>

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DOENTES NA NET

Ontem ao final da noite recebo um telefonema da minha Amiga Ana Sousa (Mãe da Sammy) que se mostrava incrédula ao ter constatado no ortkut de uma blogueira, a existência de várias fotos suas.

Indignada, a Ana contacta com a dita blogueira (Talita Ferreira) pedindo-lhe explicações. As explicações dadas, foram absurdas, pelo que a Ana exigiu que ela tirasse as fotos.

Quando a Ana vai confirmar se as fotos foram retiradas, verifica a existência de várias fotos de uma criança, a que essa blogueira deu o nome de Ana Luiza e que intitula como filha. O mais caricato, é que a criança não é Ana Luiza, e muito menos sua filha, sendo filha sim de outra blogueira conhecida da Ana.

A Ana estava completamente indignada com o que se estava a passar, e muito preocupada com o que iria sentir a verdadeira mãe da criança, ao verificar que as fotos da sua filha estavam a ser utilizadas por uma louca qualquer.

Lamentávamos ao telefone a situação (que infelizmente não é inédita), pedindo eu à Ana, para me facultar todos os endereços, para que também eu, constatasse a triste ocorrência. A meio da conversa, e ao ouvir a Ana dizer-me que a criança das fotos é linda, pois é lourinha e de olho azul, ainda lhe disse que também ela tinha uma filha "capa de revista" pelo que qualquer dia também podia ser alvo de uma situação como a que me expunha (longe de imaginar o que de facto se estava a passar).

A LOUCA é seguidora do meu blog, e há uns meses, quando a Ana decidiu privatizar o blog, deixou-me um comentário, dizendo saber que eu era leitora do blog da Ana, pelo que me pedia para que eu lhe solicitasse o acesso ao Blog, pois teria muito gosto em segui-lo. Reportei a situação à Ana, que simpaticamente lhe deu acesso.

Assim, e face à informação que a Ana me deu, fui aos "meus seguidores", tentar aceder ao blog da perversa senhora, e não consegui detectar qualquer blog, mas a Ana, através do sitemeter conseguiu verificar que tinha recebido visitas de um blog de cujo endereço constava o nome da referida "senhora" (http://talitinhaferreiraabournemouth.blogspot.com/)

Entrámos no blog, e ficámos completamente perplexas ao verificarmos que estava replecto de fotos da Sammy (Filha da Ana).!!! Ou seja, no ortuk supostamente esta louca tem uma filha, e ao publicar fotos da criança em pequena, aproveitou as fotos da pequena Yara, e mais crescidinha, colocou as fotos da Sammy e vários textos publicados pela Ana no seu blog (que entretanto já era publico).

A Ana já não sabia se havia de rir ou chorar, tal era a preocupação e os nervos com que estava.

Nem há palavras para classificar a aberração desta situação, só sendo possível ser efectuada por alguém de facto muito doente e frustrada.

Infelizmente todo o cuidado é pouco, e é lamentável verificar, que cada vez mais perturbadas navegam pela internet, fingindo ter e viver, uma vida que não é a delas. Hoje, foi com surpresa que verifiquei que o Blog foi removido, mas não é isso que nos garante que as fotos dos nossos filhos, não sejam expostas desta forma abusiva, por alguém que nem sequer conhecemos. Penso que quem o faz, deveria ter em conta que estão a violar os direitos básicos de qualquer ser humano. Bem sei que como mães e educadoras, nos cabe em primeira mão, zelar pela imagem dos nossos filhos, e nem sempre o fazemos, quando os expomos nos nossos blogues, mas também sei, que quando o fazemos, fazemo-lo replectas de boas intenções e pensando (ingenuamente é certo) que ninguém teria o atrevimento e o desrespeito de se querer apoderar, daquilo que temos de mais sagrado ... os nossos filhos!! É triste constatar que cada vez mais temos que repensar a forma como nos expomos, pois pelos vistos, há muito boa gente que não merece ser tratado com o respeito e a confiança, que de uma certa forma, depositamos em todos quantos nos lêem.

Assim, e desculpem-me a franqueza, quem tem problemas, que os resolva, porque fingir que tem uma vida que de facto não é a sua, para além de não ser bonito, não é nada saudável!!!

PS - Agradeço a todas que fizeram o favor de me alertar, para o que se estava a passar!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Ola linda!!!
Obrigada por teres me aturad aquela hora.
Longe de mim pensar que ia dar ao que deu:(

Parece que ja foi apagado!Ainda bem.Ainda ha bocado fui a net,coloquei talita ferreira na pesquisa d google e apareceu fotos da sammy!Ia-me dando um treco!!!:(:( espero que ja nao aconteca.

Olha posso cpiar este teu texto e colocar no meu?
Beijinhos

mamã da princesa disse...

Ainda estou incrédula com esta situação!
É horrível!
Que "gentinha" é capaz de fazer isto?!
Quando vi a mamã de um blog que sigo com esta mensagem, fui mesmo confirmar se era a Samantha, abrindo os 2 blogs, o da Ana e o outro.
Tive sorte o outro blog ainda lá estava e pode constatar com os meus próprios olhos que era a Sammy.

Fui logo a "correr" fazer um post sobre isso, pois "conheço" algumas mães que a dita senhora seguia!

É preciso tanto cuidado...

Beijinhos grandes e desculpa qq coisinha.

Romantica disse...

Talvez por existirem pessoas como essas é que decidi não colocar fotos que identificassem o meu filho no meu blog, hoje em dia qualquer tarado (ou tarada) pega nas fotos e faz o que quer. Assim só tenho fotos do meu fiho no hi5 e no facebook, onde sou eu que escolho quem as vê ou não...
Beijitos

Não desistir disse...

Hoje, ao falar com a Mãe da Samantha tambem fiquei incredula. So agora pude postar porque a net no trabalho é limitada e parece que a tal fulana já apagou o blogue.
Parabens à tua menina pelos 6 aninhos e ti tambem
Beijinhos nossos

Mae Princesa disse...

é a velha história....Privatizar, dar acesso a "amigas virtuais"...O meu blog está fechado, raramente tem fotos, e só tem acesso quem eu SEI que existe mesmo! Eu percebo a intenção de se publicar fotos porque temos muito orgulho nos cachopos, pá, mas a net é um mundo tão perigoso e estamos a expo-los demais!!! Mais vale pegar um fotos deles de vez em quando e enviá-las por mail para as pessoas que gostamos e que gostam de ver os nossos filhotes crescer...Os outros, os virtuais, que importam??
Beijocas!

Susana Pina disse...

Amiga, antes de mais muitos parabéns pelos 6 anos da tua menina.

Quanto ao teu post, de facto a net tem estas consequencias e desde hà muito que tenho cada vez mais medo de escrever, de colocar fotos, até da minha casa nova acreditas? E tantos me têm pedido...

Em relação ao teu comentário que fizes-te no meu cantinho, já fui ao blog que mencionas-te é de uma jornalista pelo que percebi, deixei um comentário, mas espero que ela não me convide para entrevistas porque irei recusar.

Um bj muito grande
susana

Anónimo disse...

Por favor não ponham fotos na NET!
A segurança informática não funcionam, vejam o caso das entidades oficiais! df

Anónimo disse...

Ola linda,ja publiquei.
E ja ta a resposta que o Orkut me deu!!!!
Cada vez melhr...ai,ai,ai!

Beijinhos.

angelina disse...

Essa senhora devia estar internada
para mim ela tem um problema muito grave.
beijinhos angelina

Silvia disse...

Já tinha lido o que se passou em outro blog e tenho a dizer que estou muito chocada.
Nem sei que te diga, mas está gente não tem uma vida??!
Bjokas grandes.

Anónimo disse...

É muito triste constatar o que aqui descreves-te. Como sabes não tenho blog e uma das razões é expor a nossa vida para pessoas que não conhecemos. "Conheci" algumas pessoas através dos blog, que agora nos comunicamos quer por mail, quer por msn, já envie algumas fotos da minha familia, mas sempre para quem conhecia.
Lamento que pessoas com problemas pessoais se apoderem da vida de outras pessoas para acreditarem que têm uma vida bonita.
Muitas beijocas e continuação de boa semana
Arminda Pereira

Anónimo disse...

Doentes na net são as mães que expõem a vida toda dos filhos no blog e depois ficam super admiradas que estas coisas aconteçam!!!!!! Nem sei quem é mais doente, se uma mãe que expõe os seus filhos ao perigo, para o mundo inteiro, se as pessoas que roubam essas fotos...
Mães assim são MÁS MÃES, porque as BOAS MÃES têm de se preocupar em proteger os filhos coisa que estas mães não fazem, só pensam nelas e gostam de exibir as criancinhas para se sentirem bem com elas próprias. Nunca são roubadas as fotos das mães, são sempre as das crianças, pois são os seres mais indefesos e deviam ser protegidas pelas suas mães mas não são.
E depois fazem um escandalo, admiram-se!!!!
Essas pessoas podem fazer o que quiserem com as fotos que ninguem vai fazer nada!!! Neste momento as fotos podem não estar na net, mas ainda estão no PC dessa gente e sabem la o que vao fazer mais?!?!!?!?!?!?


Essas sim são as verdadeiras doentes da net, e os filhos é que pagam.

Ticha disse...

ISto faz-me ficar sempre de pé atrás...
Por isto e muito mais perco a vontade de manter o meu blog actualizado....

Tudo de bom

Jokinhas

Ticha

Paula Silva disse...

tou parva :-(