>

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Portugal no seu melhor

Muito Obrigado pelas Vossas mensagens!! Depois de uma noite para esquecer, hoje já me sinto um bocadinho melhor, embora ainda me sinta doente!

Como estou sempre aqui enfiada em casa, faço da televisão e da net as minhas companheiras e é através delas que me apercebo da aberração dos serviços prestados pelas nossas autoridades.

Hoje, no programa da manhã, compareceu a mãe e irmão de um jovem de 21 anos que estava desaparecido há 14 meses. No dia a seguir ao desaparecimento, a mãe vai à Polícia fazer a participação. Durante estes longos 14 meses em que nada se soube, a mãe (que é de Braga) andou a caminhar constantemente para o Porto para tentar localizar o filho, sempre sem sucesso. Da polícia obtia a informação de que o filho não estaria morto, nem hospitalizado, nem preso!!

No passado dia 30/10, a mãe ouviu uma notícia na TVI, a dizer que em média por ano existiam 70 cadaveres que eram enterrados anónimamente, por não serem reclamados pelos famíliares. A mãe, alertada pela noticia, estabalece contacto telefonicamente com a Polícia Judiciária, presta informações que possam levar à identificaçao do filho (tatuagem, marca de nascença), e e-lhe comunicado que tem um cadaver com essas caracteristicas. No dia seguinte, vai às instalações da PJ, onde reconhece pelas fotos existentes na base de dados, o filho já cadáver. Assim, friamente e incompreensívelmente esta mãe tem conhecimento do óbito do filho.

Este rapaz, sofreu um ataque de miocardio, foi encontrado 1 dia depois do seu desaparecimento pela polícia, foram-lhe retiradas as impressões digitais, e ninguém se dignou a cruzar as impressões digitais com o sistema informático, para que assim pudessem contactar os familiares.

Mais, este cadáver esteve 8 meses à guarda da polícia, sem que ninguém tenha tido o cuidado de ir verificar se fazia parte da listagem dos desaparecidos (como constava). Foi enterrado 8 meses depois, como indigente ... para desgosto desta familia!! A policia apenas assegurava ... não está morto, nem hospitalizado, nem preso .... faltou-lhes dizer que estava esquecido, sujeito à incompetência dos serviços!!!

E agora? Quem é o responsável? Claro que é o morto, ninguém o mandou morrer fora de portas, pois então!!

Portugal no seu melhor!!!

PS -Provavelmente este post não vos dirá muito ... pois são coisas que nunca esperamos que nos aconteça. A mim deixou-me apreensiva, talvez, pelo facto de ter um filho que esvoaça muito, sem que a maior parte das vezes eu saiba por onde!!!
Beijinhos

14 comentários:

Patricia disse...

infelizmente nao teve um desfecho positivo... e agora que falas nisso questiono: e as crianças que já desapareceram há muitos anos atras e que ainda nao se sabe nada delas... desapareceram ou morreram?

bjs

Rita disse...

nem sei que diga... totalmente sem comentarios!! como e isto possivel???

beijocas nossas

www.luanaedaniel.blogspot.com

teresa disse...

Olá amiga! Ainda bem que está melhor. Recupera rápido dessa constipação! Quanto á história que contas, até dá para arrepiar.É revoltante! Quando começam as pessoas a perceber que o esforço de cada um de nós é importante para que as coisas funcionem? Se houvesse nem que fosse uma pessoa apenas, que tivesse feito convenientemente o seu trabalho, esta mãe teria de certeza outra história para contar...mas a verdade é que vivemos no mundo da indiferença...
Beijinhos

Mae Princesa disse...

É uma tristeza, completamente!

Anónimo disse...

A historia que relatas no post e de facto surpreendente, como e que as pessoas puderam ser tao incompetentes, tao insensiveis? Por tras daquele corpo estaria uma familia aflita, preocupada, sem saber do paradeiro so seu familiar, tanto que estaria preocupada, que no dia seguinte deu participaçao do desaparecimento do filho. Mas nesta historia faltam pormenores, detalhes, que podem ser imporatntes, segundo o que fiquei a saber a posterior a leitura deste post, a mae tinha recebido um telefonema do filho para o ir buscar a estaçao, ja que ele viria de comboio do porto para braga, apos a demora do filho, telefonou-lhe varias vezes, sem nunca obter resposta!Mas se ele estudava/trabalhava no Porto e se vinha a casa certamente teria documentos consigo, um telemovel com numeros de contacto.Mas se ele morreu de ataque do miocardio se nao havia indicios de violencia, onde estava o corpo do jovem quando foi encontrado?Onde estavam os objectos pessoais?Sera que algum maluquinho encontrou o corpo, roubou-lhes os bens pessoais e pos-se a mexer antes que fosse apanhado?
Bem e de facto uma historia complicada, nem da para imaginar a dor daquela mae e restante familia, saber daquela forma que o filho estava morto e enterrado como indigente, quando havia toda uma familia a sua procura...cada vez mais fico decepcionada com a forma de trabalhar das nossas autoridades e serviços publicos, quando deveriam ser os primeiros a dar o exemplo, sao os primeiros a fazer as asneiras maiores.Como este post ja vai longo, deixo-te uma grande beijoca e espero que a tua constipaçao ja se tenha ido embora de vez.

Jinhos

Filipa disse...

Pois é Lili, a mãe do rapaz disse que o filho trazia um cartão de identificação (mas como não aprofundou bem que tipo de cartão seria) preferi não colocar essa informação. Se de facto ele estava na posse de um cartão que o identificava, a situação é bem mais grave!!
Ao que consta ele apareceu num jardim!! E durante o seu desaparecimento foi pai de uma menina sem nunca ter tido a hipotese se saber que a namorada estava gravida!!

Historias de um Portugal caotico e sem rumo!!

Beijinho

Anónimo disse...

Ola Filipa!

Estou completamente chocada com isto...
Mas como e que isto e possivel???
Que incompetencia!

A pergunta e:
Quantos mais casos destes existirao?:(

Beijinhos

Elisabete disse...

Há situações k são completamente surreais. Como é k é possível não saberem do rapaz, as autoridades?Se todos temos BI com impressão digital, como é possível haver os tais de indigentes?Isto é completamente de pôr uma pessoa fora de si, nem imagino os sentimentos desta família...
Beijocas, tia Filipa :) e continuação das melhoras rápidas!!!

Angel disse...

Sinceramente, cada vez pior ñ há hipotese..
Querida continuação de melhoras! ;)
Bjs

Noc@s disse...

Mais uma a juntar à incompetência que infelizmente é mais que habitual...
Jocas passada ;-)
P.S. E tu, tás melhorzita? Espero bem que sim :-)

Anónimo disse...

Bem agora ainda fiquei mais triste, aquele rapaz foi pai sem nunca ter tido a oportunidade de saber...espero que os familiares dele ajudam a mae e a neta...

Beijocas

Ângela Vieira disse...

Olá. Por acaso vi isso na tv e tb fiquei chocada...

Como estás?! Espero que melhor!
Sabes é a fruta da época :)
Eu também ando toda ranhosa...ó Tomás tadinho...também!
Hoje voltou a febre e descobri (finalmente) o primeiro ratito :)
Não foi à escolinha, depois de uma péssima noite, resolvemos ficar os 2 na caminha até ao meio-dia!

Beijinhos grandes e as melhoras!
Ângela e Tomás

Paula Silva disse...

história triste
enfim ...portugal no seu melhor

Kelly disse...

Que tristeza!!! E ainda dizem que em Portugal se actua como na série CSI!!! É quase isso, mais coisa menos coisa...