>

domingo, 24 de maio de 2009

Caracóis

Depois de termos passado o sabádo e a manhã de domingo em casa, decidimos após o almoço de ontem, irmos dar um passeio aqui pela terriola. Fomos até ao café, e de regresso, lembrámo-nos de ir a casa buscar um saco, para apanharmos caracóis.

E foi assim, literalmente de rabo para o ar, que eu e os miúdos nos entertemos o resto da tarde, enquanto o pai, ficava em casa a ver o Giro de Itália.

Após termos apanhado uma quantia considerável destes bichinhos, regressámos a casa, estando os miúdos cansados e eu mortinha para saborear os belos caracóis, que hoje, e pela primeira vez, tinham a particularidade de terem sido apanhados por mim e pelos filhotes!!

O G cheio de boa vontade, disponibilizou-se para os cozinhar, pois apercebeu-se que toda eu estava cheia de comichões, e assim um bocadinho para o enojada com a baba dos caracois, lol!!!

Lavou-os em várias águas e pô-los em lume brando para que ficassem todos saídos para fora, colocando de seguida os temperos. Passado uns breves minutos, já cheirava a caracóis e a oregãos, estando eu a postos para ferrar o dente e degustar o belo do petisco.

Caracois na travessa e vamos todos gulosos para a mesa!!!

São servidos?????




Vá lá, não se acanhem ... têm a certeza que não querem? a certeza absoluta?
Pois fazem vocês muito bem, pois aqui os nossos caracóis estavam tão ... mas tão ... intragáveis que ninguém os conseguiu comer!!!!!
Bhlec!!! Sabiam a erva, eram agrestes e tinham brinde .... umas pedras ou areias, ou lá que era aquilo.
Rimo-nos que nem uns perdidos, com a cara que cada um de nós fez a provar tal "delicia", interrogámo-nos do porquê de inédita ocorrência, sem saber justificar (será que ficaram mal lavados? ou será que por não serem de estufa têm este pavoroso sabor??)
Lá bom aspecto tinham eles .... mas o sabor era mesmo terrível!!! Agora imaginem eu a salivar e a ter que deitar o "petisco" para o lixo!!! Ai que até deu dó!!!!
Para me consolar, o meu marido ficou de me trazer no próximo sabado uns bons exemplares, mas já cozinhados, para eu matar os desejos!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois realmente é melhor comeres os que já vêm cozinhados, não tens de andar de cu no ar e não corres o risco de pôr o petisco no lixo ehehhehe

As saudades que eu tenho de uns caracois snifff aqui na zona ninguem come :(

Jokinhas

Eli

Eu e o meu Pintas

Anónimo disse...

Looooooooooooooool ai o que eu m ri....
Ai rapariga,tu es demais..ahahahah

Beijinhos babados...eheheh

Paula Silva disse...

ai jasussssssss até me dava volta á barriga só de imaginar :-(((
lololllllllllll

Nós os cinco disse...

Oi
Engraçado tambem falei hoje em caracois no meu blog..vai ser o jantar!!!
Eu sou doidinha por caracois! Venham eles

Unknown disse...

Ola Filipa
Que bela anventura lol
Mas sabes que como mulher com raizes no campo, principalmente da tua zona, explico-te que os caracóis assim apanhados no campo nunca podem ser comidos no dia. Têm de ficar dentro de qualquer coisa, vários dias, para limparem todas essas coisas que te souberam tão mal. E só ao fim desse tempo, aí sim, podem ser cozinhados e deliciados. ;) Pelo menos é assim que vejo o meu pai fazer ha anos, qd apanha ou nos dão, caracóis.

Para a próxima, já sabes!!

Bjhssssss
Susana