>

quinta-feira, 26 de março de 2009

Deles

Sabem aquela intuição de mãe que nos deixa preocupadas? É o que sinto!!! A Rita tem andado com muita falta de apetite, situação que não é invulgar nas crianças, tratando-se de ocorrências passageiras e sem grandes consequências, no entanto, tenho estado um pouco apreensiva.

No passado dia 06/03 quando fui com ela ao médico ela pesava 17,800 estando no percentil 50. De 5ª para 6ª vomitou por diversas vezes durante a noite, e de manhã teve diarreia. No sabado estava fraquinha, embora bem disposta, situação que achei normal.
Contudo a falta de apetite continua, ao ponto de apenas beber 2 golos de leite ao pequeno almoço :((. Está visivelmente mais magra (pesa menos 1,600), e os bracitos estão completamente flácidos ao ponto de se sentir o osso (nunca a vi assim). Ontem à noite urinou às 22:00, e esteve até às 12:15 de hoje sem fazer xi-xi ... o que não acho normal, já que sempre fez o xixi dela, mal se levanta!!!

Assim, decidi ligar para o Saúde 24. Entendem que como vomitou e teve diarreia, é normal a sua perda de peso (mas teve só 1 dia, será o suficiente para perder tanto peso?) Quanto ao não ter urinado, acham que provavelmente se deveu ao calor e ao facto de ter andando de manhã entretida a brincar!!!

Sinceramente, tenho que entender como certas as avaliações feitas pelos especialistas ... mas vejo a minha menina abatida. Falei com a Professora que me informa que curiosamente já tinha comentado ontem com a auxiliar que a Rita anda apática, muito parada!!!

Acho precipitado estar a ir ao Hospital ... pois parece que só nos ligam quando vamos em estado critico ... mas estou apreensiva!! Espero que nos próximos dias ela arrebite!!!
--------------------------------------------------------
A minha mãe tem-me ligado todos os dias!! Algo que deveria ser a coisa mais normal deste mundo, deixa-me ficar com um sentimento desagradável de desilusão. Sinceramente sinto-me usada. A minha mãe está de relações cortadas com o André, e quando assim é, canaliza as suas atenções para mim e para os netos. Fala comigo como se não estivessemos de relações cortadas há cerca de 14 meses, o que me faz confusão. Debate-se com o facto de ter a minha casa (a qual ela "abussivamente" se apoderou) para alugar, e como tal, revela preocupação e medo ao proceder a novo aluguer. Alega que tem medo de ir mostrar a casa a pessoas que não conhece, até porque a casa está mobilidada e equipada e podem-lhe fazer mal, para lhe roubarem as coisas, e chora-se que tem 70 anos, e que precisa de alguém que a ajude a gerir estas situações!!!

Como eu não dou saída a esta conversa, porque percebo perfeitamente que ela quer é que eu sirva de "chouffer", para a levar lá as vezes que tiver de mostrar o apartamento, finaliza dizendo que afinal este assunto também me diz respeito porque a casa .... é minha!!

Eu fico extasiada com o que oiço!! A casa é minha? e daí? que me interessa a mim ter um registo de uma casa, se não retiro qualquer proveito da mesma?

Fico triste por ver que a minha mãe continua igual, e convive com as pessoas pensando que as compra. Que compra a sua disponibilidade, o seu carinho e o seu amor!! Enquanto assim é, manterei a minha posição, mas continuo a ter muita dificuldade em dizer que não estou disponível, que não quero saber, nem ajudar. É verdade que ela não tem mais ninguém, mas não devia ela pensar nisso, quando me espeta facas nas costas?

A mim coloca-me numa situação dificil. Agora sou filha única (da parte da minha mãe). A minha mãe criou-me sozinha (o que não é facil), mas tenho muita dificuldade em acompanhar com alguém que tem levado a vida a boicotar a educação que quis ministrar ao meu filho, que me quis substituir no meu papel de mãe, e que tem contribuido para a degradação do meu filho .... alegando um excessivo amor e uma esperança descabida na sua recuperação.

Estupidamente não a quero melindar, acho que não tenho esse direito .... mas é-me quase insuportável conviver com alguém, de quem guardo tantas mágoas e que tanto sofrimento me tem provocado!!

E depois pergunto? porque haverei de colaborar, de ajudar, se eu sei que nada mudou, e que mais uma vez se coloca do meu lado, dando-me toda a razão no mundo, mas que amanhã é bem capaz de me apunhar? Não tenho confiança nela, e isso para mim inviabiliza qualquer relacionamento!!!

Aleguei, que já que o netinho vagueia pelas ruas desde as 07:00 da manhã, e que já que tem sido ela que lhe tem andando a sustenta-lo, então chegou a hora de ser ele a ajudá-la e acompanhá-la. Respondeu-me: Achas? Então eu dou-lhe dinheiro para ele me ir comprar leite e ele aparece-me sem leite e sem dinheiro três dias depois, achas que ele se disponibiliza para isso?? Com um bocado de sorte, ainda ele combina com os amigos, e ainda são eles a lá irem roubar-nos!!! :((((

" ... vê lá tu que quando lhe comprei o telemóvel, nesse dia disse-lhe que tinha 10,00€ na carteira e que era o unico dinheiro que tinha até receber a reforma. No dia seguinte, quando fui à fruta dinheiro nem vê-lo. Mais uma vez roubou-me ... num dia em que fiz uma despesa grande com ele!!

Eu oiço isto, e fico sentida, baralhada e sem esperança!!!

Vá lá ... não me tem dado para ficar histérica, mas há alturas, em que a ouvi-la, só me apetece bater-lhe!!!

Entretanto, já ando em deligências para proceder ao aluguer da casa, e nos proximos dias, terei de a lá levar, e reve-la 14 meses depois ... e mais tarde, mais tarde vou ter a confirmação do papel de estupida que estou e vou fazer!!!

12 comentários:

Patricia disse...

espero que a ritinha melhore :)

beijinhos

Anónimo disse...

Olá querida Filipa, ânimo, tudo se compõe!
Continuação das melhoras da Ritinha :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Não desistir disse...

Sinceramente nem sei o que te diga mas hoje tambem a minha capacidade de raciocinio está um bacado em baixo...
As melhoras da tua menina e que não seja nada de grave. Que a saude é o bem mais precioso que temos.
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

ola Filipa beijinhos para a Rita e as melhoras angelina

Anónimo disse...

olá....
espero sinceramente as melhoras da Rita...
qt ao resto, mt paciência e força p viver c as adversidades da vida.

um bjinhos gd,
elsa dias

Mamã e Tesourinhos disse...

Realmente ficamos sempre muito apreensivas quando eles deixam de comer e perdem peso... Espero que a Ritinha recupere rapidamente.
Quanto à tua Mãe, se fosse eu, faria o possível para que mais tarde não me acusasse de não ter querido ajudá-la.
Fica bem.
Bjs.

Eliana disse...

è melhor veres o que se passa com a tua filhota .

As melhoras.

Jokinhas

Eli

As Minhas Pinxesas disse...

Como está a ritinha?
Quanto ao resto tens que ser tu a decidir, mas pensa nos prós e contras.
Beijinhos
xana

Unknown disse...

Esse teu relato da ritinha parece desidratação...é melhor ires mesmo ao médico moça..quanto ao resto , meninaaaaa!!!! A tua vida é fogo :(

beijinhos e tenta ter um bom fim de semana

Paula Silva disse...

a tua mae ...sinceramente ...é o que digo - quado são novas fazm trinta por uma linha e calcam-nos e depois vão pra velhas e temos de perdoar/ter paciencia/ajudar etc só k são velhas ...bahhh e já foram novas não se lembraram que podem vir a precisar das pessoas?k nojo...
Desejho é tudo de bom pá Ritinha ...isso sim ...que não seja nada minha querida
Das bolas da maquina . quem me falou nelas n achou tão bom quanto publicitaram
Mil beijinhos e que a Ritinha se ponha boa depressa

Ana Guida disse...

as melhoras pr a tua filhota e k recupere rapidamente!!

qt a situaçao c a tua mae, olha, eu no teu lugar axo k deixava de lhe atender o tlm, poupavas-te um bocado dessas chatices...enfim...

bjs grandes!*

anocas disse...

Olá amiga,
Ainda bem que a n/ menina já está melhor. Os miúdos nesta altura do ano andam um "bocadinho esquisitos" :D... São as tão faladas viroses que ninguém sabe muito bem o que são, mas que vão "atacando" regularmente os nossos meninos.
Quanto à tua mãe...calma e CUIDADO!!! Olha que depois custa muito mais outra vez... não só a ti como, principalmente aos meninos!!
Boa sorte nessa difícil gestão de conflitos!!!