>

terça-feira, 31 de março de 2009

Dores de Dentes

Ele envia-me sms, dizendo-me que está com dores de dentes. Tem um dente cariado a precisar de intervenção com urgência.

Eu penso, nas inúmeras vezes que lhe lavei os dentes, nas inúmeras vezes que alertei para a necessidade de uma higiene bucal, nas inúmeras vezes que alertei para as consequências da sua inexistência, na fortuna que paguei por este aparelhómetro que ele partiu várias vezes, levando o dentista a recusar dar continuidade ao tratamento, nos elogios que recebi por ele não apresentar caries, e no facto de não o ter colocado no seguro que fiz para todos nós.

Não o coloquei porque infelizmente para haver seguro é preciso haver dinheiro, para haver dinheiro é preciso trabalhar. Senão, nada mais fácil, nós pagávamos o seguro e o co-pagamento e ele ia-nos pagando .... mas infelizmente ele não cumpre, não respeita acordos, não é de confiança, não tem palavra!!

Ele ficará com as dores, eu fico inquieta por o saber com dores, mas infelizmente ele tem de sofrer na pele, as desvantagens de optar por não querer trabalhar!!!


Ele passa por coisas na vida, que não havia necessidade alguma!!! Mas não aprende!!

Não Esquecer

Tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha,
tenho de lavar a carrinha ....
MAS ESTA ... MALDITA PREGUIÇA ... NÃO ME LARGA!!!!!
PS - Não dá para a colocar na lavagem automática .... ela consegue estar mais suja por dentro do que por fora!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Hoje fomos passear a ... Mafra

Fomos ao cabeleireiro, e a Rita, vaidosa como é, começou a entusiasmar-se com a ideia de colocar uma extensão no cabelo ..... e saiu de lá com uma extensão Lilás!! vamos ver quanto tempo dura, pois o Diogo, anda cheio de vontade de lha puxar!!!

De seguida fomos ao Parque Desportivo Municipal Ministro dos Santos, em Mafra, mas foi um passeio rápido, pois o vento estava de facto muito desagradável!!!

(Fotos retiradas)

domingo, 29 de março de 2009

Quero Ler este Livro


Maria Adelaide, filha e herdeira do fundador do 'Diário de Notícias'. Mulher do administrador do mesmo jornal, o escritor Alfredo da Cunha. Presa num manicómio por um «crime de amor». Os factos relevantes têm início em Novembro de 1918: era uma vez uma senhora muito rica que fugiu de casa, trocando o marido, escritor e poeta, por um amante. Tinha quarenta e oito anos, pertencia à melhor sociedade portuguesa. O homem por quem esta senhora se apaixonou tinha praticamente metade da sua idade e fora seu motorista paeticular. Era herdeira do 'Diário de Notícias' e a sua história chocou a sociedade da época.

Marido .... não me queres oferecer este livrinho, não?

Do FDS

Ontem lá fomos ao cinema. Como já tenho dito, não sou grande apreciadora da 7ª arte, pois tenho alguma dificuldade em manter-me "presa" ao ecran, e por isso, só um filme muito especial me mantem atenta e interessada. Este filme (Monstros Vs. Aliens) é um filme classificado para maiores de 4 anos, mas quanto a mim, só as crianças a partir dos 6 anos ou um pouco mais, estariam confiantes a visualizá-lo. É um filme a 3D e é isso que o torna verdadeiramente espectacular e por vezes (para as crianças) assustador. Para ser sincera, gostei não particularmente da história, mas de me sentir presente em grande parte das cenas!!!

Os meus meninos portaram-se bem, embora a Rita pouco depois do filme ter começado e dos monstros terem aparecido, ter pedido para nos irmos embora. Pu-la ao colo, e assim esteve até ao fim. Quanto ao Di, a solução foi dar-lhe a mão, e tirar-lhe os oculos, pois sem 3D foi fácil acalmar-lhe os medos e temores!! Aguentámos-nos firmes até ao final, ouvindo de quando a quando, algumas crianças presentes chorarem, pois ficavam com a nítida sensação, que aqueles monstros e aliens horrendos lhes tocavam (lol)!!!

Depois lá fui com a mãmã, ... tirei as fotos à casa, e fomos com os meus meninos até ao Parque Infantil do Inatel de Oeiras, para que brincassem um pouco, mas o vento estava forte, e não foi possível tirar o máximo proveito das brincadeiras!!!
Hoje, fomos almoçar aos meus sogros, e os meus meninos lá se divertiram muito a brincar com a prima Sofia.

Por último, resta-me assinalar que o meu irmão do meio faz hoje 61 anos!Parabéns!!
(fotos retiradas)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Vou com os meus filhotes ver a antestreia DESTE filme.



Obrigado Anocas pelos convites!!

Espero que eles gostem e se portem à altura!!!

Depois do cinema aqui a parvalhona (eu) vai servir de "chouffer" para a levar a mãmã, à casa que tem para alugar, afim de tirarmos fotografias, para eu publicitar o aluguer da casa na net!!! É nestas alturas que me sinto traída pela minha consciência!!! Era tão mais fácil se a minha consciência fosse verde e se um burro a tivesse comido!!!lol. Mas é como se costuma dizer ... não me arrependo do que faço, só do que não faço!!

Beijos

Bom Fim de Semana



Bom Fim de Semana para Todos!!!!

Beijos

quinta-feira, 26 de março de 2009

Deles

Sabem aquela intuição de mãe que nos deixa preocupadas? É o que sinto!!! A Rita tem andado com muita falta de apetite, situação que não é invulgar nas crianças, tratando-se de ocorrências passageiras e sem grandes consequências, no entanto, tenho estado um pouco apreensiva.

No passado dia 06/03 quando fui com ela ao médico ela pesava 17,800 estando no percentil 50. De 5ª para 6ª vomitou por diversas vezes durante a noite, e de manhã teve diarreia. No sabado estava fraquinha, embora bem disposta, situação que achei normal.
Contudo a falta de apetite continua, ao ponto de apenas beber 2 golos de leite ao pequeno almoço :((. Está visivelmente mais magra (pesa menos 1,600), e os bracitos estão completamente flácidos ao ponto de se sentir o osso (nunca a vi assim). Ontem à noite urinou às 22:00, e esteve até às 12:15 de hoje sem fazer xi-xi ... o que não acho normal, já que sempre fez o xixi dela, mal se levanta!!!

Assim, decidi ligar para o Saúde 24. Entendem que como vomitou e teve diarreia, é normal a sua perda de peso (mas teve só 1 dia, será o suficiente para perder tanto peso?) Quanto ao não ter urinado, acham que provavelmente se deveu ao calor e ao facto de ter andando de manhã entretida a brincar!!!

Sinceramente, tenho que entender como certas as avaliações feitas pelos especialistas ... mas vejo a minha menina abatida. Falei com a Professora que me informa que curiosamente já tinha comentado ontem com a auxiliar que a Rita anda apática, muito parada!!!

Acho precipitado estar a ir ao Hospital ... pois parece que só nos ligam quando vamos em estado critico ... mas estou apreensiva!! Espero que nos próximos dias ela arrebite!!!
--------------------------------------------------------
A minha mãe tem-me ligado todos os dias!! Algo que deveria ser a coisa mais normal deste mundo, deixa-me ficar com um sentimento desagradável de desilusão. Sinceramente sinto-me usada. A minha mãe está de relações cortadas com o André, e quando assim é, canaliza as suas atenções para mim e para os netos. Fala comigo como se não estivessemos de relações cortadas há cerca de 14 meses, o que me faz confusão. Debate-se com o facto de ter a minha casa (a qual ela "abussivamente" se apoderou) para alugar, e como tal, revela preocupação e medo ao proceder a novo aluguer. Alega que tem medo de ir mostrar a casa a pessoas que não conhece, até porque a casa está mobilidada e equipada e podem-lhe fazer mal, para lhe roubarem as coisas, e chora-se que tem 70 anos, e que precisa de alguém que a ajude a gerir estas situações!!!

Como eu não dou saída a esta conversa, porque percebo perfeitamente que ela quer é que eu sirva de "chouffer", para a levar lá as vezes que tiver de mostrar o apartamento, finaliza dizendo que afinal este assunto também me diz respeito porque a casa .... é minha!!

Eu fico extasiada com o que oiço!! A casa é minha? e daí? que me interessa a mim ter um registo de uma casa, se não retiro qualquer proveito da mesma?

Fico triste por ver que a minha mãe continua igual, e convive com as pessoas pensando que as compra. Que compra a sua disponibilidade, o seu carinho e o seu amor!! Enquanto assim é, manterei a minha posição, mas continuo a ter muita dificuldade em dizer que não estou disponível, que não quero saber, nem ajudar. É verdade que ela não tem mais ninguém, mas não devia ela pensar nisso, quando me espeta facas nas costas?

A mim coloca-me numa situação dificil. Agora sou filha única (da parte da minha mãe). A minha mãe criou-me sozinha (o que não é facil), mas tenho muita dificuldade em acompanhar com alguém que tem levado a vida a boicotar a educação que quis ministrar ao meu filho, que me quis substituir no meu papel de mãe, e que tem contribuido para a degradação do meu filho .... alegando um excessivo amor e uma esperança descabida na sua recuperação.

Estupidamente não a quero melindar, acho que não tenho esse direito .... mas é-me quase insuportável conviver com alguém, de quem guardo tantas mágoas e que tanto sofrimento me tem provocado!!

E depois pergunto? porque haverei de colaborar, de ajudar, se eu sei que nada mudou, e que mais uma vez se coloca do meu lado, dando-me toda a razão no mundo, mas que amanhã é bem capaz de me apunhar? Não tenho confiança nela, e isso para mim inviabiliza qualquer relacionamento!!!

Aleguei, que já que o netinho vagueia pelas ruas desde as 07:00 da manhã, e que já que tem sido ela que lhe tem andando a sustenta-lo, então chegou a hora de ser ele a ajudá-la e acompanhá-la. Respondeu-me: Achas? Então eu dou-lhe dinheiro para ele me ir comprar leite e ele aparece-me sem leite e sem dinheiro três dias depois, achas que ele se disponibiliza para isso?? Com um bocado de sorte, ainda ele combina com os amigos, e ainda são eles a lá irem roubar-nos!!! :((((

" ... vê lá tu que quando lhe comprei o telemóvel, nesse dia disse-lhe que tinha 10,00€ na carteira e que era o unico dinheiro que tinha até receber a reforma. No dia seguinte, quando fui à fruta dinheiro nem vê-lo. Mais uma vez roubou-me ... num dia em que fiz uma despesa grande com ele!!

Eu oiço isto, e fico sentida, baralhada e sem esperança!!!

Vá lá ... não me tem dado para ficar histérica, mas há alturas, em que a ouvi-la, só me apetece bater-lhe!!!

Entretanto, já ando em deligências para proceder ao aluguer da casa, e nos proximos dias, terei de a lá levar, e reve-la 14 meses depois ... e mais tarde, mais tarde vou ter a confirmação do papel de estupida que estou e vou fazer!!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Nosso Passeio

12 horas e 680 km depois, chegámos a casa!!! O passeio correu bem, mas a bem da verdade não foi o programa que mais agradasse às minhas crianças. Não gostaram da neve pois era fria (lol) e molhada (lol) e com esta argumentação foi dificil colocá-los no chão!O que lhes valeu foi o paizinho que teve uma boa dose de paciência e andou a "alancar" com os dois ao colo!!! Assim o regresso à Serra da Estrela não fará parte dos meus planos a curto prazo!! Eu gostei, porque estava um sol radioso, uma temperatura perfeitamente aceitável (12º) e vento fraco, o que possibilitou que estivessemos a conhecer a zona, com muitas paragens para tirar fotos!!

De regresso lembramo-nos de passar no Luso, e fomos até ao Jardim do Hotel do Buçaco (que é lindo) onde, aí sim, os miudos gostaram de estar, tendo a Rita tido o "atrevimento" de me dizer, que tinha sido melhor irmos para lá ... logo de manhã!!!!!

Deixo-vos algumas fotos.

(Fotos retiradas)


LUSO - BUÇACO

(Fotos retiradas)

terça-feira, 24 de março de 2009

Na Serra da Estrela


Ontem andava eu a navegar pela Blogosfera, quando me deparei com umas fabulosas fotografias da Serra da Estrela. Fiquei com tantas saudades, que hoje ... é por lá que andamos!!

Beijinhos,
(Post agendado)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Rita

A Rita felizmente já está boa. Sexta-feira foi um dia difícil, com ela com muitos vómitos e indisposição. Não queria comer e limitou-se a ingerir liquidos (com muita resistência, mas lá foi bebendo). No sabádo já não tinha vómitos nem desarranjos intestinais, mas estava ainda, um pouco abatida. No domingo esteve sempre bem, pelo que ontem ... já foi à escola!!!

Na passada quarta-feira e após alguns contratempos com a credencial para a realização do ecocardiograma da Rita ... lá conseguimos que o exame fosse realizado. A médica foi atenciosa e aproveitou para fazer (embora o médico não o tenha pedido, pois segundo ela não tem comparticipação do estado) o doppler para que, para além da estruturas cardíacas se consiga perceber se os fluxos sanguíneos se processam convenientemente!!!

Está tudo bem, pelo que, como o electroencefalograma também não teve alterações, serei obrigada a entender como certo, que os desmaios da Rita se devem a imaturidade, ao lidar com a dor e a frustação. Creio que não justifica estar a problematizar mas sim, ficar vigilante!!!

Mais uma vez obrigado pela Vossa preocupação!!

Divagações

Não é bom viver em Portugal? Claro que é ... é o país onde apenas no futebol se praticam injustiças!! Só essas injustiças é que incomodam, só essas são tema de conversa nos locais de trabalho, nos transportes publicos e nos cafés!!! O resto? O resto não é injustiça ... é a Vida!!!

sábado, 21 de março de 2009

Roubaram os lagartos ... que injustiça!!!


Aos lagartos, largartinhos e lagartixas ... o meu pesar, mas agora digam-me lá ..., se neste País não há justiça, porque haveria de haver no futebol ... hum?

Agora só me resta esperar a chegada a casa do meu lagartão ... para ficar ainda mais feliz!!!!!
VIVA AO MEU SLB!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Virose

A minha filhota está doente. Às 00:30 começou a vomitar e foi toda a noite!! Tive que lhe mudar a cama 3 vezes, pois por mais resguardos que colocasse, não tive como evitar!! De manhã teve diarreia e cólicas, pelo que hoje, a maior parte do tempo passamo-lo no WC. Doi-lhe a barriga, tem tremores e os olhos um pouco encovados. Contactei a escola, e conclui que mais coleguinhas tiveram a mesma sintomatologia, pelo que se trata de uma virose!! Agora, há que evitar a desidratação, e esperar que em 3 dias se ponha boa!!

Aproveito este post para Vos agradecer todo o carinho, preocupação e bonitas palavras que me deixaram!!!Muito Obrigado!!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dividir casa - Mem Martins

Tenho uma Amiga
que quer dividir casa em Mem Martins/Sintra,
e por isso, se alguém tiver ou conhecer alguém interessado,
é favor clicar AQUI!! Obrigado!!!!!!

Dia do Pai

E hoje, dia em que se comemora o Dia o Pai, como se sentirão as crianças que não têm Pai, ou que os têm, mas não por perto? Este dia poderá assim ser um dia de alegria para alguns, e de profunda tristeza para outros. Durante toda a minha existência, fazia na escola as habituais lembranças para a comemoração ... mas deparava-me com a frustração de não ter a quem as entregar!!! Este dia era aquele em que todos faziam questão de me lembrar que era orfã!!

Passados uns anos, deparei-me com a mesma situação em relação ao meu filho André, já que por desavenças familiares ele foi privado do contacto com o pai durante os primeiros anos de vida .... sendo as lembranças entregues a mim.

Hoje ... tudo mudou ... tenho pai para os meus filhos, e uns filhos empolgados com a surpresa que lhe prepararam, mas foi dificil ficar indiferente, ao saber que há crianças que ofereceram resistência ao trabalho realizado na escolinha, pois também elas não têm Pai!!!

Não deixo também de pensar naqueles pais, que contra vontade são privados de contacto com os seus filhos, e embora todos os dias sejam dolorosos, talvez este, deixe uma marca especial!!!

E por tudo isto .... acho que a comemoração destes dias, não fará muito sentido, até porque, o dia do Pai são todos aqueles em que alguém, sendo progenitor ou não, ama, educa e protege!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Notícias Dele (post enorme)

Ontem quando estive com o André, fomos até à porta de casa da minha mãe para que ela visse o Diogo. Mas como ela não estava, um vizinho informou que a minha mãe tinha acabado de sair, e quando ela regressou, contou-lhe que o André tinha lá estado .... esse desencontro deu assim azo a que ela à noite me telefonasse!!!

Resumindo:

A 01 de Janeiro o André apresenta-se na casa a minha mãe na companhia de um casal (os pais da namorada) que informaram a minha mãe que o vinham entregar, pois ele estava lá há 1 mês e meio (afinal ele não estava lá desde meados de Janeiro), e como eles têm uma casa muito pequena não o poderiam manter por lá. A minha mãe recusa recebê-lo e manifesta ao casal estranheza, por eles terem acolhido em casa um adolescente que eles não conheciam de parte nenhuma.

Aproveitou então para fazer o necessário enquadramento histórico do André, recusando-se veememente a ficar com ele, pois a ultima vez que o acolhera, a vizinhança teve de chamar a polícia tais eram os nomes obscenos que o ouviam chamar à avó, e os gritos desta a apelar por socorro!! Segundo a minha mãe ele ameaçou-a de morte por 2 vezes, e dirigou-se a ela de punho fechado para a agredir, motivo pelo qual não suporta mais a convivência com ele.

O casal começa assim a alegar a falta de espaço para ficar com ele. Fundamentaram o seu acolhimento, como sendo a forma que encontraram para manterem a filha em casa durante a noite, para que ela não andasse atrás dos rapazes (aqui eu já começo a ficar petrificada). Mais, como o irmão da menina tem uma deficiência e a irmã, impaciente agride-o, com a presença do André têm conseguido apaziguar os irmãos, pois o André impõe respeito (nem comento)!

Mas o problema, era a falta de espaço!! Às tantas, a minha mãe (como sempre) começa a dizer, que o máximo que poderia fazer, era ajudar nas despesas que ele daria ... pois lá em casa não o queria (no fundo prontifica-se a pagar para não o aturar).

Assim, o casal começa a dizer que para o terem lá, queriam 200,00€ (supostamente o valor que ele pagava no quarto que alugara, se bem que eu já tinha ouvido falar em 175,00, mas enfim). A minha mãe disse que isso não pagava, e que o máximo que poderia dar era 100,00€!!! Ora assim, ultrapassou-se num instantinho a alegada falta de espaço!!!

O casal disse ainda que mantinham a situação ATÉ ele continuar como namorado da filha, pois assim que se deixassem, não o queriam lá!!!

A minha mãe alertou ainda, para a consciência que era necessário todos terem, (nomeadamente os pais que saberiam concerteza que eles tinham um relacionamento sexual, mas a mãe da menina, afirmou nada ter a ver com isso, e se ela engravidar é para "deitar abaixo" (só esta expressão diz tudo!!!, ou seja, metodos de prevenção são ignorados)!!!

Assim, lá foram todos para casa, com os 100,00 que asseguravam as despesas do André durante esse mês. E as despesas referem-se a uma refeição (jantar) já que desde sempre, ele saía com a família da namorada para a rua às 07:00 da manhã, andando todo o dia sem comer e a passear-se na rua!! A Senhora queixou-se ainda, que ele comia dois bifes ao jantar (porque será?) e que ele os põe tontos, tal é a inquietação que demonstra (a hiperactividade a fazer-se notar)!!!!

Entretanto, ele arranjou trabalho num estabelecimento comercial. Ao fim de 3 dias de trabalho, e ao jogar à bola, fracturou um dedo do pé, o que o obrigou a meter baixa durante 3 dias. No dia que regressou a trabalho, informa a minha mãe que tinha sido despedido, pois o patrão não terá aceite bem a sua ausência ao trabalho. A minha mãe (já desconfiada) liga para o patrão, tentando confirmar se a motivação tinha sido essa, e eis que o patrão responde: Minha senhora, a motivação não foi essa. A motivação foi aquilo que ele andava a fazer, e que a senhora por certo não saberá. A minha mãe pediu ao Sr. se não se importava de concretizar, mas este disse que não o faria, pois não lhe queria dar um grande desgosto!!!!

Uns tempos depois (talvez semanas) o pai da namorada arranja-lhe trabalho para o Macdonald´s, e eis que outro drama ele apresenta. Como é que eu vou trabalhar para Lisboa se não tenho passe?

Lá está, estes argumentos são apresentados somente à minha mãe!! Então ele anda sempre com a senha do passe falsificada, movimentando-se assim para todo o lado, e agora que é para ir trabalhar já há problemas? Enfim, isto faz-me recordar os 5 investimentos que tivemos de fazer para 5 trabalhos diferentes, e ele em todos trabalhou poucos dias, e nós ficamos com despesas de passes, fardas e alimentação, pois quando se ia receber os dias que trabalhara aproveitava para fugir de casa aparecendo só depois de ter gasto todo o dinheiro ... ficando nós com o prejuízo do investimento!!

Mas a minha mãe (para não variar foi na conversa) e comprou-lhe o passe!!!

Ele foi trabalhar 2 dias ... e veio-se embora com o argumento que o trabalho era muito e o dinheiro pouco!!!

Entretanto chegámos ao fim de mês de Fevereiro e como ele não tinha trabalhado, não tinha dinheiro para pagar a estadia de Fevereiro aos pais da namorada!!
E assim começam os pais da namorada a telefonar para a minha mãe, dizendo que sem dinheiro não havia estadia (isto para mim é surreal) e que para além disso havia 40,00 de despesa extra (relativa à medicação e custos associados a ele ter quebrado o dedo do pé). Assim sendo, a minha mãe efectua mais um pagamento de 140,00€, alertando que seria a sua ultima comparticipção!!!

Chegámos ao final de Fevereiro, e trabalho não havia, pelo que os pais da namorada dizem-lhe que então ele tem de se ir embora, e ele sem ter para onde ir, e sem trabalho, ora onde havia ele de ir bater? Claro que à AVÓ!!

Lá foi, mas não sozinho, levou com ele a mãe da namorada, e os dois lá conseguiram convencer a minha mãe a entrar não só com a renda (100,00) mas a mãe, alegou que os meninos foram-se pôr sem autorização a navegar na internet e receberam uma conta com um acrescimo de 70,00 em relação ao que era habitual, achando a senhora que quem tinha que proceder ao pagamento da mesma era a minha mãe ... e não é que ela pagou!!!! (eu fico parva)!!!!

Mais, assim que a minha mãe aceitou ela abre da mala e tira uma folha em branco com o NIB de uma conta pata a minha mãe efectuar a transferência ... e ela efectuou, e só depois teve o cuidado de ir ao banco ver se lhe confirmavam se o NIB era relativo a uma conta da senhora ... e era!!!

Agora pergunto eu, isto não pode ser perigoso? fazer transferências sabe-se lá para o NIB de quem???


Mais uma vez a minha mãe garante que é a ultima vez que lhe paga o que quer que seja, pelo que o André começou a procurar trabalho, mas mais uma dificuldade .... é que inscrevia-se nos vários estabelecimentos de restauração, mas entretanto tinha que deixar o numero de telemóvel da namorada, pois ele não tinha um dele, e para além do mau aspecto de ser a namorada do candidato a emprego a atender, a namorada não tinha "tino" para ficar com os recados .... e qual a consequência? naturalmente ele até estava cheio de vontade de trabalhar, mas assim perderia oportunidades de trabalho!!!

E o que é que acontece? Claro que a avó vai-lhe comprar um telemóvel, para que ele não argumentasse a falta de trabalho pela impossibilidade de o contactarem (isto é ou não é uma novela?)

Começou assim a trabalhar a semana passada. Ontem estive com ele no local de trabalho e assim confirmei que este trabalho era real, não sabia era por quanto tempo!!!

Soube toda esta "história" ontem ao telefone em conversa com a minha mãe!! Uma primeira conversa após 14 meses de silêncio!!!

Hoje, volta a tocar o telefone ... era a minha mãe a actualizar ao notícias (ou seja, a tal pressão e os enredos quando me dou com os dois, não têm fim, e põem qualquer pessoa à beira da loucura), ou seja, acho que vou ter que colocar redia curta nesta aproximação!!!

Relatou-me então o seguinte:

André ligou-lhe hoje a meio da manhã muito nervoso (ah, afinal o andré consegue fazer chamadas telefónicas, mas quando é para mim é sms, ok), disse-lhe muito nervoso que precisava da ajuda dela, pois tinha sido assaltado. Dois romenos foram ao café e pediram 2 cafés. Quando foram a pagar, apresentaram uma nota de 20,00, e quando ele ia a pegar na nota, eles fugiram com nota. Ele ainda foi a correr atrás deles, mas eles fugiram!!

Depois, ele telefonou para a supervisora, mas ela diz que não quer saber disso para nada, e que ele (o André) amanhã tem de aparecer com os 20,00 senão é despedido!!
Assim, pede encarecidamente à minha mãe para lhe emprestar os 20,00, pois até tinha sugerido à supervisora, descontarem-lhe no fim do mês, mas ela está irredutível, quer o dinheiro já amanhã!!!

A minha mãe diz-lhe ao telefone que lamenta, mas que não lhe empresta nem um cêntimo.

Umas horas depois foi ter ao café onde sabe que a avó vai a determinada hora, para a convencer a emprestar-lhe o dinheiro, mas agora, já não pede 20,00, mas 10,00!! Quando a minha mãe lhe pergunta o porquê da diferença, ele alega que entretanto não registou uns cafés e já ficou com 10,00, pelo que só precisa de 20,00 (Socorro, que anda tudo louco).

A minha mãe disse-lhe que não, que está cansada, que não quer contactos com ele, que ele está por conta dele, blá, blá, blá ... pelo que entra o esquema da chantagem emocional ... então tu vais deixar que eu perca o emprego por não me emprestares 10,00? (tipico no André)!! A avó mantem-se irredutível, pelo que ele continua ... olha que não tendo trabalho, não tenho como pagar a estadia, e não pagando a estadia eles põem-me na rua ... e não me queres a viver na rua, pois não? LOL .... eu tenho que me rir para não chorar!!!

DEpois da minha mãe me contar isto, com a sua tipica indignação eu disse-lhe que parasse para pensar!! É que a história nem sequer faz sentido. Se os romenos iam a pagar com 20,00 e tiraram-lhe a nota, então para que se dariam ao trabalho de fazer de conta que iam pagar ? e depois mesmo tendo acontecido, se fugissem com a nota a nota era a deles, pelo que ficariam a dever, não 20,00, mas sim dois cafés!!! lol

Ah, pois é, diz ela, eu nem tinha pensado nisso!!!

Ai .. estou cansada, destes enredos. isto é só historias da carochinha que servem para nos desgastar a cabeça e os neurónios e nos porem completamente cansados. nada disto faz sentido e por isso é tão revoltante e tão complicado de se lidar.

Quando faço estes relatos, dou comigo a pensar que quem os lê, deve começar a pensar que há aqui qualquer coisa estranha ... pois de facto, segundo os mesmos eu vivo rodeada de gente que padeçe de patologias psiquiátricas, mas eu juro-vos que isto é estupidamente, a mais pura das verdades!!

Há leitores deste Blog que me conhecem pessoalmente, a mim e à minha família que podem confirmar que infelizmente o meu irmão mais velho e o meu filho ... são iguaizinhos só diferindo na idade, e isso é assustador!!

Agora deparo-me com outro problema. É que a minha mãe quando não tem o neto mais velho do seu lado, quer ter a filha e os netinhos e por isso, já tenho o telefone a tocar por 2 dias consecutivos ... mas a bem da verdade, eu estou bem mais sossegada sem a ter por perto, pois só sabe relatar a violência doméstica de que é algo, dos milhares de euros que já gastou com ele, dos insultos que ele lhe proferiu, dos inumeros apelos à policia!!! Cansa-me!!!

Depois, fica com saudades do neto, fica com pena dele, acredita nas promessas de mudança e decide dar-lhe mais uma oportunidade. Esconde-me esse facto, enche-o de regalias, facilitismo, encobrem-se um ao outro ... e o ciclo começa novamente ... até que eu descubra que mais uma vez, se uniram num compadrio que só leva à destruição do meu filho, mas que ela teima em não querer ver ... e zango-me à seria, afasto-me, recuso qualquer contacto, retiro com dor a faca que ambos me espetam nas costas e procuro forças para recomeçar a minha caminhada .... VOANDO PELA VIDA .... é assim à anos!!!!

Falámos ... 14 meses depois

Ontem, 14 meses depois ... atendi um telefonema da minha mãe ... falámos ao telefone sobre o André, e consegui assim, obter informações preciosas que me permitem perceber um pouco desta história!!!
Com mais tempo (hoje tenho que a proveitar bem ter o G em casa) virei aqui tentar resumir a informação que adquiri!!!

Beijinhos e Muito Obrigado pelo Vosso carinho e pelas palavrinhas que me deixam!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

E assim estamos

Sabado acabei por não ir ter com o André, mas telefonei-lhe para lhe dizer que como em principio iria aos meus sogros no domingo, aproveitaria então para estar um bocadinho com ele!! Domingo de manhã recebo um sms dele, perguntando-me se vou ou não, uma vez que estava de folga. Eu e o pai tinhamos combinado ir com os miudos até á praia e por isso não foi possível o encontro!!

Fomos para a praia de S. Lourenço (Ericeira) e desta vez andei mesmo com as banhas à mostra ... e que banhas!! Devo confessar que vim um bocadinho traumatizada, é que parece que na praia os pneus realçam e espevitam-se para chamarem a atenção!! E conseguiram, pois o meu marido decidiu começar a chamar-me gorducha! Claro que levou logo um beliscão, como negação a esse nome com que carinhosamente me apelidou!!!! Vocês agarrem-me que eu vou-me a ele!!!!

Amanhã vou ter uma conversinha aqui com a D. Balança ... para ver se ela quer voltar a ser minha amiguinha, pois se não quiser, vou arranjar uma amiga nova ... uma passadeira, para ver se assim as banhas derretem!!!

(Fotos retiradas)

HOJE - SEGUNDA-FEIRA - 16/03/2009

Hoje de manhã cedo outro sms do André, para me convidar a ir ter com ele para beber um café .... estranhei ... isto já são convites a mais ... e as horas dos sms são estranhas, pois convínhamos que enviar sms às 8:30 da manhã, com convites para café, é sinónimo de inquietação!!

Liguei-lhe, perguntando-lhe a brincar, se ele não fosse "chato" o que gostaria de ser, e perguntando-lhe se não dorme, ou se põe o despertador para me mandar sms (lol)!!

Lá acabou por me dizer que estava em Lisboa, pelo que logo se perguntei se não tinha dormido em casa!! Dormi, mas já fui a Lisboa e já estou de regresso, respondeu-me!! Estranho ... é uma movimentação algo duvidosa!!

Lá reiterou o pedido para ir ter com ele ... ao que acedi, para a toma do tão desejado café!!

Fui só com o Di, já que a Rita tinha ido de manhã cedo para o jardim Zoológico com os coleguinhas da escolinha!!

Estivemos 2 horas à conversa com tempo para beijinhos, abraços e pedidos de juízo!!!

Não me levem a mal, mas aqui no Blog apenas reporto os factos com verdade e a maior sinceridade possível, e por isso, peço-vos que percebam que se algo no meu discurso não for coincidente com o que já relatei num passado próximo, se deparam com as mesmas dúvidas e interrogações que eu!!! É que de facto a mesma história é-me contada em diferentes alturas, e a segunda versão nunca é coincidente com a primeira, e por isso, fico sempre tão baralhada quando estou com o meu filho!!!

Hoje, o discurso parece saido do enredo de uma qualquer telenovela, vou tentar enumerar, para facilitar a compreensão:

- Segundo ele (parece uma nova versão) saíu do quarto que tinha alugado em Dezembro a 15 de Janeiro, mas em vez de ter ido morar novamente com a avó (conforme tinha afirmado), não foi, pois esta, não o aceitou em casa dela!!!
- Face ao exposto, falou com a namorada, que por sua vez falou com o pais dela, que acabaram por aceitar que ele pernoita-se lá em casa (está assim em casa da namorada desde meados de janeiro);
- a namorada tem dois irmãos, tendo o mais velho menos um ano do que o André;
- Como esse irmão com 15 anos não quis estudar, o pai, disse-lhe se não estudas tens de trabalhar. Arranjou trabalho para o filho num café, mas o filho dava cafés aos amigos e não recebia o dinheiro e mandaram-no embora. Foi despedido!!;
- O tal rapaz, omitiu em casa que estava desempregado, saindo de casa sempre a horas, fazendo de conta que trabalhava, quando já tinha sido despedido (ai, que esta situação é-me tão familiar);
- o pai descobriu, ralhou com ele, e o filho que foi criado exclusivamente pelo pai desde os seus 2 anos, decidiu ir viver com a mãe que tinha aparecido na vida dele recentemente;
- o menino arrependeu-se desse acto, e quis voltar para o pai, que não o recebeu;

Ora e porque é que eu vos estou a contar isto tudo? ... porque é esse pai, que não perdoou o seu filho, por achar que ele tinha comportamentos desviantes e por lhe ter roubado dinheiro e ouro (ai ... outra semelhança) que está a dar guarida ao meu filho!!!

Então, pergunto eu, mas afinal não dá o beneficio da dúvida ao seu filho e dá ao filho dos outros? estranho ... muito estranho. Para além disso, acho que há aqui como que um mix, entre a história desse rapaz e a do Andréa ... sim porque ele é que desistiu de trabalhar, ele é que por inúmeras vezes fez de conta que andava a trabalhar até nós descobrirmos, e ele é que nos roubo vezes sem conta!!!

Quando me deparo com estas "coincidências", sinto dificuldades, pois fico sem saber onde termina a realidade/veracidade dos acontecimentos e começa a fantasia. É que desde criança que me ele me relata acontecimentos que reporta a terceiros ... mas que são as suas próprias experiências/vivências!!

E por isso, acho que há aqui mais uma vez o fantasiar de uma grande história!!!

Ok, continuando ... o dito Sr. (pai da namorada) tem curiosamente o mesmo nome do meu marido (tudo bem, pode acontecer!!!). O Sr. fez o curriculo europeu ao meu filho, com foto e tudo (uau!!!) e ele é o homem que o meu filho conhece, com mais cursos, já que o seu curriculum é composto por 50 folhas, em vez das normais duas!!! (juro pela saúde dos meus filhos que foi assim tal e qual)!!!

Epá, eu confesso que nesta altura já estou a contar até 1000, para não me saltar a tampa e não começar a desdize-lo, mas não o fazendo (e tenho conseguido aguentar-me), fico nervosa, pois às tantas, não sei se é ele que é "maluco", se sou eu por lhe estar a dar ouvidos, e a fazer de conta que todo o discurso é passível de acreditação!!! Mas será que alguém me entende????

Limitei-me a perguntar se o Sr. é tão letrado, como é que afinal mora com 2 filhos num T1 num bairro pobre!! ... argumentou que o Sr. tinha muitas despesas pois o filho mais novo tem problemas .... ok (não deve ser só o filho mais novo, mas enfim)!!!

Entretanto o dito Senhor quer po-lo (ao André) a trabalhar na embaixada xpto, e fez uma promessa a nossa senhora de Fátima que se conseguir por o meu filho lá a trabalhar vai a pé a Fátima!!! Eu ainda perguntei quem é que ia a pé, se o Senhor ou o meu filho ... mas era de facto o Senhor!!! Ok ... se isto é normal, então eu sou completamente anormal!!!

Por alma de quem o Sr. se dedicava tanto ao meu filho, não o fazendo ao dele???? Continuo a achar estranho, como também acho estranho que o Sr. afirme que lhe dá guarida enquanto ele se mantiver como namorado da filha ......... deus do céu que tem SÓ 14 anos!!!

Mais ... o Senhor, como só tem um quarto (onde dorme o casal) construiu um quarto na sala, onde tem o beliche para a filha e o filho, mas com a presença do André ... o filho mais novo (tem 8 ou 9 anos) foi dormir com os pais para a cama do casal ... para ceder a sua cama ao meu filho ... que lhe paga 125,00/mês, afim de contribuir para as despesas!!!

E agora perguntam vocês, e como, se ele trabalha 1 dia e descansa 1 semana? Pois que a minha mãe, como não o aceitou em casa, tem estado a dar-lhe o dinheiro da renda para ele pagar aos pais da namorada, e fá-lo, como eu já vos tinha dito em tempos, com o dinheiro da renda da casa que adquiriu com o seguro que o meu pai me deixou!! Lembram-se dessa história?

Tem ainda, comprado calcinhas a 50,00 ao neto e tenis a 100,00 (vá lá já estão a escolher mais baratinho, lol)!! perguntei se não havia calcinhas mais baratas ... respondeu que não, pois são da nova colecção da Pull and Bear .... agarrem-me que eu vou-me a eles!!!

Há ainda outra coisa que me faz confusão ... qual é o pai que impinge à filha, que SÓ tem 14 anos, um namorado com o curriculum do meu filho? Vocês que são pais e mães acham este comportamento aceitável? é que eu não, mas começo a concluir que devo ser eu, que afinal sou muito conservadora!!!

E pronto ... é assim que ele anda .... agora chateado porque se no Mac Donald´s trabalhava muito ... agora onde está não faz nada ... com a agravante de que tem de sair de casa às 07:00 da manhã (que é a hora que a namorada e família saem), sendo que nos dias que trabalha, apenas entra às 13:00, ou seja, anda desde as 07:00 até às 13:00 a sarandar pela rua, afim de fazer tempo para entrar no trabalho, daí os sms matinais!!!

Tenho um nó na cabeça ... vou digerir toda esta informação, vou ver se a consigo compreende-la à luz da normalidade (o que acho dificil)!!!

De uma coisa tenho a certeza ... é que é meu filho e eu amo-o muito e por isso toda esta situação me custa!!! Embora ache estes relatos incompreensíveis ... sinto-me "agradecida" pois há alguém (esse casal) que ainda que há conta de uma mensalidade (com a qual concordo e aceito perfeitamente) vive com o meu filho, porque nós (enquanto família) temos sido incapazes de resolver este drama!!!

Se alguém tiver um conhecimento na TVI ... avisem ... eu acho que tenho que começar a escrever novelas, mas com a diferença de não ser uma obra de ficção!!!!

(Fotos retiradas)

sábado, 14 de março de 2009

Desabafos

Ontem recebo mais um sms do meu filho André a convidar-me para ir ter com ele ao seu novo local de trabalho!! Afinal aquilo que seria um part-time de fim de semana, mais parece um full time, pois segundo ele tem ido todos os dias trabalhar!!

Convidou-me para que fosse lá (ele está num café), mas alertou-me para a necessidade de ir só a partir das 16:00, pois era a altura em que estava sozinho e que me podia oferecer um café!!!
Como me senti? desiludida ... pois a mentalidade está lá: "patrão fora dia santo na loja", facilitismo, cafés não liquidados ... falta de seriedade!!!

O que eu gostaria de ouvir era ... vem quando quiseres, trabalho é trabalho e não posso facilitar!!!
E ele fica sozinho no café? Ui .... os tristes episódios que esta situação me faz lembrar!!!

Ao pensar assim, sinto tristeza!!Por vezes penso se não estou a ser injusta no "julgamento" que faço ... e acreditem que sentir-me-ia muito feliz, se algum dia pudesse aqui vir dizer que afinal, eu me precipitei, que afinal ele cumpriu, que afinal ele mudou .... mas acho que se alguma vez isso vier a acontecer .... ainda vem longe!!!

Hoje, recebo mais um sms para lá ir ter com ele!!! Mas estes convites não deveriam deixar-me feliz? Sim ... mas o que sinto é que não devo ir .... não me quero expor, não quero que me associem, pois a saída dele vai ser embaraçosa!!!

Numa altura em que ele trabalhava num restaurante (precisamente na mesma superficie comercial em que hoje está (que é ainda por cima mesmo em frente)) fui falar com a gerente afim de me inteirar de como estavam as coisas a correr, e lamentavelmente ouvi tudo o que eu já sabia, mas que custou ser-me dito por um terceiro. Senti-me envergonhada, a tal ponto, que presentemente, quando por lá passo, passo de cabeça baixa ... de vergonha!!

Por isso, que vou lá fazer? dar a cara por ele?
Sinto-me envergonhada e triste por o meu pensamento a respeito de um filho ser este (isto é de facto doloroso), pois supostamente como mãe, deveria sentir-me orgulhosa por tê-lo como filho, e não sinto, e o facto de não sentir, faz-me sentir mal, culpada e triste, mas também sei que esse sentimento foi criado por ele, com tantas e tantas desilusões e tristezas que me tem dado!!

Se ele tivesse mudado, se ele estivesse diferente ... eu correria para um psicologo afim de afastar do meu pensamento todos estes meus fantasmas, para que a partir daqui pudesse criar com ele uma relação de confiança e partilha, e encorajá-lo e apoiá-lo nesta sua nova condição!!!

Mas a verdade é que essa fase ainda não chegou, e cá bem no fundo do meu intimo, embora queira acreditar que algum dia chegará .... não acredito!!!

Ontem ouvi no Programa Você na Tv a Mãe de um "monstro" que matou uma filha com 3 anos, estrangulando-a com um fio de electricidade e com requintes de malvadez. Uns anos mais tarde mata um cunhado à facada e agrediu também à facada outras pessoas.
Já cumpriu pena de prisão por alguns dos crimes cometidos, e ainda aguarda julgamento por outros. Esta Mãe era uma senhora, que não queria acreditar que o filho tivesse feito o que fez, dizia ser mãe e por isso não queria acreditar, apoiáva-o, visitava-o, acreditava nele, embora as provas não oferecessem duvida de que ele era um selvagem!!!

Eu, vendo esta pobre mãe ... senti-me pequenina!!! Interroguei-me se é dever das Mães apoiarem os filhos seja em que circunstância for, e questionei-me se é, porque é que eu não o consigo fazer? Porque não consigo desculpabilizar este comportamento, aceitar a sua forma de viver, aceitar a sua falta de seriedade, aceitar os seus esquemas, afinal de contas aceitá-lo como ele de facto é???

Só posso concluir que há de facto MÃES e Maezinhas, e que eu me enquadro nas segundas ... mas curiosamente sem o lamentar, e se assim é, só posso concluir, que quem não deve ser normal sou eu!!!!
E curiosamente estou aqui, impaciente, porque eu deveria ir ter com ele ... mas acho que não devo, mas ao não ir, sinto-me em falta .... ok, mandem-me internar!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Certificado Energético

E enquanto eles inventam necessidades como ESTA nós pagamos ... e hoje coube-nos a nós (co-proprietários) pagar qualquer coisa como 2.700,00€. Coisinha pouca portanto!!!
Mas afinal quando é que somos donos e senhores daquilo que é nosso? NUNCA!!! E exemplo disso é os IMI´s, Certificados Energéticos, Imposto Único de Circulação e afins ... tudo direitinho para os cofres do Estado!! Porque dão eles beneficios fiscais à banca e sobrecarregam vergonhosamente o zé povinho???
O que está a dar é não ter NADA!!!! Vão roubar para a estrada!!!

Violência Doméstica

E eis que o Di irado, avança para o pescoço da irmã, e pressiona-lhe a cara no parapeito interno da janela (marmore) 2 vezes seguidas ... deixando a minha princesa inconsolável e marcada. (Fotos retiradas)

quarta-feira, 11 de março de 2009

A Peça de Teatro "A Fera Amansada"

Ela foi ao Teatro Infantil de Lisboa ver a "Fera Amansada" e ao chegar a casa eis que me relata a peça:

Eram 2 irmãs. Uma delas chamava-se Catarina e era muito refilona. Depois a irmã dela casou e depois a outra (a Catarina) tb estava apaixonada e ia casar, mas não queria casar. O príncipe é que queria casar, mas a princesa achava que o príncipe era muito mau. A Catarina e a outra irmã tinham um pai que era muito gordo. Depois ouve intervalo. Depois fomos lanchar e depois tocou um sino, depois parou, mas o sino tocava muito alto porque o teatro já estava a começar.

Depois fui lá para dentro para ao pé da Mariana. Depois o pai estava sempre a ralhar com elas e estava a dizer à menina (à Catarina) para casar, mas ela não queria casar.
Depois fechou a coisa e depois era diferente.

Os três (que eles não disseram o nome) estavam a falar com a Catarina, e estavam a varrer, e depois a Catarina apareceu e procurou por todo o lado a vassoura porque o outro tinha escondido a vassoura para não bater em mais ninguém.
Apareceu o príncipe e falou com a princesa: Olá princesa, conversaram e depois ele beijou-a.

Depois foram casar, ele e a irmã, porque a irmã tb tinha um namorado, porque eles casavam no mesmo dia. Depois acabou!!!

LOL

PS - Chegaram à hora marcada (lá se conseguiram organizar) e muito felizes pois todos gostaram muito da peça!!!

Atestado Médico

Assunto: Atestado médico (BRILHANTE artigo)

Leiam este texto escrito por um professor de filosofia que escreve semanalmente para o jornal O Torrejano.

Tudo o que ele diz, é tristemente verdadeiro.

O atestado médico por José Ricardo Costa:

Imagine o meu caro que é professor, que é dia de exame do 12º ano e vai ter defazer uma vigilância.Continue a imaginar. O despertador avariou durante a noite. Ou fica preso no elevador. Ou o seu filho, já à porta do infantário, vomitou oquente, pastoso, húmido e fétido pequeno-almoço em cima da sua imaculada camisa.Teve, portanto, de faltar à vigilância. Tem falta.

Ora esta coisa de um professor ficar com faltas injustificadas é complicada, por isso convém justificá-la. A questão agora é: como justificá-la?

Passemos então à parte divertida. A única justificação para o facto de ficar preso no elevador, do despertador avariar ou de não poder ir para uma sala do exame com a camisa vomitada, ababalhada e mal cheirosa, é um atestado médico.

Qualquer pessoa com um pouco de bom senso percebe que quem precisa aqui do atestado médico será o despertador ou o elevador. Mas não. Só uma doença poderá justificar sua ausência na sala do exame. Vai ao médico. E, a partir deste momento, a situação deixa de ser divertida para passar a ser hilariante.

Chega-se ao médico com o ar mais saudável deste mundo. Enfim, com o sorriso de Jorge Gabriel misturado com o ar rosado do Gabriel Alves e a felicidade do padre Melícias. A partir deste momento mágico, gera-se um fenómeno que só pode ser explicado através de noções básicas da psicopatologia da vida quotidiana. Os mesmos que explicam uma hipnose colectiva em Felgueiras, o holocausto nazi ou o sucesso da TVI. O professor sabe que não está doente. O médico sabe que ele não está doente. O presidente do executivo sabe que ele não está doente. O director regional sabe que ele não está doente. O Ministério da Educação sabe que ele não está doente.O próprio legislador, que manda a um professor que fica preso no elevador apresentar um atestado médico, também sabe que o professor não está doente.

Ora, num país em que isto acontece, para além do despertador que não toca, do elevador parado e da camisa vomitada, é o próprio país que está doente.Um país assim, onde a mentira é legislada, só pode mesmo ser um país doente.Vamos lá ver, a mentira em si não é patológica. Até pode ser racional,útil e eficaz em certas ocasiões. O que já será patológico é o desejo que temos de sermos enganados ou a capacidade para fingirmos que a mentira é verdade. Lá nesse aspecto somos um bom exemplo do que dizia Goebbels: uma mentira várias vezes repetida transforma-se numa verdade.

Já Aristóteles percebia uma coisa muito engraçada: quando vamos ao teatro, vamos com o desejo e uma predisposição para sermos enganados.Mas isso é normal. Sabemos bem, depois de termos chorado baba e ranho a ver o 'ET', que este é um boneco e que temos de poupar a baba e o ranho para outras ocasiões. O problema é que em Portugal a ficção se confunde com a realidade. Portugal é ele próprio uma produção fictícia, provavelmente mesmo desde D.Afonso Henriques, que Deus me perdoe. A começar pela política. Os nossos políticos são descaradamente mentirosos. Só que ninguém leva a mal porque já estamos habituados. Aliás, em Portugal é-se penalizado por falar verdade, mesmo que seja por boas razões, o que significa que em Portugal não há boas razões para falar verdade.

Se eu, num ambiente formal, disser a uma pessoa que tem uma nódoa na camisa, ela irá levar a mal. Fica ofendida se eu digo isso é para a ajudar, para que possa disfarçar a nódoa e não fazer má figura. Mas ela fica zangada comigo só porque eu vi a nódoa, sabe que eu sei que tem a nódoa e porque assumi perante ela que sei que tem a nódoa e que sei que ela sabe que eu sei.

Nós, portugueses, adoramos viver enganados, iludidos e achamos normal que assim seja. Por exemplo, lemos revistas sociais e ficamos derretidos (não falo do cérebro, mas de um plano emocional) ao vermos casais felicíssimos e com vidas de sonho. Pronto, sabemos que aquilo é tudo mentira, que muitos deles divorciam-se ao fim de três meses e que outros vivem um alcoolismo disfarçado. Mas adoramos fingir que aquilo é tudo verdade. Somos pobres, mas vivemos como os alemães e os franceses.
Somos ignorantes e culturalmente miseráveis, mas somos doutores e engenheiros.
Fazemos malabarismos e contorcionismos financeiros, mas vamos passar férias a Fortaleza. Fazemos estádios caríssimos para dois ou três jogos em 15 dias, temos auto-estradas modernas e europeias, mas para ver passar, a seu lado, entulho, lixo, mato por limpar, eucaliptos, floresta queimada, barracões com chapas de zinco, casas horríveis e fábricas desactivadas.

Portugal mente compulsivamente. Mente perante si próprio e mente perante o mundo. Claro que não é um professor que falta à vigilância de um exame por ficar preso no elevador que precisa de um atestado médico. É Portugal que precisa, antes que comece a vomitar sobre si próprio.

URGE MUDAR ESTE ESTADO DE COISAS.ESTÁ NA SUA MÃO, NA MINHA E DAQUELES A QUEM A MENSAGEM CHEGAR!

(Recebido por e-mail)

Desabafo

Desculpem o desabafo, mas há situações que me indignam e entristecem tanto que não há como não desbafar ... é aqui que limpo a alma e exorciso as minhas mágoas.

Hoje começo o dia com mais um sms do André. Levou o santo fim de semana a mandar-me mensagens querendo saber onde eu estava, pedindo-me para lhe ligar, etc.

Claro que para vocês o pedido de contacto é perfeitamente normal, e para mim também seria, se não fosse um abuso. O meu filho NUNCA tem dinheiro para me telefonar. O esquema é mandar-me SMS para lhe ligar a ele. Ora até podia ser normal se pensassemos que não trabalha e não tem rendimentos. Mas se não os tem para me ligar, porque será que os tem para estar dias a fio no café a consumir, e a pagar com notas "chorudas"?

Vai daí, e já cansada de lhe dizer, quem quem tem interesse em falar é que paga a chamada, que ele teima em não querer interiorizar, optei por não dar resposta (para bom entendedor meia palavra basta)!!

Sei que há já alguns dias, percorre 10 km de distância, 4 deles a pé, para ir ao restarante dos avós almoçar. Tem o cuidado de sair de lá, antes do pai chegar!!!! Tem o cuidado de telefonar aos avós ao fim da tarde, para lhes pedir um favor: dinheiro!!! E vai daí, à hora da minha sogra chegar a casa, está a espera dela para que lhe dê os 5,00 que lhes pediu.

Eu até nem nutro particular carinho pelos meus sogros ... mas isto já é abusar!! Então eles estão o santo dia a trabalhar no duro, o meu filho está no café a consumir, e depois ainda tem a lata de ir buscar dinheiro dos "galegos" que estiveram o dia todo a trabalhar, enquanto ele esteve na converseta no café? Isto não é normal!!!

Vai daí, hoje recebo um SMS a perguntar se estou zangada com ele!!! Lá lhe respondi que não, mas que estava triste por o ver sem rumo!! perguntou-me se estava triste por ele ir aos avós. Claro que tive de lhe dizer, que não era isso que me deixava triste, mas apenas o facto de o saber sem trabalhar, a passear-se pelas ruas e cafés e a continuar a pedinchar!!

A conversa via sms já me estava a chatear e decidi ligar-lhe.

Lá me disse que ia começar a trabalhar hoje, num part-time (só aos fins de semana, mas ia hoje????!!!!) mas que queria tirar o 6º ano, pois tinha ido ontem ao Dia da Defesa Nacional e nem na tropa podia ingressar pois não tinha o 6º ano.

Ai estou tão cansada desta lenga lenga!! Tive de o relembrar que levei anos a chamar a atenção para as várias consequencias de não ter estudos, a insistir para que tirasse pelo menos o 6º ano, que lhe abria a porta a uma panóplia de cursos tecnico-profissionais, inexistentes para quem tem apenas completo o 5º ano, pois para ingresso nos cursos, é como se tivesse apenas a 4ª classe, pois o 2º ensino básico está incompleto (pois só tem o 5º ano)

Ele não quis, não ligou, desvalorizou ... e agora todas as portas se fecham. Claro que para mim não é surpresa ... mas não posso deixar de ficar triste por saber que o filho perfeitinho que tive, fica inapto para a tropa por falta de instrução!!!

Eu que acho, que o que de mais importante os pais podem deixar aos filhos, não são bens materiais, mas sim conseguir muni-los de todas as habilitaçoes, para conseguirem cingrar na vida, e autonomizarem-se confortavelmente. Por isso mesmo, abdiquei de muito para tirar o meu curso, pois sabia que só com ele poderia marcar a diferença.

No meu caso pessoal, nos ultimos anos, não me tem valido de muito (profissionalmente) ... mas o meu saber, a minha luta, as dificuldades que enfrentei ao andar a estudar com um filho ao colo, faz-me sentir orgulhosa de mim mesma ... e com auto-confiança, que seria dificil tê-la se não tivesse apostado na minha formação!!

E ele? devo interpretar estes sms como um pedido de ajuda? e em que medida em posso ajudar se infelizmente não acredito nele? Tudo o que ele quer é dinheiro no bolso e liberdade, pois se de facto quisesse trabalhar, sujeitar-se-ia a trabalhar por 400,00€, que embora seja pouco, seria concerteza o suficiente para não ter de andar a pedinchar!!!

O que é que eu lhe faço? O que é que eu lhe digo? Relembrei-o mais uma vez que tudo o que temos dito que lhe iria acontecer se não seguisse os nossos conselhos, está a acontecer ... ele foi avisado milhões de vezes ... não acatou, e agora?

Sinceramente fico muito triste ... penso na decepção que é ... ver fecharem-nos uma porta na cara!! Eu lutei arduamente para que nunca tivesse que passar por nenhuma decepção dessas. Eu que tinha abandonado a matemática no 5º ano, fui estudar toda a matéria do 5º ao 9º ano, para que tivesse positiva, para estar à vontade no 10º ano e escolher a area de estudos, sem que nenhuma area me fosse interdita. E consegui ... e melhor, não precisei da matemática para nada, e ainda hoje sou um zero às esquerda, pois sou de humanísticas ... mas ver-me vedado algo por falta de uma qualificação que só dependia do meu empenho ... é que não podia aceitar!

Será uma questão de personalidade? talvez, mas a minha personalidade não me permite tem contemplações para com quem, com capacidades, decide conscientemente não se esforçar. A minha benovolência vai para quem, com menos capacidade se esforça! Esses sim merecem a minha admiração!!

Não sei mais que faça ... nem o o que diga ... pois tenho a nitida sensação que cumpri com o meu dever ... alertei para as consequências ... cheguei a oferecer-me para me sentar ao seu lado durante as aulas, para que assim se sentisse presionado a estudar ... não me foi concedido, mas eu tentei, como também não me posso esquecer das semanas que passei a fazer o resumo das matérias do 6º ano, das centenas de perguntas e respostas que lhe fiz para que se apresentasse no exame do 6º ano com a matéria na ponta da lingua, e só porque a ordem das perguntas do teste não era a mesma que constava nos apontamentos que lhe dei ... ele não respondeu a nenhuma pergunta, sabendo contudo a resposta ... e chumbou!!!

NÃO SEI MAIS O QUE FAÇA ... MAIS SEI QUE FIZ TUDO O QUE PODERIA TER FEITO, E QUE POUCAS MÃES (desculpem a falta de modéstia) TERIAM FEITO ... MAS TUDO ISTO NÃO DEIXA DE ME FAZER SENTIR TRISTE E IMPOTENTE!!!
Custa tanto vermos um filho que criámos com todo o amor e carinho ... assim!!

Imprevisto de Última Hora

Hoje ... é dia de passeio ao Teatro, organizado por três JI do Concelho. À hora marcada, as crianças encontram-se a postos e entusiasmadas com a viagem. 20 minutos mais tarde chega o autocarro alugado para os levar (até aqui tudo normal).

As mães presentes, acompanham as crianças, auxiliar e professora até ao autocarro. As crianças entram, sentam-se, colocam os cintos e começam freneticamente a dizerem-nos adeus e a mandar beijinhos.

E ali estivemos a acenar, a acenar e a acenar!! Nós expectantes sempre à espera de ver avançar o autocarro ... mas nada. O motorista saiu, fez várias chamadas via móvel, esbracejou, e as nossas crianças a destilarem dentro de um enorme autocarro apinhado de crianças .... e estava tão apinhado que lá concluimos que havia crianças em pé, e por isso, o motorista e muito bem, recusava-se a fazer a viagem.

Após 20 minutos, decidem retirar os meninos do JI da Rita cá para fora, para os colocar à sombra afim de aguardarem pela chegada de um mini-bus que os levasse. Enquanto isso, vai de manobras para à frente e para trás, por forma a assegurar sombra ao big autocarro pois os miudos dos restantes dois JI já escorriam agua, tal era o calor dentro do autocarro (imaginem ao sol desde as 13:50 até 15:00 com 67 crianças!!!

Cá fora, há que começar a dar agua aos pobres coitados que estavam afogueados. No autocarro era só ver as professoras e auxiliares a descerem para ir por as crianças a fazer xi-xi ... uma trabalheira ... que lá teve o seu fim á hora em que já deveriam estar sentadinhos a ver o teatrinho ... espero que a viagem corra bem, e que a peça seja interessante o bastante para fazer esquecer este imprevisto.

E pior que este .... só mesmo todos termos ficado sem saber como decorrerá o regresso já que o autocarro que levou a Rita e os colegas, não assegura o serviço de regresso!!!!

E tudo isto porque as diversas educadoras deram o nº de alunos que iriam participar, mas à última hora, apareceram mais 7 crianças ... o suficiente para ter arruinado todo o planeamento!!!

terça-feira, 10 de março de 2009

Passeio ao Guincho

Aproveitando o magnífico dia de sol e o facto de termos o G em casa, rumámos ao Guia/Guincho afim de andarmos de bicicleta e irmos à praia ... e foi hoje ... foi hoje, que eu passei pelas "brasas", confortada com o belo sol a bater-me nas costas ... e só Vos digo que me soube pela vida!!!

Mas também foi hoje que torci o pé duas vezes, e por isso, estou para aqui a coxear e aos ais!!! Não há-de ser nada ... amanhã estarei KO, mas ... o que interessa é que o passeio foi óptimo e para repetir!!

(Fotos retiradas)

domingo, 8 de março de 2009

Parabéns Patrícia


sábado, 7 de março de 2009

Eu ... no Cabeleireiro!!!

Ela - Mãe, vamos fazer de conta que estás no cabeleireiro, pode ser?
Eu - Pode .....

Deu nisto!!! Com esta cabeleireira e maquilhadora, está visto que não me safo!!! lol
Mas pior que ela, só mesmo o sócio (é assim que se intitula, lol) que me deu cada puxão de cabelos que até vi estrelas!!!!

Bom Fim de Semana para todos!!!!!!

(Fotos retiradas)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Assim Andamos

A Rita foi á inspecção para a tropa .... ai pra tropa não (pra tropa é o mais velho) .... para a primária!!! Está clinicamente apta a ingressar na escola, podendo segundo a enfermeira ficar sentada em qualquer parte da sala (???) pois ouve e vê bem ... mas se for como a mãezinha vai para a ultima fila do lado da janela, naquele lugar estratégico onde podemos fazer alguns disparates e passar despercebidos (digo eu)!!!

Aqui por casa, não há novidades!! Ando com uma Big neura, não me apetece falar, nem escrever, nem ler, nem blogar, e só estou bem onde não posso estar .... na caminha, quentinha, enroladinha e a curtir a fossa!!!!

Venha o sol, para ver se a neura passa ... pois já não tenho paciência para me aturar!!!!

Beijinhos pra todos

PS - Uns dias antes do Carnaval, o meu filho mais velho informou-me que estava a trabalhar no Mac Donald´s do Vasco da Gama. No Carnaval infornou-me que já não estava pois lá trabalham muito e recebem pouco (Ok, até concordo que 400,00€ seja um ordenado de miséria), mas quando ele ganhava 700,00€ também achava pouco ... e por isso pergunto: Que espectativas pode ter alguém como ele, de vir a auferir mais do que 400,00€?

Eu sei que estou em casa há 6 anos, distante do que é actualmente o mercado de trabalho, mas caramba, todos os dias vejo televisão, e são notórias as dificuldades que as pessoas, bem mais habilitadas do que ele, sentem em encontrar trabalho, por isso serão legitimas as suas alegações?

Nesse dia estava todo entusiasmado porque o pai da namorada trabalhava na embaixada xpto e que lhe tinha feito o curriculo (aquela perola de instabilidade) e que achava que tinha boas probabilidades de ser admitido, e que lá poderia fazer uma serie de cursos, e blá, blá, blá!!! Claro que há coisas que já me escuso a comentar e ou contrariar, para que não fira ainda mais a sua auto-estima .... mas sinceramente, será que ainda não percebe as dificuldades com que se vai deparar????

Já alvitrei que fosse para a tropa (já que está prestes a ir a inspecção), mas não quer .... claro, lá há regras e ele foge delas como o diabo da cruz!!! Mas afinal, que profissão poderá alguém que não quer cumprir regras ter? Conhecem? É que eu já estou farta de dar voltas à cabeça e creio que no emprego como na sociedade nos são impostas regras que mesmo em discordância somos obrigados a cumprir!!! E fazê-lo convencer-se que assim é?

Hoje, começa a enviar-me sms às 8:00 da manhã, dizendo-me que precisa de ajuda pois tem que encontrar um curso tecnico-profissional com urgência!! Urgência??? Oh Valha-me Deus!! sabendo ele (está fartinho de ouvir por mim, pelas assistentes sociais, pela juiza) que com as habilitações dele, só há um ou dois cursos anuais lá para as cidades do interior, que é o unico sitio onde ainda se encontram pessoas jovens com apenas a 4ª classe ... onde é que ele quer que eu lhe vá arranjar um curso?

E para que é ele ele precisa de mim para esse efeito? Então ele não sabe onde procurar? Não sabe com quem contactar? Claro que sabe ... mas mais uma vez, está à espera que tudo lhe apareça feito. Já não estará na idade de se "desamerdar" sozinho? Não é isso que alguém que voluntariamente sai de casa tem de fazer? Ou só queremos ser autonomos quando nos dá jeito e para termos liberdade e não dar satisfações a ninguém? Então e a responsabilidade e a automonia? Não deverá ser aplicada naquilo que realmente importa?

Estou farta desta situação até à raíz dos cabelos!!! Quando é que este fulano se convence que tem de arregaçar as mangas, sujeitar-se, trabalhar de sol a sol, para conseguir auto-sustentar-se e vencer na vida na via da honestidade e seriedade?

Estou farta ... desta cruz!!!

Agora sim ... beijinhos para todos, com votos de um Bom Fim de Semana!!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Os MEO´s, a PT, o Sapo e a IPTV

E eis que hoje de manhã recebo um telefonema da PT, em que me sugerem cancelar o Serviço de Voz (dos 3 serviços associados à IPTV) por forma a manter o antigo nº de telefone (colocado em Dezembro, mas que já é intitulado de "antigo"), com base na oferta de chamadas ilimitadas .... recusei!!!

Eu quero apenas o que pedi ... e eis que oiço que este processo de reclamação é "sui generis" e tratado de forma especial, que a PT pedia desculpas (vá lá, já não foi mau), que os responsáveis seriam punidos, e que tudo seria resolvido por forma a minimizar os transtornos que me estão a causar, mas sem antes me alertarem que a resposta à reclamação devia surgir antes de prefazer 15 dias (referente ao periodo experimental deste novo serviço incorrectamente instalado!!

Contudo, embora me alertassem para essa necessidade, não me sabiam garantir se o conseguiriam fazer ou não ... (esta devia ser para eu me descabelar, só pode)!!!

Vai daí, e porque já deito tantos telefonemas pelos cabelos, fui obrigada a perguntar de forma irónica ao senhor, se eu teria alguma vantagem em reportar este caso á Sra. Dra. XPTO, que é minha cunhada e pertence ao Topo da hierarquia da PT .......

A partir desse instante, o discurso foi algo diferente ... passaram da conveniência de tratarem do assunto antes de dia 11/03, para a certeza absoluta de que o fariam!!! lol

Foi remédio Santo ... prometeram ser breves, tentaram tranquilizar-me, e ficaram de me ligar mais tarde, afim de me darem um "feedback" à reclamação apresentada a 26/02.

E eis que acabei de receber uma chamada, em que me comunicam que o processo está tratado, que vão transferir uma serie de créditos (que eu só parcialmente percebo de onde vêm, mas cá estarei para depois analisar promenorizadamente a facturação) com muitos pedidos de desculpas!! Só tenho agora que enviar o equipamento satélite através de remessa livre (gratuitamente, portanto), ... para que assim eu não tenha mais prejuízos e incomodos!!!

Ah, pois é ...

Estamos mesmo num país da treta ... em que lamentavelmente os problemas só se resolvem, quando mencionamos a existência de proximidade com alguém influente! Nem foi preciso recorrer à minha cunhada ... bastou referenciar o nome!!!!

Espero sinceramente que o processo tenha ficado por aqui, mas só após a recepção de todas as facturas e uma análise à "lupa" é que poderei dá-lo como encerrado!!!