalei uns 16Km, perdendo cerca de 590 calorias, mas resultá-los nem vê-los!! Entretanto, enchi-me de coragem e lá decidi responder a um anuncio para desempenhar uma actividade não muito prestigiosa, tendo em conta as habilitações que tenho. De facto, cada vez mais, sinto necessidade de trabalhar, essencialmente por duas razões: estou farta de estar em casa e porque cada vez mais se torna complicado ser só o meu marido a sustentar a casa. É certo que o rendimento vai dando para as despesas, mas também é certo, que de mês para mês, temos de nos privar de algo, não que seja algo muito importante, mas não deixa de ser uma privação. A título de exemplo posso referir que hoje em dia gostaria muito de colocar os meus filhotes a praticar uma qualquer actividade desportiva, mas não me posso dar ao "luxo" de pagar 70 euros/mês para lhes poder proporcionar esse prazer ... o que me leva a pensar que a vida está tão difícil como é que posso estar em casa ... entretanto começo a pensar no que será necessário gastar para poder ir trabalhar. Não falando na dificuldade de me "afastar" dos filhos, penso que economicamente também é complicado ... o infantário mais barato cobra cerca de 310/euros por cada um ou seja, 620,00, se tivesse que me deslocar para Lisboa o passe custa 100,00, e teria que andar relativamente bem vestida e bem calçada ... e o certo é que fazendo as contas dificilmente me compensaria. A alternativa seria colocar os meus filhos numa Ama, que cobra 200,00 pelos dois, considerando a hipotese de apenas prestar apoio após a saida do Jardim de Infância que a minha filha já frequenta, e é gratuito. O que é certo, é que após estar a falar com a respectiva ama (que diga-se de passagem é muito simpática e disponivel, com o beneficio de ser viuva e não haver homens por perto, e infelizmente temos de pensar assim) à porta do Jardim de Infância me diz que tem dois bebés a dormir em casa (isto após estar a falar durante 30 minutos em amena cavaqueira .... o que para mim é inacreditável). Tudo bem, que a casa dela é bastante perto, mas às vezes basta um segundo para que algo de mau aconteça. Outra situação que não me agrada é o facto de ter 5 ou 6 crianças que leva pela mão e que, quando não há escolinha é vista pelos cafés das redondezas com todos os meninos, chegando alguns a dormir apoiados nas mesas. Não quero dramatizar ... mas a unica coisa que me faz pensar que os pais aceitam estas condições é o facto de não terem recursos, tal como eu, para pagar os infantários. E por isso pergunto-me, será que a minha situação é tão grave ao ponto de recorrer a estes serviços .... será que compensa arriscar? e se acontece alguma coisa, como é que eu lido com a minha própria consciencia? é que uma coisa é desconhecermos a situação, outra é sabermos, e ainda assim arriscarmos!!!!
Paralelamente, há o sentimento de impotência e de frustação ...impotência por vermos as coisas a complicarem-se à nossa volta e nada conseguirmos fazer, ao mesmo tempo, frustração pelo investimento feito num projecto profissional e ter ficado tudo pelo caminho. O certo é que esta minha situação se reflecte directamente no meu futuro ... não havendo descontos não há reforma, não havendo reforma não há meio de subsistencia, etc, etc. Por todos estes dilemas é que às 2ªs, 4ªs e 6ªas acho que devo ir procurar trabalho e às 3ªs, 5ªs, sabados e domingos que é melhor ficar em casa, pensando nos aspectos positivos desta situação, é que efectivamente acompanho os meus filhos diariamente, vejo-os crescer, estou sempre por perto, mimo-os muito, tenho tempo para os ouvir, regalias essas, que seriam complicadas de acontecer quando temos de trabalhar, pois às vezes, tomara haver tempo para respirar, quanto mais para ouvir como é que decorreu o dia, o que comeram, que trabalhos fizeram na escolinha, que problemas é que tiveram, bem como, irmos brincar ao parque infantil às 15:30 ou dar um saltinho à praia, etc, etc.
Como inconvenientes, é o facto de não contribuirmos directamente para o sustento da familia, estarmos isoladas socialmente (abençoada net, porque è tv não ligo muito), não termos motivo de conversa (ao jantar vou contando coisas ao meu marido como sejam: sabes os vizinhos do 1º andar discutiram, parou um carro da GNR aqui à porta e foi para a vivenda da frente, o carteiro chegou mais tarde, estive a dormir até as 11:00 (quando não é até às 12:00), vieram contar o gás, etc, etc, e ele coitado vai ouvindo atentamente a minha conversa como se eu estivesse a dizer algo muito importante ... eu é que dou comigo a pensar ... mas que estupidez o que é isto contribui para a felicidade dele??? ... mas se não for isto também não tenho muito mais nada para dizer ... afinal de contas este é o retrato estupido dos meus dias!!
Bem este post de hoje mais parece o muro das lamentações .... desculpem!!! ... lembrei-me agora de mais um inconveniente de estar em casa ... os amigos Kilos ... oh valha-me Deus, como é que me poderia esquercer destes amigos??? lol!!!

1 comentários:

Kelly disse...

Ai meu Deus...parece que me estou a ouvir a falar...
como compreendo...