>

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Gripe A e a Hipocrisia inerente

Há situações que tenho dificuldade em entender. Foi decidido pelo Agrupamento de Escolas daqui da região, limitar ao máximo as actividades extra-escolares como forma de prevenir o contágio pela gripe A.

Pois bem, aceito perfeitamente que a medida possa ser discutível, embora a meu ver não faça qualquer sentido.

O que deixa perplexa, é que uma das decisões deste agrupamento seja não permitir a participação dos pais nas actividades, nomeadamente, na festinha de natal.

Não percebo a medida, uma vez que não me parece provável que haja uma maior probabilidade de contágio, já que estamos a falar da presença dos encarregados de educação das crianças que frequentam os respectivos estabelecimentos, e que por isso, em principio conviverão com elas diariamente, não precisando de marcar presença na festa, para transmitirem os virús. Por certo o vírus não terá nenhuma mania, e não será esquesito.

Pois bem ... os pais não vão à escola. Mas se então os pais não podem ir, como se explica que na passada semana a escola tenha organizado um visita de estudo a um outro colégio para a assistencia de uma peça de teatro? Aí já não têm medo? Quem garante a este agrupamento que o fotografo que andou a tirar fotos aos nossos filhos, sendo um elemento estranho à escola, não seja ele portador do virus? Quem garante a este agrupamento que o senhor estranho á escola que irá lá dentro de dias contar uma história não seja ele portador do virús?

Mas se então estão tão preocupados com os aglomerados, porque permite o agrupamento que sejam afixadas publicidade/convite para que os alunos se desloquem às bibliotecas municipais para assistirem a contos de natal? Não haverá aqui alguma incoerência ou sou eu que estou a ver o filme ao contrário?

Para que a situação seja ainda mais "sui generis" eis que o Presidente da Junta, descontente com a medida do Agrupamento, decidiu organizar/patrocinar uma mega festa de Natal para todas as crianças da localidade, que contará com a presença de auxiliares, educadores e os professores.

Ou seja, no fundo a festa será realizada, fora do recinto escolar, mas a transmissão do virus a ter de se dar, dar-se-à, curiosamente uma semana antes do terminus das actividades lectivas, ou seja, bem a tempo de o virus poder apanhar boleia e ir parar ........ à escola.

Pena é que o virús não vá parar à Presidente do Agrupamento, uma senhora que afinal de contas, opta por medidas que serão por certo politicamente correctas, mas que lesam sem duvida, para além das crianças, os pais, e põem em causa um trabalho de sensibilização levado a cabo ao longo dos anos, que visa apelar à participação das familias nas actividades escolares dos seus filhos/educandos.

Nós queremos participar ... mas afinal, há interesses superiores que surgem camuflados pela temerosa Gripe A.

Já estou farta de ver pessoas com poder de decisão, que se limitam a receber o ordenado, a dizer AMEM às ordens superiores, deixando os interesses dos que representam, serem absolutamente defraudados.

E tenho dito.

Filipa

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um Conto de Natal

No passado sábado deslocámo-nos a uma biblioteca da região afim de ouvir-mos um conto de Natal, baseado no livro "Marley - Um Natal Desastrado". Os miúdos adoraram, pois a animadora consegue pela sua expressividade cativar miúdos e graúdos.
Mais contos se seguem, uma iniciativa da nossa Câmara Municipal, em que fazemos questão de participar.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mais uma caixa

Caixa em madeira (folheada), pintada com tintas acrílicas em tons de laranja e amarelo, decorada com boneca de pano e aplicações de flores em EVA.
Estas ... serão as próximas vitimas, lol!!!

E hoje

E só para registar que no dia de hoje

- Faz 20 anos que engravidei;
- A minha sogra faz anos
- A minha cunhada e sobrinha abandonaram Portugal
- O meu irmão está perdido da vida
- E eu estou .... com uma neura do caraças!!!

Caixinhas em Crochet

Estas e outras coisinhas em: http://voandopelasartes.blogspot.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bolas de Natal Recicladas

Aqui fica a foto das bolas, antes e após serem recicladas em crochet.



Assim andamos

Ando numa de não me apetecer escrever.Por aqui continuamos com a mesma rotina. escarlatina do Di lá passou pelo que regressou à escola fez 2ª feira passada 8 dias. Por incrível que seja antes de ter escarlatina, já se tinha habituado à rotina de ir para a escola. Chorava ao entrar no autocarro pontualmente ... mas agora é todos os dias. Todos os dias o Diogo presenteia os cliente do café frente à paragem com um espectáculo que provoca, sorrisos e conversas. Hoje tive de me chatear com a senhora do autocarro, que queria por força que eu dissesse ao Diogo que o ia buscar (esta seria a frase, que resolveria toda a choradeira). Eu, com o meu feitiozinho, acarinhei o meu filho, tentando alcalmá-lo, mas quando ele me perguntava: "vais buscar-me às 15:30?" limitava-me a dizer-lhe que NÃO o poderia ir buscar, pois há reunião na escola. Passaria na sala dele para lhe dar um beijinho.

Como podia eu afiançar à criança que lá estaria às 15:30h, se isso não irá acontecer? Não quero prometer aquilo que não posso cumprir. Não me sentiria bem sabê-lo ansioso pela minha chegada, sempre a espreitar para ver se me via a chegar ao corredor ... estando eu em casa.

Claro que fico triste, por vê-lo ir no autocarro a chorar, mas acalma-lo tendo como base uma mentira não seria correcto. Mentira caridosa, dizem alguns ... pois, mas nem assim, me parece correcto.

Espero sinceramente que este choro termine rápido, pois já lá vão 2 meses de escolinha, tempo à partida suficiente para se habituar. Fui à uns dias à escola tentar perceber se há algo que o perturbe. Chego lá e vejo-o bem disposto, a brincar e perfeitamente integrado, pelo que não percebo!!!.

A Rita tem andado muito agitada. Só cumpre as regras quando levantamos a voz, está desobediente e provocadora. A "santinha" está a mudar, ao ponto de ter vindo no "mapa de comportamento" dois dias em que se portou mal. Pensei em não permitir que fosse a uma festa de anos de uma coleguinha como forma de a castigar, mas depois pensei que seria melhor dar-lhe uma outra oportunidade (afinal são 6 aninhos ainda), pois ao castigá-la, acabaria por "castigar" também a colega.

Este fim de semana temos agendada a ida a uma biblioteca ouvir um Conto de Natal. A reserva está feita, mas, se na 6ª feira a Rita vier com indicação de que se portou mal .... não vou facilitar, e ela não irá, para que perceba que aos maus comportamentos correspondem sanções.

Já recebi os exames que fiz na passada semana. Está tudo bem, à excepção da existência de "areias" em ambos os rins, pelo que beber água tem de se tornar uma prioridade, senão a curto prazo, acabo como a minha mãe, que já conta com duas operações para remover pedras, e dezenas de sessões de litotrícia para as "partir". ... enfim, está-me cá a parecer que já herdei mais qualquer coisinha :((!!

Não sei se se lembram, mas em em Novembro do ano passado, eu confessava, que gostava mesmo era de ter uma big árvore de natal, daquelas em que fosse preciso um escadote para colocar os enfeites. Pois bem, no passado fim de semana comprámos uma big árvore. São 2,10cm de árvore robusta e farfalhuda (lol), e nem imaginam o gozo que me deu decorá-la (era um sonho de infância, que finalmente foi cumprido). A árvore está montada e parcialmente decorada, mas porque, as decorações do ano passado são pequenas e com cores que não pretendemos utilizar este ano, pelo que tenho andado a reciclar as bolas, colocando-lhes uma forra em crochet (depois mostro as fotos).

É estranho, mas de ano para ano gosto mais da época natalícia. Gosto das cores, dos cheiros, da agitação das pessoas, de entrar nas lojas e ouvir as musicas de natal, dos laços e fitas brilhantes, dos doces tradicionais.
Beijinhos para todos!!!
PS - Aguardo confirmação de presença numa feira de artesanato a decorrer no mês de Dezembro. Uma parceria com uma menina muito querida da blogosfera, cuja identidade eu só revelo com a sua autorização ;)))
PS2 - O André pediu-me para apresentar contestação á notificação de dívida à PT. Aceitei, mas para tal seria necessário anexar o atestado de residência, por forma a comprovar que a sua morada não era a a do local da prestação do serviço. Ficou de requerer o documento na junta, mas até hoje, ainda não me disse nada, mesmo sabendo que o prazo terminará dentro de uma semana. :((
PS3 - Já não estou sexy, lol desde ontem, em que já estava tudo dentro da normalidade. Em dezembro, volto lá.
PS4 - A minha mãe precisa de uma máquina de secar roupa de condensação. Alguém tem alguma para venda ou sabe quem tenha?
Beijossssssssssssss