>

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nós por Cá

Isto quando a maré está calma por estes lados, fico sem saber o que escrever, daí andar tão caladinha!!! lol

Mas pronto, vou-vos contar as "novidades:

Na segunda feira regressei à natação com os miúdos, para delírio da Rita (que está a adorar) e para tristeza do Di, que começa logo no balneário a implorar para irmos embora. Entrou dentro de água aos "urros" tendo desencadeado nos presentes (miúdos de um colégio) a necessidade de taparem os ouvidos, lol (sim porque o meu menino berra a plenos pulmões e com o eco da piscina ... só apetece mesmo é fugir).

Lá tentei acalmá-lo, mas mesmo depois de calmo, continuava a implorar para sair da água. Tirei-o algumas vezes, mas aí, já era ele que pedia para regressar, pois tinha muito frio cá fora.
Creio que este pouco à vontade do Di é normal, pelo que vou aguardar cerca de um mês, para ver se ele se adapta, e caso não consiga, não irei insistir na Natação, e tentarei colocá-lo numa escolinha de futebol (aqui na zona podem ingressar com 4 anos).

Eu andei muitos anos na natação, o André também, mas não é por isso que todos somos obrigados a gostar, certo?

Agora uma curiosidade. O André sempre foi viciado em Papas, com especial preferência para as papas Cerelac. Quando iniciei as papas á Rita, aquilo foi uma festa para o mais velho, que volta não volta atacava os pacotes a toda a velocidade. Contudo, a sua alegria durou pouco tempo, já que a Rita aos dois anos, começou a recusar comê-las, chegando ao extremo de nem sequer as querer provar.

O Diogo por sua vez adora papas!! Até há uns meses atrás tive bastante dificuldade em não lhe dar 2 papas por dia (um exagero), mas ele não prescindia da papa de manhã e à noite. Mesmo tendo jantado consideravelmente, a papa ao deitar não podia falhar :(((

Na passada semana, estava a Rita e o Di sentados à mesa para tomarem o pequeno almoço, e eis que oiço a Rita a explicar ao Di, que ele já não era um bébé, pelo que não podia comer papa, pois as papas eram para os bébés, e pior .... se ele não comesse fruta com casca (alertando que podia comer todas as cascas, à excepção da casca da banana (esquecendo-se que a do Kiwi, laranja e melão, entre outras, também poderão ser indigestas, lol)) a consequência seria os dentes não cairem e ter de ir ao dentista arrancá-los!!

O Di ficou por segundos apreensivo, e veio questionar-me se de facto a afirmação da irmã era verdadeira. Eu afirmei que sim, que os meninos tem de mastigar os alimentos e comer muita fruta para serem saudáveis, e que as papas eram para os bébés!!! A conversa ficou por ali!!
Á noite, como de costume, pergunto-lhe já esquecida da conversa matinal: Di queres uma papinha?

E lá vem ele com ar de homem grande, respondendo-me: Achas? Achas que eu sou um bebezinho? Eu não como mais papas!!!. Quero beber um copo de leite como a mana!!!

E foi assim, que o meu menino deixou de comer papas há já uma semana!!!

E sabem aqueles dias em que por um qualquer imprevisto chegamos a casa fora de horas e com as crianças a precisarem de se irem deitar, sem contudo as querermos excitar com a oferta de um jantar propriamente dito? Qual a solução? Uma papinha ... pois uma vez sem exemplo, e para facilitar, não faz mal!!!

Pois, mas parece que a partir de agora, tenho de estudar alternativas, pois a solução já não passa pela oferta de uma papinha ... afinal ele já não é um bébé!!

E é assim aos pouquinhos, que tomamos consciência que os bébés crescem demasiado depressa, e que aqueles rituais e objectos imprescindíveis quando temos um bébé em casa, tendem a desaparecer!!

Começámos por fazer desaparecer com o biberão, as fraldas, as xuchas e por fim, e no caso do Di ... as papas!!!

Será que vão ficar saudades? Definitivamente Não!!! Os filhos são encantadores, são o melhor que temos na vida, mas na minha modesta opinião, sinto-me nesta altura da vida, com a obrigação de ser muito mais do que Mãe!! A vida reserva-me outras tarefas, ocupações, missões que não passam exclusivamente por desempenhar somente o papel de Mãe!!!
Por isso ... aqui o estaminé está encerrado, cabendo-me fazer crescer as minhas crianças, e ver nascer com entusiasmo muitos mais sobrinhos (tenho mais uma sobrinha prestes a nascer), e aguardar pacificamente que muitos mais anos se passem, pois por essa altura, já estarei disponível para me babar com os netos!!!!
----------------------
Na terça-feira aqui na terriola o JI da Rita e a escola básica realizaram a Feira da Espiga!!

A minha mãe, eis que me pergunta: mas o Dia da Espiga não é a uma quinta-feira?

Eu, como sou complemente desligada destas datas festivas e de calendários, não soube explicar o porquê de ser a uma terça e não a uma quinta-feira. Só hoje, e após um telefonema do meu marido é que "se me fez luz" ... É que aqui no Concelho hoje é feriado, daí terem realizado a feira na terça-feira!!!!!!
Nada de grave ... não fosse eu hoje de manhã, ter mandado uma SMS à funcionária da Junta que de manhã vem buscar a Rita na carrinha, avisando-a que de manhã a Rita não iria à escola (desconhecendo por essa altura que era feriado e que não haveria escola). E isto porquê? Porque para além de ignorante, ontem a Rita baldou-se à escolinha (tal como hoje) e por isso, não fui avisada do encerramento da escola!!!! Ai que vergonha!!! Nota-se muito que ando com a cabeça no ar? Não pois não?? lol

No meio de tanta distracção ainda tive sorte, pois a Rita não quis ir de tarde, pois caso contrário, era verem-me frenética a tocar à campainha da escolinha, estando a escola encerrada!! Safei-me desse embaraço!!! Shame on me!!!

------------------

Estes dias têm sido calmos. Nem a minha mãe tem tido novos "problemas", nem o André tem dado notícias. Contudo, hoje mandou-me um SMS, pedindo desculpa por não ter dito mais nada, mas estava sem saldo no telemóvel, e perguntando como estava eu e os irmãos.

Liguei-lhe. Convidou-me a ir ter com ele por estes dias, para passear-mos um bocadinho ... denotando que com tanta disponibilidade continua sem fazer nenhum. Disse-me que ia ter com um amigo que trabalha numa churrasqueira, pois havia uma vaga e iria tentar a sorte (o que vale é que é o homem dos 7 ofícios)!!! Ao mesmo tempo lá me disse que ia ao Call Center onde já trabalhou pois já fizera 6 meses que tinha de lá saído, pelo que já poderia regressar!!! Ou seja ... pela conversa (mas só pela conversa) está a atacar em todas as frentes.

Passado uns minutos de termos acabado o telefonema, recebo outro SMS, em que ele me diz, que embora esteja a tentar outras soluções, queria-me pedir para que pedisse ao pai, para o deixar ir trabalhar para ao pé dele!!!! Não respondi, limitando-me a reencaminhar a SMS para o Pai.

Na altura em que o podia ter feito, não quis, agora que está tudo em crise, a cortar no pessoal é que ele queria entrar (e só por saber que agora não seria possível, é que ele diz que quer!!! Sabe-a toda, lol)!!!!

--------------------------

Entretanto, uns dias sem lhe pegar e outros sem o largar, eis que finalmente termino o Tapete de Trapilho.


O que acham? Eu acho que ficou engraçado, e a Rita gostou tanto que quer que lhe faça um grande com as cores do arco-iris!!!

Perguntaram-me como fazia, mas deixem-me que vos diga que eu não sou muito dada às manualidades. Eu bem me esforço, mas na verdade não tenho muito jeito. Sou demasiado bruta, para conseguir realizar trabalhos meticulosos, mas como este não me pareceu ser necessária muita técnica, aventurei-me. Comprei o trapilho ao Kg e a respectiva tela, cortei o trapilho todo em tiras de 10 cm e depois tira a tira, coloquei na tela, através de um simples nó!! Et voilá ... uma tapetinho todo catita!!!

Vá aventurem-se!!!

Beijinhos para todas!!!

9 comentários:

Nós os cinco disse...

Filipa por aqui as papas tambem funcionavam por vezes como um escape ao não fazer jantar!! Mas essa fase como todas. ja passou! Agora sabes o que funciona?? FLOCOS!! Pois é tem muita energia e fibra e faz bem na mesma, assim diz o meu filho mais velho!

O tapete esta mesmo muito giro, e facil de se fazer (digo eu)!!

Os meus filhos tambem numca quizeram natação!! Foram para o futebol a 4 anos é adoram, o senão é que quase todos os domingos la vou eu levar ou um ou outro a um campo de futebol, pois tem jogo! E se fosse natação não era nada assim!

Beijinhos e Felicidades

Paula Silva disse...

credo em cruz Filipa ..tem se ser assim tudo de repelão??? vou comentar aos bocados então á medida que leio
Se ela não quer a piscina não insistas ...há alturas para tudo e ele tem outras opções ..como dizes não podemos gostar todos do mesmo

Das papas ..és doida ou quê?? deixa o menino comer a papinha á vontade :-) eu ainda como e já casei .. lol

Paula Silva disse...

pois ..o André tem nova na manga ...espera-lhe pela volta

Paula Silva disse...

o tapete está lindo !! eu tenho 2 desses - um em cada casa banho e adoro! parabéns!
bjs e bom fim semana
paula

mamã da princesa disse...

Ontem cá também foi feriado!!!
E soube bem...
Quanto ao trapilho... não se tenho capacidade para isso... nunca vi fazer...

Já agora bom fim de semana!
Beijinhos

Lisa disse...

olá querida,

já tinha saudades de te ler :D
adorei o tapetinho!
bela ideia, hás de me dizer aonde compras o material e se é caro! :D
um super beijinho e bom fim de semana

p.s. tb dizem q n conseguem entrar no meu blogue
n entendo!?

Patricia disse...

O tapete está muito bonito... como é que o aprendeste a fazer? Eu acho que não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais...

em relação ao andré, pois, já nem sei que te diga, a não ser para teres fé nalguma coisa, e tentares acreditar que um dia ele vai mudar...

em relação ao di, eu também tenho uma fobia de água.... ainda hoje, com 25 anos, não consigo mergulhar sem tapar o nariz, e, no banho, não gosto de molhar a cara com o chuveiro... manias!

beijos

angelina disse...

òla Filipa o tapete esta bonito e a Rita tem razão em tambem querer um .lol se o Di tiver medo da agua eu penso que o melhor é não o forçar .é verdade que as crianças crescem tão rapido. um bom fim de semana beijinhos angelina

Liliana disse...

Olá Amiga

tudo bem com voces?
A semaninha foi animada, e a idas a nataçao têm sido uma aventura,lol, e claro que se o Di realmente nao gostar ninguem o pode obrigar, e como tu dizes existem mais desportos que possa fazer!
O tapete ficou lindo, gostei muito, agora aventura no do arco-iris para a Rita,lol....

Beijocas grandes

PS:Desapareceu a imagem de fundo do teu blog, ta tudo branco, cadÊ ela cadÊ,lol???