>

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mãe, eu não quero ir à Escola!!

A Rita não quer ir para a escolinha!!! O ano passado foi o primeiro ano em que foi para o Pré-escolar. A primeira semana foi dificil, pois ficava sempre a chorar, mas lá se adaptou, e depois o dificil, era não a levar à escola. Era muito protegida pelos coleguinhas, que carinhosamente sempre a chamaram por Ritinha. Embora tivesse um bom relacionamento com todos, tinha um grupinho de meninas com as quais mais brincava, e adorava as suas amiguinhas, especialmente a Luísa e a Catarina!!!

As amiguinhas eram mais velhas e transitaram para a 1ª classe ... a Rita ficou. Este ano, apenas se encontram lá 2 amiguinhas. Os colegas que agora entraram são maioritariamente rapazes, e as poucas meninas são pequenas (a Rita gosta de brincar com meninas mais velhas). Por tudo isso não quer ir, diz que não vai lá fazer nada!!

Hoje insisti para que fosse, pois não queria que a Professora pensa-se que eu entregava a carta e desparecia sem lhe dar a possibilidade de responder ... mas foi um sarilho arrancá-la de casa (foi só de tarde). A professora fez uma recepção muito simpática e sorridente ... estranhei, mas ainda bem que assim é!!! Disse-me que iria enviar recadinhos pela Rita, mas os que enviou são meras comunicações relativas às actividades que pretende realizar!!!

Há uns dias a professora alertou-me para a inconveniencia da Rita faltar á escola!! Disse-me que como era o último ano antes do ingresso na primária, a Rita deveria ir, para apreender uma serie de conhecimentos. Optei por não dar resposta, pois é opinião geral, que eles lá, não aprendem absolutamente nada. A Rita está no Jardim de Infância por opção minha, não só para aprender, mas especialmente para conviver. A professora fez essa "chamada de atenção", tendo-me dito literalmente "veja lá, que depois não tem os conhecimentos necessários para transitar" . Mas será que a minha filha já está no exame da 4ª classe e eu ainda não dei conta? Será que as crianças que não vão ao pré-escolar, são menos capacitadas que as outras? Eu penso que não. Poderão estar à partida, menos preparadas, mas rapidamente entram na "engrenagem" e muitas delas revelam-se até mais inteligentes e dedicadas, do que muitas que frequentaram o pré-escolar!! Tudo isto é muito relativo!!

Se de facto a minha filha tivesse algumas limitações de aprendizagem, naturalmente que seria muito importante frequentar o JI, mas como não é o caso, penso que não é necessário estar a impor obrigações a uma criança de 5 anos, quando elas só existem aos 6!! Por agora, vou tentando sensibilizar para as vantagens da sua frequência, mas sem imposições!!

Vai haver dias, em que ficaremos na caminha, a ouvir chover e a imaginar o frio da rua, lamentando o facto de nem todos os meninos poderem ter este privilégio!! Para o ano (se é que vai para o ano, pois é condicional) ... cá estaremos para cumprir zelosamente as nossas obrigações!!

PS - A Rita chegou à pouco a casa, contente porque todos os coleguinhas lhe tinham cantados os parabéns!! Foi simpático, por parte da Professora ter incentivado esse momento!!

PS2 - Aproveito para felicitar uma leitora muito querida (ANGELINA) que me deixa sempre mensagens muito queridas, mas por não ter Blog, não tem sido possível agradecer-lhe a sua simpatia e assiduidade!! Aqui fica hoje o meu Agradecimento e um beijinho!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

filipa sou eu que agradeço por esta familia linda.tambem ja e um bocadinho minha. beijinhos. angelina

Anónimo disse...

Acho que fazes bem nao impores a ida da Ritinha para a escola, mas acho que lhe faz bem ir, sempre brinca com outros meninos e distrai-se um bocadinho.

Beijinhos

PS:Recebeste o meu mail?

Noc@s disse...

Acho que estás correctissima, já virá o tempo em que o ir todos os dias tem que ser uma imposição que lhes temos que incutir. E eles adaptam-se facilmente. Nem imaginas o que me custa ter que todos os dias levantar o meu pulganito para ir para o infantário, ainda hoje teve mesmo que ser acordado, pois estava a dormir tão bem :-( E infelizmente tem que ser... Já virá a escola mesmo e aí sim é que temos que ser firmes, agora até lá, interessa é brincarem e aproveitarem e muito o tempo que têm com quem mais gostam.
Jocas escolares ;-)

Ângela Vieira disse...

Olá!
Sim...sei o que custa levantar da cama so para or ir por...
Acabaram as minhas manhãs na cama com o Tomás :(
Tudo porque TODA a família me obrigou a ir por o Tomás à creche!
Sim, tenho mais tempo, vou ao ginásio...mas...

Tu é que sabes o que é melhor para a Rita, se bem que na idade dela é muito importante o convívio com os coleguinhas!

Beijinhos grandes
Ângela e Tomás

Anónimo disse...

Olá Filipa!!

Mais uma vez cá estou eu comentar um post teu ;)

Sinceramente acho muito importante que as crianças da idade da Rita frquentem o JI, pois acima de tudo começam a ganhar ritmo, já para não falar da importância da convivência com as outras crianças.
Contudo, acho um exagero a "advertência" da professora. Tens toda a razão.

Beijinhos

Patricia disse...

pessoalmente eu acho que é bom ela ir à escola para entrar na rotina e para conviver. o que as crianças aprenda na pré-escola nao é assim tao relevante que se faltarem de vez em quando tenham dificuldades.

depois daquela carta fico contente com a atitude da prof.

beijocas