>

terça-feira, 21 de julho de 2009

Os perigos da net

Eu sei que o facto de termos um Blog e principalmente sendo ele público comporta os seus riscos, mas fico sempre incrédula, decepcionada e apreensiva quando me deparado com situações como a relatada neste Blog.

Sinceramente, a net tem muito para nos oferecer, mas a verdade é que se tem muito de bom, também pode ter muito de mau, e é sem dúvida o local previligiado para pessoas perturbadas fantasiarem, e dessa forma trazerem alguma alegria às suas tristes vidas!!

Por mais que tente é dificil imaginar o que se sente perante uma situação destas. Imagino que seja terrível e revoltante verificarmos que há alguém que tem o atrevimento e o desrespeito de se apropriar da imagem dos nossos ente-queridos, reclamando-os como seus.

Sinto-me naturalmente solidária com as pessoas escolhidas como alvos, mas estranhamente sinto alguma compaixão pelo autor da situação. É que o desespero, a solidão e a frustração devem ser tão grandes, que culminou em tão descabido acto.

Quis com este post chamar a atenção para a existência destas situações, que por tão bizarras que são, temos tendência para não querer acreditar que existam, mas a verdade é que este não é o primeiro caso e por certo não será o ultimo!!!

Mas será possível evitarmos situações como esta? Será que privatizar evita estas ocorrências? Gostaria de acreditar que sim, mas fico sempre com a ideia que poderá somente minimizar, pois quem me garante que um qualquer perturbado não possa fotografar os meus filhos num parque infantil e publicar as fotos na net fazendo-as passar por suas? Ninguém!!

Mas, e por mais que me custe a assumir, ao colocarmos fotos dos nossos filhos e familiares na net, estamos a facilitar, estamos a contribuir para que alguém mal intencionado actue. Estamo-nos a "pôr a jeito" ... e isso pode ser complicado, pois ou muito me engano, ou se tal tivesse ocorrido comigo, lá tinha eu de andar à bofetada com uma tal de consciência, pois não me perdoaria ter facilitado, ter contribuido com a minha boa fé publicando fotos, não contando que tal me pudesse acontecer, ou pior, por estar convencida que isto aconteceria somente aos outros.

E se eu fosse uma pessoa sensata, após este alerta, o que deveria eu fazer? ou privatizar ou em ultima instância jamais voltar a publicar uma foto, mas sinceramente não me sinto preparada para "amputar" este blog. Por isso mesmo, e mesmo correndo o risco de me chamarem um nome feio, este blog por agora continuará como até agora!!

PS1 - Anocas, já estou a imaginar o teu discurso:

Vês, eu bem te avisei!! Olha se fosse contigo? Quando é que te convences que isso da net, é muito perigoso? Que direito tens tu como mãe de publicar as fotos dos teus filhos? eles não têm direito a preservação da sua imagem? Quando é que ganhas juízo?.... e blá, blá,blá .....


Amiga, tu poupa-me ... escusas de ralhar pois eu sei que tens razão .... mas tu também sabes que sou muitooooooo teimosa não sabes? Por agora tu ficas com a tua razão, eu com a minha teimosia, e o meu blog como até agora, boa????lol

PS2 - Obrigado Mafalda por me permitires dar a conhecer esta triste ocorrência!!!

10 comentários:

Paula Silva disse...

infelizmente há gente capaz de tudo :-(

Mae Princesa disse...

Pois, eu também já tinha visto esse blog, e a solução é mesmo não publicar fotos...Quanto a mim, publico por um dia para vcs verem e retiro-as, nunca são muito explicitas, para além de ter o blog reduzido a leitores que conheço e sei que existem:))
Beijocas!

pedradababy disse...

Tenho dito!
Estou de acordo Filipa e mais, tenho a certeza que se algum dia tiver que mexer algo no formato do meu blogue de forma radical, ai é que eu perco a vontade e motivação de o manter. Por enquanto opto pelas coisas que a Mafalda fez, como por marcas de agua e coisas do género mas, vamos ver quanto tempo dura hahahahaha
beijocas grandes
Vou ver se hoje à noite te consigo enviar as fotos porque não sei onde as gravei

Noc@s disse...

Seja bem "aparecida" :o) Já tinha saudades.
Quando leio estes relatos não posso deixar de pensar... não posso deixar de ponderar o que fazer com o meu blog... mas por equanto vou continuando por aqui e até agora tenho conhecido muito boa gente! Com'é!?!??! Tás dever-me um coffeeeee :P
Jocas a pensar...

Anónimo disse...

compaixão ?
e vcs são todas excelentes a tirar o retrato dos clones lol
clonar é gozo ou pedofilia nestes casos, infelizmente mas vcs preferem a cantiga da amargura, da solidao qe so podem conhecer mto bem da forma qe falam dela lol
e n sei pq tao horrorizadas, já vi copias de trabalhos, arte, etc e toda a gente achar giro, fixe, maravilhoso as copionas, como se apelidam..inclusive em links vossos , dois pesos e duas medidas dizem bem o caracter das pessoas..

Anónimo disse...

a censura tb diz mto sobre as pessoas lol

Anónimo disse...

Olá Filipa, infelizmente também tomei conhecimento do sucedido, visto ser um blog que eu acompanho com muito carinho. Por opção minha optei por não colocar imagens nossas; infelizmente também estou a ser alvo de um esquema obscuro e triste...
Beijinhos para vocês,Sofia,Pedro e Joana

Anónimo disse...

Pois eu tou como tu!!!

Ha uns tempos comecei a colocar o link do meu blog na foto mas depois...deixei de o fazer por pura preguica(shame on me)
Vou ter que o voltar a fazer...sem duvida!!!

Beijinhos linda

Mae Princesa disse...

O anonimato também diz muito sobre a essência das pessoas....Quem tudo diz sem olhar nos olhos, e sem deixar identidade, mas nos momentos da verdade, aqueles da vida real, são uns cobardolas!

teresa disse...

Olá Filipa! Já tinha visto esta história, achei tremenda! Tou como tu - por um lado solidária com a dona legítima do blog cujas fotos foram «usurpadas» e por outro com uma ponta de empatia por alguém que de tão infeliz, se contenta em mostrar uma família que não é sua, partilhando uma felicidade que não é verdadeira! Acho estranho pois nunca me passaria pela cabeça nada do gênero...mas o aviso não deixa de ser importante! A net tem perigos reais e temos de cuidar da nossa privacidade!
Beijinhos