>

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dele

E como seria de esperar lá fui eu de novo.

Deixei os pequenitos com a minha mãe, para os preservar de assistirem a conversas menos próprias para a sua idade.

Encontrei-me com o André a porta da casa da namorada, e qual não é o meu espanto, quando o vejo chegar com ela. Mais uma vez a falta de bom senso do André imperou, o que me obrigou à ingrata situação, de ter de pedir desculpa à miúda, e explicar-lhe que realmente me desloquei e deixei os pequeninos com a minha mãe afim de estar à sós com ele. Torceu o nariz mas lá regressou para casa.

Fui então almoçar com o André, e aproveitámos para estar á conversa.

Mostra-se arrependido de não ter dado ouvidos aos nossos alertas e conselhos. Sente-se revoltado pelo facto de ver que tem muitos amigos e amigas que com a mesma idade já estão a entrar na faculdade e alguns deles até já circulam ao volante de um automóvel. O André revela ter vergonha das parcas habilitações que têm, e triste e decepcionado por verificar que muitas portas se fecham, atendendo ao facto de ter tão poucos estudos.

Como mãe, e tendo em conta o seu percurso de vida, e a sua idade, não me cabe estar a ralhar-lhe, pois chateado já ele anda, pelo que não vale a pena estar a sempre a dizer-lhe: eu bem te avisei!!!. Baixa auto-estima já ele tem, pelo que se pretendo ajudá-lo, tenho de tenhar dar-lhe motivação e fazer com que se mexa.

Diz ter muita vontade de estudar, mas está consciente que agora já não tem a hipótese que durante muitos anos lhe proporcionámos ... a de só estudar!! Foram muitos anos de oportunidades desperdiçadas, pelo que agora, detentor da tão ansiada liberdade, que fez questão de ter, e que pelos vistos pouca felicidade lhe tem trazido, terá naturalmente de a sustentar. Sim porque isto de ser independente não é só sê-lo!!!!

Não querendo ralhar, foi impossível não o questionar sobre que medidas toma actualmente, para inverter o seu percurso de vida, pelo que lhe perguntei como pensa ele trabalhar e/ou estudar fechado em casa da namorada? será que espera que as oportunidades lhe batam à porta?

Respondeu-me que já se inscrevera em inúmeras empresas de recrutamento de pessoal e que não o chamam. Mas se assim é, e já que tem todo o dia livre, porque não circula ele nas grandes superficies comerciais afim de se inscrever logo que surja uma oportunidade? Porque não tenta marcar a diferença e não vai semanalmente perguntar aos locais onde se inscreveu, se de facto ainda não há nada? Ele tem de ser pro-activo, e marcar a diferença em relação aos restantes candidatos, e já que não o consegue fazer pelo curriculum e pelas habilitações, há que tentar mostrar força e determinação em arranjar um emprego (digo eu). Sei que esta solução, pode ou não surtir efeito, pois estou consciente que é muito dificil, mas também sei que em casa é que não aparece nada.

Disse-me que realmente queria era estudar, para concluir o 6º ano, pois aí poderia ingressar no exército, entrar em cursos de formação para ir estudando e conseguir fazer o 12º ano. (está cheio de boas intenções, o pior é concretizá-las ... é que isso dá trabalho!!!!)

Mas se assim é o que já fizeste para concretizar isso?, perguntei.
Já me inscrevi no Centro de Novas Oportunidades e também não me chamam!!!
Mas há quanto tempo? retorqui
Há uns meses!!!

Caramba, mas se já se inscreveu há meses e não o chamam, com tanto tempo livre, porque não vai ele questionar o porquê de tanta demora, e manifestar uma necessidade urgente de ingressar num curso?

Encolheu os ombros, o que me fez pegar-lhe pelo braço, "metê-lo no carro, e irmos ao Centro das Novas Oportunidades, pedir "justificações"!! A bem da verdade eu queria mesmo era ter a certeza de que ele se inscrevera (tenho que ter sempre presente que infelizmente é mentiroso compulsivo)!!

Quando pergunto à funcionária se me pode dizer em que data ele se inscreveu, e a vejo andar de volta dos processos sem encontrar o do André, fiquei deveras convencida que a inscrição era mais uma "estória" inventada por ele, estando eu a fazer papel de parva, e ele assistindo como já tantas vezes fez, impávido e sereno mostrando grande convicção na mentira que lhe convinha "alimentar"!!

Felizmente estava engana, o processo dele estava "agarrado" ao de outro candidato, e por isso escondido. Menos mal. Aleluia, no dia 19 de Março inscreveu-se, não tendo ainda sido chamado.

Fiquei com os contactos da empresa que está a gerir os cursos, afim de saber quanto tempo prevêm de espera!!!

Contudo, e porque infelizmente temos de atacar em várias frentes, fui com ele a uma escola que também tem Novas Oportunidades. Após uma longa espera (e os meus filhos pequenos sem mim) lá fomos atendidos.

Informaram-nos quais as alternativas para o caso dele, tendo ele optado pelo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), módulo este vocacionado para aproveitar a experiência de vida do formando, em diferentes contextos como a vida pessoal, social e profissional.

Segundo a técnica não será necessário ele ter de estudar qualquer matéria especifica, tendo sim, de realizar uma autobiografia (que o André ignorantemente pensa copiar da do pai da namorada, lol) e apresentá-la perante juri (os formadores e um elemento externo), tendo somente de comparecer na escola cerca de dois dias por semana, durante 2 horas!!!

Ficou inscrito, mas o curso está previsto somente para Setembro (o que é mau). Por isso, ele ficou de ir a outras escolas afim de se informar se não haverá um curso a iniciar mais brevemente.

Falou-me também, que gostava muito de tirar a carta de condução ,e que o dono da escola da localidade já está cansado de lhe dizer para ele ir assistindo às aulas, mesmo não tendo dinheiro para formalizar a inscrição, pois pelo menos, estava ocupado e alguma coisa ia "ficando".

Disse-me que tinha vergonha de ir para lá sem ter pago.

Epá, eu também teria sou franca, mas não pude deixar de lhe dizer, que vergonha é o que ele tem feito ao longo dos anos, e não foi por vergonha que o deixou de fazer, pelo que, em meu entender, e já que não foi ele que pediu, mas sim o dono da escola que se voluntariou para lhe proporcionar essa facilidade, que deveria aceitar, pois assim aproveitava o tempo livre que agora tem. Como pensa ele depois (se é que as suas intenções são verdadeiras) fazer tudo ao mesmo tempo? É que estudar e trabalhar não é fácil (e eu que o diga), pelo que depois ainda ter tempo para assistir a aulas de código, será mais dificil.

Depois lá fui com ele ao encontro dos irmãos e da avó (eles não se falavam, mas eu lá tive a fazer uma acção de sensibilização e a conversa lá teve inicio). Contudo, e na presença da avó, alertei o André que falar com a avó não é pensar que ela tem obrigação de o sustentar e de lhe aparar os golpes, pelo que se eu sei, que ele tenta extorquir-lhe dinheiro, quem se chateia serei eu.

Fomos às compras todos juntos, e o André lá levou jantar, e ficou com um saco de bens de primeira necessidade que a avó, com o meu consentimento lhe quis dar.

Alertei-o ainda que enquanto não tem emprego, que ao menos seria mais proveitoso, ir ter com os avós paternos e passar o dia com eles, pois assim sempre estava acompanhado, não estaria tentado a fazer disparates, e pelo menos alimentava-se, pois para todos os efeitos temos de nos alimentar para nos mantermos vivos e com genica para levar a vida para a frente. (eu quero é que ele esteja de baixo de olho e com poucas horas de inactividade, que em mentes como a dele, são aproveitados para fazer asneiras)

Hoje, pela manhã recebo a seguinte sms:

Mãe, a partir de hoje vou-me mesmo esforçar para ter uma vida melhor. Estou farto de andar a marcar passo. Hoje vou à escola de condução e amanhã vou à tal escola para ver do RVCC.

PS - O emprego que o G tinha em vista para o André era numa oficina de automóveis (mais uma, lol). Mas o senhor agora tem lá um amigo durante uns dias, mas ficou de contactar o G quando precisasse, o que se prevê a curto prazo.
PS2 - No meio desta desgraça, ontem constatei que a minha renda baixou mais 108,00€. Estranhei, pois tenho a taxa indexada a 6 meses, e a ultima revisão foi somente há 3 meses!!! Não percebo o porquê da revisão nesta altura ... mas que dá jeito lá isso dá!!!!
PS3 - O contínuo da escola onde fomos, tem de preencher um papel com o nome dos "visitantes". dei-lhe o meu nome e do André. Depois o contínuo telefona para a secretaria para avisar que havia visitantes para obter informações e eis que diz: tenho aqui dois jovens irmãos que gostariam de obter informações !!!! Ainda deu origem a uns minutinhos de conversa, e risota, pois o senhor não queria acreditar que não eramos irmãos, mas sim mãe e filho!!!! (oh pra mim toda convencida!!!lol)
PS4 - MUITO OBRIGADO PELAS VOSSAS PALAVRAS DE APOIO E CARINHO. BEIJINHO GRANDEEEEEEEEEEEEEEE PARA TODAS!!!!!!!

20 comentários:

Paula Silva disse...

nem sabes como estou contente orgulhosa de ti! é muito boa ma~e Filpa , não te arrependas de nada
de ontem para hoje noto que estás muito mais feliz. estás no bom caminho .não dar o peixe mas sim ensinar a pescar
por acaso ia sugerir isso do RVCC mas ainda bem que já vão por aí. O paulo tb anda a tirar. a da prestação ..não será um anjinho kk a dizer pega lá de compensação para dar kk coisinha ao André?? Lololllll ..ele há coisas não há?
Mil beijos e um grande xi-coração para ti
paula
ps. é o k faz engravidar novinha (sua maria de quem não parte um prato) lolol passas por irmã

Ana Fundo disse...

Olá,
Só recentemente tive conhecimento do teu blog, e tenho lido os teus ultimos post´s. Realmente és uma Mãe coragem e estou de acordo contigo com as coisas que tens dito.
Um beijinho cheio de Força e pode ser que seja desta que o André faça algo pelo futuro dele.
Ana

alexandra cardoso disse...

Olá Filipa,

Que todos estes males sejam dos que vêm por bem...e signifiquem a curto prazo o despertar do André para um melhor e bom caminho...
E (já agora) tente sensibilizar o seu marido (mais uma vez ok!...já imagino), tente "amacia-lo"(para o papel que ele representa na vida do André não deveria ser necessário, mas prontos!!!!...afinal depois de tanto temporal, mais um pequeno esforço pelo bem estar e união da vossa família não fará grande estrago num coração já preparado para estas contrariedades, verdade??)
Tente faze-lo aceitar k ainda há esperança para o André e para vós enquanto familia de 5 elementos...da minha parte fico a torçer para que as coisas se vão endireitando, para que o André vos dê alguma "folga" e para que o vosso projecto familia 2 + 3 = 1 seja viável...

Agradar a todos é difícil, senão mm impossivel, mas neste enredo o seu papel é o principal, a Filipa terá sempre que representar o elo de ligação, estabelecer a ponte entre os dois opostos...na minha opinião deverá faze-lo de forma a que não se magoem, a que não se percam + coisas boas, a que não prejudique a sua relação (ou pelo menos que mexa o menos possivel), tente mostrar que todos têm que ceder e dar um bocadinho para que seja possivel acontecer... eu quero crer que o seu marido (ainda k não o demonstre) gosta do filho, k lhe ker bem....pode até tentar mascarar esse sentimento e estar revoltado, mas não acredito k não lhe vá dar uma oportunidade, k não lhe estenda a mão....qto aos avós paternos do André... para que não se criem mais "montros" vamos desejar que o tempo se encarregue de lhes mostrar que foram malvados, insensíveis... ás vezes a vida dá mtas voltas...kem sabe um dia não terão k provar do próprio egoísmo e sentir na pele o k é a indiferença e a humilhação...

Um abraço de esperança....

Alexandra Cardoso

mamã da princesa disse...

Boa!
Fico feliz que as coisas se encaminhem, de novo...
Espero que os próximos tempos sejam de calmaria aí por essas bandas!

E sabem sempre bem ver a prestação da casa baixar... eu que o diga, que este mês a minha tb baixou...

Beijinhos

Fernanda disse...

Olá
Fiquei muito feliz por ver que a "conversa" e esse encontro com o seu André, irá dar "bons frutos"!
Decerto que o André até é bom rapazinho... teve foi "azar" ao iniciar aquela idade em que os adolecentes(alguns, é claro) pensam que a vida é fácil. Mas... agora há que arregaçar as mangas e ajudar esse jovem.
Também sou mãe (Pedro com 31 anos) e avó ( Diana e Pedro), embora nunca tenha passado por a sua situação.
Aguardo boas noticías e tenho pena de estar longe.
Bjs

Ana Guida disse...

filipa, espero mesmo k desta vez ele esteja a ser sincero e queira realmente dar uma volta a vida dele!! seria mesmo optimo se ele fizesse o 6º ano e fosse pr o exercito!! bjs e td de bom pr ti!*

pedradababy disse...

Epá. Ando mesmo atrofiada das ideias. Deixei o último comentário no post errado. Consequências de não ter tanto tempo para andar a ler os blogues e ter que ler um a série de dias de uma só vez hehehehe mas tu percebeste para que post era esse comentário não foi????
Olha, acho que seguiste o teu coração de mãe e conseguiste achar a maneira certa de ajudar sem dar em damasia. Vês??? Tudo se compõe. Até o maridão já está a fazer a parte dele.
Em relação ao que me perguntaste, o meu só está na lj onde estou (temos duas e eu fico numa e ele noutra) aos domingos, por isso dá mesmo certo. SEria bom, um dia que pudessem vir em passeio visitar-nos e podermos acertar tudo. Ele ver desenhos e assim...
Vejam como dá mais jeito. De qualquer maneira tens o meu email. Fica à vontade para qualquer dúvida que tenhas. Beijonho grande

Pipoca disse...

Filipa,

Espero do fundo do coração que as coisas se comecem a encaminhar e que a vida do André tome o rumo certo o mais breve possível.
Acredito que com a ajuda de uma Mãe como tu, ele ganhe força e preserverança para seguir em frente nos seus projectos.
Um beijinho,

Filipa

Anónimo disse...

Ena!!!Isto e que e um post.Lol

Olha,para ser franca,fiquei de coracao cheio.
Posso estar errada mas pela tua escrita,parece-me que estas bem mais feliz.

Gostei de saber que o Andre esta finalmente a tentar dar um rumo melhor a vida.
ESpero sinceramente que ele consiga. MESMO,MESMO!

Fogo Filipa,tu es uma GRANDE MAE,es mesmo....Gosto de ti amiga.Tens um bom coracao.

Beijinhos e um grande abraco.

Anónimo disse...

Ah,obrigada por me teres dito acerca do post da "pedradababy". Eu ja sabia.Era quando o meu blog esta privatizado .Eu pensei que ela tinha convite mas afinal,nao tinha:(
Resolvemos logo o assunto ...:)
Beijocas

gabriela disse...

Olá Filipa.
O coração de mãe falou mais alto e ainda bem,será que o André se cansou dessa vida? Deus queira que sim pois está sempre a tempo de mudar.
Quanto a esse processo das novas oportunidades eu já fiz e não custou nada, eu só tinha a antiga 4ªclasse e propus-me para o 9ºconsegui agora ando a aprender Inglês para ir para o 12ºano já estou matriculada desde hoje etenho já a reunião dia 25 de junho, o que quer dizer que vai ser breve.
Desejo muita sorte ao André e para a mãe que é uma super mãe.
Beijinho

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

OLÁ QUERIDA FILIPA,
FIQUEI FELIZ COM ESTE TEU POST.
ESPERO QUE O ANDRE CONSIGA SUPERAR ESTA MÁ FASE E ESPERO QUE TU CONSIGAS AGUENTAR TODA ESTA PRESSAO!!!
AFINAL SOMOS MAES..OS FILHOS SAO A NOSSA CARNE O NOSSO SANGUE...
SEI QUE É PRECISO ORIENTÃ.LOS E NÃO DEIXA-LOS FAZER TUDO...MAS ABANDONÁ-LOS ISSO NÃO, NÃO É???
MUITA FORÇA MUITA CORAGEM....TU VAIS CONSEGUIr!!!
MIL BEIJINHUSSSSSSSSSSS

Nós os cinco disse...

Oh Filipa tu tens um coração do tamanho do mundo...temara que seja desta que o teu André siga um bom caminho!!!

E a Foto dos Tres esta linda linda!!!

Com que então...eras a mana!! Ai Vaidosa!

Noc@s disse...

És incrível, já te disse isto não já!??!?!? Mas é que não tenho mais palavras.
Uma beijoca grande.

Susana Pina disse...

Bem...espero que desta ela tome jeito e se aplique direitinho...
Uma beijoca grande
susana

Anónimo disse...

Olá Filipa
Espero que desta vez o André tenha crescido e aprendido que sem esforço não se consegue nada na vida. Espero do fundo do coração tudo de bom para ele como para os meus filhotes.
Beijos grandes

Sfaria e as Estrelinhas.

PS: Uma MÃE é sempre uma MÃE até ao fim do mundo, não há nada mais forte do que isso.

Isa Maria disse...

vi este teu texto e nem saes o ná que me deu na garganta. Se quiseres, lê-me e compreemnderás o seu porquê. fica bem. Volatrei na certa para te ler pois gostei.
jinhos meus

isamar

teresa disse...

Que tudo corra pelo melhor!
Beijos e bom fim de semana. Para os teus piolhos lindos um xiiii, que gozem o dia da criança da melhor maneira

Unknown disse...

Passei para te dar uma forcinha nessas tuas andanças e um beijinho grande ;)
goza bem este domingo!

luxas disse...

Ola Filipa desculpa a invasão, ao ler os teus posts, axava mesmo k estava a ler a historia de um primo k tenho, mas com uma pequena grande diferença. Tu és uma super mãe !!!

Serás sempre agradecida por isso, o teu filho vai crescer e ser um Homem de verdade disso não tenho duvidas e vai olhar para traz e ver que tu foste uma super mãe. Os meus parabens és uma exemplo a seguir. O teu amor de mãe é surpreendente.

Um beijo especial