>

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A nossa Arvore de Natal

A pedido de algumas famílias (lol), aqui publico as fotos da nossa Arvore.
As fotos não estão famosas, mas não consegui tirar melhor
(Alguma bonecada que penduro, maioritariamente na arvore)

(o pé da arvore, será coberto nos dias que antecedem o Natal, com musgo)

Ainda hei-de comprar uma Big Árvore, daquelas que ouvimos falar nos contos infantis ... sim, uma arvore em que os enfeites tem de ser colocados com a ajuda de um escadote, lol. Manias!!!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

19 Anos

Na bela tarde de 27 de Novembro de 1989, dia em que se assinalava o aniversário da minha futura sogra, eu e o meu namorado, em vez de irmos comprar a prendinha, dedidimos fazê-la com muito amor e carinho, e entregá-la 9 meses depois (lol). Foi a primeira vez (tiro certeiro, portanto) e quando os primeiros "sintomas" apareceram, já íamos nas 10 semanas de gestação.

Faz hoje 19 anos sobre a concepção do meu filho André, e que a a aventura da maternidade começou para mim!!! Quem me mandou faltar à aula de Francês? lol

IDA AO HSM

Bem como Vos tinha dito, ontem teria obrigatoriamente de levar a Rita ao Hospital, pois já eram dias a mais de febre, para que pudesse ser uma virose. Cheguei ao Hospital pelas 20:35 e estava completamente a "abarrotar" a sala de espera estava tão cheia que não havia nem um único lugar para nos sentarmos. O ambiente era pesado, com crianças e pais muito vermelhos pelo calor que lá se sentia, com tosses, expilros e choros. A informação que havia era que o tempo de espera previsível rondaria as 3 horas. Conformei-me e enchi-me de paciência. Passado 1:30 de ter a Rita ao colo (lá consegui ao fim de uns minutos um lugarzito) impaciente e sempre a querer mudar de posição, e muito rosada (mas estavam todos, lol) diz-me que estava mal disposta e que ia vomitar .. não me deu tempo para mais nada e vomitou-se a ela e a mim.

Percebi que a Rita de facto não estava bem (durante estes dias não teve qualquer vomito), pelo que decidi ir à Triagem, pedir para lhe medirem a febre, pois assim dar-lhe-iam algo para baixar a febre, e eu voltaria à sala de espera aguardar pela nossa vez. A Rita tinha 39,5ºC.

Deram-me um supositório para que lhe colocasse. Mandaram-me colocar o supositório no WC, ou seja colocar o supositório com ela em pé ... muito prático, pois então! Disse à enfermeira que o ambiente hospitalar enervava a Rita, que fica em histeria, e como as sanitas nem tampa têm para me sentar com ela e colocar o dito, seria de facto difícil.

A enfermeira sorriu e mandou-me à sala de tratamentos para que deitada na marquesa o pudesse fazer. A Rita colaborou. Fomos para a sala de aerossóis 30 minutos, e ali estivemos à espera que a febre baixasse.

Passado esse período, observaram a Rita, e nada de anormal lhe verificaram. O aparelho de observação dos ouvidos estava quase sem pilha, pelo que não dava para efectuar uma correcta observação. Mandaram-nos às Urgências de ORL dos adultos, que só fica do outro lado do Hospital.

Enquanto esperávamos na sala de espera, surgiram individualmente 2 médicos das enfermarias, que olharam para nós, mas nem se dignaram a dizer um "Boa Noite". Pode parecer patético, mas eu fico chocada com estas pérolas de má educação e de desprezo pelas pessoas, quando se passam, ainda por cima, na presença das crianças (crise de boas maneiras e educação?, talvez).

Bom, foi vista pelo otorrino, a olhómetro (com uma canula metálica a espreitar para o ouvido. Cá para mim o aparelho ali já tinha perdido as pilhas à muito). Disse-me que ela não tinha nada nos ouvidos, que estava constipadota. Ok. Lá voltei às urgências pediátricas. Mandaram-na realizar análises ao sangue e RX.

A Rita ficou logo muito nervosa, chorou imenso, mas a colheita de sangue acabou por não ser tão difícil como eu pensava.

Esperei e desesperei, fui diversas vezes falar com a médica para saber dos resultados (agora é assim, não vá eu esperar horas a fio em silêncio, e chegar à conclusão, como da outra vez, que tinham perdido os resultados das análises).

Lá fomos chamadas e o diagnóstico foi: a má notícia é que a Rita tem uma infecção respiratória. A boa é que é de origem viral, pelo que nada haverá a fazer. Por norma a infecção tem uma duração de 7 dias, pelo que deverá estar quase no fim. Se a febre terminar até 6ª feira, óptimo, senão terá que cá voltar.

E foi assim, com estas aventuras que abandonei o hospital 4 horas depois de lá ter entrado e cheguei a casa pela 1:20.

Hoje, de manhã, recebo a visita do Di na minha cama (como é normal), mas estava muito quente. Tinha 38,8. Dei-lhe o Ben-u-ron. Está muito constipado e tem tosse. Que será que ele tem? estará constipado? terá também uma infecção respiratória, como a irmã? Uma simples virose? Fogo ... olha se tivesse mais filhos? Andaria nisto até ao verão!!!


Beijinhos

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O nosso Presépio

Na passada segunda feira aproveitámos uma altura em que a Rita estava bem disposta e tinhamos o pai em casa, e montámos a arvore de Natal. Hoje deixo-vos a foto do presépio (Imaginarium) que já nos acompanha há 3 anos. É um presépio pouco tradicional, eu sei, mas é a solução perfeita, para que as belas figuras se mantenham intactas, já que são todas de pano!! Eles gostam deste presépio e eu para ser franca ... também!!

Desafio

Fui desafiada, a colocar aqui 8 coisas que sonho, pela Nocas. Aqui vão as minhas respostas:

1. Poder constatar que o meu filho André estava Bem e Feliz
2. Assistir ao crescimento e desenvolvimento saudável dos meus pequeninos
3. Manter o meu casamento com alegria, companheirismo, felicidade e amor
4. Pagar a minha casa
5. Voltar a pesar 60 kg
6. Vender o meu património, e comprar uma vivenda com terreno para campinar
7. Fazer a viagem dos meus/nossos sonhos
8. Contar com a presença do meu marido durante mais horas por dia

Agora as regras:
-Fazer uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer.
- Convidar 8 blogs a participar deste desafio.

E são eles::

- Coisinhas da Lili
- Segredos de uma Vida a Dois
- Bocadinhos de Nós
- Energia a Mais
- Filho para Sempre
- Drica
- Elisa Albuquerque
- Um Sonho uma Realidade

- Comentar no blog de quem nos convidou.
- Comentar no blog dos nossos convidados.
(Vou incumprir esta regra, pois é com alegria, que conto com a sua presença diariamente)
- Mencionar as regras.

Rita Doente

(foto retirada)

A Rita continua doente. Inicialmente, pensei tratar-se de uma virose. Tinha febre, doia-lhe a barriga e perdera o apetite. Só se sentia bem aninhada ao nosso colo, ou em alternativa deitada no sofá.


Dei-lhe o Ben-U-Ron, alternado com o Brufen, e o que é certo é que sob o efeito do medicamento a Rita parecia outra. Andamos assim desde 5ª feira, e o que mais me preocupa é que a Rita recusa-se a comer, e os poucos momentos em que está em pé, sente-se fraca.


No domingo esteve bem durante toda a manha, mas à tarde já estava outra vez febril. Segunda feira e ontem de manhã esteve bem, e por isso, deixei-a ir à escola das 13:30 às 15:30.


Veio bem disposta, mas pelas 17:30 já só se sentia bem a dormitar. Tem febre baixa (agora nunca mais de 38,5ºC) e tosse. Telefonei para a saude 24, e também eles acham que já passou o tempo determinado para uma virose (3 dias) pelo que me aconselharam a ver como passava o dia de hoje e se não melhorasse para a levar ao Hospital.


Hoje, continua a querer estar deitada, com dificuldade em encarar qualquer luminosidade ... e sem comer. Está nitidamente mais magra e fraca, o que me preocupa. Hoje à noite ... já temos destino certo!!!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Os Prémios/Miminhos/Selinhos

Hoje recebi um prémio, que a querida Patrícia fez o favor de me enviar. À Patricia o meu Obrigado, e o meu pedido de desculpas, por aproveitar a recepção deste miminho para tecer algumas considerações sobre a atribuição de prémios aos Blogues.

Como devem saber, já tenho recebido alguns prémios, e sempre que os recebo sinto-me contente, pois sempre os interpretei como representando a satisfação pelo conteudo do meu Blog e simpatia pela minha pessoa.

Não haja duvida que é sempre bom receber um miminhos mas, um dia destes, ao visitar o Blog Aquele Bagacinho, deparei-me com este post ... e curiosamente, a partir daí, a forma como interpreto os Miminhos, passou a ser diferente, deixou de fazer sentido, e por isso mesmo, decidi que daqui para a frente não iria participar nesta cadeia de atribuição de prémios.

Considero a forma como o Pedro interpreta os Prémios, como apenas mais uma, mas aquele post fez-me pensar que afinal tenho andado durante todo este tempo a interpretar estes miminhos talvez de uma forma "leviana", sem pensar a sério no seu real significado, pelo que considero para já, esta análise como uma forma justa e lucida de analisar a temática, e será esta interpretação que será por mim adoptada.

Agradeço a todos quantos me endereçaram prémios, e respeito todas as diferentes interpretações ... mas como diz o Pedro (Blog Aquele Bagacinho):

"Gostava, isso sim, de ter outro tipo de prémios vossos e o melhor que me podem dar é visitarem o meu cantinho e, se possível, comentarem o que aqui vou colocando. Do fundo do coração, esse é o melhor prémio que me podem dar e também o melhor prémio que vou oferecer a todos os blogs que gosto. E são bastantes. ..."

Beijinho

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Carta do Pai Natal (CTT)

Já conhecem a carta que o Pai Natal pode enviar às nossas crianças?
Vejam AQUI.
É uma ideia engraçada, afinal quem não gostaria de receber uma cartinha
do Sr. das Barbas Brancas, que evidencia saber tanto sobre nós?!!

A Rita continua doente. Tem tido febre, dores de barriga e perda de apetite. Sob o efeito do Ben-U-ron e do Brufen, lá vai tendo períodos, em que aparentemente, está bem. Hoje ficou em casa, mas tem estado parte do dia a dormitar.

Das poucas visitinhas que fiz, verifiquei que muitos meninos se encontram doentinhos ... e por isso, aqui deixo os meus votos de rápidas melhoras para todos!!

Beijinhos

PS - Um beijinho especial para a minha sobrinha Catarina, que também está doente!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ofereço uma fatia ... a quem advinhar de que é que é o bolo!!

(foto retirada)
O sorriso que uma colher de pau docinha pode provocar numa criança!

PS - A Rita veio da escolinha bem disposta, mas quis ir dormir (embora tenha acordado às 11:40 da manhã)

Mãaaaaaae ..... Monstros!!

5:30 da manhã e ouve-se:

Mãaaaaaeeeee .... Monstros!!!

Monstros?(penso eu)

Nã .... monstros não é comigo, e para além disso eu estou constipadinha, não é? Não posso andar a apanhar frio atrás dos monstros (lol). Vai daí, dou uma cotovelada carinhosa no marido, pois se é ele o homem da casa, e fez questão de dormir do lado da cama, mais proximo da porta, para que me pudesse defender (lol) ... então estava chegada a hora, de ir demonstrar a sua força e defender a filha dos monstros e a mulher do frio nocturno (lol)

Lá foi ele, a cambalear, ver o que se passava. Era a D. Rita, que estava com um pesadelo ... havia monstros no quarto e na varanda (lol). O pai lá tentou acalmá-la, mas com pouca paciencia pois faltavam 45 minutos para ter de se levantar, e ele ainda queria dormir mais um pouquinho (para quem tem um defice de sono há tantos e tantos anos, quaisquer minutos, são importantes).

Passados 5 minutos lá estava a Rita à beira da nossa cama, pois os monstros não a deixavam dormir e ela queria estar de mão dada a nós!!!

Aí, apercebemo-nos que estava quente. O termómetro marcava 37,8. À hora de acordar para ir para a escola a temperatura era a mesma, mas a Rita não quis ir para a escola. Ficou toda a manhã em casa. Agora quer ir ... e vai, pois não tem febre, e pode ser que se esqueça que está doentita.

Será que vai ser assim?

Ontem, encontrei neste Blog, este hilariante diálogo, que hoje aqui transcrevo, pois para além de me ter sido autorizada a sua publicação, esta Mãmã, ainda fez o favor de me enviar o dialogo por e-mail!! Muito Obrigado!!

Para quem vai aderir ao cartão de cidadão:Assim vai ser o nosso futuro!!!Cruzamento de dados em 2019:
Telefonista: Pizza Hut, boa noite!
Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas...
Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?
Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.
Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo? O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel o 96 266 25 66, correcto?
Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?
Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro Queijos e outra Calabresa...
Telefonista: Talvez não seja boa ideia...
Cliente: O quê...?
Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.
Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?
Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!
Cliente: Como é que sabe que vou adorar?
Telefonista: O senhor consultou a página 'Receitas Gulosas com Soja' da Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...
Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!
Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos quatro filhos, pode ter a certeza.
Cliente: Quanto é?
Telefonista: São 49,99.
Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?
Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.
Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que chegue a Pizza.
Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com o saldo negativo.
Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?
Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos. Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso...
Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?
Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e então, pensei que fosse utilizá-la.
Cliente: Foooddddddd.......!!!!!!!!!
Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado... Não se esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em público a um Agente da Autoridade.
Cliente: (Silêncio).
Telefonista: Mais alguma coisa?
Cliente: Não. É só isso... Não. Espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.
Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou atirar-me pela janela!!!!!
Telefonista: E torcer um pé? O senhor mora no rés-do-chão...! Depois não digam que eu não avisei!

Nota minha: Creio que este dialogo, ainda está longe de poder vir a acontecer, mas que para lá caminhamos, isso é verdade. Ainda ontem, na TV um senhor se queixou, que agora, para apresentar a candidatura a um emprego, já há empresas que para além do registo criminal, já pedem uma declaração do Banco de Portugal, que certifique que o cidadão não tem incidentes bancários!!! Nem sei que diga ... daqui a nada temos que proporcionar uma visita guiada à nossa casa, a nossa arvore geneológica ... e sei lá mais o quê!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cre Sabe

Noc@s é esta a música ... que faz as delicias das minhas crianças, lol!! A culpa é minha que ando com o rádio sintonizado na Radio Orbital, onde esta musica passa centenas de vezes!! Nem imaginas a festa dentro da carrinha e a forma irreprendível como a conseguem cantar ... esta letra tão ... como é que eu hei-de dizer .... interessante e complicada (lol)

Tenta lá acompanhar a musica seguindo a letra .... te garanto que não é fácil. Como vês, o teu pulgo tem uma escolha mais selectiva (felizmente)!!!

Letra


Sum ta dob um beijo na boca dzem se bo ta gostá

Sum ta dob um volta na praça dzem se bo ta gostá

Sum ta dob um massagem na costa, dzem se bo ta gostá

Sum ta dob um pegada na polpa, dzem se bo ta gostá

Dos passagem jantar na Roma, dzem se bo ta gostá

Levob pa loja compra bos ropinha, dzem se bo tá gostá

Rio de Janeiro, carnaval dzem se bo ta cré ba

Copacabana caipirinha dzem se bo ta gostá

----Refrão-----

Cre sabé o que q bo ta gostá

Bem contá me o que q bo ta gostá

Olhó Passarinho

Hoje seria o dia da ida do fotografo à escola da Ritinha. A Rita foi de manhã para a escola, e regressou ao almoço muito aborrecida, pois afinal, o fotografo só iria da parte da tarde. Lá tentei demonstrar-lhe que até seria bom, pois aproveitaríamos a hora de almoço para dar uma "caprichadela" no penteado. Almoçou, e logo de seguida quis que lhe fizesse o penteado (queria um tótó no alto da cabeça). Penteado concluido, e pensava eu, que a D. Rita estivesse pronta para ir para a escolinha ...mas estava enganada!!!

Faltava um pormenor com a máxima importância .... ora vejam:

(fotos retiradas)

Faltava ... o Gloss.!!! Claro que se esborratou toda ... mas achava-se linda ... e pronta para a bela da fotografia!! Dei um jeitinho da "maquiagem" (lol) e fomos para a escola. À tarde vinha muito desolada, uma vez que o fotografo tinha sido cancelado, pois há 9 coleguinhas doentes!!

Oh!!!! ... não há direito!!! Anda uma princesa a trabalhar para o charme .... e cancelam o fotografo?lol

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Portugal no seu melhor

Muito Obrigado pelas Vossas mensagens!! Depois de uma noite para esquecer, hoje já me sinto um bocadinho melhor, embora ainda me sinta doente!

Como estou sempre aqui enfiada em casa, faço da televisão e da net as minhas companheiras e é através delas que me apercebo da aberração dos serviços prestados pelas nossas autoridades.

Hoje, no programa da manhã, compareceu a mãe e irmão de um jovem de 21 anos que estava desaparecido há 14 meses. No dia a seguir ao desaparecimento, a mãe vai à Polícia fazer a participação. Durante estes longos 14 meses em que nada se soube, a mãe (que é de Braga) andou a caminhar constantemente para o Porto para tentar localizar o filho, sempre sem sucesso. Da polícia obtia a informação de que o filho não estaria morto, nem hospitalizado, nem preso!!

No passado dia 30/10, a mãe ouviu uma notícia na TVI, a dizer que em média por ano existiam 70 cadaveres que eram enterrados anónimamente, por não serem reclamados pelos famíliares. A mãe, alertada pela noticia, estabalece contacto telefonicamente com a Polícia Judiciária, presta informações que possam levar à identificaçao do filho (tatuagem, marca de nascença), e e-lhe comunicado que tem um cadaver com essas caracteristicas. No dia seguinte, vai às instalações da PJ, onde reconhece pelas fotos existentes na base de dados, o filho já cadáver. Assim, friamente e incompreensívelmente esta mãe tem conhecimento do óbito do filho.

Este rapaz, sofreu um ataque de miocardio, foi encontrado 1 dia depois do seu desaparecimento pela polícia, foram-lhe retiradas as impressões digitais, e ninguém se dignou a cruzar as impressões digitais com o sistema informático, para que assim pudessem contactar os familiares.

Mais, este cadáver esteve 8 meses à guarda da polícia, sem que ninguém tenha tido o cuidado de ir verificar se fazia parte da listagem dos desaparecidos (como constava). Foi enterrado 8 meses depois, como indigente ... para desgosto desta familia!! A policia apenas assegurava ... não está morto, nem hospitalizado, nem preso .... faltou-lhes dizer que estava esquecido, sujeito à incompetência dos serviços!!!

E agora? Quem é o responsável? Claro que é o morto, ninguém o mandou morrer fora de portas, pois então!!

Portugal no seu melhor!!!

PS -Provavelmente este post não vos dirá muito ... pois são coisas que nunca esperamos que nos aconteça. A mim deixou-me apreensiva, talvez, pelo facto de ter um filho que esvoaça muito, sem que a maior parte das vezes eu saiba por onde!!!
Beijinhos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atchim!!

AAAAA.....TCHIM!!!!


É assim que estou ... mole, com dores no corpo, congestionada, olhos pesados, com febre ... imprópria para consumo.

De quem é a culpa? Minha, claro está!! É o que dá estar a estender roupa debaixo de uma grande ventania!!

Felizmente, o marido folgou de tarde, e deu uma ajuda com os miudos. Agora, vou tomar o meu chazinho, e vou para a caminha, para ver se amanhã já estou melhor!!!!

Beijinhos para todos, e se quiserem ser solidários, deixem a morada, para eu reencaminhar a bicharada!!! lol

AAAA ...tchim!!!!

Beijinhos

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Caixinha "Imaginarium"

Após ter visto uma caixinha linda feita por esta menina, decidi também eu, aderir à campanha solidária "Um Presente Cheio de Natal" da Imaginarium.

Fi-lo por duas razões. A primeira tem naturalmente a ver com a consciência que tenho, de que um simples presente pode fazer toda a diferença para uma criança carenciada, e depois, porque acho que como mãe, tenho o dever de sensibilizar os meus filhos e educá-los para que sejam solidários.

Expliquei-lhes que havia meninos que infelizmente, tinham os pais que não conseguiam arranjar trabalho, ou que trabalhavam mas o dinheiro que ganhavam não chegava para comprarem prendas de Natal, e que de certeza esses meninos, ficariam muito contentes, se para além das prendas do Pai Natal, recebessem um presente nosso. Afinal de contas o Pai Natal não consegue comprar e levar todas as prendas que estes meninos gostavam de ter, pelo que também nós, tínhamos que ajudar o Pai Natal. Ajudávamos o Pai Natal e alegrávamos um menino/a!!

Foi curiosa a reacção de ambos. A Rita correu para o quarto para fazer uma selecção dos brinquedos que estariam bons, mas que ela já não quisesse. O Diogo, ficou com uma cara de duvida, o que me obrigou a uma sessão extra de esclarecimento e sensibilização.

Dei o meu melhor na argumentação, mas ele não estava convencido. Cruzou os braços à frente e amuou!! Assim esteve por breves instantes até que de repente diz: "Poqueque o pai Natal não dá pendas aos meninos? Eu quero bincar com os meus binquedos!! lol

Lá contei com a preciosa ajuda da Rita que com umas palmadinhas nas costas e uns "empurrões" para o quarto, lá o convenceu a seleccionar meia dúzia de carrinhos!!

Felizmente para o Di, optámos por decidir ofertar a caixa a uma menina entre os 2 e os 4 anos, pelo que os seus carrinhos e bonecos vão continuar cá por casa.

A única caixa de sapatos que tinha era cor de laranja e estou sem tonner a cores na impressora, pelo que só me restou agarrar-me aos únicos frascos de tinta que tinha e improvisar!!


(Pintei a tampa para ver como ficava ... estava com duvidas se a tinta aderia, lol)

(Pintei de creme e verde e apliquei as bonecas em guardanapo)


Agora é só colocar os lápis de cor, o caderno, as 3 mini bonequinhas, telemóvel, uma malinha, e ainda vou comprar uns elásticos ou ganchos para o cabelo. Colocarei ainda um enfeite de Natal!!

Esta campanha estava prevista terminar amanhã, mas pela informação que obtive telefonicamente, foi prorrogada até dia 22/11.

Falei com o André

(Foto retirada)

Falei com o meu filho André. Já não está a viver com a avó, pois diz estar farto de a aturar. Enfim, deve ser só mais um corte, naquela relação amor-ódio que os une. Alugou um quarto lá perto e diz que está bem. Mudou o horário de trabalho estando agora ocupado durante o dia. Entretando recebeu um convite para regressar a jogar futebol num Clube da Divisão de Honra (seja lá isso o que for)!!


Pareceu-me bem. Congratulei-o pelo facto de estipular objectivos e se esforçar por os atingir. Ficou a promessa de num destes dias ir ter com ele, para pormos a conversa em dia. Fiquei contente por saber que está "bem", e por calcular que a esta altura, já deverá ter percebido que está por conta própria (pelo menos por uns tempos).


Enviei-lhe uma mensagem escrita para reforçar o meu apoio. Estupidamente fui ao hi5 dele ... e as fotos que lá encontrei deixaram-me apreensiva. O André parece gostar de acompanhar e de se identificar com pessoas, que por norma a sociedade intitula como à margem da sociedade!!


Fiquei triste. Parece que a esperança esmureceu. É tão esquisito não reconhecermos nos nossos filhos tudo o que lhes transmitimos!! Muitas vezes me pergunto se nos assiste como pais o direito de querer que eles sejam como os idealizámos ... acho que não, mas acho que nos assiste o direito de nos chocarmos quando eles não correspondem ao idealizado, e aos valores que lhes transmitimos.


Claro que veria as coisas de outra forma, se a problemática que tenho com o André fosse só e apenas uma questão de imagem. De facto, um dos problemas que tenho com ele, é que a imagem que ele constroi se consubstancia naquilo que ele de facto é .... e isso é que representa um problema!!


Enquanto via as novas fotos que colocou no seu Hi5, vinham-me à memória o lindo bébé que ele era, no desenvolvimento linguistico que cedo demonstrou, nas suas muitas traquinices, nas dificuldades inerentes à sua hiperactividade, nas longas horas de brincadeira e dialogo, e agora vê-lo assim, com um ar pesado pela vida, com as feições alteradas pelos excessos cometidos ... doi muito!!!


E duro ver um filho passar por dificuldades, é duro viver na incognita de saber como se alimenta, em que cama se deita, se tem frio, se precisa de algo, que o orgulho ou os erros do passado o coiba de pedir ... é duro termos um filho perdido do nosso ninho!!


E hoje e como sempre que faço um post que fale do André ... choro de dor, mas ao mesmo tempo há em mim um contentamento disfarçado, pela recepção deste sms:


Obrigado pelo apoio mãe, mtos beijinhos para ti. Também eu vou conseguir por-te orgulhosa de mim. AMO-TE!!


Este é talvez o meu maior sonho .... poder um dia descansar o coração por sabê-lo bem, por sabê-lo na estrada certa para ser feliz!!!


Filipa

"Cadê" o brinco que eu não o vejo?

Ao princípio da noite olho para a Rita e vejo que sangra do lóbulo da orelha esquerda, onde desde o dia 24 de Setembro habita um brinco. O seu primeiro brinco. A cicatrização desde então tem corrido muito bem. Há 2 semanas tiramos os brincos por breves minutos afim de confirmar que estava tudo bem, e de facto estava.

Bom, tentei ver ao pormenor como estava a orelha, mas ela não me deixava, pois queria que o pai chegasse primeiro. Do pouco que vi, constatei que o lóbulo estava muito vermelho, com aspecto de infecção latente. Achei estranho pois à hora de almoço, altura em que me pediu para lhe dar um "jeito" aos phones do mp3, verifiquei que estava tudo bem. Mais estranho ainda, foi não conseguir visualizar a parte da frente do brinco (o brilhante).

Lá fomos a caminho do Centro de Saúde, que para variar abarrotava. Consegui chegar à fala com um enfermeiro, que gentilmente acedeu a ver a Rita, contrariando a regra de ter de ser vista pelo médico. A Rita estava apavorada. O ambiente hospitalar complica-lhe com o sistema nervoso, pelo que treme, chora, grita em perfeita histeria. Infelizmente a Rita não quis colaborar, não se queria deitar nem por nada, pelo que toda a intervenção teve que ser feita " à força" com 3 pessoas a agarra-la.

Foi duro, estar a ver o sofrimento e o desespero da minha filha, que gritava em desespero pela mãmã. O brinco de facto estava intacto .... mas completamente introduzido no lóbulo. Ainda estou para saber como é possível aquele brilhante ter entrado lá para dentro sem que ela e eu nos tenhamos apercebido (segundo o Enfº esta é uma situação frequente)!!!

Agora há que dar-lhe o Brufen durante 3 dias, limpar com sabão azul e branco e esperar que cicatrize!!! Creio que vai ser inevitável que o buraquinho feche, ficando a Rita muito "fashion" só com uma orelha furada!!

Passou o resto do serão bem disposta e fundamentou a histeria com uma saída que nos fez rir a todos: "Então o que é que querem eu julgava que me iam cortar a cabeça"!!!

Afinal, para quem estava convencida que ia ser barbaramente decapitada, até se portou muito bem!!! lol

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Resposta ao Anónimo

Comentário deixado por um anónimo ao meu post de 09/10
Ridiculo...
Mande essa carta à Ministra da Educção e Ministro da Solidariedade Social. Que culpa tem a professora de todos os seus desgostos com o Estado ou que tenha andado numa Faculdade Privada?! Sofreu injustiças e resolveu vingar-se?!
Exigir donativos...Dito assim até parece que vai algum para o bolso dos professores. Não, é simplesmente uma forma de as crianças irem ao Teatro, Zoo, etc, que muitas de outra forma não o fariam. Para os professores é um dia de maior responsabilidade, pois estão num ambiente não controlado e a responsabilidade é redobrada para com as crianças.
Sinceramente fico triste por ver esta carta, que roça o desrespeito com alguma expressões, ser aplaudida desta forma. Aliás ninguém esgrimiu argumentos, simplesmente aplaudiu a "coragem", "mulher sem papas na língua", "inteligente". Prova desta inteligência é enviar uma carta a uma professora a falar do Estado, sendo estes duas pessoas diferentes...Argumentos sérios e dirigidos a quem de direito não vi...

Direito de Resposta

À Sugestão : “Mande essa carta à Ministra da Educção e Ministro da Solidariedade Social”, cumpre-me agradecer a ideia. Mas passo a explicar porque não o enviei. Já viu o desagradável que seria, o funcionário que abrisse a carta, ter de alegar o artº xpto para poder ir recuperar das duras palavras da minha carta. Daria provavelmente o quê? entre 15 a 30 dias de baixa, não? E já pensou, que depois para além de um, poderia ter dois ergumenos a comentar anonimamente o meu Blog? Desculpe, mas se eu não me poupar …. Ninguém o fará por mim.

Ao comentário: “Exigir donativos …”

Então, querido anónimo? Não deveria ser isto que queria dizer pois não? É que caso não tenha reparado, mas exigência representa algo que nos é imposto, contrário por isso, aos donativos que são pela sua natureza voluntários. Entendeu o quer que lhe faça um desenhinho, hum?

Ao comentário: “Dito assim até parece que vai algum para o bolso dos professores”

Bem, não me obrigue a contar algumas coisinhas que provavelmente envergonharão a classe docente, mas creio que não é preciso, pois não? Você, saberá concerteza melhor do que eu! Gerir o dinheiro dos outros com leviandade não custa nada pois não?, não é isso que nos ensina o Ministro das Finanças? Então porque é que os “setores” não haveriam de poder? Desculpe, não o queria ofender, foi só um desabafo!!!

Ao comentário: “é simplesmente uma forma de as crianças irem ao Teatro, Zoo, etc, que muitas de outra forma não o fariam”

Dah!!!! Felizmente os meus filhos não precisam da escola para terem oportunidade de vivenciar todas essas experiências. Sou uma mãe empenhada que não vejo a escola como um deposito de criancinhas, nem delego nos professores qualquer das competências que me incumbem como mãe.

Quanto aos donativos servirem para proporcionar a ida das outras crianças que de outra forma não poderiam ir …. É aí está, mais uma das razões para o facto de ser contra os donativos.

Sei de mãezinhas e paizinhos, desempregados, com os filhinhos muito mal vestidos, mas que tomam o pequeno almoço todos os dias na pastelaria e debatem para quem quer ouvir a programação da TV cabo. Quando chega a altura de pagarem 10,00€ das fotografias dos filhos … não podem. Dinhos estão desempregados, e estamos em crise!!

Pois bem, cá em casa não há TV Cabo porque não podemos ter mais despesas, os meus filhos usam roupas que as amigas me dão, e o pequeno almoço é tomado em casa. Quem não tem dinheiro não tem vícios. E aqui primeiro estão as crianças, a sua educação e conforto, e só depois as manias e luxos!!!
Os filhos estão sujeitos, para mal de muitos, à ignorância e pobreza de espírito dos seus paizinhos. Lamento pelas crianças, mas não me sinto na obrigação de pagar pelos devaneios e parvoice alheia!!

Ao comentário: "Prova desta inteligência é enviar uma carta a uma professora a falar do Estado, sendo estes duas pessoas diferentes...Argumentos sérios e dirigidos a quem de direito não vi...

Exactamente por serem pessoas distintas é que não posso consentir que uma professora enderece aos pais, a responsabilidade de suportarem despesas que cumpre ao Estado. Não exigindo ao Estado, que cumpra as suas obrigações, o dinheiro que deveria ser canalizado para as nossas criancinhas irem fazer actividades e visitas de estudo, está a ser canalizado, para pagar a internet que o caro anónimo utiliza para comentários despropositados. Vá lá, esforce-se mais, produza só mais um pouquinho ... olhe que as avaliações já estão a decorrer, e depois a progressão na carreira fica comprometida!!

Já agora, que opina tanto para sobre o local para onde devo endereçar as minhas revoltas, não se lembrou ainda de enviar este seu triste comentário, e provavelmente muitos outros que escreve, ao Ministério da Saúde? É que podia ser que eles se lembrassem de criar algum gabinete de atendimento aos AESNPF (Anónimos Estúpidos e sem Nada Para Fazer)!!

Passe bem e volte sempre, pois isto de não ter muito para fazer, às vezes torna-se rotineiro, e assim, sempre estive entretida a responder ao seu opinanço!! Por aqui enquanto houver tempo … terá sempre resposta!!!
NB - Gostaria de esclarecer, como já o fiz, que ainda acredito, que nem todos os funcionários publicos são como os retrato. Esta é a opinião que tenho dos funcionários públicos de uma forma geral. Felizmente, consegui contar com a amizade de muitos dos meus profs. e ainda hoje, os recordo com saudade e reconheço o seu empenho. Acho que é uma actividade que deve ser abraçada por vocação e não como muitos fazem como alternativa profissional. Quando isso acontece ... mancham a classe docente e descredibilizam uma nobre profissão!!
Beijos

Pimenta na Língua

Cada vez mais me convenço que educar é uma arte, e que a Educação de uma criança se deve adequar à sua personalidade. Quando olho para trás, constato que a Rita tem sido ma criança muito fácil de educar. É uma menina atenta, obediente, disciplinada, que faz questão de cumprir na perfeição as indicações que lhe damos, e que tem a perfeita noção do que pode ou não fazer, e do que pode ou não dizer.

Claro que também faz as suas traquinices, mas fá-las até um determinado limite.

Por sua vez, o Diogo, é quase o oposto. Já estava perfeitamente convicta que grande parte daquilo que somos não advém somente da educação que temos, mas sim da personalidade com que nascemos. Só isso explica existirem filhos que não espelham em nada a educação que tiveram, bem como, a existência de irmãos inseridos no mesmo seio familiar, e a quem é ministrada a mesma educação, que apresentam comportamentos e formas de estar muito díspares.

O Diogo é muito nervoso e impulsivo (sai à mãe e atira ao pai, lol), facilmente perde a postura, o que dá origem à saída em bloco de todas as asneiras que conhece. E como é que ele as conhece?, perguntam vocês. Conhece não só por ser telespectador atento e assíduo dos Morangos com Açúcar, mas também, por assistir ao rico e variado vocabulário vernáculo que apreende em casa dos meus sogros.

O certo é que assim que é contrariado, toca de gritar aos sete ventos, todas as asneiras que conhece, para choque da irmã, que fica boquiaberta e incrédula com tanto disparate.

Inicialmente, tentei fazer de conta que não ouvia, para ver se, não dando muita importância, ele se esquecia. A verdade é que não esqueceu, pelo que a frequência com que o diz tem vindo a aumentar. Assim, optei para com calma, tentar explicar que não o deve dizer que falta de educação, que é uma vergonha, blá,blá,blá! Ele ouve com atenção, parece compreender e as mais das vezes até pede desculpa, mas á mais pequena contrariedade, esquece-se de tudo, e lá vem o rol da asneirada!

Comecei assim por lhe dizer, que se ele não parava de proferir aquelas tristes palavras, que tinha de lhe por pimenta na língua. Já ando nisto há duas semanas, sem nunca ter concretizado esta minha ameaça.

Ontem, o Di aborreceu-se com a irmã, e a seguir a ter-lhe chamado parva e estúpida da m***a, lembrou-se de lhe chamar um nome mas intenso, que não se deve chamar à maezinha de ninguém. Chamei-o, baixei-me a ele e mais uma vez, apelei ao seu bom senso (aquele bom sendo dos 3 anos, lol). O Di pediu desculpa e mais uma vez prometer nunca mais dizer.

Passados uns longos minutos, vou dar com eles em grande reboliço, zangados e dispostos a tudo pela disputa de mais um brinquedo. tentei acalmá-lo, mas ele não se coibiu de apelidar a irmã daquele nome monstruoso. Ralhei, mas quanto mais o fazia, mais ele fazia questão de reafirmar que a irmã era o que ele lhe chamava.

A Rita estava chocada com tantos insultos. E agora o que é que fazia? Eu que ando há 2 semanas a ameaçar com a pimenta, não estaria na altura de converter a ameaça numa realidade? Não queria fazê-lo, mas para mim não faz sentido ameaçar se não se tiver disposta a cumprir, pois se assim não for, não faz sentido!!!

Decisão tomada, pimenteiro na mão e vai de molhar o meu dedo, despejar um pouquinho do pozinho "milagroso" e colocar o meu dedo na boca do Di (algo pouco higiénico, eu sei, mas não podia amarrar o miúdo, única alternativa que teria para assegurar que a pimenta se instalava na sua língua, lol)!!

E a reacção foi, de grande contestação, como seria de esperar!!

Chorou, pediu desculpa, muitas lágrimas .... ficou muito sentido .... mas a verdade é que não voltou a repetir (embora eu saiba que ainda é muito prematuro para cantar vitória). Espero que tenha resultado, pois quando não resulta também não vale a pena insistir por muito mais tempo, porque eles ficam "malhadiços" e o efeito que se pretende não é atingido.

Ontem ao jantar o Diogo, afim de actualizar a sua listagem de asneiredo, começa a perguntar-me:

Diogo: Mãe fonix é asneira?
Eu: Não Diogo, mas não é um nome bonito de se dizer
Diogo: Mãe fogo é asneira?
Eu: Não
Diogo: Então posso dizer?
Eu: Sim
Diogo: Mãe, parva é asneira?
Rita: Olha Di não sejas chato, a única coisa que podes dizer é possas caraças!!lol

Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos, na esperança que as asneiras tenham tido um fim!! Será?

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hoje, seria o Dia de Aniversário do meu Pai

Olá,

Estou bem disposta, sinto-me cheia de energia. Não tenho nenhuma razão especial para me sentir particularmente bem disposta ... mas de facto estou!!! Pronto!! Hoje não é dia para pensamentos nostálgicos, hoje é dia para festejar na companhia dos meus filhotes ... o São Martinho.

Contudo, não poderia deixar de aqui registar que se o meu pai estivesse vivo, hoje tinhamos duplos motivos para festejar. Hoje seria o dia do seu aniversário!!! Completaria 89 anos!!! Muitos anos sem dúvida .... mas acredito que seriam uns 89 anos cheios de energia!!!

Um beijinho para todos Vocês e divirtam-se neste dia que é de Festa!!! Eu vou comer uma barrigada de castanhinhas assadas ... é pra desgraça!! lol

Beijinhos

Dia de São Martinho

Hoje dia 11 de Novembro é o Dia de São Martinho. A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.

Gosto muito deste festejo, pois para além de gostar muito de castanhas, gosto de passear pelas ruas de Lisboa e ver os carrinhos dos assadores, a fumegar, felicitando-nos com o delicioso cheirinho das castanhas acabadinhas de assar .....



Magusto:

É a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.

PROVÉRBIOS POPULARES (S. MARTINHO)

- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.
- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
- Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o teu bornal.
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
- Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.
- Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.
- Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho.
- Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.

Lenda de São Martinho - (O porquê do Verão de São Martinho)


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

Cantiga que a Rita aprendeu no JI

Castanhas, castanhas
Assadinhas com sal
Quentinhas, quentinhas
Que não façam mal

Saltitam, Crepitam
Toma lá e dá cá
São Martinho sem vinho
Castanhas não há

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Instabilidade no Jardim de Infância

Hoje à hora de almoço quando fui buscar a Rita, foi-me comunicado que a Auxiliar do JI iria ser transferida para outra escola.

Esta funcionária pertence aos quadros do Ministério de Educação, mas a celebração de protocolo de cooperação entre o Ministério e a Camara, consagra que os funcionários afectos ao Minsitério devem ser colocados nas Escolas, responsabilizando-se a Camara pela colocação de novos auxiliares nos JI.

Assim, esta e outra auxiliar (de outro JI), que já tem quase 60 anos, irão ser transferidas. Esta senhora com mais idade, e no JI há mais de 20 fartou-se de chorar, mas a responsável do Agrupamento foi peremptória .... as transferências irão ser concretizadas.

Em virtude de não concordarmos com a medida, fui encarregue de redigir uma carta, carta essa que aqui trancrevo. Os míudos estão em choque, e já há crianças que se agarram à bata da auxiliar a implorar que e Tina como carinhosamente lhe chamam, não se vá embora.

Estou perfeitamente consciente que não sortirá qualquer efeito este nosso apelo. O desrespeito e a insensibilidade para com os docentes já era uma realidade .... mas pelos vistos, a injustiça das medidas já afecta as crianças do JI.


Carta
Exmos. Senhores,

Nós, Encarregados de Educação das crianças que frequentam o Jardim de Infância de &%&%&%&%%$, fomos hoje apanhados de surpresa, com a triste notícia da transferência da nossa Auxiliar ?%%/(. Hesitámos muito antes de redigirmos esta carta, mas todos nós, sentimos que teríamos que recorrer aquilo que ainda nos resta fazer, que no fundo, mais não é, do que manifestarmos a nossa revolta e a nossa incompreensão perante a medida adoptada.

Como pais, é difícil perceber, que necessidades logísticas são estas, que vão implicar a transferência de uma funcionária, que para além de uma excelente pessoa, desempenha a sua actividade nesta localidade há 14 anos, estando por isso, perfeitamente inserida na nossa comunidade.

Aqui, a /%%$%$ é respeitada e acarinhada por todos quantos presenciam a forma doce, humilde, carinhosa e amiga, com que diariamente acompanha os nossos filhos.

De facto, por mais que queiramos, não podemos concordar com esta medida, pois acreditamos que irá provocar uma enorme instabilidade emocional entre as nossas crianças.

Como saberão, a frequência de um jardim de Infância é o primeiro contacto que as crianças têm com o universo escolar, devendo por isso, ser o local onde lhes é transmitida toda a segurança e estabilidade, para encararem com confiança o inicio do seu percurso escolar.

Face ao exposto, apelamos à Vossa sensibilidade, e solicitamos que se estudem alternativas que venham garantir a permanência desta estimada funcionária, que é vista pelos nossos filhos como uma grande amiga, e que lhes transmite com muito carinho e afecto, a ideia que também na escola, é possível ser-se feliz!!!

Gratos pela atenção dispensada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos, na esperança de que o nosso pedido possa ser acolhido, para o bem de todos os nossos filhos.

Os Pais

O Passeio de Domingo

Ontem a seguir ao almoço fomos passear aqui pela nossa terriola, lol. É muito curioso ver, como estando relativamente perto da cidade de Lisboa, nos podemos sentir a morar num meio rural. Andámos a pé durante cerca de 2 horas. Vimos um pouco de tudo, vegetação diversificada, animais, muitos cheiros, muitos sons ...andámos a vaguear pelo campo fora, como se escuteiros fossemos. Foi um passeio muito agradável ... que iremos concerteza repetir!!

O Nosso Passeio de Domingo

(Fotos retiradas)

domingo, 9 de novembro de 2008

Já não sou ... DADORA

É com vergonha e alguma tristeza, que aqui Vos digo, que hoje fui proibida de dar sangue! Eu para aqui a apelar às Vossas dádivas, e afinal de contas a minha terminou.

Eu explico. Hoje lá fui eu, "preparada" para ir dar sangue. O procedimento, é preencher um questionário, onde nos são colocadas uma serie de questões, e de seguida, somos vistos pelo médico, que nos faz algumas perguntas, mede a tensão arterial, e nos pica o dedo para avaliação da glicémia.
Eu estava bem disposta, mas à pergunta: - "Nas nas outras vezes em que deu sangue tem corrido bem, ou sente-se indisposta? ", não pude mentir!!
É verdade que tenho dado sangue, mas também é verdade, que muitas vezes me sinto mal, havendo necessidade de me elevarem as pernas, obrigarem-me a comer, etc.

Sempre atribui esses sintomas a alguns traumas de infância. Quando era miúda tinha que fazer a análise da glicose pois tinha tendência para ter elevados níveis de açucar no sangue. Tinha de ser picada várias vezes, ingerir água com açucar (actualmente já é um pó bem mais tolerável, se bem que, para mim ainda é intragável), e voltar a ser picada.
Para ajudar à festa, as minhas veias são "bailarinas", o que implica que para conseguirem atingir a veia, tenho de ser picada várias vezes, sendo que a alternativa, é inserirem a agulha nas mãos!!

Lembro-me que fazia cenas incríveis, gritava, chamava nomes às analistas, tentava atingi-las com as minhas queridas botas ortopédicas, enfim, um filme, para não dizer uma vergonhaça.

Quando engravidei do André, as análises da praxe impunham-se, e não havia vez nenhuma que os mosaicos brancos e pretos, do chão do laboratório, não andassem numa roda viva. O desmaio fazia sempre parte do cenário, pelo que comecei a realizar as análises deitada. Pois mesmo depois da conclusão das análises, a ida ao WC motivada pela indisposição era inevitável.

Levei anos a dizer que antes preferia ter um filho do que tirar sangue ... um disparate eu sei, mas era isso mesmo que pensava.

Fui crescendo e percebendo que só o facto de pensar em tirar sangue me indispunha. Considerava a indisposição perfeitamente absurda, e ficava arreliada comigo própria por reagir infantilmente, aquilo que afinal não implicava por si só, nenhuma dor intolerável.

Senti-me na obrigação de provar a mim mesma, que não permitiria que esta fobia (pensava eu que era) altera-se as minhas intenções de ser dadora de sangue.

Mas a verdade verdadinha, é que não tem sido fácil, mas como sou teimosa, lá vou duas vezes por ano.

Hoje, lá fui obrigava a confessar perante a médica, as minhas indisposições passadas. Ela torceu o nariz. Disse-me que há organismos que reagem mal à dádiva, que não se trata dum problema psicológico, mas físico, e nós só temos é que respeitar a vontade do nosso corpo. Insisti que iria tentar mais uma vez, ao que ela consentiu sem antes de me dizer: - Vá lá então, e só espero daqui a pouco não ter que a ir socorrer.

Subi ao piso de cima, onde está o equipamento. Tentei concentrar-me na mesa de refeições recheada de sumos (muito doces, completamente intragáveis), bolachas e algo que é feito maravilhosamente pela mãe de uma Senhora da Comissão de Dadores ... filhoses!!!

Ainda esperei um pouco. Respirei fundo várias vezes para tentar abstrair-me do ambiente. Fui chamada, e lá fui sorridente, tentando disfarçar o meu nervoso miudinho que teimava em querer dar nas vistas.

A colheita começou, tendo a enfermeira tomado conhecimento do meu triste historial de indisposições, lol. Ficaram de olho em mim, perguntando-me frequentemente como me sentia. A verdade é que me sentia bem. A colheita terminou sem percalços, dizendo a enfermeira: "está a ver, eu não lhe disse?, hoje não me deixou ficar mal"!!!

Sentia-me orgulhosa, mas a elevação das pernas lá continuava, e a imposição de beber aquele intragável sumo também. Os restantes dadores entravam e saiam, e eu ali de castigo. O castigo terminou, mas ainda assim fizeram questão que me sentasse e comesse mais qualquer coisinha. Foi a oportunidade para dar dois dedos de conversa com a simpática senhora da Comissão de Dadores. Eu continuava bem disposta.

Às tantas ouve-se um estrondo. Foi um senhor (acompanhante) de alguém que dava sangue ,que estava em jejum, e teve uma quebra de tensão, caindo estatelado no chão. Passou o reboliço inerente ao socorro do Senhor, e a conversa prossegue.

De repente, começo a sentir o meu estômago às voltas (1º sintoma), a indisposição aumenta e sinto vontade de vomitar (2º) .... disse à Senhora com quem falava que não me estava a sentir bem, o que motivou um grito pelos Enfermeiros. Fui amparada até à "marquesa". Começam a pedir-me que não fechasse os olhos e que tossi-se. Alguém me abana. Vem a médica. Tensão 8-5. Ministram-me uma gotas debaixo da língua. Começo a sentir-me melhor. Tensão 10-6. Mais um sumo, mais tempo de castigo, no fundo mais uma ... vergonhaça.

A médica foi peremptória: Não vai poder mais dar sangue!! Não pode contrariar o seu organismo!! . Perguntei se daqui a uns tempos poderia voltar a insistir. A médica diz que sim, sem estar muito convencida de que esta reacção orgânica alguma vez mude. A enfermeira acrescenta "sou da opinião que as nossas células têm memória, pelo que é difícil ultrapassar traumas passados".

Pronto, e foi assim que o Instituto Português do Sangue perdeu uma dadora, desta forma vergonhosa!! Foi assim que me classificaram como traumatizada (e eu que já tinha alguns, ganhei mais um para a colecção) e foi assim que me consideram uma incapacitada ou inapta, lol!!!

Passadas 8 horas, ainda sinto o meu estômago sensível. Fiquei aborrecida, pois esta coisa de ter um organismo que manda mais, do que a minha mente, é algo que me perturba. Afinal quem é que nos comanda? É o corpo ou a mente? Este corpinho já está mas é a esticar-se demais para o meu gosto. Primeiro cresce para os lados sem permissão, e agora, ainda tem a mania que manda!!! Era só mesmo isto que me faltava ... um corpo revolucionário, para se juntar a uma mente reivindicativa!!! Sinto-me explosiva!!! lol!!

Beijos

Lembram-se da minha Penultima dádiva?. Aqui está o testemunho!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pensamentos Meus

Atenção:Este post é mais um daqueles que não interesse nenhum que serve apenas para desabafar!!


Bem, eu nem sei bem como hei-de começar este post, e sei que vai ser dificil transmitir com toda a clareza o meu ponto de vista.

Como todos sabem já estou em casa há 6 anos. Até lá sempre trabalhei e estudei. Desempenhava uma actividade profissional que gostava, mas de uma forma consciente (ou pensava eu que era) decidimos que eu viria para casa. Vim. Claro que nos primeiros tempos tudo correu pelo melhor, mas rápidamente comecei a acusar o cansaço de estar em casa, o stress que as rotinais domésticas acarretam, e o isolamento que comporta (já estou a imaginar as mães que trabalham a pensarem para os seus botões: Oh tadinha, está cansada de não fazer nada ... mas acreditem que não é bem assim).

Muitas vezes penso se estou arrependida ... e a verdade é que se há dias acho que não, pensando nas vantagens que esta situação comporta para os meus filhos, há outras, em que acho sim, pensando em mim e nas consequencias que a situação tem acarretado.

O que sei, é que a estadia em casa tem propiciado o desinteresse que sinto por mim mesma. É verdade que nunca fui vaidosa, mas tempos houve em que ostentava com orgulho os meus cabelos ondolados, tantas vezes elogiados. Muitos piropos ouvi, e embora sabendo que não era propriamente uma brasa, era uma mulher interessante que despertava alguma curiosidade.

E tudo isto para vos dizer o quê? Para vos dizer que esta permanencia em casa, tem feito com que me acomodasse a muitas coisas e principalmente, me anulasse. Sim é esse o termo. Tenho levado estes anos sem querer saber das ultimas tendencias da moda, sem ter vontade de me cuidar, de me mimar, e por isso pergunto, com que legitimidade o faço? Como é que eu, me tenho permitido desistir de mim própria? Com que argumento o tenho feito?

Com o argumento do bem estar da família .... doida de todo, portanto. (Aqui está mais uma mudança. Não sou uma pessoa que me considere muito altruista, pelo menos ao ponto de pensar exclusivamente na família ... então como justificar este comportamento, senão pela desistência de mim própria?
E a meditação sobre esta temática surge a que propósito? Surge, porque ontem ao jantar, o meu marido (com toda a legitimidade, entenda-se) disse-me assim: Se no domingo (unico dia de folga que por norma tem) estiver bom tempo vou ver o jogo do Sporting.

Aquele dialogo, que para quem ouve é perfeitamente aceitável, despertou em mim, a visualização de vários flash da minha vida, especialmente do que eu era e do que sou, e pareceu-me ouvir inumeras vezes na minha mente, o meu inconsciente a rir-se de mim própria.

Tenho vindo ao longo do tempo a querer acreditar que não me cuido mais (e aqui estou-me a referir ao excesso de peso de que já estão fartos de me ouvir queixar), pois primeiro está a família.

Ou seja, não posso praticar qualquer desporto, nem ir para o ginásio com o Diogo ao colo, não tenho ninguém com quem o deixar, e só posso contar com a ajuda o pai quando este chega a casa (pelas 21:30). Mas vamos lá a saber, porque não vou eu passear, correr ou o que seja, a partir dessa hora?

Pela família .... pois se o fizesse roubaria o unico tempo que temos para estar em família, a confraternizar.
Penso muitas vezes que se o fizesse para além de não conseguir privar com o meu marido, provavelmente quando eu chegasse a casa, ou ele estaria frenético e nervoso com a agitação das crianças ou então estariam a brincar calmamente, mas a incognita de como correria, deixa-me tensa e por isso opto por não ir.

Ou seja, eu não vou cuidar de mim, para não roubar tempo à família, mas ele já pode roubar tempo à família para ir ver o Sporting!!!

Bom, não haja dúvida que eu acho que o meu marido faz muito bem, não podemos ser escravos do trabalho e da família, ele tem direito a espairecer, como tinha de ir ao salão Erótico, como tem de ir ter com os colegas para uma partida de futebol .... claro que ele tem (e digo isto sem qualquer ironia, eu acredito seriamente que sim) , mas e eu, não tenho?

Eu que tenho levado a vida a reinvindicar não só os meus, mas o direitos de tantas outras pessoas, perdi por completo todos os direitos por ter optado por ser mãe a tempo inteiro?? Será que alguém tem a noção do que é que se sente, quando as unicas palavras que profiro para um adulto é bom dia e boa tarde, quando entrego a Rita na carrinha e na escola?

E porque é que eu entendo tão bem as necessidades do meu marido, e não valorizo as minhas proprias necessidades? Há aqui qualquer coisa que não está bem, não Vos parece??!!!

Acho que a partir de ontem à noite há algo nos meus dias que vai mudar. Acho que a família vai ficar no fim do meu dia para ... segundo plano!!! Bolas sou (ai que até me custa a dizer) .... doméstica, mas não estou morta!!!!

É hoje .... é hoje que vai ficar tudo ao barulho .... e eu vou sair de casa toda lampeira, com o mp3 e a soletrar aquela musica que diz: "Tou nem aí, tou nem aí, podem gritar que eu não vou ouvir" (a letra não deve ser bem assim, mas ... passa a ser, lol)!!!

Beijinhos

O vermelho fere a vista? Vá opinem lá, para eu alterar de acordo com as Vossas sugestões!!!

Adenda:

Pronto o vermelho já se foi ... foi substituido pelo castanho!! Para ser franca, os tons castanho, beje e afins são aqueles que menos gosto. Eu sou mais na onda dos rosa ... mas já estava farta das borboletas e pronto .... pelo menos por uns dias vai ficar assim, até que encontre um fundo que se identifique mais comigo, pois já percebi que este, nem é do meu, nem do vosso especial agrado!!!

Beijocas

Quando era adolescente, para desespero da minha mãe, andava constantemente a mudar a disposição dos móveis do meu quarto. Fácilmente me aborrecia, pelo que os móveis andavam sempre num rodopio. Agora que a adolescência já lá vai, arranjei algo muito mais fácil de mudar (digo eu) .... o template do Blog.

Há quem mude de marido, de emprego, de casa, de carro, de país, de partido .... eu apenas mudo de template.

Vejo milhares de templates ficando a escolha muito comprometida. Coloco este, ou este? Gosto destas cores porque são alegres, mas também gosto das outras pois são muito softs. E aquele tão giro com glitter. Giro, giro era aquele, mas aquelas cores vão dificultar a leitura. Ah já sei, vai ser aquele com o fundo em preto e aquela borboleta tão gira. Não borboletas não pode ser, pois já parece mal. O que eu gostava mesmo era de um Blog com a Hello Kitty. Estás louca? que é que os leitores do Blog vão pensar, que tens 13 anos? Vê lá se não dás asas à criança que há em ti, olha que os teus 35 anos já não permitem que faças o que te apetece!!! Pronto já escolhi, este é que vai ficar bem. Selecciono, coloco no Blog e quando dou conta, o fundo multiplicou-se em varios fundos pequeninos, ficando uma michelandia de cores ... ok, afinal não pode ser este!!

E foi assim que este pobre Blog perdeu a cor ... amanhã logo se vê!!!! Não liguem pois isto são coisas de quem não tem mais nada para fazer, e que ainda por cima é balança!!!

Beijinhos

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TPC Concluído

Após as fantásticas ideias deixadas pela (nflag) do Sotão das Ideias não me restava alternativa senão deitar mãos à obra. Falei com a professora da Rita que me informou que o boneco não tinha de ser feito exclusivamente com castanhas, nozes e bolotas. O objectivo era a realização de um trabalho com produtos que encontramos/utilizamos no Outono.

Assim, lá andei de rabo para o ar, na companhia dos meus filhotes , a apanhar folhas de várias cores, bolotas e um "fruto" redondo que encontro nas silvas, mas que não sei o nome.

O resultado final foi este aque veêm na fotografia!! Confesso que deu algum trabalho pois todos os "frutos" estão cozidos à base do trabalho, mas eu acho que até ficou engraçado. A Rita gostou bastante e isso é que importa. Que Vos parece?

Não posso deixar de agradecer às dicas deixadas, especialmente à (nflag) do Blog do Sotão das Ideias, e aconselhar-vos a fazerem uma visita, pois lá, encontram ideias muito engraçadas para os apreciadores das manualidades!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

TPC - Ideias Precisam-se

Tenho um TPC para fazer ... um boneco de castanhas, bolotas e cascas de nozes!! E agora ... o que faço? Sugestões precisam-se, lol!!!

Rendimento Social de Inserção

Há realmente coisas que me revoltam o estomago. Estive a ver o Programa da Julia Pinheiro, cujo tema é o Rendimento Social de Inserção (RSI).

Surge no estúdio uma convidada de nome Patrícia Franco de 27 anos, divorciada e mãe de 3 filhos. Mora com os pais e os filhos e por isso não paga renda, nem água, nem gás ... nem nada. As unicas despesas que tem é 25 euros de infantários dos filhos (acho que vou ter que inscrever lá os meus), mais a ama de um deles e o passe para os levar. As despesas que tem, ascendem a 100,00€.

E sabem quanto é que ela recebe por mês por parte da Segurança Social ..... coisinha pouca ... só 900,00€ por mês!!!!! Recebe 563,50€ do RSI e o restante provem dos abonos das crianças e de ajudas para alimentação!!!!

E diz ela que está disponível para trabalhar. Para quê? se o ordenado que conseguiria seria na ordem dos 450,00€. O Presidente do Instituto da SS (Dr. Edmundo Martinho) afirma que mesmo iniciando o trabalho, a Sra. ficaria a ganhar, pois durante um ano, só metade dos 450,00, ou seja 225,00 seriam descontados ao subsidio.

Esqueceu-se no entanto de ver que afinal a senhora, ao trabalhar um mês iria ter um acrescimo de apenas 225,00 ao seu rendimento.
Será que a Senhora em causa se irá dar ao trabalho de ir trabalhar, apanhar frio, chuva e vento, aturando patrões e colegas, e ter outro tipo de despesas, quando pode estar em casa sossegadinha e ganhar à conta de todos o seu subsidio de 900,00? Tenho as minhas dúvidas!!

E sabem que não há um limite temporal para o terminus desta subsidiodependencia? ... ah, pois é, desde que a situação que levou à atribuição se mantenha .... o subsidio continua!!!

Que País este!!!

Não estudaram no passado? baldaram-se muito? São quase analfabetos ... não faz mal, juntem-se aos 350.000 subsidiodepententes e sejam baldas para toda a vida!!! É só vantagens .... não têm horários para cumprir, não se zangam com as colegas para conseguirem marcar as férias na altura que Vos convém, pois têm férias todo o ano, não andam a apanhar frio nem chuva, podem estar doentes à vontade, e pelo tempo que quiserem, pois não têm as juntas médicas à perna, não têm que se esforçar por serem bons, pois o aumento surge sempre no final do ano, independentemente da forma produtiva ou não, com que aproveitaram as Vossas horas, suspeito que ainda fiquem isentos das taxas moderadoras e que não tenham que declarar este rendimento em sede de IRS!!! É só vantagens!!!

Os que estudaram, paciência, prourem trabalhinho pois talvez consigam arranjar ... que isto de não querer fazer nenhum, não é para quem quer, é só para quem pode!!

Beijos ... e viva à nossa SS!!

domingo, 2 de novembro de 2008

Ficámos na Rua!!!

Sabado, 17:10, após grandes indecisões e perguiça, lá me decidi a ir às compras, para que o Domingo pudesse ser passado em família e longe dos Hipermercados.

Crianças preparadas e alertadas para a necessidade de se portarem bem (o que nunca acontece), digo mesmo, ameaçadas de que se se portassem mal, esta seria a ultima vez que me acompanhavam às compras.

Telemóvel na mala, mala ao ombro e porta de casa aberta . Para variar os meus encantadores filhos, começam a guerrear pois discutem sempre, sobre quem abre a porta. Já tentei resolver a questão, tentando que a porta se abrisse à vez, mas o Diogo não se conforma. Decidi então que quem abre a porta sou eu .... mas os dois não se conformam ... pelo que ainda não decobri maneira da porta se abrir, sem que toda a vizinhança tome conhecimento desse facto.

Ontem não foi excepção, pelo que saio atrás deles, para os puxar para dentro da porta, para acalmarem, para que passados alguns minutos pudessemos sair em silêncio. Nessa altura em que tento que recolham a casa, e já no patamar das escadas, estupidamente fecho a porta de casa .... tendo a chave de casa e da carrinha ficado dentro de casa. Ou seja, ... estavamos na rua. E agora?

Felizmente tinha a mala ao ombro, com o telemóvel ... ligo ao meu marido, que ficou frenético pois só conseguiria estar em casa passadas no mínimo 4 horas. Tranquilizo-o dizendo-lhe que iria ao café ver se tinham horário da camioneta, pois a solução do problema passaria por ir fazendo as compras até que ele chegasse.

Não tinham horário, mas acabei por descobrir um horário de verão dentro do meu porta-moedas. Proxima camioneta com destino a Mafra, passaria às 18.02. Ok, lá vou eu ficar na paragem da camioneta quase uma hora à espera. Depois lembrei-me que a camioneta que pretendia apanhar, deixar-me-ia em Mafra, pelo que até chegar ao Continente, ainda tinha que me fartar de andar com os miudos a pé. Não poderia ser, até porque nessa altura já começava a escurecer.

Mudei de planos e pensei apanhar a camioneta em sentido contrário, para ficar em Loures, andaria também um bocado a pé, mas chegaria ao Louresshopping, onde poderia para além das compras, fazer tempo, para que o meu marido me pudesse ir buscar (e dizer adeus ao salão erótico, lol) pelas 21:45.

Olho para o horário e vejo que a camioneta passaria pelas 18:26, ou seja, 1:15, depois. Não tinha alternativa. No café era impossível mante-los, pois perturbam com o barulho que fazem, a clientela de qualquer estabelecimento comercial.

Ficámos na paragem à espera. Claro que em alturas como esta, tudo acontece!!. A Rita quis xi-xi, o Diogo có-có. Quando fui colocar o Di a fazer có-có (imaginem onde? ..., claro, atrás da paragem da camioneta, no meio das ervas e arbustos), e eis que ele decide fazer não có-có, mas xi-xi. Ou seja, a pilinha parecia uma mangeira endiabrada em todas as direcções. Resumindo, molho-me as minhas calças, as dele, os meus ténis, e até a minha mala que estava pendurada ao meu ombro (???) não escapou, lol!! Uma tragédia, foi o resultado daquela necessidade fisiologica do Di.

Continuámos, e desesperámos à espera da camioneta, pois para além de tudo, soprava uma brisa fria e incomoda, misturada com cheio de lenha queimada, proveniente dos prédios vizinhos.

Passado 1:20 de espera, avisto e camioneta que felizmente se aproximava ... e eis que o impensável acontece .... a camioneta seguiria via rápida, ou seja, nas povoações seguintes entraria na Auto-Estrada só parando em Lisboa.

O motorista ainda me disse que poderia deixar-me na povoação que antecede a entrada na AE, para que lá espera-se por outra que fosse para Loures, mas, nem eu tinha o horário, nem ele, e uma vez que para além de sabado, era feriado, a probabilidade de ter de esperar longas horas era uma realidade. Obviamente que não fui.

E agora o que é que eu faço, na rua, com frio, com duas crianças que já estavam saturadas de esperar? Dirigi-me ao café, pedi à simpática proprietária o nº da Praça de Táxis de Mafra e liguei, pedindo para me virem buscar, para que pudesse "enfiar-me" nas compras, mais não seja, para não estarmos o relento. E assim foi. Às 19:05, dei entrada no Continente de Mafra, onde teria de fazer tempo, no mínimo até às 21:30.

Andei literalmente a passear-me nos corredores, com os miudos cansados, mas nem por isso, mais sossegados. Às 19:50, tinha as compras feitas, tendo passado o restante tempo, de volta dos expositores dos livros, onde os meus filhos tiveram a possibilidade de consultar uma panóplia de publicações, desde o Ruca, Camila, Noddy, Doce Moranguinho, Livros com cheiros, etc, etc.

Nunca desejei tanto ver o meu marido como ontem .... lol.

Cheguei a casa às 22:00, cansada, com as compras todas para arrumar. Valeu-me ter comida feita, que aproveitei para o jantar. Às 23:00 já todos estavamos na caminha, prontos para uma noite descansada ..., ou nem por isso, lol!!!!!

PS - Felizmente, a ida ao salão erótico já tinha sido desmarcada, pois os colegas à ultima da hora, pensaram que as consequencias da ida poderiam ser dificieis de digerir ... e desistiram!!
PS2 - Os 7 km que distanciam o local onde me encontrava do continente de Mafra deram origem ao pagamento de 9,15 de taxi (há anos que não andava de taxi) e fiquei boquiaberta com o preço a pagar.

E eu que estava tão contente por ter ganho 8,16€ no euromilhões, entreguei-os ao taxista e ainda tive que por mais algum!!! Ai que nervos!!!

sábado, 1 de novembro de 2008

É só Malucos (lol)

Juro-vos que não sei que diga desta musica ..... não sei se ria, se chore, se a oiça ou se carregue no STOP ... para já dedico-a aos nossos governantes e afins, e vou continuar a ouvir os Tribalistas!!

Beijinhos e Bom Fim de Semana



12 Anos de Vida em Comum

Pode parecer confuso, mas o meu casamento está envolto numa serie de datas, que são para mim mais ou menos importantes. É o caso deste dia, que considero para todos os efeitos o dia do meu "casamento". Foi na noite de 31 de Outubro de 1996, que eu sai de casa para ir morar com o meu namorado. Curiosamente, essa noite não foi passada a dois, pois a pernoita dessa noite na casa dos seus pais, asseguraria ao meu namorado, a possibilidade de trazer uns sacos com roupa e o ordenado do seu trabalho.

Assim foi, o meu namorado praticamente teve de fugir para que o pai não lhe ficasse com o ordenado, como há vários anos fazia. A nossa vivência não tem sido nada fácil. Começámos por nos juntar com quase nada, mas aos poucos, temos conseguido tudo o que nos propusémos atingir. Os problemas familiares tem sido mais que muitos, e muitas vezes, tendo os intervenientes como unico objectivo separar-nos .... mas a unica coisa que têm conseguido é fortalecer o nosso relacionamento. As desavenças que já tivemos, tiveram sempre como tema, a gestão da problemática inerente ao André. Fora este tema, temos estado sempre em ... sintonia.

Creio que todos estes anos têm sido anos de felicidade, de conquista, de solidificação e amadurecimento, e cada vez mais, temos a certeza que temos sido, e somos felizes. Somos companheiros, amigos, confidentes, cumplices, amantes, num relacionamento que priviligia o diálogo, a confiança, o amor, o carinho e a compreensão .... unica e exlusivamente com o objectivo de termos um casamento replecto de felicidade ... e isso, de facto temos!!!

Hoje, .... já lá vão 19 anos de namoro, 12 de vida em comum e 3 de casamento oficial ... hoje sinto que estamos de ... Parabéns!!!

A Crise chegou ... ao Estrela da Amadora

(Foto retirada)

Sou Benfiquista, mas não posso deixar de me sentir triste ao assistir à crise instalada no Estrela da Amadora, onde já é colocada a hipótese de acabar o futebol profissional. Bem sei que como este, muitos há nas mesmas condições ... mas este é provavelmente, o meu segundo Clube.


Este Clube marcou quase diariamente os meus dias, durante 3 anos em que o André lá jogou.

O André realizou testes de captação no Sporting. Foi seleccionado após vários dias de testes. Ingressou nas escolinhas do SCP. Tinha de facto muito jeito e genica, para além de uma corrida veloz. Faltava-lhe contudo, algo muito importante para se jogar à bola ... o conhecimento das regras do Jogo.


Em virtude do Sporting não poder estar a ensiná-lo de raíz, propôs-nos que fosse o Estrela da Amadora a dar-lhe formação. Aceitámos e foi assim que o André ingressou. Andou lá 3 épocas, o que me obrigava a deslocar-me para lá, para o ver treinar, e ao pai, para o (nos) ir buscar.


Foi lá que apanhei muito vento, frio, constipações. Foi lá que passei horas a ver passar os comboios da linha de Sintra, e sorria sempre que um maquinista mais atrevido presenteava os miudos com fortes e prolongadas buzinadelas. Foi também ao som dos cânticos de apoio aos nossos pequenos jogadores, que passei muitos dos meus sabados que começavam às 5:30 da manhã, com a boleia para o trabalho que tinha que dar ao meu marido, para que fosse possível poder ficar com o carro para acompanhar o André, quer nos jogos que se realizavam no campo pelado do clube, quer para seguir a carrinha do Estrela da Amadora para vários locais do país!!!


Foram momentos intensos de alegria, euforia, desilusão, disputa, companheirismo e vitória .... que não esqueçe, como não esqueçe que foi lá que com orgulho vi o meu filho ser consagrado Campeão Distrital de Infantis na Época 2001/2002!!

É por todos estes momentos por mim vividos, que não posso de deixar de ficar triste, por verificar que a crise ... chegou, e se instalou no Estrela da Amadora!! Espero que, a solução seja encontrada, como já fora no passado, para que este clube continue e possibilite a manutenção de 160 postos de trabalho!!