>

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Assim Andamos

Explicar o que se tem passados nos últimos dias não é propriamente fácil, mas vou tentar.

O André ainda anda cá por casa .... ou melhor, teoricamente está cá em casa com todas as suas tralhas, mas há dias que não lhe pomos a vista em cima, pois todos os argumentos são válidos para se escapar cá de casa. Chegou ontem de manhã ... após 2 dias fora, mas hoje pela manhã já fugiu para os lados da costa de caparica, onde vai permanecer em casa dos amigos por mais dois dias. Fixe!! Só posso concluir que deve estar a gozar o subsidio de férias.

Isto pode parecer uma obsessão, mas a serio que me complica com o sistema nervoso ele não trabalhar, levar os dias na farra, e o pouco tempo que passa em casa, passa a brincar com os jogos do hi5.

Quando lhe perguntamos após vê-lo horas no computador se ao menos já se dignou a ir ao sites de ofertas de trabalho, responde-nos sem qualquer constrangimento que NÃO!!!
Temos tido calma, temos chamado a atenção que tem até ao fim do mês para procurar trabalho ... mas todos os dias ele parece fazer questão de nos fazer ver QUE NÃO QUER TRABALHAR. Ora se assim é, não é legítimo que nos sintamos a ser explorados? afinal para ele estar no computador a brincar não tem que haver alguém que se levanta todos os dias de madrugada para ir trabalhar? Pronto, isto pode parecer estupido ... mas é assim que sentimos.

Optámos por lhe dizer que não queriamos que contribuisse com as despesas da casa, mas que com isso pretendiamos que ele juntasse dinheiro, para poder tirar a carta de condução e endireitar a vida dele, arranjar um trabalho com alguma estabilidade que lhe permita auto-sustentar-se. O André parece ter interpretado essa situação, como necessitando então de algum "biscate" que lhe permita pagar os vicios, já que o restante os pais que paguem!!!

Enfim, aguardamos pacientemente ou talvez não o fim do mês.
Paralelamente a esta inércia, a falta de consideração e respeito do André é gritante. Eu tenho andado a embalar e a encaixotar tudo o que é da casa da minha mãe, tenho andando com ela às compras para a casa nova, e como ela não quis desfazer-se da mobilia de quarto que tinha, prontifiquei-me a pintá-la ... e está um espectáculo. Quem vai pintar a casa a partir de domingo sou eu, e quando confrontado com o facto de nos ouvir planear tudo isto, e não se oferecer para fazer nada, responde-me que não tem obrigação nenhuma .... pois eu é que sou filha!!! Ele é neto!!!!

Claro que esta afirmação deu pano para mangas, pois afinal de contas ele só é neto para a avó lhe dar tudo, lhe aparar os golpes, e pagar as mensalidades das suas estadias, pois quando chega à altura de haver alguma contrapartida, ele descarta-se.

É chocante o desprezo com que ele lida com a situação. Não se prontifica a fazer o que quer que seja, nem em casa, nem na casa da avó. O pensamento dele é só festas, namorada e praia ... SÓ!!!!

Faz da nossa casa ... uma pensão, onde dorme quando calha, come quando chega a horas, e sai sem dia e hora para regressar!!! Que raio de vida esta!!!!
Eu ando embrenhada em pinturas, caixas, bibelot´s, roupas, loiças, etc ... e ele com o maior desprezo ainda me pergunta: "mas afinal de contas o que é que tu tens a ganhar em fazer isso"

Mas será possível que ele ainda não tenha percebido que a avó não tem mais ninguém de família? Será que ainda não deu conta que eu sou filha unica, e apesar de ter muitas coisas atravessadas contra a minha mãe, tenho a obrigação de ajudar, quando precisa de mim? Não, ele não percebe ... o que me faz ter a certeza que se alguma vez eu dele precisar, mais depressa um desconhecido me ajuda do que ele.

---------------------------

Na passada semana, a Rita esteve na "Academia Divertida" do Jardim de Infância de Mafra. Este programa de actividades é organizado pela Câmara, e consagra várias actividades como ida à praia, piscina, teatro, cinema, parques, etc. Combinei com mais 2 mães do infantário dela e inscrevemos as 3, e foi vê-las alegres e contentes durante toda uma semaninha a curtir as férias juntas. A Rita adorou ... pelo que ficou a promessa que para o ano há mais!!!

E pronto ... já fiz as queixinhas todas!!!

Beijinhos grandes para todos, e em especial para quem teve o cuidado de querer saber como andamos. OBRIGADO!!!

7 comentários:

Go disse...

Q paciêêêência!!!! E pensar que eu com 17 anos estudava de manhã e trabalhava à tarde, sem sequer ir almoçar a casa pq ñ tinha tempo... O € era só p mim, p ñ ter de pedinchar p sair c os amigos!! De qq modo gabo-te meeeeesmo a paciência... Resta-me desejar-te resmas,paletes de sabedoria p saberes como pôr um fim à situação s consequências na relação pais/filho!!!

Lisa disse...

Linda,
como sabes não sou mãe ainda, portanto tudo q possa dizer, pode ser susceptivel de vos ferir os sentimentos, mas na minha opniao depois de tudo o que fizeste, só estas a levar com esse filme agora porque queres, pq para mim já foram dadas oportunidades demais, eu ja tinha mudado de casa e esquecido que ele existia, pq tinha mais 2 filhos para cuidar que merecem o teu amor, e nao esse rapaz/homem que se tem como se desenrascar qd ai esta em casa, tb tem como o fazer como qd n esta ... Acho que todas as tuas forças ja foram gastas e o teu casamento ja foi fragilizado demais ...
Está na hora de seres egoista ... pq ele esgotou todos os creditos!
Desculpa ... mas é o que sinto!
bjinhos

angelina disse...

bom dia Filipa meu Deus quando é que o André vai abrir os olhos e ver a situacão dele .beijinhos
angelina

Susana Pina disse...

Isso é que tu tens uma vida...
Uma beijoca grandeeeeee cheia de paciência
Susana

Anónimo disse...

Fogo miga...nem sei o que te dizer...:(
Mas que falta de consideracao para com voces!!!

ESpero que ele mude .....muito sinceramente!

Um beijao enorme!

CrisTina disse...

Minha querida amiga...
A tua situação é mesmo muito complicada...
Não sei o que te dizer por isso vou ficar calada e dizer-te apenas força e se precisares de alguma coisa estamos aqui...

Beijinhos

mamã da princesa disse...

Beijinhos grandes!