>

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Os Sugos

Bem sei que poderá ser normal, que faz parte, e que provavelmente poderá ser apenas uma unica vez sem exemplo, mas a verdade é que me senti pessima, pois este episódio fez com que me viesse á memória muitos e muitos episódios semelhantes, passados com o André.

Na véspera de Natal, e contrariando aquilo que estava acordado entre mim e o G, que era não haver prendas para nenhum de nós, (pois a continha do tribunal lá terá de ser paga, e o dinheiro não cai do céu), lá decidi infringir o acordo, e rumei à Worten para lhe comprar a prenda que manifestou vontade em receber (o CD/DVD da Rita Guerra). Não havia, disseram-me que talvez hoje, mas a verdade é que já lá fui, e nada. Corri os supermercados da zona e não consegui comprar.

Bom, (hei-de improvisar qualquer coisa, e claro que ele ouvindo-me a cantar, logo deixa de ter vontade de ouvir a Rita, lol), aproveitei o facto de estar no Modelo e fui comprar umas coisitas, por forma a ter a certeza que nada me faltaria durante o natal. A dada altura, o Di e a Rita pedem-me um pacote de batatas fritas fantasminhas. Acedi, pois sempre que vou às compras, acabo sempre por trazer alguma coisinha extra para eles.

Chegados a fila (enormeeeee) para pagar, o Di lá se enamorou ora por sugos, ora por pastilhas que encontrou, como já vem sendo hábito, estrategicamente colocados ao pé das caixas. Expliquei-lhe que ele já tinha escolhido as batatas e que eu só comprava 1 miminho. Lá pediu, insistiu, mas mantive-me firme, pois quando digo Não ... é Não mesmo!!!

Chegou à minha vez, e lá começo concentrada na colocação das compras no tapete rolante. Paguei e venho com as compras pela mão, tentando mantê-los perto de mim até chegarmos à carrinha. Peço-lhes que entrem na carrinha, ponho lá dentro as compras, prendo-os com os cintos, e eis que a Rita me diz: Mãe, o Di tem um pacote de sugos no bolso!!. Perguntei ao Di se era verdade, e ele abanava a cabeça dizendo que não. Vou ao pé dele (e ele ia-se encolhendo na cadeira, como que a evitar que lhe chegasse aos bolsos, lol) e tiro-lhe o pacote de sugos do bolso das calças.

Acho que mudei de cor. Claro que ralhei, expliquei que era feio, que nunca mais o poderia fazer e ele lá consentia que sim, que nunca mais faria. Esta é contudo, uma situação daquelas que penso que não possa ser ignorada.
Assim, tirei os dois da cadeira e baixei-me a ele, explicando-lhe que ele teria que ir á senhora da caixa pedir desculpas, entregar os sugos e prometer que nunca mais tiraria nada. Ele não contestou a medida e lá foi comigo pela mão. Chegados à caixa, estende a mão com o pacote dos sugos e diz: desculpe, o Diogo não torna a fazer!!!

A senhora da caixa: ficou muito surpreendida e lá foi dizendo, coitadinho!!!Mas não quer levar os sugos? perguntou-me. Claro que lhe disse, que face à situação, e com ele ali a presenciar, não os iria levar, pois a minha resposta quando ele me disse que os queria, tinha sido NÃO, e se agora os levasse, o atrevimento tinha compensado!!!

E assim, lá ficaram os sugos e nós viemos para casa.

Eu sei que ele só tem 3 anos, mas que poderia eu fazer, se não isto? Ainda pensei se com esta situação não estaria a criar-lhe uma situação humilhante, mas depois, também pensei que se não actuasse radicalmente há 1ª vez, talvez me sujeitasse ao aparecimento da 2ª, já que a primeira tinha passado impune.

Espero muito sinceramente que este episódio, seja daqueles que poderemos considerar como normais, como fruto da idade, porque sinceramente, não me sinto com capacidade para passar por tudo outra vez .... estou cansada destes episódios!!!

Eu juro-vos por tudo quanto é mais sagrado que não tiro nada a ninguém .... porque será que estas coisas acontecem na minha vida??!!! E depois venham-me cá falar de exemplos e de educação. Eu sei que não sou nenhuma anjinha, tenho mau feitio que me farto, fervo em pouca agua, sou explosiva, mas caramba, não padeço destes vicios!!!

Espero que este não seja o registo de um historial reprovável .... a semelhança do do irmão mais velho!!!

Juro-vos que fiquei com medo!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá Filipa! Eu compreendo os teus receios.Sabes que o Rafa também faz isso, embora mostre sempre arrependimento mais tarde, eu também o obrigo a devolver e pedir desculpa! Mas temos de olhar ás idades deles, muitas vezes com 3 ou 4 anos ainda não têm definidas as regras do que podem ou não fazer...claro que a nossa missão é mostrar essas regras e por isso devemos fazer como tu, ser inflexíveis e mostrar o nosso exemplo. Mas daí a julgar que irá continuar a acontecer quando for mais velho, penso que é prematuro. A experiência que tens do André, não é a regra é a excepção...normalmente quando crescem os meninos entendem que não devem fazer isso, que isso se chama roubo e que traz consequências graves...
Desejo que tenhas mais tranquilidade em 2009 e que o novo ano seja o ponto de viragem para as coisas boas da Vida (no fundo, o que desejo para mim mesma, lol!)
Beijos

Lisa disse...

querida, tiveste uma atitude exemplar ... qq outra mae, teria metido o rabinho entre as pernas com vergonha e n tinha voltado ao supermercado! é de pequenino que se torce o pepino! beijos com mto carinho

Anónimo disse...

Ola Amiga

Ja te tinha dito para nao stressares porque tenho a certeza que foi um episodio que nao se voltara a repetir, ate porque actuas-te de forma correcta, nao sinto que o humilhas-te, sinto que o fizes-te perceber que nao se podem fazer estas coisas, e por isso te dou os parabens porque a maioria dos pais deixaria passar este episodio impune, e tu tiveste a coragem e a educaçao que te e propria de o fazer levar os sugos a senhora e lhe pedir desculpa, nao poderias ter agido de forma melhor e mais correcta.
Nao te preocupes que depois da repreemenda ele nao mais voltara a fazer o mesmo

Beijinho grande e xi bem apertadinho

Nós os cinco disse...

Ola Filipa
Passei para desejar um Feliz ano Novo e que 2009 vos traga muita saude e felicidades.
Bj

P.s concordo 100% com a devoluçao dos sugos

Noc@s disse...

Acho que tives-te a atitude correcta, não creio que houvesse outra a ter. Mas acho que não passou apenas de um episódio para mais tarde recordar, vais ver, não estejas já a fazer filmes (aí, aí esse coração de Mãe).
Um grande beijinho

me disse...

Calma, isto não quererá dizer que ele venha de futuro a fazer o mesmo que o irmão.

E realmente tiveste a atitude mais correcta.

Beijinhos e votos de um excelente 2009

Unknown disse...

Olá filpa.

Antes de mais queria dizer-te que as ftg dos teus meninos no Natal estão um amor. Ainda bem que o vosso Natal correu bem. O meu também foi bom, apesar de este ano ter sido um pouco triste, pois perdemos uma pessoa muito querida há poucos meses.

Falando agora deste episódio do Di, acho muito honestamente que a tua atitude foi corretíssima!! No teu lugar teria agido da mesmissima forma, pois são situações delicadas e mesmo sendo fruto da idade deles, há que ter pulso firme para que nao se volte a repetir. Mas tenho a certeza, que sendo o Di um menino tão bom, ele não o repetirá, tendo com toda a certeza aprendido a lição. Apesar de serem normais as comparações com situações que te aconteceram com o André e que tu mesma já descreveste aqui no blogue, tenho a certeza que não se vai repetir.

Como sempre já me alonguei demasiado no comentário lol. Mas antes de me despedir e porque vou passar a passagem de ano aí para os teus lados, e não devo voltar à net, desejo-te óptimas entradas em 2009 e que este novo ano traga tudo o que mais desejas para ti e para os teus, principalmente saúde.

Um grande Beijinho,
Susana

Susana Pina disse...

Grande Mãe...
Amiga eu no teu lugar teria feito o mesmo (acho eu), também acho que os bons exemplos têm que serem dados logo no inicio para eles perceberem e distinguirem o bem do mal.
Tiro-te o meu chapéu, sim senhora.
Uma beijoca grandeeeee e um feliz 2009 para ti e toda a tua familia.
Susana

Anónimo disse...

Achei a tua atitude muito correta, vais ver que o Di não volta a fazer.
Desejo-vos um bom ano gabriela

Patricia disse...

Pessoalmente acho que a tua decisão foi a mais correcta, nao teria feito melhor. mas acho que nao deves dar muita importancia, afinal de contas ele ainda é pequenino e não o fez com a intenção de "roubar", apenas queria muito uma coisa...

bjs