>

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Assim Andamos

Acabaram-se as férias, se é que estes dias se podem chamar de férias. Estivemos por casa com saídas pontuais à praia, cafezinhos com os amigos, jantares com familiares .... enfim, nada de especialmente especial, lol, que mereça destaque.

Quase todas as minhas férias foram ocupadas a tratar dos negócios da minha mãe, uma vez que tudo lhe faz muita confusão ... afinal são já 70 anos.
Felizmente a mudança de casa só irá decorrer a partir de 17 de Agosto, mas não me safei de ter de andar a percorrer as capelinhas todas para adquirir mobiliário, já que o dela, desmanchar, desmanchava-se, agora voltar a montar-se é que seria pouco provável. Vai daí toca de comprar tudo novo. Forreta como sou, percorro várias lojas, afim de conseguir valores mais atractivos, e por mais incrível que pareça, num instante me deparo com diferenças na ordem dos 200,00€ (na mesma mobília).

Afinal, às vezes ser forreta compensa!!! lol

Como devem saber, mudar de casa implica alguma logística, pelo que me caberá a mim como filha única (com pena minha) tratar de tudo, embalar tudo, fazer o que tem de ser feito, e o pior vai ser, quando eu for para casa da minha mãe, e começar a deitar os seus tarecos fora, e já imagino uma camisola toda estilhaçada, com eu a puxar para um lado e a minha mãe a puxar para o outro, eu a querer por no lixo e ela a querer guardar!!! vai ser lindo, vai!!!

É que convínhamos que não consigo colocar num T1 o que hoje ocupa o T3, pelo que temos que ser selectivas. Imagino que lhe vá custar ... mas haverá coisas de que terá de abdicar. Eu bem tento incentivá-la, dizendo-lhe que vai para uma casa nova, com coisas novas, mas fico sempre com a sensação que para ela isso não tem qualquer valor, pois o que queria mesmo era por umas rodinhas na sua casinha e transferi-la para um R/C aqui perto, lol!!!

Paralelamente a tudo isto, temos tido o André aqui por casa, e se nos primeiros dias tudo correu bem, agora já não posso dizer o mesmo.

Nos primeiros dias foi com surpresa que percebi que afinal tudo o que lhe ensinei, no que diz respeito à limpeza e arrumação tinha sido apreendido. O André manteve o quarto limpo e arrumado, demonstrando saber como pretendo que se mantenha a limpeza e arrumação da casa.
Demosntrava preocupação em arranjar trabalho, dizendo-me para o levar a determinados sitios para se inscrever.
Eu e o pai, decidimos dar-lhe dinheiro para tabaco, para que ele se mantivesse calmo, estável, e pudesse ser fiel ao seu objectivo: começar a trabalhar para endireitar a vida.

Optámos também por lhe comprar-mos roupa e calçado já que os ténis dele estavam completamente rotos por baixo. Ora não se pode ir descalço trabalhar certo?
Não errado, como depois já vão ler!

Eu e o pai entrámos numa loja e vimos uns ténis Nike em promoção, muito parecidos com os que ele tinha. Vai daí, comprámos os ténis, que apesar de não terem sido uma fortuna, sempre custaram 55,00€.

Saímos da loja, convictos que ele iria gostar, longe de imaginarmos o que iria acontecer.
Chegámos a casa, e entregamos-lhe os ditos.

E aí, parece que tinha tido inicio a 3ª guerra mundial!

- Ah, porque os ténis não prestam;
- Ah, porque não gosto;
- Ah, porque não vou usar;
- Ah porque vocês não tinham nada de comprar sem terem ido comigo;
- Ah porque eu vou à loja pedir a devolução do dinheiro;

E quando eu lhe pergunto, como é que não gosta, se são iguais aos que tem, responde-me que são iguais uma gaita, porque os dele têm câmara de ar e os que comprámos não tem!!!!!!. Bem .... eu passei-me!!!!

Como é que alguém que anda com os ténis rotos, com os dedos a arrojar no chão ainda tem a prepotência de reclamar uns ténis com camâra de ar? Epá eu nunca me vi numa situação como a dele, mas acho que se estivesse quaisquer ténis da feira ... seriam óptimos!!!!

Ficou danado, pelo que telefonou para a loja dizendo que não queria os ténis. Claro está que a solução apresentada foi converterem os ténis num vale para que ele pudesse comprar outros. Fomos para a loja. Ele não gostava de nenhuns outros pelo que queria à força o dinheiro. Não lhe davam, pelo que lá tive que andar a pedir a duas clientes se não se importavam de ultilizar nas compras delas o talão de desconto dele, por forma a ele poder ficar com o dinheiro na mão e ir comprar a outra loja. Ninguém alinhou. Isto sob o olhar piedoso das funcionárias que já estavam a ficar nervosas, só de o verem a refilar pelo facto de lhe termos comprado os ténis sem a sua presença. Bom, a unica solução foi escolher outros ténis, menos resistentes dos que tinha, que num tarda estarão rotos. Curiosidade: como não havia o número dele, trouxe o número abaixo, com a esperança de que os ténis alargariam.

Andou todo o dia aos "ais" com dores nos pés.
Nesse mesmo dia foi a uma entrevista num hipermercado, tendo escolhido a função de "Caixa". Quando soube a função a que se candidatou .... tremi!! Mas mantive-me calma, com um ar confiante, porque isto de andarmos sempre a batalhar na mesma tecla, nos mesmos alertas, não lhe faz bem à auto-estima!!! temos que nos manter confiantes e optimistas ..... mas com um curriculum como o dele .... é dificil!!!!

Chegámos a sexta-feira e ele sem trabalho, pelo que lhe alvitrei que fosse a um restaurante aqui perto que está sempre a precisar de funcionários para o fim de semana, pagando entre 50,00 e 70,00. Fui lá levá-lo, levei o carro do meu marido e pus os oculos escuros, para que ninguém me associasse a ele. Esta minha atitude pode ser escandalosa, mas sinceramente, não quero ser associada a alguém que geralmente entra pela Porta Grande e sai pela porta da cozinha. Neste meio (rural), tudo se sabe, pelo que não posso permitir que me associem a condutas menos legais/próprias/correctas.

No sabado o pai foi pô-lo ao restaurante pelas 09:00. Quando chega a casa, já o André estava a telefonar para o pai o ir buscar, pois tinha de ir fardado, coisa que eu já lhe tinha perguntado se não era preciso e ele disse-me que não. Enfim, lá foi o pai buscá-lo e levá-lo novamente.

A meio da tarde telefona-me e diz-me: Epá, eu não me vou aguentar aqui mais tempo ... tenho os pés a sangrar!!! pede ao pai para me vir buscar.

Lá foi o pai, mas curiosamente, deparamo-nos com um milagre: é que o queixoso André dos pés em ferida, estava optimo, e tão bem se sentia, que o telemóvel não parava de tocar com combinanços para o resto do fim de semana. Resumindo: foi para Loures, ter com os amigos, para ir passar o resto do fim de semana a Santarém. Claro que como não podia deixar de ser (de acordo com a sua versão) .... tudo à borlex.

Levou 20,00 dos 40,00 que ganhou das 10:00 às 16:00 e regressou domingo à noite ..... claro está, sem um tusto.

Tem andado a semana a caminhar para o café (a gastar os outros 20,00) e não voltou a falar em procurar trabalho. Sim porque a entrevista da passada semana ... não deu em nada. Pelo que agora pergunto eu? De que dinheiro pensa ele fumar daqui para a frente? Será que pensa que pode gastar o dinheiro que ganhou em saídas, e que o pai lhe continuará a suportar o vício? Estará por certo enganado!!!

Quarta-feira, tinhamos que nos levantar cedo para o levar a outra entrevista (na mesma rede de supermercados). Arranjámo-nos e eis que quando o vejo todo prontinho para sair constato que a barba mal semeada que ele tem, mas que não era feita já alguns dias estava à vista. Perguntei-lhe se ia assim, ao que me responde que sim.

Pronto ... começo eu com o meu discurso (logo pela manhã), que assim não pode ser, que dá mau aspecto, que quem está no atendimento ao publico tem de ser zeloso com a sua apresentação e blá, blá, blá!!!

Disse-me o seguinte: "Quando eu começar a trabalhar eu depois faço"!!!

Mas será possível que ele ainda não tenha percebido que só começa a trabalhar se causar boa impressão na entrevista? para que pensa ele que serve a entrevista? Será assim tão complicado de perceber que se não convence ... não trabalha? Será que pensava convencer com uma barba por fazer e um relógio de brilhantes, mesmo à chunga????

Expliquei-lhe como se explica a um puto de 10 anos, qual o objectivo de uma entrevista e a importância da boa aparência para a obtenção de uma colocação ...... mas sinto-me perfeitamente ridicula por estar a fazê-lo a alguém que .... Meu Deus .... tem 19 anos!!!!

Ele com uma distinta lata responde-me ..... se era para fazer a barba já devias ter dito!!!!
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!! Agarrem-me que eu vou-me a ele!!!

Opá, mas será que me cabe a mim, dizer a um filho com 19 anos que tem de fazer a barba? Mas ele é atrasado mental ou quê? É que por mais que me custe a admitir as evidências parecem ser muito obvias!!!!

Claro, que passada como já estava tive que lhe responder que eu tenho é de me lembrar de outros promenores (que às senhoras diz respeito) e não da barba dele!!! Ai que eu fico tão danada, mas tão danada, que acabo por dizer babuzeiras ... mas tudo isso para não me atirar a bofetada a ele (sim porque não adiantava nada, e porque com 19 anos já não convem, lol).

Lá foi à entevista com a barba feita ..... e está a aguardar que hoje lhe dêem alguma resposta.

Quarta à noite, eis que me diz que quinta se iria sair cedo pois tinha um amigo que o vinha buscar, pois precisava dele para umas mudanças. perguntei-lhe a que horas chegaria, pois ele não tem chave de casa e eu não podia estar presa em casa todo o dia à sua espera. Disse-me que não deveria chegar antes do almoço.

O certo é que até a esta hora ... não chegou, não telefonou, não enviou SMS ... mas está online na internet!!! Será que já desistiu? Será que voltou a perder a vontade de trabalhar? Ou será que nunca a teve?

Agora digam-me lá o que é que eu faço a este GAJO? É que estou capaz de o matar!!!!

Tenho que me conformar e começar a acreditar que o diagnóstico psiquiátrico dele .... não está correcto ... ele deve ter um atraso .... GRAVE!!!!

8 comentários:

Noc@s disse...

Pois... Nem comentários tenho como sempre nestas situações... Só quem passa por elas é que poderá alguma vez dizer alguma coisa. Apenas te posso dizer estou aqui se te poder servir para alguma coisa.
Jocas grandes

Liliana disse...

Ola minha querida
Antes de mais eu devia dar-te um valente puxão de orelhas, ai devia pois, tanto tempo sem dizer nada aqui à Je!!!Bem mas como as tuas ferias foram meio atribuladas estas perdoada,lol...
Em relaçao ao Andre, ja nem sei que te diga, bater-lhe e pouco mata-lo e muito...e preciso ter mesmo uma paciencia de santo Amiga!
Ve o que se passa com a foto que colocaste dois posts abaixo e que nao consigo ver nada,lol...
Amiga a quantos kilometros estas da Foz do Arelho?Conheces?Pertence as Caldas da Rainha...vamos la ver se vai ser nas minhas ferias de Agosto que finalmente nos vamos conhecer linda...

Beijos mil para voces

mamã da princesa disse...

Sem comentários!!!
Ele está a desperdiçar mais uma oportunidade!

Beijinhos e Bom fim de semana.

teresa disse...

Xiiiii!!!! pronto é difícil tecer comentários a isto!
Tenta ter um bom fds e com muita calma...beijinho!

angelina disse...

querida Filipa bom fim de semana beijinhos angelina

Mae Princesa disse...

Não tenho palavras que te possam ajudar, mas tinha que te deixar um enorme beijo!

xanasofia disse...

E pena que mais uma vez aconteca o mesmo e que ele desperdice o que voces lhes dao, tudo......
vamos ver !!!!
Ele e que mais uma vez e que esta a decidir, depois nao se pode queixar!!!!
Deve ser muito ificil, nem imagino se a minha filha fosse assim , o que se faz ????
Bem....um grande beijo com muita paciencia,
xana

SimplesmenteUmaMãe disse...

Tenho acompanhado o vosso "dilema André" (não sei se será o termo mais correcto) mas não deixo comentário pois acho que não o devo fazer, é algo tão vosso que quem sou eu para opiniar.
Mas uma coisa te digo, é preciso muita coragem, força, amor e dedicação para agir como vocês o fazem, porque não é pelo facto de dar-mos tudo aos nossos filhos que os amamos mais ou menos, negar-lhes as coisas para que eles aprendam às suas custas, também é amar e acho que esse amor doi mais, acredito que vos doa muito certas atitudes que têm que ter com ele.
Já me excedi no comentário.

Beijinhos doces