>

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Deles

As idas para a escola do Di, têm sido muito complicadas. No inicio do ano lectivo fizemos questão de o acompanharmos à escolinha, sendo um drama para se despedir de nós. Durante o dia tinha largos períodos de choro, o que nos deixava preocupados e tristes por o sabermos tão choroso.

Começámos depois a tentar que ele fizesse a viagem de ida na camioneta com a irmã, e ele ia feliz e contente desde que lhe prometessemos que estaríamos à entrada da escola para o levarmos à sala. Assim desde o inicio do ano lectivo é ver-me feita tontinha a perseguir o autocarro por forma a poder recolhê-lo. Chegados à sala é vê-lo agarrado freneticamente ao meu pescoço implorando que o vá buscar à hora de almoço, pois detesta lá almoçar. Tenho-lhe dito que tem de almoçar por lá, mas vou buscá-lo a meio da tarde, pois assim lancha em casa, e ainda dorme um bocadinho antes da irmã chegar.

Como este facilitismo não pode durar todo o ano, e porque já teve tempo para se ambientar, tenho tentado sensibilizá-lo para a necessidade de ir com a irmã, sem que eu tenha de me deslocar à escola. Ontem foi o dia em que assumi com convicção que não ia á escola, e a gritaria à entrada do autocarro foi absolutamente surreal. Chorou, esperneou, pediu desculpa, e disse que gostava muito de mim, como forma de me sensibilizar e fazer-me mudar de posição.

Custou-me, mas não levou a dele à avante. Quando à tarde o fui buscar, fui informada que chegou à escola em pranto, mas que após se ter acalmado, passou o dia muito bem disposto.
Hoje, mal acordou, começou logo a perguntar-me se o ia levar. Disse-lhe que não, o que motivou um enorme berreiro.

Pela miléssima vez lá lhe expliquei que ele já conhecia os amiguinhos, educadora e auxiliar, pelo que não se justificava a minha deslocação. Enquanto esperavamos pelo autocarro, e eis que ele me diz: "sabes? eu não vou chorar, porque eu já tenho 4 anos, e tu depois do almoço vais-me buscar, não é?". Confirmei, e eis que quando ele vê o autocarro a chegar, faz questão de ser o primeiro a entrar, para espanto de todos os presentes!!! :0)))

A Rita por sua vez, ADORA a escola, a professora e os coleguinhas. E se eu levei anos de tormentos no percurso escolar do André, pois recusava peremptoriamente a realizar os trabalhos que na escola a professora ordenava, bem como os TPC, com a Rita é precisamente ao contrário, pois tenho de lhe andar a esconder os inumeros livros de actividades que lhe tenho comprado, pois ela devora os livros. Por ela, estava horas a fio a fazer os exercícios, chegando ao cumulo de se querer fazer acompanhar dos livros para qualquer lado para onde formos.

Para a semana faz anos, pelo que lhe perguntámos o que queria de prenda. Resposta: Quero livros para fazer os meus exercicios. Socorro!!!!

4 comentários:

Mamã e Tesourinhos disse...

Quando a minha Mãe me pôs num infantário eu chorava desde que entrava até que saía. Acabaram por desistir ao fim dum mês porque eu não gostava mesmo de lá ficar.

Quanto à Ritinha, eu tenho um parecido lá em casa: até inventa que tem trabalhos para fazer...

Fica bem.
Bjs.

mamã da princesa disse...

E eu aqui a pensar que o rapaz já estava adaptadíssimo!
Em contrapartida a moçoila é como se vê!

Beijinhos

pedradababy disse...

Que fofinhos!!!! O Di está muito apegado à mamã mas, esta será uma fase da vida super importante para ele. É devastador passarmos por isto, ainda mais sendo o caçula, que tem os manos sempre a cima e a protejer (quer dizer... a mana) mas, vai precisar passar por isto, um passo super importante para o resto da sua vida em independência. A Rita é uma moça extraordinária!!!! Quem dera a qualquer mamã ter uma menina assim estudiosa, quem dera!!! só não pode deixar totalmente de parte as brincadeiras tão importantes na idade dela. Beijo muito grande e não te preocupes muito que tudo vai ao lugar

Noc@s disse...

Até fiquei emocionada com o teu Di. Ele já está a perceber que tu o vais buscar e que não fica lá sempre. Vais ver que tudo se há-de encaminhar.
Quanto à Ritinha, bem a Ritinha é a Ritinha como só ela sabe ser um doce :o)
Jocas babadas ;o)