>

domingo, 15 de agosto de 2010

Novidades Nossas

Sinceramente não sei muito bem por onde começar este post. Primeiramente tenho que agradecer a todos aqueles que por variadissimos meios tentaram saber novidades nossas. OBRIGADO pela Vossa preocupação e amizade. Há também um pedido de desculpas a fazer, pelo meu inesperado silêncio, mas de facto este silêncio deveu-se apenas a falta de disposição. Espero que me desculpem.

Aqui por casa estes ultimos tempos passaram a correr. Presentemente estou mais ocupada. Ajudo o meu marido no estabelecimento sempre que me consigo libertar das minhas crianças, pelo que nestas férias consegui inscrevê-los num pequeno curso de pintura e artes .... o que me aliviou um pouco. Eles adoraram, dizendo-me que para o ano querem mais.

Entretanto durante duas semanas andei apreensiva, uma vez que na realização de exames de rotina, surgiu a suspeita de ter um problema oncológico no peito, o que me obrigou a repetir exames e a efectuar exames complementares. Foi inevitável andar preocupada, embora me tenha mantido sem grandes stresses. Confesso que desde miuda convivo com as fortes probabilidades de padecer desta doença, já que a minha genética está sempre muito presente. Curiosamente, ao colocar a hipotese de ter um problema dessa ordem, senti-me positiva e de uma certa forma agradecida por este possível mal, recair sobre mim e não sobre os meus. Felizmente não passou de um susto, mas que me obrigará a fazer exames de 6 em 6 meses para controlar qualquer possivel mutação.


Recentemente, mais propriamente há uma semana a "família" cresceu, já que o maridão, sabendo do gosto que tenho em particular por uma raça de cães, lá consentiu em deixar crescer a família, lol!!! Adquirimos assim um GOLDEN RETRIEVER nascido a 01 de Julho, que está na nossa companhia desde do dia 8. Tem 6 semanas, e aqui por casa estamos todos rendidos à sua beleza e encanto!!! Infelizmente, ainda não pode sair à rua, pois ainda só levou a primeira vacina, pelo que passeios só ao colo. Contrariamente ao que sempre pensei, fui obrigada a condescender, deixando-o circular nos nossos aposentos (embora já lhe tenhamos comprado uma "vivenda", lol), mas o que ele gosta mesmo é de estar deitado aos nossos pés ... e dormir à noite, só mesmo deitadinho entre a cama e a minha mesa de cabeceira!!! Socorro .... eu que sempre disse que caozinho no quarto era impensável!!! O problema é que ele chora se o fechamos na varanda (que dá para a rua) ou em qualquer divisão, pelo que não querendo incomodar os vizinhos que não têm culpa de eu ter caozinho, só me resta manter o AMSTRONG em silêncio ... algo que só acontece quando está colado a nós. Presentemente e de acordo com as indicações do vet já o ando a treinar para fazer as suas necessidades no jornal ..... algo que ainda não acontece com muita precisão,lol, e me obriga a andar numa fona para ter sempre tudo limpinho. Dá trabalho ... muito .... mas as contrapartidas e o afecto que nos transmite, faz valer apena. Adoro-o!!!!

E pronto, não temos assim muitas mais novidades. O meu filho mais velho continua igual e ele próprio, os problemas mantem-se, ele continua sem trabalho e sem querer trabalhar, e mais uma vez hoje está a ser despejado do quarto que tem ocupado, por falta de pagamento!!! :(

Contudo, tem-me telefonado algumas vezes para ir ter com ele à praia e está com um bronze de fazer inveja a muitos veraniantes ..... haja espirito e muita descontração!!!!

Entretanto, numa das idas à praia, o meu marido tirou-me algumas fotografias e quando as vi, tive dificuldade em acreditar que aquela era eu, e os meus 88.8 kg. Fiquei chocada, pois embora me veja ao espelho diariamente, e tenha a certeza que estou uma baleia, só as fotos tiveram a capacidade de me chocar. Ora a unica coisa a fazer para já é dieta, pelo que desde o dia 17, emagreci 5 kgs. Pouco, muito pouco a comparar com o que queria e deveria perder, mas este é um começo (espero eu que não seja igual a muitos outros começos que tenho feito e tempo deixado pelo caminho). Em Setembro, espero fazer caminhadas na companhia do Amstrong, Ginásio e natação. Por enquanto, a actividade fisica só mesmo a inerente às actividades domésticas e pouco mais (já que as minhas bicicletas de manutenção apenas servem para ter de lhes limpar o pó e destuarem da decoração ... shame on me!!!!!!)

Beijocas a todos e desculpem o meu silêncio!!!!

(Este é o pai do AMSTRONG)



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alguém Tem?

Procuro CD-ROM do 1º e 2º Ano da ESCOLA VIRTUAL da Porto Editora. Se alguém tiver, por favor contactem-me para filipagalvao@hotmail.com.


Muito Obrigadoooooooooo

(fotos retiradas da net)

sábado, 26 de junho de 2010

CRIDO DEÁRIO - LOL

Divirtam-se, se conseguirem...(de 29-06-09 até 29-08-29)

CRIDO DEÁRIO!

29 de Junho de 2009

paçei o 5º anuh. A p*ta da stora de mat, k é a nossa dt, n m kria deixar paçar pk eu tnh nega a td menus a ginástica, pk jogo bem há bola, e o crl... mas a gaija f*deu-se puke a ministra da idukaxão mandou dizer ao ppl k penxam q mandam aí nas xkolas masé pa baixarem os kornos k tds os socios com menos de 12 anus teiem de paçar... axu bem.

29 de Junho de 2010

passei o 6º anuh. ainda bem q ainda n fiz 13 anus, q ódpx podia n passar, qesta cena de passar com buéda negas é só até aos 12...f*da-se, fiquei buéda f*dido na m*rda deste ano, e ó c*ralho, o pan*leiro do stor d educassão física deu-me a m*rda do 2... assim tive nega a tudo... ainda bem q a ministra da iduqaxão é porreira, ela é qé uma sócia sbem: a xqola n serve pa nada, é uma seca. tive q aprender que os K's se escrevem Q, qomo em "xqola" e não "xkola", e que "passar" não é qom Ç... a xqola é porreira só pa qurtir qas damas qd gente se balda...

29 de Junho de 2011

Passei o 7º ano. Exte anuh ia chumbando pq tive nega a qase td menos a área de projetuh, mas aqela cena tb é facil, n se fax nd... Exte anuh a dt disseme q eu passava pq tinha aprendido qas fraxex qomexam qom letra maiúscula e pq m abituei a exqrever qom Q em vez de K, tipuh agora ja xei xqrever "eu qomo qogumelos qom quentruhs" em vez de "eu komo kogumelos kom kuentruhs". É fixolas, pode xer qum dia venha a ser um gamela famôzo...


29 de Junho de 2013

Passei o 9º ano. Foi buéda fácil, pqu a prof paxou-me logo. Fui ao quadro xqurever uma sena em qu dezia tipuh "aquela janela", e eu exqurevi "aqela janela", pqu dixeram-me qu n se xkqureve "akela", é quom Q e não quom K. Mas a profs desatinou quomiguh e dixe qu eu tnh qu pôr o U à frente do Q... Pur ixu exte anuh aprendi qu o Q leva U à frente. No próximuh anuh é o 10º, vou pá sequndária...


29 de Junho de 2014

Aquabei o 10º ano. Não foi muituh difícil só tive que aprender-mos a não exqureverem quom aberviaturas purque nem todas as palavras xe puderam aberviar mas ixtu foi uma bequa para o quompliquado purque quom esta sena do QU em vex de K e das aberviaturas exqueceramme de quomo é que se faxião os verbuhs nos tempuhs e nas pexoas, ou lá o que é... Mas a prof disse tass bem que no prócimo anuh a gente vê ixu.


29 de Junho de 2015

Passou o 11º ano. Foi mais fácil que o 10º. Aprendi que as frases devem ser mais qurtax. E aprendi também que "ano" não esqureve "anuh". Axo que no prócimo ano vai ser mais difícil. Purque a xeguir é a faquldade.


29 de Junho de 2016

Acabou o 12º. Fiquei buéda confuso porque tive de aprender a diferenxa entre usar o QU e o C, tipo "esCrever" e não "esQUrever". Quando eu usava o K era buéda mais fácil... A prof de português é buéda religiosa e anda a ouvir vozes de deus, porque dixe-me que eu não merexia passar, mas "xão ordens lá de xima"...


29 de Junho de 2017

Já fiz o primeiro ano da faculdade. Estou em ingenharia cevil na universidade lusófona. Tive um stor buéda mal iducado que me disse que eu era um ignorante porque às vezes escrevia com X em vez de CH, S ou C. Mas o meu pai veio cá com uma moca de rio maior e chegou-lhe a rôpa ao pelo. E depois fomos fazer queixa do gajo e a ministra despediu-o porque o gajo, não sei quê, parece que quis vir estragar aqui um muro nosso. Mas não sei essas senas. O meu pai é que me explicou uma cena qualquer de "danos murais"... O que é bom é que a ministra da iducação continua a mandar aqui nestes sócios da faculdade para eles não levantarem a garimpa contra nós.


29 de Junho de 2019

Acabei a minha licenciatura porque a ministra da iducação disse que tinhamos que passar sempre mesmo que não tivessemos notas, para não ficarmos astigmatizados. Acho que é uma cena que dá nos olhos quando se estuda muito. Agora vou fazer um mestrado e disseram-me que, quando acabar, vou ficar mestre. Eu quero ser de Kung-Fu.


29 de Junho de 2021

Já sou mestre. Afinal não sou de Kung Fu, sou de engenharia cevil. Os meus profs disseram que eu não devia estar em mestrado porque ainda não estava preparado, mas eu disse que o meu pai tinha uma moca de rio maior e que era amigo da ministra e já tinha mandado um bacano da laia deles para a rua e eles calaramsse. Agora vou fazer um doutoramento, porque a ministra da iducação diz que se não deixarem um aluno fazer o doutoramento só por causa das notas, ele fica com a auto-estima em baixo e isso perjudica a aprendizajem.


29 de Junho de 2023

Sou doutor. O meu orientador da tese ficou muito satisfeito porque eu já não dou erros ortográficos: ao longo destes dois anos, aprendi a escrever "engenharia civil" em vez de "ingenharia cevil" e também porque aprendi que a ministra é da "educação" e não da "iducação", mas lê-se assim. Entretantos casei. A minha dama chama-se Sónia e os pais dela ficaram muito felizes por ela ir casar com um doutor em engenharia civil. Ela não sabe ler nem escrever: só fez até ao 2º ano da licenciatura e depois foi trabalhar para o Minipreço. Já tá grávida.


29 de Outubro de 2023

Nasceu o meu filho! Chamei-lhe Júnior porque ele é mais novo que eu.


29 de Agosto de 2029

O Júnior vai fazer 6 anos daqui a 2 meses. Devia entrar para a escola este ano, mas estive a pensar muito bem e não o vou pôr na escola. Ele não precisa daquilo para nada, aprende em casa. Eu ensino-lhe a ler, que sou doutor, e a mãe ensina-lhe a fazer contas, que é caixa no Minipreço. A escola não vale nada. Acho que o sistema de ensino hoje em dia é uma m*rda. No meu tempo é que era bom.


(recebido por e-mail)

domingo, 23 de maio de 2010

Beto - Morreu aos 43 Anos de AVC

Portugal está hoje mais pobre, com a morte prematura desta referência na música Portuguesa!!!
:(((

terça-feira, 18 de maio de 2010

Esta-me cá a parecer, que num tarda, vou ali até à Avenida da Igreja, mostrar a um senhor de fatinho e gravata, como consigo ser "simpática" quando me pisam os calos!!! Ai vou, vou!!! E até aviso ... para lhe dar tempo para se por na alheta!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

706 20 70 07 - XV GALA GLOBOS DE OURO - SIC

Muito haveria a dizer, mas sintetizo dizendo, que o Sr. meu pai se estivesse presente entre nós, teria muito orgulho neste neto. Sim, porque na minha família, também há gente boa e muito talentosa!!!!! ;o).

Boa sorte é o que desejo a este meu sobrinho, que muito admiro ... embora em silêncio!!!!
Coisas da vida!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Se a minha vida podia ser mais tranquila e serena? Podia ... mas não era a mesma coisa!!! ;)

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estou na Fossa ;)

Pronto pá, eu até podia fazer um esforço para fazer um post com um mínimo de educação, mas sinceramente acho que devo aproveitar as minhas parcas energias para coisas mais importantes, por isso aqui vai:

Já Vos tinha dito que vivia num condomínio, não já?
E também já Vos tinha dito que comprei a minha casa, e que só depois de me ter mudado é que finalmente percebi, que aquele rectângulo acimentado que temos num terreno que é comum, não era uma mera opção paisagística, mas sim uma fossa asséptica (algo que eu imaginava existir só para lá das Beiças .... (pronto ok, os saloios, enganaram-me)!!!!
E que há 2 anos, finalmente decidiram que iriam fazer a ligação da fossa aos esgotos públicos, algo que a muito custo lá acabaram por fazer?

Há pois ....

E sabem que a ligação da fossa aos esgotos se processa através de duas bombas?
E que as ditas bombas que deviam trabalhar em alternância devem ter feito um acordo e antecipando o dia do trabalhador, decidiram não trabalhar?
Agora imaginem ... o resultado!!!
Bom, os nossos tropetos, dejectos, submarinos, ou como lhes quiserem apelidar, vieram conhecer a luz do dia, e abancaram no dito terreno, mesmo, mesmo por baixo da minha varanda (sim que eu moro num R/C) e por isso, caros leitores, e para contentamento de alguns (espero que poucos) é oportuno dizer que estou literalmente na FOSSA, ou melhor, na MERDA, para festim das minhas já tão amigas e companheiras moscas!!!
Agora, e pelo andar da carruagem (sim porque a vizinhança, até acha graça ...., estruma o terreno, dizem)!!!! só me resta ver o lado postivo da coisa, e quiça, aproveitar a paisagem (a 3D) e brincar com os putos, talvez ao jogo das diferenças, não?
SOCORRO!!!!!!

PARTICIPAÇÃO DISCIPLINAR MUITO GRAVE

(Recebido por e-mail)


PARTICIPAÇÃO DISCIPLINAR MUITO GRAVE:

Professora agredida: Leonídia Marinho

Grupo Disciplinar: 10º B - Filosofia

Agressor:



Contextualização:

Dia vinte e seis de Março de 2010. Último dia de aulas. Às 14 horas dirigi-me à sala 15 no Pavilhão A para dar a aula de Área de Integração à turma 10º DG do Curso Profissional de Design Gráfico. Propus aos alunos a ida à exposição no Polivalente e à Feira do Livro, actividades a decorrer no âmbito dos dias da ESE. A grande maioria dos elementos da turma concordou, com excepção de três ou quatro elementos que queriam permanecer dentro da sala de aula sozinhos. Deixar que os alunos fiquem sozinhos na sala de aula sem a presença do professor é algo que não está previsto no Regulamento Interno da Escola pelo que, perante a resistência dos alunos que não manifestavam qualquer interesse nas actividades supracitadas decidi que ficaríamos todos na sala com a seguinte tarefa: cada aluno deveria produzir um texto subordinado ao tema "A socialização" o qual me deveria ser entregue no final da aula. Será preciso dizer qual a reacção dos alunos? Apenas poderei afirmar que os alunos desta turma resistem sempre pela negativa a qualquer trabalho porque a escola é, na sua perspectiva, um espaço de divertimento mais do que um espaço de trabalho. Digamos que é uma Escola a fingir onde TUDO É PERMITIDO!

É muito fácil não ter problemas com os alunos. Basta concordar com eles e obedecer aos seus caprichos. Esta não é, para mim, uma solução apaziguadora do meu estado de espírito. Antes pelo contrário. A seriedade é uma bússola que sempre me orientou mas tenho que confessar, não raras vezes, sinto imensas dificuldades em estimular o apetite pelo saber a alunos que têm por este um desprezo absoluto. As generalizações são abusivas. Neste caso, não se trata de uma generalização abusiva mas de uma verdade inquestionável. Permitam-me um desabafo: os Cursos Profissionais são o maior embuste da actual Política Educativa. Acabar com estes cursos? Não me parece a solução. Alterem-se as regras.


Factos ocorridos na sala de aula:

Primeiro Facto: Dei início à aula não sem antes solicitar aos alunos que se acomodassem nos seus lugares. Todos o fizeram exceptuando o aluno ***********, que fez questão de se sentar em cima da mesa com a intenção manifesta de boicotar a aula e de desafiar a autoridade da professora.

Dei ordem ao aluno para que se sentasse devidamente e este fez questão de que eu o olhasse com atenção para verificar que ele, ***********, já estava efectivamente sentado e ainda que eu não concordasse com a sua forma peculiar de se sentar no contexto de sala de aula, seria assim que ele continuaria: sentado em cima da mesa. Por três vezes insisti para que o aluno se acomodasse correctamente e por três vezes o aluno resistiu a esta ordem.

Reacção da maioria dos elementos da turma: Risada geral.

Reacção do aluno *********: Olhar de agradecimento dirigido aos colegas porque afinal a sua "ousadia" foi reconhecida e aplaudida.

Reacção da professora: sensação de impotência e quebra súbita da auto-estima.

Senti este primeiro momento de desautorização como uma forma que o aluno, instalado na sua arrogância, encontrou de me tentar humilhar para não se sentir humilhado.

Como diria Gandhi, "O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes..."

Saliento que neste primeiro momento da aula a humilhação não me atingiu a alma embora essa fosse manifestamente a intenção do aluno.

Segundo Facto: Dei ordem de expulsão da sala de aula ao aluno **********, com falta disciplinar. O aluno recusou sair da sala e manteve-se sentado em cima da mesa com uma postura de "herói" que nenhum professor tem o direito de derrubar sob pena de ter que assumir as consequências físicas que a imposição da sua autoridade poderá acarretar.

Nem sempre um professor age ou reage da forma mais correcta quando é confrontado com situações de indisciplina na sala de aula. Deveria eu saber fazê-lo? Talvez! Afinal, a normalização da indisciplina é um facto que ninguém poderá negar. Deveria ter chamado o Director da Escola para expulsar o aluno da sala de aula? Talvez...mas não o fiz. Tenho a certeza de que se tivesse sido essa a minha opção a minha fragilidade ficaria mais exposta e doravante a minha autoridade ficaria arruinada.

Dirigi-me ao aluno e conduzi-o eu própria, pelo braço, até à porta para que abandonasse a sala. O aluno afastou-me com violência e fez questão de se despedir de uma forma tremendamente singular: colocou os seus dedos na boca e em jeito de despedida absolutamente desprezível, atirou-me um beijo que fez questão de me acertar na face com a palma da mão. Dito de uma forma muito simples e SEM VERGONHA: Fui vítima de agressão. Pela primeira vez em aproximadamente vinte anos de serviço.

Intensidade Física da agressão: Média (sem marcas).

Intensidade Psicológica e Moral da agressão: Muito Forte.

Reacção dos alunos: Riso Nervoso.

Reacção do aluno **********: Ódio visível no olhar.

Reacção da professora: Humilhação.

Ainda que eu saiba que a humilhação é fruto da arrogância e que os arrogantes nada mais são do que pessoas com complexos de inferioridade que usam a humilhação para não serem humilhados, o que eu senti no momento da agressão foi uma espécie de visita tão incómoda quanto desesperante. Acreditem: a visita da humilhação não é nada agradável e só quem já a sentiu na alma pode compreender a minha linguagem.

Terceiro Facto: O aluno preparava-se para fugir da sala depois de me ter agredido e, conforme o Regulamento Interno determina, todos os alunos que são expulsos da sala de aula terão que ser conduzidos até ao GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Para o efeito, chamei, sem êxito, a funcionária do Pavilhão A, que não me conseguiu ouvir por se encontrar no rés-do-chão. Enquanto tal, não larguei o aluno para que ele não fugisse da escola (embora lhe fosse difícil fazê-lo porque os portões da escola estão fechados).

Mais uma vez, o aluno agrediu-me, desta vez, com maior violência, sacudindo-me os braços para se libertar e depois de conseguir o seu objectivo, começou a imitar os movimentos típicos de um pugilista para me intimidar. Esta situação ocorreu já fora da sala de aula, no corredor do último piso do Pavilhão A.

Reacção dos alunos (que entretanto saíram da sala para assistir à cena lamentável de humilhação de uma professora no exercício das suas funções): Risada geral.

Reacção do aluno ********: Entregou-se à funcionária que entretanto se apercebeu da ocorrência.

Reacção da Professora: Revolta e Dor contidas que só o olhar de um aluno mais atento ou mais sensível conseguiria descodificar. Porque, acreditem: dei a aula no tempo que me restou com uma máscara de coragem que só caiu quando a aula terminou e sem que nenhum aluno se apercebesse. Entretanto, a funcionária bateu à porta para me informar que o aluno queria entrar na aula para me pedir desculpa pelo seu comportamento "exemplar".

Diz-se que um pedido de desculpas engrandece as partes: quem o pede e quem o aceita. Não aceitei este pedido por considerar que, fazendo-o, estaria a pactuar com um sistema em que os professores são constantemente diabolizados, desprestigiados e ameaçados na sua integridade física e moral. Em última análise, a liberdade não se aliena. O aluno escolheu o seu comportamento. O aluno deverá assumir as consequências do comportamento que escolheu e deverá responder por ele. É preciso PUNIR quem deve ser punido. E punir em conformidade com a gravidade de cada situação. A situação relatada é muito grave e deverá ser punida severamente. Sou suspeita por estar a propor uma pena severa? Não! Estou simplesmente a pedir que se faça justiça.

Vamos ser sérios. Vamos ser solidários. Vamos lutar por uma Escola Decente.

Ps: Este caso já foi participado na Polícia e seguirá para Tribunal.

Ermesinde, 30 de Março de 2010

A Professora _________________________


Temos todos de acabar com esta palhaçada. Repassem, pode ser que chegue ao nosso adorável e competente primeiro!!!

domingo, 11 de abril de 2010

Eu fui


Hoje, para começar bem o dia, levantei-me cedinho da cama, e fui até Mafra para participar na caminhada dos sininhos, participação aberta a todos os escalões etários. Foram 6 Km a caminhar e a ouvir boa musica, mas verdade verdadinha, é que embora não sejam muitos kms, as minhas pernas, estão pesadas e teimosas. O mariudinho, esse ficou em casa, já que caminhar ou correr .... não é com ele!!!! Assim só me resta por-me a mexer, pois para além de mim, num futuro (espero que ainda longinquo) vou ter de puxar por mim .... e "quicá" por ele (lol)!!!.

PS - Se eu disser que estou toda partidinha, que me doem os musculos todos e que amanhã vou andar aos "ais" não parece muito mal, pois não?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Profs ... a culpa é deles!!

Neste momento, é óbvio para todos que a culpa do estado a que chegou o ensino é (sem querer apontar dedos) dos professores. Só pode ser deles, aliás. Os alunos estão lá a contragosto, por isso não contam. O ministério muda quase todos os anos, por isso conta ainda menos. Os únicos que se mantêm tempo suficiente no sistema são os professores. Pelo menos os que vão conseguindo escapar com vida.

É evidente que a culpa é deles. E, ao contrário do que costuma acontecer nesta coluna, esta não é uma acusação gratuita. Há razões objectivas para que os culpados sejam os professores.

Reparem: quando falamos de professores, estamos a falar de pessoas que escolheram uma profissão em que ganham mal, não sabem onde vão ser colocados no ano seguinte e todos os dias arriscam levar um banano de um aluno ou de qualquer um dos seus familiares.

O que é que esta gente pode ensinar às nossas crianças? Se eles possuíssem algum tipo de sabedoria, tê-la-iam usado em proveito próprio. É sensato entregar a educação dos nossos filhos a pessoas com esta capacidade de discernimento? Parece-me claro que não. A menos que não se trate de falta de juízo mas sim de amor ao sofrimento.

O que não posso dizer que me deixe mais tranquilo. Esta gente opta por passar a vida a andar de terra em terra, a fazer contas ao dinheiro e a ensinar o Teorema de Pitágoras a delinquentes que lhes querem bater. Sem nenhum desprimor para com as depravações sexuais - até porque sofro de quase todas -, não sei se o Ministério da Educação devia incentivar este contacto entre crianças e adultos masoquistas.

Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão.
Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M.

Havia os professores sádicos, que espancavam alunos; agora há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo.

Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano.
Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores. Um cigano em cada escola, é a minha proposta.

Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança.
Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo.

Ricardo Araújo Pereira in Opinião, Boca do Inferno, Revista Visão
(recebido por e-mail)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Drica - Socorro!!!

Estou incrédula!! :((

sexta-feira, 2 de abril de 2010

21 Anos .... já???

E não é que hoje, dia 2 de Abril de 2010 faz 21 anos que comecei a namorar com o G?
Para mim é motivo de orgulho manter um relacionamento por tantos e tantos anos.
Fica contudo a ideia que embora anos felizes, passaram .... rápido demais!!!

Filipa


PS - Flor do Campo, olha que tu também tiveste a tua cota de responsabilidade nisto, lembras-te? lol

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Boa Páscoa para Todos


recados para orkut




sexta-feira, 26 de março de 2010

AO ANÓNIMO

Ao anónimo que em resposta à minha afirmação : "A educação que incuto nos meus filhos é em geral a mesma" deixou a seguinte pérola:
" Se assim é, é preocupante, quanto mais não seja, a julgar pelos resultados de um dos filhos" ..... só me apraz dizer que efectivamente a educação que incuto aos meus filhos é de facto a mesma, sendo esta com toda a certeza muito diferente daquela que lhe foi transmitida, ou quem sabe senão até igual, mas que V.exa não foi suficientemente inteligente para apreender. O seu comentário revela para além de muitas outras coisas, uma enorme falta de conhecimento da realidade que o rodeia. É que caso ainda não tenha percebido (embora com grande pena minha) a EDUCAÇÃO NÃO É TUDO. Felizmente, posso com orgulho afirmar, que SEMPRE me foram tecidos elogios relativamente à forma como eduquei e geri as dificuldades do meu filho.
Felizmente (em parte) orgulho-me de ter passado por inúmeros psicologos, assistentes sociais, tribunal e instituições, e verificar que todos me estimam, respeitam e percebem que tenho feito tudo o que está ao meu alcance para o ajudar .... AJUDAR, ou seja, fazer com que seja íntegro, honesto, serio, trabalhador e auto-suficiente. Pena é que isto é aquilo que eu desejo para o meu filho, mas não é o que ele deseja para si mesmo .... e quando assim é: ....... limito-me a ouvir: desista Filipa .... ele não quer ser ajudado e enquanto ele não quiser, nada poderá fazer por ele!!!!
Desejo-lhe a si caro anónimo, que ao longo da sua vida, a sua educação e coragem cresçam, porque se há coisa que ensino aos meus filhos, é que assumam os seus actos (tal como eu assumo os meus, ao ponto de ter criado este Blog onde assumo com toda a franqueza os factos da minha vida e muitas vezes as minhas fragilidades), e que em circunstância alguma se escondam por trás do anonimato.

Espero sinceramente que nunca se venha a lembrar deste meu Blog e das coisas que aqui escrevo ... é porque a vida tem destas coisas ..... e os telhados, esses .... são de vidro!!!


Filipa

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Rita

A minha filha é aquela princesinha com que todas as mães sonham e por isso mesmo, é um ser completamente diferente daquele que eu fui em criança. Todos quantos conhecem a minha filha elogiam a sua postura, o seu comportamento, e em especial a sua docura. É uma menina calma (deve ser a unica na família), ponderada, obediente e muito responsável. Eu, pelo contrário, sempre fui rebelde, desinquieta, teimosa, respondona e com uma energia inesgotável, embora devido a minha vivência fosse obrigada a ser desde cedo responsável.

A educação que incuto nos meus filhos, salvo as devidas diferenças, que se devem ao facto de serem seres diferente, é em geral a mesma.

Contudo a Rita, tem vindo ao longo dos anos, a manifestar algumas caracteristicas que não contava encontrar nos meus filhos.Por um lado a sua calma, deixa-me perplexa, pois com uma familia de stressados, espanta-me a forma como ela consegue manter a sua postura. No entanto, revela ao contrário de nós ... insegurança, que se manifesta numa incapacidade de se manter distante de nós. Faz questão que tenhamos de ter os olhos nela, perguntando-nos por exemplo quando brinca na praia se a estamos a ver. De minuto a minuto faz questão de confirmar que estamos atentos. Sinceramente, acho este comportamento perturbador. É também uma criança com uma baixa auto-estima. A Rita acha sempre que não é capaz de fazer qualquer coisa que lhe é proposta, mas a verdade é que quando ultrapassa o medo de arriscar .... faz tudo na perfeição. É uma criança muito exigente com ela, e ontem, eu própria não fui capaz de evitar comover-me. Ontem, pela manhã a Rita afirmava estar ansiosa, pois seria o dia em que receberia as notas das provas feitas na passada semana. Tentei tranquilizá-la, até porque eu, não tinha dúvidas que as notas seriam boas (depois explicarei).

Á tarde, aquando a chegada do autocarro, a Rita mal me avista, inicia um pranto que deixou todos os presentes perplexos, por não perceberem o que se estava a passar. Peguei-lhe ao colo, e segredei-lhe ao ouvido que tivesse calma, pois eu estaria ali, para a ouvir e ajudar.

Chegámos a casa e perguntei-lhe o que se passava, ao que a Rita de "beicinho" e com muitas lágrimas a rolar, me diz que recebeu as notas. Nas 3 provas tinha tido MUITO BOM (não havia excelente) pelo que eram as notas máximas. Aos soluços lá me foi dizendo que tinha tido, 91 e 94%, e que não sabia a outra nota, pois a professora esqueçera-se da folha da avaliação.

Naturalmente elogiei os resultados e perguntei-lhe porque estava tão triste se as notas tinham sido maravilhosas, e foi desconcertante ver a decepção da minha filha, quando me diz: "Estou triste comigo, porque eu queria ter 100%.

Resultado, chorava ela e chorava eu, sob o olhar de gozo do G, que acha que eu sou ... mariquinhas (naturalmente não sou, mas emociono-me com alguma facilidade).
Assim, tive uma conversa com a Rita, para que percebesse que as notas tinham sido muito boas, e que era normal não ter 100%. Contudo ela não se conforma ... pois é, segundo ela, sua obrigação ter 100%.

Esta situação, confesso não me surpreende ... mas preocupa-me muito. Quando exponho a situação a alguém, é-me dito que é bom que assim seja, pois é sinal que é empenhada e responsável. É verdade que é, mas a verdade é que a Rita, anda com os livros e os cadernos debaixo do braço para tudo quanto é sitio, a primeira coisa que faz quando se levanta é ir buscar os livros para fazer exercicios, quando está a ver TV está sempre a juntar as letras na tentativa de ler as legendas, arrumou todas as suas bonecas e brinquedos, pois não quer brinquedos, só quer livros e cadernos de actividades. É esgotante estar um dia com ela, pois só fala das letras, contas e afins. Quando em passeio não disfruta da paisagem, já que quer ir no carro a ler (já tem ficado mal disposta por isso mesmo).

Quando andamos num parque infantil, é frequente querer regressar a casa .... para fazer os trabalhos (e devora os livros num instante).

Quando a deitamos, assim que saímos do quarto, senta-se na cama, com as pernas cruzadas a ler e a fazer os trabalhos dos já muitos livros de actividades que temos adquirido. É demais ... e tudo quanto é em excesso ... não é bom. Este é um comportamento absolutamente obessessivo ... que me preocupa. A psicóloga da escola, não tem mãos a medir, pelo que (embora ainda não tenha falado com ela) é pouco provável que me possa ajudar. O G acha que estar a recorrer a um psicologo poderá não ser positivo (o G não nutre particular afininidade por psicologos), pelo que, é seu entender que devemos deixar andar e não dar importância. Eu pelo contrário, acho que até que alguém credível me diga que é normal (algo que duvido muito que me possam dizer) me devo preocupar.

Já algum de vocês se deparou com uma situação como esta? Se sim, agradecia se possível que me dessem a Vossa opinião.

Na minha modesta opinião, as crianças devem estar conscientes das suas responsabilidades, mas com 6 anos, há que cumprir as obrigações escolares, não esquecendo contudo, que são crianças e que estão na idade de brincar.

terça-feira, 23 de março de 2010

E hoje

... fiz algo que me dá um enorme prazer ... fui para a praia ... SOZINHA ... e aproveitei o solinho a bater nas costas e li, tricotei e dormi, dormi, dormi!!! Há que aproveitar para recarregar as baterias, já que se aproximam 2 semanas .... com as minhas pestinhas como companhia!!!! Que o tempo ajude, pois terei forçosamente de os ocupar, antes que me esgotem a pouca sanidade que ainda me resta!!!

terça-feira, 16 de março de 2010

Assim Andamos

Tal como milhares de Portugueses, no domingo também nós fomos ao encontro do sol. Fomos dar a volta "saloia" por sintra, e acabámos no guincho, escondidos atrás de uma duna, duma brisa teimosa que se fazia notar. Os míudos correram, brincaram na areia e por lá extravassaram a sua inesgotável energia. Já ao final da tarde fomos à praia de Carcavelos encontrarmo-nos com a H, S e S, para colocarmos a conversa em dia e convivermos um bocadinho.

Ontem, fui a uma entrevista profissional, que é a ultima fase de selecção relativa a um concurso público a que concorri no passado mês de Setembro. Dizem as más linguas, que andamos ali a passar o tempo, já que este concurso, teve em vista a colocação de pessoas que já estão a desempenhar funções, pelo que andamos a perder tempo. Não sei se será verdade ou mentira, a verdade é que, tenho prestado provas e as coisas têm corrido bem.

Simultaneamente, tinha concorrido a um outro concurso, para o qual fiquei seleccionada. Embora as técnicas fossem de opinião que eu não teria perfil para desempenhar as funções inerentes, fui colocada, e deveria ter iniciado funções no passado dia 17, mas tal como elas, também eu entendi que não estava "talhada" para aquela função, pelo que, concerteza não seria "boa profissional". Assim, achei por bem ... não ir. Sempre, durante o meu percurso profissional, foi considerada boa no que fazia ... pelo que, não seria agora, que me sujeitaria, por falta de vocação, a ser razoável.

Aguardo agora os resultados finais deste último concurso!!

Hoje, a minha filha terá a sua primeira Avaliação (a tal da PRI, lol).
Acordou mal disposta, dando continuidade à má disposição de ontem. E estava mal disposta porquê? Porque SÓ teve suficiente na ficha que levou, e que era o TPC do Fim de Semana, isto porque segundo ela, a avó ensinou-lhe tudo mal!!! (lol) .

Resultado, esteve a tarde e o serão imprópria para consumo, ao ponto de se recusar a falar ao telefone com a minha mãe, por não lhe desculpar tê-la ensinado "mal"!!!
Hoje, a indisposição manteve-se. Perguntei-lhe se estava assim por causa da Prova que iria fazer. Disse-me que sim, desatou num pranto e a queixar-se com dores de barriga. Coloquei-a ao colo, falámos, tentei convencê-la que não iria ter dificuldades, já que tem sempre excelentes resultados.
Lá acalmou, quando a relembrei no orgulho que será receber o resultado da prova.

Ela foi mais confiante, já eu .... bem, confesso que estou nervosa!! Eu sei que é um disparate, já que estamos a falar de uma Prova de Avaliação do 1º ano do básico ... mas a verdade é que estou ....Pronto!!!! :)))
(Eu já vos tinha dito que não sou normal, não tinha?)

quinta-feira, 11 de março de 2010

PRIs ... alguém me explica para o que serve?ADENDA

Provas de Regulação Interna (PRIs) ... serve para quê? para avaliar os conhecimentos das crianças, ou o desempenho dos professores? alguém me explica?
E já agora, devo ou não dar conhecimento da existência das mesmas à minha filha?
E que estou num dilema. Conhecendo-a como a conheço, dar-lhe a conhecer que as provas são já para a semana, é meio caminho andado para que pretenda nos próximos dias "engolir livros e cadernos", mas omitir, para que não se enerve, também não sei se é uma boa solução. :(

Adenda - Coloquei este post pois recebi a informação da escola da minha filha com a indicação de que as provas decorriam para a semana, com a informação das disciplinas e respectivas matérias. Nos cafés do concelho o tema de conversa é as Pris prá frente e as Pris para trás, e eu até me convenci que esta minha mania de desistir de ver notícias, me impediria de conhecer atempadamente alguma nova invenção do tão criativo Ministério de Educação. Mas afinal, esta é uma invenção do M. Educação ou somente do Agrupamento de Escolas de Mafra?

Ora AQUI fica o link com as disciplinas e matérias para o 1º, 2º e 3º ciclo do Agrupamento das Escolas de Mafra.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PARABÉNS S. (FLOR DO CAMPO)

Recados para Orkut

AMIGA,

Muitos Parabéns pelo teu Aniversário!!
Que muitos mais anos se sigam replectos de muita Alegria, Felicidade e Amor e sempre na companhia dos que mais amas!!
Há anos que não tenho o privilégio de te poder dar os PARABÉNS,
mas esta data esteve sempre gravada na minha memória!!!
BEIJINHOS COM VOTOS DE UM DIA MUITO FELIZ!!!