>

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Estou FARTA


O telefone toca ... é a minha mãe.

Comunica-me que o André lhe ligara ontem e hoje, pedindo-lhe que realiza-se ela a chamada para o telélé do amigo, pois era urgente (o costume).

Ela lá ligou. Então o André mais uma vez, queria que ela lhe desse agora 100,00€. Alegou que os amigos regressam hoje a Portugal (???) e que sem dinheiro ele não pode regressar ficando lá sozinho!!!

A avó disse que não dava, que estava farta de lhe dizer que não lhe pedisse mais dinheiro, que fizesse de conta que ela tinha morrido (coisas à minha mãe) e que estava farta das coisas dele, e que ele estava por conta própria, e blá, blá, blá!!!

Eu ouvi isto e colocou-se-me a seguinte interrogação:

Então se eles foram de carro, e ele já tinha ido sem dinheiro, porque é que não pode voltar nas mesmas condições? Não estou a querer dizer que tenham que ser os amigos a suportar as despesas dele (se bem que é isso que tem acontecido) mas se os outros vêm no carro, porque é que o facto de ele não ter dinheiro o colocaria sozinho em França enquanto os outros regressam?

Estranho!!!

Se eles tivessem ido de camioneta, compreendo que a esta altura já não tivessem dinheiro suficiente para comprar os 4 bilhetes, mas se os outros vêm no carro, porque é que ele não pode vir também? Mais uma vez, o outro (o "amigo" e dono do carro) veio ao telefone tentar convencer a minha mãe, mas esta, alegou que o responsável moral por ele ficar em França, é dele (do amigo) já que aceitou levá-lo sabendo que ele ia sem dinheiro!!!

A minha mãe pede assim ao André para não lhe ligar, dizendo-lhe que não quer saber, pois já o tem mandado para o raio que o parta, mas nunca o mandou para França (lol) e por isso, ele que fique no meio do monte .... e eis que ele, danado com o irredutibilidade da avó, e em desepero de causa diz-lhe gritando que "não posso cá ficar, já não cago há 4 dias"!!!

Opá, isto já não é uma novela mexicana, mas sim uma comédia!!! Confesso que não sei se é de nervos, mas hoje só me dá para rir!!!

Entretanto a minha mãe interroga-se porque é que ele não liga para mim a fazer estes pedidos. Ele já sabe que dinheiro eu não dou. Mas afinal enganámo-nos, ele à pouco mandou SMS a dizer para lhe ligar, pois levou a "banhada" em França e vai ficar sozinho!!!

O que é que eu fiz? Desliguei o telemóvel (shame on me) mas sinceramente não tenho pachorra para estas histórias. Isto já enjoa, e antes que lhe diga para apanhar boleia do Armando (um bocadinho a pé, um bocadinho andando) optei por desligar o telemóvel, antes que ao ouvi-lo contar-me a história da carochinha me ponha a caminho com os putos e o vá buscar pelos cabelos!!!!

Ai, sinto-me como se tivesse entrado num qualquer manicómio, mas sem descobrir em que ala, me internaram!!! É que a brincar a brincar, eu já digo o que não quero, não digo o que quero, e já ando a por o acucareiro no frigorifico!!!!
O que é que eu faço a este gajo?

PS - Anocas, o G é que tinha razão. As saudades de sábado eram o capítulo 1. O capítulo 2 era pedir dinheiro, e mais uma vez ele acertou!

27 comentários:

Paula Silva disse...

pois Filipa tal e qual como tb disse ..agora chora pra o ir buscar ...ora ora sabes o que em apetece dizer : vá dar banho ao cão menino André ..sorry
que saga a tua amiga ..
bjs

Elisabete disse...

Olá, Tia Filipa, eu já nem digo nada porque sim, tens razão, parece uma telenovela mexicana ou uma tragédia grega, daquelas que não sabemos se havemos de rir ou chorar.
És mãe e a um filho nós ajudamos, amparamos, aconselhamos, mimamos e perdoamos tudo.
Mas o André já tem 18 anos, apesar da cabecinha dele não ser ainda muito adulta, mas há k ter esperança e acreditar que um dia ele cresce.
Fizeste bem. Se foi pra lá sem dinheiro, tb há-de conseguir voltar da mesma forma, ou ter de lá trabalhar para voltar, se os amigos vierem.
Eu não desligava o tlm...porque sp ía sabendo se o André tentava contactar-te ou não.
Olha, kerida amiga, já sei sei mais k te dizer.
Tem calma, força e qualquer coisa, sabes onde estou
Beijocas de nóis 3!

Filho para sempre disse...

Olá Filipa,
Não sei o que dizer, nem me atrevo a opinar! Que grande confusão ...
Espero que a tua mãe mantenha também a posição de não o "ajudar" desta vez...quam sabe assim ele percebe que a vida é dificil e muito dura.
Sorte para ti...imagino que tenhas o coração apertadinho.
Um beijo
Sérgio

anocas disse...

Querida amiga...no meio de toda esta novela, semi ridícula, semi dramática, nem consigo imaginar sequer de perto o que vai no teu coração!!!
A augustia que esta situação te trás parece que vai ser interminável!! São "umas atrás das outras"!!
Infelizmente ele revela-se cada vez mais um "belo malandro", até já andava a preparar terreno para amaciar o pai!!
Espero sinceramente que a tua mãe não "te moa mais o juízo" e não lhe mande o dinheiro. Ele tem que ter noção das consequências dos actos dele.
Força!!!

Anónimo disse...

Fogo eu até fico com medo que o meu filho cresça nika-se :)
Tenho uma amiga que tb tá com N problemas com o filho de 17 anos e realmente entendo que estejas Farta, quem é que no seu perfeito juizo não estaria... espero que tudo se resolva da melhor maneira.

Boa sorte!!!

Jokinhas

Eli

Eu e o meu Pintas

mamã da princesa disse...

Olá!
Agora é que não digo nada!
Mas pensei... se não tinha romming como te telefonou do tlm dele? E agora ligou á avó do tlm do amigo?
Se foi com os amigos à boleia também podia vir e quando cá chegasse pagava-lhe... será que foi mesmo para França?
Desculpa estas minhas interrogações, certamente foi pior para ti!!!
Mas também não sei se conseguia desligar o tlm...
Deves de andar completamente, desculpa o termo, maluquinha da cabeça, pois para meter a açucareira no frigorifico... mas com todo este "balancé" não é para menos!
Espero que esta angustia se acabe rapidinho, para ti!

Beijinhos

Nós os cinco disse...

Ola Filipa...não sei o que te dizer, acredito que se por um lado estas satisfeita de teres desligado o telemovel, por outro estas em duvida se o deverias ter feito?! E de coração apertadinho, pois afinal o André é teu filho, por mais disparates,que faça...não o deixa de ser!
Mas Se ele foi sozinho, sem dinheiro, tambem o pode fazer para voltar, da minha parte deixo um abraço apertadinho a uma GRANDE MÂE!
Coragem!

Mamã e Tesourinhos disse...

Nem sei que te diga, mas que a história está um pouco mal contada, lá isso está... foram os 4 e agora não podem vir todos???

Fica bem.
Bjs.

O meu tesouro disse...

ola,nem sei o que diga,ser mae e duro e espero nao ter que passar por isso
Deus te ajude minha linda,porque ninguem e capaz de imaginar o que vai dentro de ti,
muita forca bjokas

As Minhas Pinxesas disse...

Sinceramente nem sei que dizer.
Beijinhos e força. não sei como tens aguentado tanta coisa.
Que raio sina a tua.

Xana

Anónimo disse...

Tal como disse no comentario anterior: Sera que ele foi mesmo para Franca?
Voces sabem para que terra? A trabalhar para que empresa?

Para mim,ele ta mas e algures a "curtir" uns diazitos e agora precisa de dinheiro para seja la o que for.

Os amigos sao piores que ele.:(
Ca para mim ja tinham isto tudo "alinhavado" pois eles sabem que o Andre consegue sempre dinheiro da avo:s

Em relacao ao desligar o tlm,nao sei se seria capaz.

E ao voltar para POrtugal,e mesmo como tu dizes.Se foi com eles sem dinheiro,porque nao pode voltar sem dinheiro?Qual e a diferenca?
Ele sabe e muito...

E ja agora...acucar fresquinho deve ser..hummm...errrr...estranho!?looool

Beijinhos linda e ja agora se o Andre estiver a dizer a verdade,espero que lhe abra os olhos.Nem que seja so um cadinho.

Lisa disse...

Amiga, eu sei q custa, mas por mais que pareça cruel a minha opnião, eu simplesmente desligava a ficha ... ele é maior e vacinado. se é metido a adulto para tomar as suas proprias decisoes ... tb é para arcar com as consequencias!
e tenho dito, se precisares do meu colinho .... estou aqui
domingo?!
bjinhos

Ângela Vieira disse...

Olá!
Ai Filipa...complicado...
As histórias do André realmente "cheiram" sempre mal...
É tudo muito confuso...digno de uma novela sim!

Por um lado penso que ele é um mentiroso e não merece a tua preocupação...por outro não sei se teria coragem de não o ajudar...
Mas isto é a minha opinião pois hoje olho para o meu bebé e não me imagino a viver sem ele...espero um dia não passar por algo nem tão pouco parecido...

Força!
Beijocas com muito carinho.

Liliana disse...

So sei e que no meio desta novela toda quem mais sofre es tu minha querida, e nao merecias nada passar por isto Amiga...

Beijinho enorme cheio de amizade e carinho

Anónimo disse...

bom dia Filipa um beijinho enorme angelina

Anónimo disse...

Bom dia, esta história realmente está muito mal contada. Mas eu sei que com a tua coragem, por muito que te custe, tu vais tomas a decisão certa.
Custa muito ter que desligar o telemóvel (eu não sei se conseguiria), mas se calhar foi a forma que tu encontras-te para conseguir reagir e eu nem "discuto" uma coisa dessas.
Um beijinho muito grande cheio de coragem e força.
Arminda Pereira

sotto le stelle disse...

Aiga quanto ao André, desculpa-me porque sei o que sentes como mãe, mas sinceramente partilho da tua opinião, e não tens que ter vergonha de ter desliado o telemóvel, provavelmente faria o mesmo, aliás, fi-lo com minha unica irmã já falecida:(

Compreendo perfeitamente que estejas farta, eu quando nasceram os meninos, optei por protejer os meus 2 anjinhos, que não têm culpa de terem sido colocados no mundo, e estava tão farta da insensibildade da minha própria irmã, que só falava com ela, nos últimos anos, em assuntos relacionados apenas, com os meninos:(
Não te vou dizer que não sofria, ou que não tinha pena de não conseguir mudar a situação dela, mas cheguei á riste conclusão, que nada podia fazer, se ela própria não o queria:(

Beijinhos cheios de carinho e muita força para ti:)

Unknown disse...

Querida filipa,
Mais uma vez te vemos como o coração nas mãos e ficamos também preocupadas. Efectivamente toda esta história do André é estranhíssima e deixa-nos a pensar se ele estará mesmo em França ou se estará mesmo a passar pelas dificuldades que enumera.
Penso que realmente fazes bem em não lhe enviar qualquer dinheiro e espero que a tua mãe mantenha também essa postura, pois o andré precisa de crescer e aprender umas boas lições.

Um beijinho de força,
Susana

Susana Pina disse...

Ai! Filipa, não é para menos...nem em França ele te dá sossego.
Mesmo que te queira ajudar a dar conselhos, eu não sou mãe como sabes e nem sei mesmo como deves ou podes proceder...é muito complicado.
Espero que te acalmes amiga, e que ele ganhe juízo que tem idade para isso.
Bj grande
susana

Mónica disse...

Olá Filipa,
comecei a ler o teu blog ontem e só consegui acabar agora. Já é digno da publicação como livro.
Não quis terminar a leitura, sem comentar. Eu sou professora e trabalho numa instituição que recebe muitos jovens como o André. Sobretudo enquanto directora de turma, já tive contacto com muitos pais na mesma situação. Uns mais desesperados que outros. Por isso, não quis deixar de te dar os parabéns pela forma coerente como tens lidado com a situação. Parece-me, como vocês próprios concordam, que o grande problema é mesmo a tua mãe, que ora lhe dá todas as abébias e mais alguma, ora decide romper com ele. Sou de opinião que já lhe foram dadas todas as oportunidades. A maior parte dos miúdos com quem trabalho não têm tantas. Ele não as aproveitou. Por isso, a vida é que vai ter de o ensinar.
Muitos dos pais com quem contacto acabam por ceder e dar tudo aos filhos, que mais não fazem do que gozar com eles e acabam por se tornar delinquentes e criminosos na mesma e, à primeira oportunidade, viram-se contra os próprios pais.
As reuniões que descreveste na escola são muito semelhantes às que eu faço frequentemente. Já cheguei a contar com 8 pessoas em reunião para tentarmos "endireitar" a vida de um miúdo. Já saí de reuniões muito triste e com muita pena dos pais.
E, se no início da minha carreira, eu acreditava na conversa dos meninos e achava que era sempre possível tentarmos mais alguma coisa e darmos mais uma e outra oportunidade, a verdade é que, hoje, acredito que com essas "oportunidades" estamos a "desajudar" mais do que a ajudar. Estamos a criar cidadãos que acham que podem fazer tudo o que querem e que nada de mal lhes vai acontecer. Vale mais que eles se apercebam, de início, que não conseguem enganar toda a gente e que a vida não é fácil. Cheguei também à conclusão de que não adianta tentar ajudar quem não quer ser ajudado.
Não há soluções milagrosas e, por isso, não faço ideia de qual vai ser o caminho do André. Espero que a vida lhe ensine o que ele precisa de aprender e que, mais tarde, ele consiga ter uma vida honesta e feliz. Neste momento, isso só depende dele.
Não imagino o que tens passado ao longo deste anos. Talvez por ter contactado com muitas histórias dessas, também enfrento com muitos receios esta nova aventura de ser mãe que me espera. Eu sei muito bem que, numa grande parte das vezes, a responsabilidade não é dos pais e que também a mim me pode acontecer ter um filho que escolha o caminho errado. Acho que depende muito da sorte, ou do azar.
Mais uma vez, deixo a minha palavra de apreço e de admiração pela forma notável como tens lidado com toda a situação.

Anónimo disse...

Olá Filipa
Leio o teu blog sileciosamente há algum tempo, mas hoje e depois de ter ligo 3 ou 4 posts seguidos não me contive em comentar. Apenas quero deixar um grande beijo de força e dizer que és uma Grande Mulher e Mãe. Também fui mãe muito cedo (18 anos) e compreendo as dificuldades e até os erros que cometemos sem sabermos na educação dos nossos filhos e que só mais tarde nos apercebemos. Felizmente tenho a sorte de o meu filho ser mais calmo do que o teu,que por coicidencia também se chama André, mas tenho uma admiração enorme pelas atitudes e opções que tens tomado ao longo da vida.Ser Mãe é muito difícil e é saber dizer não para que les possam crescer.
Beijos
Sfaria e as estrelinhas (Clube dos pais)
PS: desculpa a intromissão.

Ângela Vieira disse...

Olá!
Espero que estejas bem...

Beijocas e continuação de boa semana!
Ângela e Tomás

Filho para sempre disse...

Filipa,
Como estás? Estás bem? Dá notícias de te for possível.
Um abraço
S&A

Ana Guida disse...

ai, filipa...ja merecias um pc de descanso, rapariga...imagino a angustia pela qual esta situaçao te faz passar, mas embora te custe, axo k tomaste a decisao certa ao desligar o telemovel...ele ja tem idade suficiente pr se desenrascar sozinho!

um beijo mt mgrande!*

teresa disse...

Então Filipa? Como vão as coisas? há novidades? É que precisas mesmo de um descanso mas estou a ver que ainda não vai ser desta ):
Beijinhos e muita força

mamã da princesa disse...

Olá!
Obrigado Filipa por passares no meu cantinho.
Espero que não te tenhas sentido forçada a dar-me explicações... mas se tem o prefixo 0351 deve estar lá, sim.
Espero que as coisas estejam melhores.

Beijinhos

Unknown disse...

ai cunhada... entendo tão bem o que sentes... q até dá raiva... tb passo p muitas destas com alguém q tu conheces tão bem qto eu... mentiras atrás de mentiras, e sempre a pedir dinheiro, como se tds as outras pessoas tivessem obrigação moral de ajudar e tivessem na testa uma frase escrita a negrito a dizer "parvo, otário,estúpido"... cansa... nem sei q te diga querida... força...
beijo...
sabes... admiro-te imenso p teres coragem de sentar-te à frente de um pc e escreveres o que te vai na alma, e dares a conhecer a tua vida, os teus medos, o teu eu... enquanto eu me escondo atrás de sorrisos e uma falsa alegria para que ninguém desconfie do martíro em q vivo... admiro-te imenso... és uma pessoa bestial.