>

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Cheguei à escola e eis que a Professora me pede para aguardar um bocado pois queria falar comigo. Pensei: bem o que é que quererá agora? disse-me então que a Associação de Pais precisava de um elemento desta localidade para a representar (á localidade), pelo que ela achava que eu seria a pessoa indicada!!

Que Querida, pensei! Comuniquei-lhe friamente que não pretendia participar, tendo aproveitado para lhe dizer, que a seguir ao almoço, lhe entregaria uma carta com aquilo que penso e que sinto, e que provavelmente ela não gostaria do seu conteúdo, mas que eu não iria retirar nenhuma virgula ao que escrevi.

Comuniquei-lhe ainda, que em termos práticos e no que se refere à forma como lida com as crianças, me sinto satisfeita com o seu trabalho, mas que há situações que me caem mal e com as quais discordo e que não consigo calar. Notei que ficou apreensiva.

Ao mesmo tempo fiquei, com "pena" que as coisas cheguem a este ponto, e coloquei-me na posição dela. A carta é de facto, um pouco agressiva, mas agressiva e prepotente é também a forma como ela se dirige aos pais. É daquele tipo de pessoas que tão depressa nos faz um enorme sorriso e se mostra muito simpática e afável, como dá um coice!! Tem de facto uma personalidade complicada. Espero que assim perceba que não gosto de me sentir pressionada e que reajo se necessário for à "pedrada"!! Aguardo desenvolvimentos!!!

Sei que a partir de agora tenho de estar alerta, para que a minha filha não sofra represálias, pois se tal acontecer (embora esteja convencida que não) cá estarei para a defender!!

A primeira consequência prática desta "incompatibilidade", é o cancelamento da celebração do aniversário da Rita que estava previsto acontecer na próxima segunda feira!! Não tenho capacidade para privar em ambiente de festa, com pessoas com as quais está a verificar-se algum desconforto!!

Já falei com a Rita sobre o assunto, que na sua inocência de criança não se manifestou minimamente afectada. Manifestou sim, alguma tristeza, pois queria uma festa com muita família e vai-se limitar a comemorar unica e exclusivamente connosco. Família é uma coisa que não se inventa e por isso a minha filha terá de perceber (obviamente com base em muito diálogo) que família por aqui, é coisa que não abunda!! A nossa família somos nós e os amigos mais próximos!!!

Quando chegou da escola, perguntei-lhe como tinha corrido. Disse-me que tinha corrido bem, mas que não tinha dito à Professora que fazia anos na 2ª feira. Expliquei-lhe que não tinha nenhuma obrigação de o fazer. Respondeu-me assim: "tu não gostas da minha professora, mas isso são coisas vossas eu não tenho nada a ver com isso"!!!

Claro que com este comentário já percebeu que algo não está bem, e por isso lá fui obrigada a explicar-lhe que gostava da professora (com os dedos cruzados atrás das costas, lol) mas que havia coisas com as quais não concordava, e por isso tinha que falar!!! Quem disse que ser mãe é facil, quem foi? E como é que há pessoas que mentem à descarada, se custa tanto??? Mas achei que era uma mentira caridosa, para que não tome partido e se oponha à professora!!!

Tenho tido algum contacto com o André, quer telefonicamente quer pessoalmente. Continua a trabalhar no Call Center e aparentemente está bem. Hoje mandou-me um SMS a dizer que tinha começado ontem a tirar a carta!

4 comentários:

Noc@s disse...

ACho que fizes-te o correcto em relação à Rita. É mesmo assim os nossos problemas não têm que afectar os relacionamentos dos nossos filhos. Ah! e mais uma coisa, em relação à Rita quando te "queixas" de ela estar a ficar igual a ti... Pois bem essa resposta que te deu "tu não gostas da minha professora, mas isso são coisas vossas eu não tenho nada a ver com isso" é resposta a Filipa sabedora ;-) Vez como não há nada de mal em ela querer ser igual à mãezinha dela, antes pelo contrário só mostra que é uma menina inteligente.
E fico feliz por saber essas notícias do André, é bom sinal, não é? :-)
Jocas professoradas ;-)

Patricia disse...

tb acho que fizeste bem, tu podes nao gostar (e tens as tuas razões) mas a ritinha pode gostar ;)
Também acho que nao deves fingir gostar de uma pessoa quando na realidade há problemas, para mim a hipocrisia é dos piores sentimentos que se pode ter ...

fico contente por teres voltado à escrita.

bjs

Anónimo disse...

bravo filipa por por reacão directa para com a professora.para os aninhos da rita e o carinho e o amor da familia presente que e importante.bom fim de semana angelina

Anónimo disse...

Ola Querida Filipa
Acho que estiveste a altura, se nao concordas com certas e determinadas coisas nao tens que compactuar com elas...em relaçao a Ritinha acho muito bonito o que ela disse, mostra-se uma menina inteligente, e é assim mesmo, porque se nao gostas da professora tens os teus motivos e com ela diz "Eu nao tenho nada a ver com isso", isto e mesmo resposta a Filipa,lol...
Espero que na segunda feira a Ritinha tenha um dia de aniversario muito feliz, junto da familia (que sao quem mais a ama).
Fiquei feliz por saber novas do andre, epero mesmo que esteja no bom caminho

Beijinhos e bom fim de semana