>

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Plano Nacional de Leitura - Ler em Família

(foto retirada)

Hoje, foi a Rita a sorteada para trazer da escolinha um Livro. Esta iniciativa é do plano nacional de leitura e visa a criação de uma interacção entre o Jardim de Infância e a Família. Assim, cada criança trará para casa periodicamente um livro, que deverá ser lido pelos pais, devendo a criança ser capaz de a contar, perante os coleguinhas do Jardim de Infância.

Acho esta iniciativa uma rica ideia, pois infelizmente, nem todas as crianças e seus pais, são sensíveis à importancia que os livros têm na formação da criança.

O livro de hoje foi o "Gato Comilão" que conta a história de um gato que está sempre pronto a comer. Comeu a dona, a panela, as papas, o anão, 5 passarinhos, 7 meninas, um senhor, um burro, uma senhora de manto branco, e um padre. So não comeu o lenhador pois ele deu-lhe uma machadada, cortou o gato ao meio, conseguindo assim salvar todas as personagens.

Sei perfeitamente que estas estórias visam estimular a imaginação da criança, mas fico sempre a interrogar-me se não haveria uma forma mais simpática de o fazer. Sempre tive alguma dificuldade, mesmo em criança, em apreciar quer livros, quer desenhos animados que fugissem ao mundo real, com feitos mirabulantes, impossíveis de ocorrer. Talvez por isso, nunca tenha apreciado teatros, fantoches, circo e tudo, quanto não fosse passível de vivenciar e observar no mundo real!!!

Mas isso era eu, pois enquanto mãe, esforçar-me-ei por dar conhecer ao meus filhos, a universalidade de areas artisticas e culturais, para que eles possam, afirmar se gostam ou não, mas com conhecimento de causa.

Neste site, onde é dada publicidade ao projecto (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/) podemos também encontrar uma Biblioteca Digital, para que possamos contar-lhes uma estória, utilizando para isso as novas tecnologias, com que as nossas crianças terão obrigatoriamente de de se familiarizarem!!!

A Rita passou com nota positiva, e é muito agradável assistir à capacidade que demonstra para relatar a estória que lhe foi contada!!

(Foto retirada)

8 comentários:

Anónimo disse...

Agora percebi porque andas fugida,lol, andas no mundo da fantasia a contar historinhas à Rita,lol, ou sera para nao me aturares por causa da trabalheira de sabado,lol???quero resposta,lol

Acho a Rita cada vez mais parecida contigo, lindona como a mae...

Jinhos grandes a mamã e aos meus amiguinhos mais pequeninos

Mae Princesa disse...

Vocês são realmente muito parecidas! O ano passado no JI do ANDré também havia essa iniciativa mas os pais iam à escola contar uma história aos meninos.
BeijocaS!

Anónimo disse...

Excelente iniciativa, obrigada por nos deixares o link do PNL!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Patricia disse...

Uma iniciativa de se lhe tirar o chapéu!

bjs

Unknown disse...

Acho simplesmente fantástica a iniciativa da escola da Rita. Como sabes eu sou um pouco cabeça ao vento e adoro histórias para crianças, desenhos animados... essas tretas tds... lolol... qto a isso a Cati não se pode queixar... tds as noites conto-lhe uma história, ou leio um dos livros predilectos dela. às sextas, sábados e domingos é barrigada de desenhos e pipocas... e qdo acho q já li mt o mm livro, lá vou eu à Biblioteca pegar livros novos para aguçar a sua curiosidade e imaginação... por vezes também a levo aos sábados à biblioteca e ficámos horas em meio aos livros... ela adora... e já começa a desenhar os seus bonequinhos e inventar as histórias que eu escrevo fielmente cada palavrinha... dp, como boa mãe babada... coruja...galinha... tiro fotografias para que não se perca nada das coisas que ela faz enquanto criança...
adorei o site que puseste cá... já o acrescentei aos favoritos... assim sempre posso contar-lhe mais histórias... lol... obrigada pela dica...

Filho para sempre disse...

Olá Filipa,

É incrivel como a Ritinha é parecida com a mama :) Não pude deixar de reparar e comentar depois de ter olhado para esta fotografia.
Lá em casa gostamos imenso de ler e, quando o Gonçalo está connosco tentamos incentivar à leitura :) No quarto dele há uma pequena estante com alguns livros adequados à idade.

Um abraço
Sérgio

Algodão Doce disse...

Olá!
Tão linda a Ritinha.

É uma excelente iniciativa!
Por cá tento ler uma história ao tomás quase todos os dias.

Beijocas

Paula Silva disse...

No infantário da minha Kika há um procedimento parecido...todas as sextas lá vem uma histórinha pra mamã contar
bjinho