>

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Inscrições Vs Renovações


Fui ao Agrupamento de Escolas do Concelho, fazer a inscrição da Rita no 1º Ciclo e do Di no Jardim Infantil.

Quanto à Rita tenho (por imposição legal) de a inscrever na área de residência ou na área de trabalho dos pais, ou seja, tenho que me cingir à escola da área de residência que não tem serviço de almoços, nem prolongamento de horário nem actividades nas interrupções lectivas. Dizem-me que o problema das refeições fica resolvido pois a Junta de Freguesia assegura os almoços.


Esqueceu-se a senhora de alertar para o facto que para isso acontecer em vez de 1,47€ (valor que é cobrado pelas escolas que servem refeições) tenho que pagar 3,15€ pois é este o valor cobrado pela Junta, independentemente de se tratar de uma criança do pré-escolar ou do 1º ensino básico.

Mas agora, e porque já estou cansada de saber que tenho mau feitio, pergunto eu:

Não cabe ao Estado a construção de infraestruturas escolares que permitam aos pais poder deixar os seus filhos, para que possam trabalhar? Então se é, porque é que é o próprio Estado, que via Junta de Freguesia, que acaba por lucrar com a inexistência dessas mesmas infraestruturas?

Eu até compreendia que fosse uma qualquer instituição privada que se aproveitasse da falta de meios, agora o Estado ganhar dinheiro com as suas lacunas, com a sua inércia? Poupem-me!!!

Pior fiquei, quando a administrativa me diz que o ano passado, precisaram de transferir uns meninos para uma localidade onde a escola não assegurava alimentação, sendo essa alimentação prestada por uma instituição privada. Assim, os pais solicitaram à Câmara que realizasse um Protocolo com a dita instituição, para que não fossem lesados no valor das refeições. A Câmara avançou com o protocolo e as crianças comem ao preço praticado nas escolas publicas.

Ora se assim é, porque razão os meninos da minha terriola têm de comer a mais do dobro do que qualquer outro?

É uma bela pergunta para fazer ao responsável pelo pelouro da Educação da Câmara!!

Quanto ao Di, e porque o posso inscrever onde bem entenda, foi inscrito numa localidade próxima, num JI que será inaugurado no próximo ano lectivo, mas dificilmente terá vaga, pelo que o mais provável é ficar mais um ano em casa .... socorro!!!!

Entretanto, tenho um TPC. Construir uma história, para ser entregue à minha filha no Dia da Criança. O tema: A alimentação, calhando-me a mim escrever sobre os rabanetes!!! No comments!!!

10 comentários:

teresa disse...

Haja pachorra para entender estas coisas, sei lá!!!
Beijinhos

Lisa disse...

é anjos é rabanetes
tas tramada lolol
beijinhos querida e olha tentei te ligar hj mas n me atendeste ....

juizinho!

mamã da princesa disse...

É mesmo ridiculo e vergonhoso o que se passa na Educação deste país!!!
Não era a Educação a prioridade do governo?! (Também já não sei se era deste!!)

Quanto aos rabanetes... tive de me rir!
Não deve ser nada fácil! Ah!ah!ah!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olha que tema tão interessante para escrever uma composição ahahhaha olha nem sei que dizer ... Boa sorte Lololol

Jokinhas

Eli

Eu e o meu Pintas

Mae Princesa disse...

Bem, estive a ver as novidades todas...Quanto ao post do André, sem comentários possiveis amiga...A sério! Viver com um homem que desconhece...Acho que ele vai apanhar um valente susto, que talvez lhe sirva de emenda! Quanto à vizinha, não sei como ainda não lhe foste bater à porta, isso com o calor agora é ainda mais nojento!
Essa das inscrições da escola, é o fim...Passei pelo mesmo! O andré só entrou aos 5, mas antes andou numa IPSS, não consegues nenhuma para o Diogo?
Beijocas grandes e muita força que bem precisas!

Silvia disse...

Realmente sem comentários....
Rabanetes lol!
Bjokas.

Susana Pina disse...

Rabanetes??? lol...

Infelizmente é o Paìs que temos, até na alimantação escolar tem que haver diferenças...é revoltante.

Bj grande
susana

Raquel Alabaça disse...

Na minha terriola também é assim. Devem julgar que os pais saiem do trabalhos às 16h e claro que têm 2h de almoço q dê p ir buscar os filhos p almoçar a casa e prolongamento sabem lá o que é, o ATL fecha às 19h para mim continua a não dar.
Perto do trabalho eu optei por não fazer porque se acontece alguma coisa ou fico doente, não faz sentido estarem tão longe de casa.
Não tive outro remédio se não largar a nota e pô-la no colégio, se um dia tiver mais um filhote tenho que pensar muito bem.
Mas sabes, acho que faço mal em ser assim, se barafustasse eu masi alguns pais o Estado teria que se mexer. digo eu...

Bjs

ANA disse...

Tenho andado afastada e já não vinha ver o teu blog há algum tempo e está um ESPECTÁCULO, super lindo.
Bjs.

Tudo o que eu sonhei! disse...

Olá Filipa, como estás?
Espero que o Di tenha vaga este ano...
Beijinhos e boa semana