>

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Olá,

Estamos de férias ... não são aquelas que queríamos, mas são as possíveis!!! Hoje recebemos uma carta do tribunal, dando conta do encerramento do processo do André, ou seja, contamos que dentro de semanas já estejamos a receber a bela da factura para pagar. Isso coloca-nos algumas dificuldades, mas cá estaremos para as resolver!!!

Temos andado a campinar .... mas literalmente a campinar!!! O condomínio onde vivo tem um terreno comum, que poderia ser um excelente espaço de lazer, mas atendendo à inercia das sucessivas Administrações, é um terreno cheio de silvas, ervas e arbustos. Hoje, e uma vez que não temos nada mais criativo para fazer, decidimos ir à vizinhança pedir uma enxada e um ancinho e pussemos as mãos à obra!! O maridão já tem calos nas mãos!! lol!!!!

Quanto à questão do André, verifiquei pelos comentários que me deixaram que muitos se sentem baralhados ... e como eu Vos compreendo!! O desgaste da situação é não só a situação em si, mas também o facto de as coisas/histórias, para nós também não fazerem qualquer sentido!!! Para nós, há aqui coisas que não batem certo, como eu costumo dizer, não bate a bota com a perdigota!!

Se a minha mãe tinha duvidas que ele estivesse a trabalhar, não seria mais natural telefonar para lá do que pô-lo na rua??? E conhecendo eu a minha mãe como conheço Vos garanto que ela não perderia a oportunidade para pegar no telefone, ou não tivesse ela sido telefonista toda a vida!!!

E o simples facto de ela vir a confirmar através da conversa que teve (assim conta o André) com a Supervisora, faz com que de repente esteja cheia de saudades? das duas uma, ou o entrar em casa e ir para a rua, já se torna uma situação banal, ou então, há por aqui muita mentira pelo meio. O certo é que eu cada vez mais me convenço que eles estão bem um para o outro, vivem uma relação de amor/ódio, e pelos vistos não conhecem outra forma de estar. Ontem pude assistir aos diálogos que tinham ao telefone, e a conversa era como se esta semana não tivesse ocorrido!! feliz ou infelizmente não vivo este drama sozinha, pois senão já quase me convencia que eu estava com alucinações e delírios.

Certo é que ele lá está com ela, e só peço que assim continuem por muito tempo (já que ele não quer mesmo mudar!!!

Se ele está mesmo a trabalhar no Call Center? Sinceramente não sei nem me interessa saber. Sei que é menino para inventar dias e dias de trabalho, fazendo relatos de dialogos e ocorrências .... foi sempre assim. Ele com 4 anos inventava situações por forma a colocar a família do pai e a minha, em pé de guerra, e os relatos eram tão verídicos que todos lhe davam crédito e a guerra instalava-se. Ele aproveitava-se do facto da família já não se dar muito bem, para instigar uns contra os outros. Isto pode-vos parecer soreal, mas é a mais pura das verdades!!!

De facto, é preciso ter em conta que estamos perante um adolescente que nunca teve um comportamento normal ... estamos de facto no mundo da patologia, e por isso é tão complicado perceber os acontecimentos .... eles para nós (pseudo-normais) são sem duvida estranhos e aberrantes, mas para a cabeça do André, tudo faz sentido e nós é que não percebemos nada!!!

Soube-me dizer que se a avó morresse e eu herdasse a casa, ma comprava por 75.000,00€. Tempos houve, em que lhe perguntaria como o faria. Mas desta vez optei por não o fazer!!! Obteria como resposta que seria com o esforço do seu trabalho (que se é que é verdade é um trabalho de alguns dias), ou então, seriam mais uma vez os amigos a darem-lhe dinheiro!! Estou cansada ... não me sinto com mais capacidade para estes diálogos ... em que mais parece a conversa dos malucos!!!

Mudando de assunto. Ontem fui com a Rita fazer o eletroencefalograma. O exame não é fácil, uma vez que a criança tem que cumprir escrupulosamnete as indicações que lhe dão. Tem de abrir e fechar os olhos por longos períodos, de acordo com as orientações da técnica, tem de soprar interruptamente uma folha de papel que lhe poem em frente, isto tudo, sempre deitada na mesma posição, e sem mexer qualquer membro!!! O exame durou cerca de uma hora, mas a Rita após ter estado cerca de 5 minutos a soprar, estava cansada e foi quase emocionante ver a minha menina deitadinha e com as mãozinhas cruzadas em cima da barriga, adormecer!!! Portou-se lindamente, e o exame parece estar normal, mas o resultado só está pronto daqui a uma semana. Este exame jamais poderia ser realizado por meninos como o André, ou até mesmo o Diogo. Uma hora deitados na mesma posição sem se mexerem? Não é nada fácil ... mas a Ritinha conseguiu!!!!

Hoje fomos ao médico de família. Marquei consulta para todos! Quando chegou à minha vez, decidi que iria abrir o coração e reportar-lhe que realmente já me começo a sentir em esforço. Tenho aguentado esta situação sem nunca ter ficado com uma depressão ou ter tomado um comprimido, mas nao sou imortal ... elas não matem mas moem, e estou em crer, que já não sou a mesma pessoa. Optei por me centralizar nestes últimos anos, no acompanhamento dos meus filhos ... desistindo de mim, e prova disso, é que acabo por afogar as magoas no comer desleixando-me por completo com o meu aspecto.

Quem me conhece à anos sabe que mudei ... não só fisica mas também psicologicamente ... agora acomodo-me mais as situações, desvalorizo situações que antes não desvalorizava, mas ainda continuo com a lucidez suficiente para saber que tenho que inverter o processo. Tenho que alterar as minhas rotinas para que me sinta realizada com a vida que tenho. Como o irei fazer? Pois, essa parte ainda não sei!!! Sinto é de facto um grande peso às costas, e não tenho com quem o compartilhar!!! Com o meu marido, dizem vocês? Embora ele seja um optimo marido, também vivencia os problemas á maneira dele, e não consegue ajudar-me!!!
O médico disse-me que em 36 anos de carreira nunca tinha tido uma pessoa com a frontalidade que lhe demontrei a manifestar que precisava de ajuda. Para ele, pegar no meu caso era um desafio, estaria perante um caso que, ou seria um sucesso ou seria uma tragédia!! Ai, mas será que eu sou assim tão diferente das outras pessoas? às vezes sinto-me uma autentica ave rara!!!

Disse-me que me poderia dar uma ajuda rapida, mediante a prescrição de quimicos, mas que para ele a situação é tão delicada, que o mais provavel é que os quimicos em vez de me ajudarem me iriam destabilizem e que quando eu cair, será muito dificil e complexo levantar-me.
Apeteceu-me perguntar-lhe se estava assim tão mal ... mas não o fiz. Não o fiz porque sei que ele tem razão. Ando há anos a vestir uma armadura, mas não sei por quanto mais tempo a irei suportar. Mas enquanto a suportar, irá ser concerteza com um sorriso nos lábios. Pateticamente mandou-me cortar SÓ com uma caneca de leite com Nesquick por dia, pois mais do que isso, pode ser abrupto e arriscado. Mandou-me fazer caminhadas diárias para espairecer e tentar perder algumas gramas (lol) e voltar lá daqui a 8 semanas. Se me sentisse mais irritadiça para lá ir de imediato!

Reportei a situação ao meu marido ... que entende o meu consumo de Nesquick como gulodisse!! Não consegue perceber que isto é um escape. Podia-me dar para beber bebidas alcoolicas ou drogar-me, mas fiquei-me pelo Nesquick (lol)!!! Chateei-me com ele, amuámos, mas passados 15 minutos vem ter comigo e diz-me: Achas que se comprassemos uma passadeira isso te poderia ajudar???? lolllllllll

Fiquei de pensar, já que a bicicleta estática está aqui a olhar para mim, sem que lhe dê uso!!!

Mas porque será que a vida é tão complicada? ou melhor? porque é que a complicamos tanto???

Obrigado por estarem desse lado, sempre disponíveis a ler os disparates que escrevo e a deixarem-me palavras de alento e carinho!!OBRIGADO!!

Agora, vou campinar mais um bocadito, pois cada vez que dou com a enxada nos arbustos, alivio o stress!!! Parece terapia!! lol

Beijocas

9 comentários:

Mamã e Tesourinhos disse...

Oi!
Ainda bem que a Ritinha conseguiu fazer o exame e que não revelou nada de grave.
É normal o que sentes, o teu desânimo. E ainda bem que assumiste que está a chegar ao ponto que pode dar para o "torto". Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza.
Concordo com as caminhadas em vez de ficarmos fechadas dentro de quatro paredes a fazer exercício. Eu tenho feito algumas durante a semana quando vou buscar os Tesourinhos e confesso que já me sinto outra ;).
Boa campinagem (já é um começo).
Fica bem.
Bjs.

Filho para sempre disse...

Olá Filipa! Já estavamos a estranhar o teu silência :) Estamos tão habituados a receber noticias tuas que, quando "faltas" ficamos preocupados.
Então o André voltou para casa da avó? Bom, pelo que li parece ter sido, de facto e por agora a melhor solução. Ainda assim, continuamos a torcer para que ele recupere a vida na sua plenitude.
Parabéns à Ritinha pelo sucesso e esforço e, como é evidente ficamos muito contentes por saber que está bem.
Amiga Filipa, não temos o prazer de te conhecer fisicamente mas, conversamos muito sobre a pessoa que és e não nos restam dúvidas: és única! Admiramos muito a tua forma de estar na vida, de entender cada momento, de lutar e sorrir. Parabéns por seres essa pessoa tão completa.
Não nos escapou o facto de seres uma pessoa meiga, doce e que adora um abraço. Todos os dias tentamos passar por aqui para te deixar esse abraço e nunca te esquecemos.
Relativamente à tua imagem...coragem! Se queres perder umas gramas tens o nosso apoio...ficamos a torcer.
Um forte abraço

Ângela Vieira disse...

Olá! ainda bem que o teu silêncio se deve a uma boa acção!
às vezes temos de ser nós a pôr mãos à obra para podermos usufuir de um direito!
E no fim vai saber bem ter esse espaço!

Coragem para perderes esses quilinhos...passa pela blogosfera light para te entusiasmares...já perdi 4,100gr desde 22 Agosto e sem grandes desafios...

Beijinhos grandes e votos de um excelente fim-de-semana.
Calminha...com o André...o que hás-de fazer mais?!

Ângela e Tomás

Anónimo disse...

Ola linda
Ainda bem que o exame da Ritinha correu bem.
Admiro a tua coragem em assumires perante o medico que precisas de ajuda, nao e um acto de fraqueza mas sim de coragem. Quanto ao Nesquick tenta ir reduzindo aos pouquinhos, e de cada vez que te lembrares de ataca-lo, sai um bocadinho para desviares a atençao,lol.
Qunato ao Andre e a tua mae, enfim...nem sei mais que te diga.
Um acto nobre esse da campinagem, vais ver que no final vai valer a pena o esforço.
Um beijo cheio de carinho

Sandra disse...

Filipa:

Com que então a campinar???...lol...

Estás quase uma aldeã!!!

Menina da cidade que virou camponesa!!! Assim é que é!!!

Olha fiquei contente por saber que a Ritinha se portou mt bem e deixou fazer o exame (eu já sabia que era assim, ela é uma princesa)!

Quanto à ida "em Massa" ao médico, tb achei uma óptima ideia, pelo menos uma vez por ano, devemos fazê-lo.

Fiquei Feliz, por teres começado a pensar em ti... em cuidares-te, porque a verdade é q esta "luta" tem sido dura... e às vezes não notamos, mas as mazelas ficam.

Quanto aos quilinhos a mais... não é que se notem muito, mas se te faz sentir melhor... força!

Cuida de ti porque a tua familia precisa de ti! Se estiveres bem, eles também estarão!


Beijinhos e bom F D S!!!

Ah e continuação de Boas Férias!!!

P.S. A minha "boneca" está melhorzinha e iniciou hoje as aulas!


Sandra

cilinha disse...

ola Filipa através do blog da Sandra vim dar aqui e tenho andado a seguir o que escreves que mais parece uma novela mas infelismente e´tudo real, realmente tens de ter muita força par enfrentar todos esses problemas e com mais dois filhos pequenos e´"dose" mas Deus e´grande e ha-de vir dias melhores , agora o medico mandou cortar com o leite com Nesquik ... ai eu tomo quase todos os dias um copo agora assustei-me mas tambem nao deve de ser isso que engorda deixa la amiga "da-me gurdura que te dou formusura" nao e´assim força Filipa beijinhos...

Anónimo disse...

Olá Filipa, vim dar-te um beijinho e desejar um óptimo fim de semana, seja a campinar ou fazer outra coisa que gostes, lol!!
Fizeste muito bem em abrir-te com o teu médico, ninguém é de ferro e com o desgaste que tens há anos, seria de estranhar que não precisasses de algo para te ajudar nesta caminhada.
Gostaria de poder dizer que tudo se resolve em bem para o André mas esse capítulo estará sempre em aberto, não é?
Um beijinho especial á Ritinha ( o Rafa quando precisou de fazer uma TAC, levou anestesia geral...)
Beijinhos grandes

Sandra disse...

Olá Filipa:

Acabei de ler o teu comentário no meu blog. Que passeio giro! A Lagoa é bem bonita!

Hoje não fui ao outro lado, ficámos por cá a ultimar os preparativos para a escolinha.

Apenas levei os meninos ao parque p brincarem um pouco, fora de casa!

Olha estou um pouco aborrecida, porque a minha net está a funcionar muito mal (parece de propósito), demoro anos luz a entrar no meu e nos outros blogs... a torre está sempre a fazer uma barulheira e nunca mais tive messenger... algo está avariado concerteza (digo eu sei lá...lol...)

Durante o dia ainda consigo aceder, ao serão torna-se uma batalha, é complicadíssimo, lá vou eu afogar as lágrimas nos livrinhos (mas mt zangada!)...lol...

Agora que eu andava tão entusiasmada e entretida, o sapo(pt) prega-me uma destas! Imperdoável!!!


Beijinhos p tds!


Continuação de BOAS FÉRIAS!!!


Sandra

Sandra disse...

queria dizer: "afogar as mágoas", isto é do stress...lol...

não ligues...

quem me havia de dizer que eu ainda ia criar dependência da net...lol...


a culpa é tua MADRINHA!!! (LOL)

Beijoquinhas


Sandra