>

terça-feira, 21 de julho de 2009

Os perigos da net

Eu sei que o facto de termos um Blog e principalmente sendo ele público comporta os seus riscos, mas fico sempre incrédula, decepcionada e apreensiva quando me deparado com situações como a relatada neste Blog.

Sinceramente, a net tem muito para nos oferecer, mas a verdade é que se tem muito de bom, também pode ter muito de mau, e é sem dúvida o local previligiado para pessoas perturbadas fantasiarem, e dessa forma trazerem alguma alegria às suas tristes vidas!!

Por mais que tente é dificil imaginar o que se sente perante uma situação destas. Imagino que seja terrível e revoltante verificarmos que há alguém que tem o atrevimento e o desrespeito de se apropriar da imagem dos nossos ente-queridos, reclamando-os como seus.

Sinto-me naturalmente solidária com as pessoas escolhidas como alvos, mas estranhamente sinto alguma compaixão pelo autor da situação. É que o desespero, a solidão e a frustração devem ser tão grandes, que culminou em tão descabido acto.

Quis com este post chamar a atenção para a existência destas situações, que por tão bizarras que são, temos tendência para não querer acreditar que existam, mas a verdade é que este não é o primeiro caso e por certo não será o ultimo!!!

Mas será possível evitarmos situações como esta? Será que privatizar evita estas ocorrências? Gostaria de acreditar que sim, mas fico sempre com a ideia que poderá somente minimizar, pois quem me garante que um qualquer perturbado não possa fotografar os meus filhos num parque infantil e publicar as fotos na net fazendo-as passar por suas? Ninguém!!

Mas, e por mais que me custe a assumir, ao colocarmos fotos dos nossos filhos e familiares na net, estamos a facilitar, estamos a contribuir para que alguém mal intencionado actue. Estamo-nos a "pôr a jeito" ... e isso pode ser complicado, pois ou muito me engano, ou se tal tivesse ocorrido comigo, lá tinha eu de andar à bofetada com uma tal de consciência, pois não me perdoaria ter facilitado, ter contribuido com a minha boa fé publicando fotos, não contando que tal me pudesse acontecer, ou pior, por estar convencida que isto aconteceria somente aos outros.

E se eu fosse uma pessoa sensata, após este alerta, o que deveria eu fazer? ou privatizar ou em ultima instância jamais voltar a publicar uma foto, mas sinceramente não me sinto preparada para "amputar" este blog. Por isso mesmo, e mesmo correndo o risco de me chamarem um nome feio, este blog por agora continuará como até agora!!

PS1 - Anocas, já estou a imaginar o teu discurso:

Vês, eu bem te avisei!! Olha se fosse contigo? Quando é que te convences que isso da net, é muito perigoso? Que direito tens tu como mãe de publicar as fotos dos teus filhos? eles não têm direito a preservação da sua imagem? Quando é que ganhas juízo?.... e blá, blá,blá .....


Amiga, tu poupa-me ... escusas de ralhar pois eu sei que tens razão .... mas tu também sabes que sou muitooooooo teimosa não sabes? Por agora tu ficas com a tua razão, eu com a minha teimosia, e o meu blog como até agora, boa????lol

PS2 - Obrigado Mafalda por me permitires dar a conhecer esta triste ocorrência!!!

10 comentários:

A mamã disse...

infelizmente há gente capaz de tudo :-(

Mae Princesa disse...

Pois, eu também já tinha visto esse blog, e a solução é mesmo não publicar fotos...Quanto a mim, publico por um dia para vcs verem e retiro-as, nunca são muito explicitas, para além de ter o blog reduzido a leitores que conheço e sei que existem:))
Beijocas!

pedradababy disse...

Tenho dito!
Estou de acordo Filipa e mais, tenho a certeza que se algum dia tiver que mexer algo no formato do meu blogue de forma radical, ai é que eu perco a vontade e motivação de o manter. Por enquanto opto pelas coisas que a Mafalda fez, como por marcas de agua e coisas do género mas, vamos ver quanto tempo dura hahahahaha
beijocas grandes
Vou ver se hoje à noite te consigo enviar as fotos porque não sei onde as gravei

Noc@s disse...

Seja bem "aparecida" :o) Já tinha saudades.
Quando leio estes relatos não posso deixar de pensar... não posso deixar de ponderar o que fazer com o meu blog... mas por equanto vou continuando por aqui e até agora tenho conhecido muito boa gente! Com'é!?!??! Tás dever-me um coffeeeee :P
Jocas a pensar...

Anónimo disse...

compaixão ?
e vcs são todas excelentes a tirar o retrato dos clones lol
clonar é gozo ou pedofilia nestes casos, infelizmente mas vcs preferem a cantiga da amargura, da solidao qe so podem conhecer mto bem da forma qe falam dela lol
e n sei pq tao horrorizadas, já vi copias de trabalhos, arte, etc e toda a gente achar giro, fixe, maravilhoso as copionas, como se apelidam..inclusive em links vossos , dois pesos e duas medidas dizem bem o caracter das pessoas..

Anónimo disse...

a censura tb diz mto sobre as pessoas lol

Sofia,Pedro e Joana disse...

Olá Filipa, infelizmente também tomei conhecimento do sucedido, visto ser um blog que eu acompanho com muito carinho. Por opção minha optei por não colocar imagens nossas; infelizmente também estou a ser alvo de um esquema obscuro e triste...
Beijinhos para vocês,Sofia,Pedro e Joana

Sammy e Mama disse...

Pois eu tou como tu!!!

Ha uns tempos comecei a colocar o link do meu blog na foto mas depois...deixei de o fazer por pura preguica(shame on me)
Vou ter que o voltar a fazer...sem duvida!!!

Beijinhos linda

Mae Princesa disse...

O anonimato também diz muito sobre a essência das pessoas....Quem tudo diz sem olhar nos olhos, e sem deixar identidade, mas nos momentos da verdade, aqueles da vida real, são uns cobardolas!

teresa disse...

Olá Filipa! Já tinha visto esta história, achei tremenda! Tou como tu - por um lado solidária com a dona legítima do blog cujas fotos foram «usurpadas» e por outro com uma ponta de empatia por alguém que de tão infeliz, se contenta em mostrar uma família que não é sua, partilhando uma felicidade que não é verdadeira! Acho estranho pois nunca me passaria pela cabeça nada do gênero...mas o aviso não deixa de ser importante! A net tem perigos reais e temos de cuidar da nossa privacidade!
Beijinhos