>

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Parecidas? Será Bom ou Mau?

(fotos retiradas)
Já há um tempo que ando a pensar em fazer um post, sobre uma temática que aos poucos me tem vindo a preocupar. Desde o nascimento da minha filha que sou simpaticamente elogiada com expressões como " ela é tão parecida contigo", "são cara chapada", ou "parecem clones" !!
Claro que como mãe, me sinto lisonjeada, afinal de contas, embora sempre dissesse que gostava de ter ter um menino/a com cabelo claro e olhos verdes (como o pai), o certo é que nunca o consegui, já que o André mais parece de origem africana (eu tb era assim), a Rita já é mais clara, e só o Di é que se parece mais com pai, devido ao seu tom de pele e de cabelo.

Bom, o certo é que embora não tendo conseguido ter filhos de olhos claros, sinto-me muito feliz e agradecida pela beleza dos meus meninos!! Mas a Rita, durante o seu crescimento, tem assistido a muitas destas comparações entre mim e ela, tem levado as parecenças muito a peito.

Ela quer-se vestir como eu (e por isso já temos peças de roupa e de calçado iguais ou parecidas), quer que eu me penteie como a penteio a ela, e por isso, as sugestões para que eu faça tranças ou totós são uma constante, e pior ... agora recusa que a chame pelo nome, pois diz que não é Rita é Filipa!!!.
Ora, embora me sinta muito feliz por ela gostar de se parecer comigo, não acho este comportamento muito normal e/ou saudável. Penso que é importante a Rita tenha noção que é um sere individual, com as suas características próprias, e não uma extensão da minha pessoa/corpo, até porque, não gostava de ver projectados nela os meus próprios defeitos!!

Dou com ela, a observar-me seriamente, vai mudar de roupa para ficarmos de preferência iguais ou parecidas, imita as gesticulações que faço, senta-se ao meu lado, com o computador dela ao colo, a imitar-me. Se eu mexo no meu cabelo, ela mexe no dela .... sinceramente, já me começo a sentir perturbada.

Certo é que as nossas parecenças são apenas físicas, já que temos personalidades muito diferentes. Eu sempre fui muito destemida, independente, aventureira, comunicativa, rebelde e muito teimosa .... a Rita é muito dependente, mimada, calma, obediente ... enfim o oposto!!!

Acham este comportamento normal? Também Vos acontece com os Vossos filhos? Se houver alguém com conhecimentos de psicologia que possa dar alguma opinião técnica, agradecia muito!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Nao te posso ajudar muito nessa area ate porque nao tenho filhos ainda,mas vou falar com a minha irma e expor-lhe o caso, para ver se a psicologia tem como explicar este comportamento, logo que saiba digo-te.
mas fisicamente voces sao iguaizinhas, sao as duas lindas....
Beijocas boas

Mae Princesa disse...

Essa comparação dela contigo é normal das meninas com as mães, acho que não te deves preocupar. Bom, se a Ritinha é a tua clone, o André é a tua FOTOCOPIA amiga, a sério!Beijocas e as melhoras deles!

Anónimo disse...

ola filipa... sou a irma da liliana... :)

li o k escrevest no teu blog e quer apenas deixar te mais descansada... na idade da rita esse tipo de comportamentos é normal... ela ve-te como um modelo a seguir...as maes geralmente sao os modelos de comportamento e de identificação para as filhas por isso é normal que ela te queira imitar, que queira fazer as coisas que faças e que ate brinque como se estivesse a "trabalhar no teu emprego"...
esta situação passa quando a Rita começar a ter uma maior influencia cultural no seu desenvolvimento e começar a identificar-se mais com outras situações que observa no meio em que se insere... mas isto só se processa com o passar do tempo... por isso, por enquanto, nao tens que te preocupar, apenas deves incentivá-la a fazer as suas "brincadeiras de menina de 4 aninhos"...e incentiva-la sempre a brincar com outras crianças (para alem dos irmaos) e a conviver com elas...

espero k tenha ajudado

beijinhos e muitas felicidades

Sandra disse...

Filipa:

Acho até giro a tua menina querer parecer-se contigo (contigo)!

A minha também repara como me visto e os acessórios que uso, lembras-te quando andava com a mania das pulseiras??? Quando iamos sair, ela tb queria usar o q eu usava, pulseiras, relógio, colar...lol...

Beijinhos


P.S. Já estão melhorzinhos?


Sandra

Sandra disse...

Filipa:

O meu fofinho, já não tem febre, mas ainda o um bocadinho "em baixo".

Obrigada


Beijinhos e as melhoras.


Sandra

Silvia disse...

Pelo que sei dos meus primos é normal ela querer ser parecida contigo.
As raparigas imitam a mãe e os rapazes o pai, faz parte do desenvolvimento deles pelo que li.
Realmente são as 2 muito parecidas, já vi de quem a Rita herdou a beleza.
Bjokas.

MamãdaDiana disse...

BEm que familia tão bonita! Vocês realmente são muito parecidas!

A Diana quanto à roupa tem o seu estilo próprio! Mas anda sempre com os meus sapatos de salto! Gosta dos sapatos dos adultos! è muito feminina ao contrário de mim, eu não me pinto, ela adora batons, rimel, vernizes e coisas do genero, não gosto de saias qu é a peça de roupa preferida dela!

Quando vamos comprar roupa, é ela normalmente que escolhe, no caso de eu não concordar, tentamos arranjar uma solução!

Anónimo disse...

Olá Filipa. Não te deves preocupar demais. As crianças desta idade seguem realmente o modelo do pai/mãe, conforme sejam menino/menina (ou seja escolhem o modelo do mesmo sexo) è mesmo assim e não há nada de errado nisso. Apenas nos mostra como devemos ter cuidado pois elas observam-nos e copiam tudo o que fazemos! Incentiva-a a ter as suas próprias brincadeiras, vais ver que com a idade ela vai passar a ser mais independente. Olha, quando chegar á fase da adolescência os teus posts vão ser «como a Ritinha é diferente de mim!!», lol!
Beijinhos e espero que a Rita e o Di já não estejam doentitos

Filho para sempre disse...

Querida Filipa,

A fotografia junta a este post está fantástica. Realmente, através dela percebo que a Ritinha é muito parecida contigo e, concordo contigo, isso é motivo de grande alegria. No que diz respeito à necessidade que a pequenina demonstra em estar, cada vez mais idêntica á mãe creio, embora nada saiba de psicologia, que é uma forma de te mostrar que se orgulha de ti, que te admira. A Ritinha ainda é muito pequenina, com toda a certeza, dentro de algum tempo vai começar a dar os seus passos, a querer individualizar os seus gostos. Não te preocupes amiga! É, por certo uma fase e, sem dúvida uma fase fantástica.
Um abraço

Anónimo disse...

Como estao hoje os teus meninos?

Jinhos

Noc@s disse...

Achei o máximo a descrição que fazes da tua filha querer ser parecida contigo. E que fisicamente já o é :-)
Acho que deve ser mais que normal, ainda para mais nas meninas, quererem ser iguais às Mães. As crianças uma das formas de aprendizagem que têm é por imitação consequentemente se gostam então mais imitarão. Eu não vejo qualquer razão para te preocupares, ainda vais é ter saudades dos tempos em que ela fazia isso. LOL
Jocas imitadoras
P.S. Mais uma vez muito obrigado pelo teu mail, as tuas palavras foram muito reconfortantes :-)

Anónimo disse...

filipa o a rita querer ser parecida com a mae eu acho que e bom e sinal que ela tem muito amor e admiracao pela mae. beijinhos angelina