Bem sei que poderá ser normal, que faz parte, e que provavelmente poderá ser apenas uma unica vez sem exemplo, mas a verdade é que me senti pessima, pois este episódio fez com que me viesse á memória muitos e muitos episódios semelhantes, passados com o André.
Na véspera de Natal, e contrariando aquilo que estava acordado entre mim e o G, que era não haver prendas para nenhum de nós, (pois a continha do tribunal lá terá de ser paga, e o dinheiro não cai do céu), lá decidi infringir o acordo, e rumei à Worten para lhe comprar a prenda que manifestou vontade em receber (o CD/DVD da Rita Guerra). Não havia, disseram-me que talvez hoje, mas a verdade é que já lá fui, e nada. Corri os supermercados da zona e não consegui comprar.
Bom, (hei-de improvisar qualquer coisa, e claro que ele ouvindo-me a cantar, logo deixa de ter vontade de ouvir a Rita, lol), aproveitei o facto de estar no Modelo e fui comprar umas coisitas, por forma a ter a certeza que nada me faltaria durante o natal. A dada altura, o Di e a Rita pedem-me um pacote de batatas fritas fantasminhas. Acedi, pois sempre que vou às compras, acabo sempre por trazer alguma coisinha extra para eles.
Chegados a fila (enormeeeee) para pagar, o Di lá se enamorou ora por sugos, ora por pastilhas que encontrou, como já vem sendo hábito, estrategicamente colocados ao pé das caixas. Expliquei-lhe que ele já tinha escolhido as batatas e que eu só comprava 1 miminho. Lá pediu, insistiu, mas mantive-me firme, pois quando digo Não ... é Não mesmo!!!
Chegou à minha vez, e lá começo concentrada na colocação das compras no tapete rolante. Paguei e venho com as compras pela mão, tentando mantê-los perto de mim até chegarmos à carrinha. Peço-lhes que entrem na carrinha, ponho lá dentro as compras, prendo-os com os cintos, e eis que a Rita me diz: Mãe, o Di tem um pacote de sugos no bolso!!. Perguntei ao Di se era verdade, e ele abanava a cabeça dizendo que não. Vou ao pé dele (e ele ia-se encolhendo na cadeira, como que a evitar que lhe chegasse aos bolsos, lol) e tiro-lhe o pacote de sugos do bolso das calças.
Acho que mudei de cor. Claro que ralhei, expliquei que era feio, que nunca mais o poderia fazer e ele lá consentia que sim, que nunca mais faria. Esta é contudo, uma situação daquelas que penso que não possa ser ignorada.
Assim, tirei os dois da cadeira e baixei-me a ele, explicando-lhe que ele teria que ir á senhora da caixa pedir desculpas, entregar os sugos e prometer que nunca mais tiraria nada. Ele não contestou a medida e lá foi comigo pela mão. Chegados à caixa, estende a mão com o pacote dos sugos e diz: desculpe, o Diogo não torna a fazer!!!
A senhora da caixa: ficou muito surpreendida e lá foi dizendo, coitadinho!!!Mas não quer levar os sugos? perguntou-me. Claro que lhe disse, que face à situação, e com ele ali a presenciar, não os iria levar, pois a minha resposta quando ele me disse que os queria, tinha sido NÃO, e se agora os levasse, o atrevimento tinha compensado!!!
E assim, lá ficaram os sugos e nós viemos para casa.
Eu sei que ele só tem 3 anos, mas que poderia eu fazer, se não isto? Ainda pensei se com esta situação não estaria a criar-lhe uma situação humilhante, mas depois, também pensei que se não actuasse radicalmente há 1ª vez, talvez me sujeitasse ao aparecimento da 2ª, já que a primeira tinha passado impune.
Espero muito sinceramente que este episódio, seja daqueles que poderemos considerar como normais, como fruto da idade, porque sinceramente, não me sinto com capacidade para passar por tudo outra vez .... estou cansada destes episódios!!!
Eu juro-vos por tudo quanto é mais sagrado que não tiro nada a ninguém .... porque será que estas coisas acontecem na minha vida??!!! E depois venham-me cá falar de exemplos e de educação. Eu sei que não sou nenhuma anjinha, tenho mau feitio que me farto, fervo em pouca agua, sou explosiva, mas caramba, não padeço destes vicios!!!
Espero que este não seja o registo de um historial reprovável .... a semelhança do do irmão mais velho!!!
Juro-vos que fiquei com medo!!