>

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Amizades"

recados do orkut

Olhem, sabem o que Vos digo? é que eu de facto, não sou uma pessoa políticamente correcta, e por isso, e pese embora saiba que o discurso vai sair a quente, ele irá corresponder na íntegra aquilo que eu sinto.

Como sabem, através do meu Blog tenho conseguido "conhecer" virtualmente muitos dos que me visitam, e sinto por muitos deles, verdadeira amizade. Sinto a falta quando não veem ao Blog, estranho quando não "postam", penso neles e na sua história durante o meu dia, fico feliz pelas suas vitórias e triste com os seus fracassos. São pessoas com histórias de vida diversificadas que acabam por ser para mim, uma fonte de inspiração, e por vezes, exemplos a seguir.

Excepcionalmente, acabei por conhecer pessoalmente uma leitora do meu Blog. O encontro foi muito positivo/interessante, pois a "amiga virtual" demonstrou ser muito simpática, cordeal, atenciosa, generosa e educada. A partir daqui, pelo menos no que a mim, me diz respeito, o nosso conhecimento foi evoluindo para a amizade, com muitas horas de conversa e confindências no msn.

Pelo que via, convenci-me que a "amiga" era de facto uma pessoa interessante, que embora tivesse um feitio diferente do meu (felizmente), era de facto alguém de confiança que estava empenhada em dar continuidade ao desenvolvimento da nossa relação de "amizade".

A "amiga" entretanto decidiu para minha satisfação, criar um Blog, pois também já se sentia seduzida pela Blogosfera. Esse Blog cresceu, desenvolveu-se, publicitou-se, enfim, despertou interesse e desenvolveu laços de afecto entre a minha "amiga" e todos quantos a visitaram!

Entretanto a "amiga", que já não vejo pessoalmente há cerca de um mês, mostrou-se mais ausente do msn (legitimamente ausente e sem ter de me dar qualquer tipo de explicações)pelo que o unico contacto que temos mantido é através dos posts e comentários nos respectivos Blogs.

Essa ausência não teve como base qualquer mal-entendido, pois mais uma vez, o nosso encontro foi bastante positivo, e surgio por convite da minha "amiga", que percebendo que eu estava a passar por um período complicado (aquando do regresso do André a casa), se disponibilizou para me dar pessoalmente algum conforto! Uma querida!!

Há uns dias quando optei por suspender o Blog, essa amiga mostrou-se incansável e surpresa pela minha decisao (que nada teve a ver com a Blogosfera ou alguém da Blogosfera), e apelou energicamente via Blog, para que eu regressa-se, porque gostava de mim, sentia saudades, e a Blogosfera não seria a mesma sem mim (exagero é certo ,mas palavras bonitas que gostei de ler)!! Não se contentou com estes apelos, pelo que atenciosamente me contacta para casa, afim de me questionar, se eu estava aborrecida com ela, se ela me tinha feito alguma coisa, etc, etc.

Estranhei, as perguntas pois, entendendo-a como Amiga, não estava bem a ver o que me poderia ter feito, para se mostrar tão preocupada, e convencida que a suspensão do Blog se prenderia com algo que me tivesse feito. Tranquilizei-a, dizendo-lhe que de facto não tinha a ver com ninguém, e muito menos com ela, que gentilmente fazia o favor de ser minha amiga, e de quem eu já gostava muito (e gosto mesmo)!!

Ela ficou mais tranquila e passados poucos dias retomei o Blog, como sempre fizera.

Visito o Blog dela, ela visita o meu, ela comenta, eu comento, tudo normal, portanto. Ao longo destes ultimos dias veriquei que a minha "amiga" não tem comentado o meu Blog, mas não estranhei, pois afinal de contas, ninguém tem "obrigação" de comentar, para além de que, todos temos as nossas vidas. Para mim a amizade não é sinónimo de posse, e por isso estava longe do que efectivamente, se está a passar!!

Ontem quando acedo como faço diariamente (sem obrigação e somente por gosto) ao Blog da minha "amiga", deparo-me com uma mensagem de despedida. A mensagem que alguns de voces leram, consubstanciava-se na informação que gostava muito de blogar mas a sua passagem na blogosfera terminava por ali. Fiquei preocupada, mas pensei, que tal como eu, poderia estar cansada de escrever, pelo que dentro de dias, estaria de volta!!

Naturalmente que fiquei triste, mas também pensei que fosse algo passageiro. Exactamente por isso criei o post que antecede este!!
Qual não é o meu espanto quando verifico num comentário a esse post, que interrupção não seria temporária, mas sim definitiva, pois a minha "amiga" tinha eliminado o Blog.

Eu nem queria acreditar ..., pelo que peguei no telefone, afim de ligar à minha "amiga" tentando saber o que se passava com ela. Não vou textualizar o diálogo sob pena do mesmo não corresponder literalmente à nossa conversa, mas no fundo, quando pergunto se está tudo bem com ela e com a família, responde-me que está tudo Optimo, está Optima, em Paz, mas simplemente não tem vontade de partilhar.

Claro que por não conhecer profundamente a minha "amiga", fiquei na duvida se o afirmava por de facto estar tudo bem, ou se o faria, para que eu não me preocupasse com ela. Naturalmente que lhe disse que compreendia que não tivesse vontade de partilhar, pois só o devemos fazer quando nos apetece. Senti a minha amiga com ar ironico, fria e distante, pelo que lhe perguntei se ela me autorizava a contactá-la posteriormente para não perdermos o contacto. A resposta não foi directa, tendo-me respondido que realmente agora não está interessada em partilhar. Quanto mais perguntas eu fazia mais baralhada estava, creio que no fundo eu estava a fingir não ouvir o que a minha "amiga" me dizia.

Como não gosto de ficar com dúvidas, interrompi-a para lhe dizer que a eliminação de um Blogue é uma coisa, e o corte com as amizades é outra situação bem distinta. Respondeu-me que ainda bem que eu via as coisas nessa perspectiva, pois assim conseguia manter muitos amigos virtuais. Perguntei-lhe então directamente se a poderia contactar futuramente. Disse-me qúe não, pois não tem nada para partilhar comigo!!

Senti-me tão injustiçada, que estupidamente desatei a chorar, em pranto mesmo, pela injustiça das suas palavras. Fiquei incapacitada de dar continuidade ao diálogo. Senti-me ridicula e fragil. Afinal, eu que tenho a mania que sou forte desato a chorar que nem um bébé? Que estupidez! mas foi assim que reagi e quando sinto ... sinto e pronto!!!

Ao "ver-me" assim, a minha "amiga" pediu-me para me acalmar, pois não havia razão para isso, e que quando eu tivesse disponibilidade poderiamos falar pessoalmente. O telefonema terminou assim.

Sinceramente, não percebo o que a fez mudar de opinião em relação à minha pessoa. Eu continuo a ser aquilo que sou, uma pessoa com alguns defeitos e algumas qualidades. Uma coisa é certa, a interrogação, o que é que eu lhe fiz?, não se coloca, pois tenho consciência que não lhe fiz absolutamente mal nenhum, nem lhe deixei nenhum comentário passível de poder ser mal interpretado, e por isso, digno de merecer qualquer explicação.

Por esse facto, não tenho que pedir desculpa por absolutamente nada. A minha consciencia está mais do que tranquila.
Sinto-me ofendida, humilhada e triste por uma pessoa que se disse minha "amiga" não ter tido a dignidade de me ter dado explicações. Ah Ok, não tinha que mas dar!! Aos meus amigos exigo que me tratem como eu os trato, com lealdade, franqueza e respeito, e se não o fazem ... então talvez não sejam meus amigos!!

Fui verificar os post que criei ao longo deste ultimo mês, mas nenhum deles revela algo que eu já não tivesse revelado sobre mim, pelo que não compreendo como é que alguém pode desiludir-se com a minha pessoa, assim do nada!!

Por um lado, embora me sinta triste e injustiçada, não deixo de me sentir "feliz" por isto ter acontecido agora, na fase inicial daquilo que eu chamo "amizade", pois não vale a pena pensar contar com a disponibilidade de alguém, que afinal não está disponível.

Triste estou eu comigo, porque em vez de me estar a lixar para estes episódios dignos da escola preparatória, ainda choro e me sinto magoada!! Eu não tenho um Blog para fazer amizades, pois se fosse isso que pretendia tinha outras vias bem mais práticas, para o fazer.

Reconheço no entanto, que não seja a pessoa mais indicada para ser escolhida como amiga. Sou uma pessoa politicamente incorrecta, que se recusa a engolir sapos vivos, e se nunca os engoli muito menos seria naquilo que eu chamo de entertenimento e lazer que o iria fazer. Tenho efectivamente muitos "defeitos" e um feitiozinho dificil (como já repararam pelos meus posts), mas sabem que mais? Gosto à brava de ser quem sou, sinto muito orgulho da pessoa que sou ... e o resto é musica!!! Quem não gosta de mim, tem bom remédio, não clique neste Blog!!

À Sandra, dir-lhe-ia apenas lamentar tê-la desiludido ... que me senti feliz enquanto acreditei na sua "amizade", e que a senti de facto como amiga!!! Hoje estou triste e magoada, mas recordarei sempre com alegria que tive uma querida e simpática "amiga" até ao dia 16 de Outubro de 2008. A vida continua, espero que com muita saúde, muito amor e muita felicidade!!

Desculpem o desabafo, a inconfidência ... mas vocês já sabem como sou!!
Beijinhos a todos os AMIGOS

30 comentários:

teresa disse...

Olá Filipa. Este eu tinha de comentar...olha, acho que os motivos deste afastamento são fáceis de explicar...por vezes a Vida faz-nos dar piruetas e acabamos de cabeça para baixo!Ninguém sabe porquê, mas qualquer um se engana, vocês pensaram construir amizade, enganaram-se! Talvez por incompatibilidade de feitios, talvez por divergências no ínicio pouco visíveis ou por outra razão qualquer! Certo é que não deu frutos, se calhar porque não era o momento...
Quanto ao chorar por isso, bem como diz a minha avó «quem não se sente, não é filho de boa gente!»
Não é sinal de fraqueza, apenas revela o que sentes...
Beijinhos e fica bem...mesmo!

Sandra disse...

Filipa:

Não esperava outra coisa de ti...

Já viste como tu és sempre a heroína nas histórias e os outros todos de quem falas são sempre os mauzões???

Eu ao aproximar-me de ti também corri esse risco, mas tal como tu, também acreditei na amizade!

Hoje, sou eu, a VILÃ da tua história de "amizades"...

Quem será amanhã???

É caso para dizer, quem será a próxima "vítima"???


Olha e mais uma coisinha, apaguei o blog, porque realmente não sinto mais vontade de partilhar nada na Internet... sabes porquê?

Porque me apercebi, que realmente somos pessoas muito DIFERENTES e INCOMPATIVEIS!!!

Senti necesidade de me AFASTAR!


Desejo-te MUITA PAZ

MUITA PAZ... PARA A TUA VIDA E DOS TEUS!!!


Olha e cm te disse, estava disponível para falarmos pessoalmente, mas depois do lavar de roupa suja, aqui no blog...

Se nos encontrarmos, o que vou ter PEIXEIRADA no meio da rua???

Sandra (s.a.)
dois moranguinhos

Filipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa disse...

Comentários para quê??? Acho que não é preciso!!!

Anónimo disse...

Olha fiquei de boca aberta.
Nao sei o que me chocou mais,se foi o teu post ou se foi o comentario da Sandra. :(

E triste quando as coisas acabam assim.Ainda por mais uma amizade.:(

Mas pronto..olha...e a vida!:(
Beijinhos

Anónimo disse...

filipa obrigada por esta explicacão e por esta franqueza que eu gosto muito.eu ate tinha culpabilizado um bocadinho.penso que foi a mesma imcompre-enção para nos todos.beijinhos angelina

Elisabete disse...

Olá Filipa,
Há algum tempo k não te dizia nada apesar de vir aki frequentemente saber como estás e os teus.Apesar de não haver desculpa, a razão é mesmo falta de tempo pk só o consigo fazer enkt tou no escritório e pouco são os minutos em que o posso fazer.
Seja como for, hoje ao ler-te, não pude deixar de te dar um "abraço" e um "beijinho" pk entendo perfeitamente os teus sentimentos com esta situação, pois já os vivi.
Às vezes as pessoas deixam de acreditar em certas coisas k fazem ou xegam à conclusão k não tem kk sentido a sua existência.
Lamento muito que "tenhas perdido" uma amizade que sentias ser importante para ti, mas a vida já me ensinou k é "bola para a frente" e melhor dar o assunto por encerrado, ou talvez não, depende se ambas kiserem continuar a ser amigas e esclarecerem o k subitamente levou a isto.
Apesar de ter estado "ausente" do teu blog, estou disponível se kiseres conversar no msn (isto se ainda me mantiveres na tua lista).
Continuo a axar k és uma rapariga impecável!
Muitos beijinhos

Anónimo disse...

Bem...nao sei o que dizer, nao em relaçao ao post, mas em relaçao ao comentario da Sandra, fiquei de boca estupefacta. Em relaçao ao post como sabes tambem fiquei triste pelo afastamento da Sandra, nao so do blog, mas de mim, que nada lhe fiz e com quem pensei manter uma amizade, mas a Sandra nao lhe quer dar continuidade e quer o afastamento total quer do blog quer dos Amigos(sempre me tratou assim e era da mesma forma que eu a tinha, como amiga).Tal como tu exijo respeito dos meus amigos, e quando assim nao é, o melhor e "cortar o mal pela raiz" por mais que isso nos custe. Espero nao ter que (re)viver mais alguma vez episodios deste genero, porque venho para me divertir, nao para ter problemas.

Um beijinho

Rita disse...

passei só mesmo para te dar um beijinho...

beijocas nossas

www.luanaedaniel.blogspot.com

As Minhas Pinxesas disse...

Um beijinho e bom fim de semana
E não te chateis pois como se diz "Só faz falta quem está".
Xana

Paula Silva disse...

depois venho ler com calma (é que tu escreves que te desunhas lol)
sobre o implante
eu tenho o implanom
é esse?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não sei como devo começar este comentário...
Digo-te "eu avisei-te" e corro o risco de que venhas a "correr atrás de mim com um pau"? LOL
Ou digo antes, Afinal que raio é que se passa? Anda tudo doido? Não têm já problemas suficientes nas v/ vidas ainda têm que arranjar mais?!
Sinceramente, acho que não deverias ter elimidado o 2º comentário da senhora. Acho que devemos ver até onde as pessoas conseguem ir... acaba por ser mais uma lição de vida!
Fiquei muito zangada contigo por te teres posto a chorar ao telefone. Não se deve "dar esse gostinho" a quem não merece. Desligavas 1º e desabafavas depois, LOL
Agora para a Sra. D. Sandra e todas as outras bloguistas que por aí andam:
Conheço a Filipa "à séculos". Tem defeitos e qualidades como todos nós. Mas nunca me envergonhou em lado nenhum, nem me deixou na mão quando precisei de ajuda. É uma pessoa franca, profundamente aberta, sincera e solidária.
A é uma pessoa que se rege por príncipios de Verdade e coerência, principalmente consigo própria.
Somos pessoas muito diferentes, com origens e familias diferentes, conhecemo-nos num "ambiente neutro", o trabalho. Até aí deu para ver como tu és, franca, amiga de ajudar, trabalhadora e leal.
A nossa amizade foi crescendo lentamente, alicerçada precisamente nisso, no facto de ir vendo e conhecendo uma pessoa aos poucos e gostando dela "todos os dias um bocadinho mais que no anterior".
A blogosfera tem disto: "paixões de Verão", com gente que claramente não merece!!!
AMIGA, não precisas da blogosfera para teres Amigos. Eu e toda a minha família temos a HONRA de te chamar AMIGA!

Anónimo disse...

Olá Filipa!

Efectivamente parece-me muito desagradável toda esta situação. Apesar de não ter nenhum blog, acho que o objetivo de quem os tem, não deve ser para trazer chatices, nem aborrecimentos.
No teu lugar tenho a certeza que também eu me desfazia em lágrimas, pois também sou uma pessoa muito transparente no que aos meus sentimentos diz respeito. Qualquer das maneiras acho que se a Sandra assim quis, deves encerrar este assunto e não te deves apoquentar mais com ele.

Um beijinho**

Filipa disse...

Anocas,

Eu não apaguei nenhum comentário da Sra. Pseudo-amiga. Apaguei um comentário escrito por mim, que me "arrependi" de ter escrito.

Beijocas e Obrigado pelo teu carinho

Noc@s disse...

Apenas Jocas animadoras e @migas :-)

Mamã e Tesourinhos disse...

Filipa,
Apenas te digo para levantares a cabeça e seguir em frente, pois para a frente é que é o caminho. Há pessoas que não merecem o nosso pensamento.
Fica bem.
Bjs.

Anónimo disse...

OK!!Nesse caso desculpem o comentário. Sabes que eu "precebo imenso de blogs", LOL
Se calhar ainda bem que resolveste não dizer mais nada sobre o assunto.
Não vale apena dar demasiada atenção a quem a não merece!
Beijocas,

Anónimo disse...

OK, OK!!
Então desculpa a minha observação. Sabes que eu "percebo imenso disto dos blogs", LOL!
Se calhar fizeste bem em não "alimentar" mais polémicas relativamente a este assunto. Seria dar demasiada importância a quem, no fundo, a não tem e, se calhar é por isso que se entretem a magoar os outros!
Beijocas,

gosto-muito-de-voce-leozinho disse...

fazer amigos através da net é muito ingrato.

não existem mas pessoas nem boas pessoas, apenas pessoas incompativeis.

Filipa disse...

Os Comentários apagados são apenas 2 cópias do comentário da minha AMIGA Anocas!! lol

Pipas disse...

Ola Filipa!
So ha pouco tempo comecei a ler o seu blog e acho que é uma pessoa muito sincera e o que tem a dizer diz.
Não conheço a Sandra porque tal como sabe ha pouco tempo criei o meu blog, nunca me tratou mal e sempre foi simpatica comigo por isso nao tenho uma opiniao ma de nenhuma das 2.
Acho que estamos aqui nao para nos chatearmos por coisas dessas porque toda a gente tem problemas mais graves que esses.
E acho que fez bem em desabafar o que pensa e sente.
Bjs
Andreia

Ângela Vieira disse...

Olá!
Lamento que tivesses passado por esta situação...
Acho que já tens preocupações que chegue...
Sei que magoa atitudes destas, ainda por cima quando não sabemos o porquê!
Mas é como dizes antes agora que mais tarde!

Mas como é possível existirem pessoas tão más?!
Força linda! E de certeza que estamos sempre a aprender!

Beijinhos grandes e bom fim-de-semana para vocês!
Ângela e Tomás

barrigacheiadefelicidade disse...

Bem, tantos comentários aqui!
Quanto a mim, é apenas a primeira vez que aqui venho, mas penso vir mais vezes. Gosto de blogs alegres, com histórias giras e divertidas,com espírito positivo. Assim como o teu. Problemas... já os temos fora daqui!
Sejam quais forem os motivos do afastamento, passa á frente!
Bjs e ânimo!
S.

Patricia disse...

Eu nem sei o que dizer... fiquei surpreendida, estupefacta, do género "o que é que se passou aqui?".
Nunca pensei que as coisas chegassem a estes termos. A internet deve servir para nós nos divertirmos e não para poder gerar situações de conflito.
Sinceramente não te vejo a ti, Filipa, uma pessoa como a Sandra caracteriza. Gosto de vir ao teu blog e até já falámos várias vezes pelo msn. Só não nos conhecemos porque a distância assim dificulta.
Em relação à Sandra, pois tenho a dizer que também fiquei surpreendida. Gostava tanto de fazer comentários e de colocar textos que eu nunca esperei que ela tivesse esta atitude. Afinal de contas, independentemente de ter uma relação de amizade com a filipa ou não, há outras pessoas que gostavam de seguir o blog. Além do mais o blog não serve só para partilhar assuntos pessoais. Podemos falar do tempo, das noticias ou das telenovelas. E Partilhar é uma coisa que devemos querer fazer sempre. Mal de nós quando um dia não tivermos ninguém com quem partilhar uma alegria ou uma tristeza...

Beijocas grandes e bom fim-de-semana

cilinha disse...

ola Filipa eu nao sei como é que vou começar este comentario ,com esta embrulhada toda ,eu acho que quando criamos um blog é para nos divertirmos ,ou partilhar as nossas alegrias como as tristezas ,depende da vontade de cada um , eu por mim adoro isto ,mas custa-me ver estas guerrinhas entre MULHERES...
POR FAVOR VAMOS ACABAR COM ISTO.
Eu gostava muito da Sandra e se ela resolveu afastar-se é porque nao se sentia bem por aqui ... agora temos que respeita-la respeitar a sua decisão ....
eu achei mal ela ter fechado o blog ,porque assim podia defender-se de comentarios menos bons , fiquei triste de ler algumas palavras em alguns comentarios ,vamos acabar com isto nao a crucifiquem mais,porque nao sabemos as razoes dela ok...
acabem com isto por aqui ta meninas!!! um bom fim de semana para todas

epara ti Filipa beijinhossss

p.s. desculpa Filipa mas tinha de dizer isto pensa que a vida esta cheia de problemas ,para que estarmos a chatear com tontarias como esta beijinhosss

Mae Princesa disse...

Ai Filipa que coisa disparatada!!!Borrifa-te nessa mulherzinha e vive a tua vida rodeada de quem te merece! Por muito diferente que essa senhora te considerasse, podia simplesmente afastar-se delicadamente e não dessa forma como se tivesse 12 anos. Credo!Beijocas para ti, A HEROÍNA!!!!!!LOL!

Filho para sempre disse...

Querida AMIGA Filipa,

Desculpa a questão que te colocamos sobre esta ex bloguista. Não tinhamos lido ainda este post. Desculpa, por favor.
Reiteramos a nossa amizade e admiração por ti. Ès doce, terna, atenta, amiga. Gostamos de ti, sinceramente.
Um beijo, para sempre
Nós

Filho para sempre disse...

Anocas,

Nós, apesar de conhecermos a Filima via blog, partilhamos tudo quanto dizes.

Um abraço