>

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Piolhos e Lendeas

Eu sei que é normal, e que acontece com muita frequência, mas a verdade é que eu tenho muita dificuldade em compreender e aceitar o que presentemente se passa na escola da minha filha. Desde o início do ano que a Rita aparece consecutivamente com lendeas. Assim que surgem as benditas lendeas, lá vou eu a correr à farmácia, faço o tratamento (com mousse e champôo), mudo as roupas da cama e do WC, penteio com o pente próprio para que elas desapareçam da cabeça da Rita. Com o tratamento, a cabeça fica limpa, mas a verdade é que dias depois, está na mesma. No principio, não dramatizei, mas convinhamos que fazer este ritual semanalmente já me começa a irritar.

Inicialmente coloquei na caderneta do aluno que a Rita tinha aparecido com lendeas. Acho que é o mais acertado, como forma de poder alertar os restantes pais para examinarem a cabeça dos filhos com mais atenção, e caso verifiquem a existência de bicharocos, possam também eles fazer o tratamento.

Resultado ... a Rita ficou furiosa porque um ou outro colega a gozou, recusando-se a brincar com ela. Expliquei-lhe que era concerteza um colega pouco informado e sensibilizado para o problema, pelo que o mais provável, era que dentro de pouco tempo também ele viesse a sofrer do mesmo problema.

Com o passar do tempo, comecei a ouvir conversas de mães que davam conta que os filhos/as também tinham aparecido com o mesmo problema, mas cedo percebi que poucas eram as que alertavam a professora para essa evidência. Optei assim, por não enviar aviso, como fizera inicialmente.

Os episódios semanais repetiam-se, até que me aconselharam a colocar amaciador no cabelo da Rita (algo que nem sempre fazia pois tem o cabelo liso e fino). A bem da verdade, durante algumas semanas os bichos deram tréguas. Convenci-me que afinal a colocação do amaciador podia ser a chave para o problema .... mas afinal enganei-me.

Na passada semana eis que me deparo novamente com as lendeas, que pela primeira vez, pelo menos que eu desse conta, se fizeram acompanhar de piolhos. Opá, fiquei doida. A Rita entrou em desespero já que de 2 em 2 minutos se coçava. Eu cada vez que a vejo a coçar-se, também dou comigo a coçar-me, e só tenho vontade de me mandar à cabeça dela e cortar-lhe o cabelo à pente 0, mas não .... há que ter calma, respirar fundo e voltar mais uma vez ao belo do tratamento..

No domingo fiz mais uma inspecção a fim de confirmar que a Rita voltava para mais uma semana de escola sem bichos. Cabeça limpinha .... embora não soubesse até quando!!!!

Quarta-feira recebo o telefonema de uma mãe que me informa que foi contactada pela escola pois a filha tinha piolhos. "Que giro, o que me ri, a minha filha tem piolhos, e olha, eram tantos que até teve de usar uma touca!!!" - disse-me!!!! e sabes? - continuou " a tua Rita também tem!!!"

Epá, dou comigo a ouvi-la longe, sem conseguir concentração para ouvir o restante discurso, pois senti-me possuída, e só me vinha à ideia que era nesse dia que o pente "0" seria de facto uma realidade.

Fui á escola, confirmei com a Rita que TODAS as meninas da turma tem lendeas ou piolhos, mas que havia uma que estava de facto pior, e até de touca tinha andado até a mãe a ir buscar.

Liguei para a mãe da menina que me diz, que afinal a outra filha também tem, e que ela própria está carregada, mas sempre a rir, achando este acontecimento o máximo. Pior mesmo foi o facto de me ter informado (como se eu não estivesse farterrima de saber) que o tratamento ainda fica caro, pelo que comprou só um frasco, frasco esse que para três cabeças é pouco, e que não tem dinheiro para mais!!!

Senti-me ainda mais furiosa, por perceber que afinal, se não houver por parte dos restantes pais da turma, colaboração, dificilmente se consegue combater esta praga.

Antes que num ataque de loucura cortasse o cabelo à Rita, optei por ir com ela à cabeleireira para que fosse cortado convenientemente :) ao que se seguiu mais uma visita à farmácia.

Hoje, a dita mãe continua empolgada com o jardim zoológico que por ali se vive, e como bom senso não é o seu forte, disse para quem quis ouvir à entrada da escola, que até tem piolhos a subir pelas paredes do quarto.

Socorro, que eu até me senti nauseada ... e a unica reacção foi virar costas e ir buscar o Di, porque sinceramente parece-me que há quem brinque com o asseio, e ao fazê-lo estão a por em causa o bem estar da minha filha bem como da minha carteira.

Enviei e-mail à professora a manifestar a minha revolta contra este facto (foi só mesmo um desabafo, que que naturalmente nada poderá fazer senão tentar sensibilizar os pais para este problema)

Se tivermos em conta que já usei: Nix, Quitoso, Stop Piolhos, Seba Natural, e agora Paranix, e que em média custam cerca de 15 euros, a brincadeira já me está a sair muito cara!!!

A criança continua a ir á escola, a mãe continua sem dinheiro .... e pelos vistos os piolhos e lendeas vão continuar a ter bastante por onde se divertir!!!

Estou doida!! Essa é a verdade!!!E sem saber o que fazer!!! Mas eu estou a borbulhar .... e como impulsividade é uma das minhas características, vamos lá ver com que calma é que vou conseguir assistir à continuidade da bicharada!!! Que nojo!!!

8 comentários:

Liliana disse...

Olá amiga

Infelizmente há pessoas muito descuidadas e despreocupadas com o bem estar dos seus filhos e consequentemente com as outras pessoas, e triste pensar que em pleno seculo XXI ainda se passem coisas deste género, mas é a realidade que temos, e enquanto essa senhora não ficar consciencializada para o problema, os bicharocos vão continuar a aparecer, na cabeça dela, da filha dela, e em todos os meninos da turma.
Fazer uma "vaquinha" não me parece que vá resultar, já que a dita senhora não parece estar muito preocupada com os bicharocos, se calhar até gosta de os sentir a dançar na sua cabeça,lol

Amiga espero que esse problema tenha solução o mais rápido possível, para bem de todos

Beijocas

Mama Babada disse...

Ola ola!
Realmente depois deste post até eu sinto comichão :S
Já lhe colocaste spray para protecção?
Por aqui a Eva usou um k comprei em Espanha bem barato n chega a 2 eur, alias em Espanha (Mercadona) consegues trazer o tratamento todo por cerca de 10 eur (max) e sei de fonte segura que resulta :)
Se quiseres posso comprar e enviar :)
O spray tem funcionado tanto c ela como c outras coleguinhas que tb o usam :)
Beijokas
Nídia e Eva

Anónimo disse...

Um conselho se prender o cabelo e por gel os piolhos/lendeas não entram, outra solução é pintar o cabelo, eu sei ela é pequena mas pode usar uma tinta da cor do cabelo dela, õs bicharocos não gostam. Tive várias lutas com eles pois o meu filho do meio sente-lhes o cheiro ao longe.

Anónimo disse...

Os piolhos não voam..penso ke poderás atenuar o problema aconselhando a tua filha a ter um comportamento mais cauteloso e n andar pendurada em cima dos coleguinhas ..
ha crianças mais predispostas à piolhagem..as ke transpiram mais da cabeça, as ke têm cabelo comprido e as mais sociaveis.. aconselho ke mandes a tua filha sempre de cabelo amarado para a escola e com fitas alrgas..protege bastante ;)
boa sorte

Sandra disse...

que novelade bichara vai na escola .
À cerca de 2 semanas recebi um aviso da escola a informar que há meninos que tinham piolhos, nesse mm dia fui tratar do assunto, embora ele nao tivesse e espero k tds os pais façam o que eu fiz pois torna-se mais fácil combater no inicio. Agora semanalmente lavo o cabelo com o shampoo proprio só para prevenir. Mas que de facto há pais que nem querem saber ... e depois ainda têm lata de culpar os outros, enfim ...

Espero que a praga dê tréguas por aí.

Bjs

Mulher, Woman et Femme disse...

Olá Filipa

Existe um spray da paranix que é um pouco desagradável de usar e deixa o cabelo um pouco oleoso para além de um cheiro horrível... Mas depois de se conseguir eliminar todos os bichos, colocá-lo diariamente na cabeça dela irá fazer com que não volte a apanhar, tendo em conta o comportamento vergonhoso dessa mãe...
Mas nada que uma lavagem quando volta da escola não resolva!
E como a entendo, porque já passei pelo mesmo... as mães, com "vergonha", não informavam na escola que os filhos tinham, e andávamos o ano todo "à caça"...

Boa sorte
Filipa

Anónimo disse...

´Nos blogs n há filhos piolhosos..toda a gente perfeita lol

Rita Pereira disse...

Olá Filipa

Posso dar-te uma dica que tem funcionado com a minha Marta (indicada pelo pediatra),depois de lavares a cabeça da tua filhota com champo, utiliza um recipiente e cola dentro do mesmo um esguincho de vinagre. Podes ficar tranquila que a cabeça não fica a cheirar a vinagre e acredita que se existir piolho ou lendea acabaram por morrer, além disso não faz tão mal ao couro cabeludo.

Rita Pereira (pinholas)