>

sábado, 6 de setembro de 2008


Bom, não tenho tido grande oportunidade de vir ao computador ... já que o mesmo tem estado ocupado .... imaginem por quem!! (lol)!!

Ontem chegou às 01:50 na companhia da tal amiga, após a troca de várias sms!!! Alegou que tinha tido necessidade de ter feito alguns desvios, ora para ir buscar os cabos da máquina fotográfica, ora para ir buscar o MP3 .... blá, blá, blá!!!

Mostrei-lhe o meu descontentamente e reiterei a minha indisponibilidade para ouvir devaneios, invenções e mentiras. Pediu-me desculpas tentando fazer-me acreditar que os desvios eram uma necessidade absoluta. Disse-lhe que não me queria chatear com ele logo no primeiro dia, mas que achava que a atitude que teve comigo foi no mínimo reprovável!!!!

Há pouco, lá se verificou a conversa familiar que tinhamos obrigatoriamente de ter. Decidimos de facto dar-lhe mais uma oportunidade, mas muito mais limitada do que a das outras vezes. A ajuda irá consubstanciar-se no facto de o termos em casa, de o alimentar-mos, mas não iremos de todo suportar as despesas de tabaco nem de transportes para trabalhos distantes. Se o objectivo é endireitar-se, terá então de procurar trabalho perto de casa. Continua a negar-se a ir desempenhar trabalhos técnicos, como colocar tectos de pladur (trabalho que ele em tempos realizou e em que lhe pagavam 800,00€), trabalho esse, que lhe é presentemente proposto por um vizinho, e por isso não seria necessário ter despesas. Não quer!!! Diz que não está para trabalhar 12 horas por dia.

Pois, temos pena ... eu com a idade dele trabalhava 12 ou mais, e não me caiu nenhum braço e o pai trabalha 14 horas/dia desde os 12 anos de idade, e só assim à custa de muito trabalho e sacrificio é que conseguimos ter uma vida que já viu melhores dias ... mas que ainda consegue ser minimamente estável.

Continua a dizer que não quer ... quer ir para o Call Center onde está a trabalhar ... mas já ficou ciente que dinheiro não há .... e que se quer mudar terá que se sujeitar, pois já lhe adiantamos muitas vezes dinheiro e ele nunca soube aproveitar as facilidades e muito menos mostrar-se agradecido. Se quer mudar de vida ... tem de dar provas ... tem de lutar, porque falar é fácil, conseguir é que é mais dificil.

Continuo a achar que marca as suas posições de uma forma prepotente ... que irrita. Diz peremptoriamente EU NÃO QUERO, EU NÃO VOU ... não demonstrando qualquer humildade!!! Agora cá em casa tenho 3, quando não são 5 a fazer birras .... o que se torna um bocadito complicado!! (lol)

Entretanto o Diogo (principalmente) está baralhado com a situação. Já ontem perguntou ao pai se deixava o André viver cá em casa, e hoje quando o pai chegou, disse ao Pai: "Pai, o André está aqui"!!! Pergunta várias vezes ao André onde é a casa dele, e por mais que a Rita e eu, lhe expliquemos que a casa dele agora é aqui .... volta sempre a questionar!!!

Hoje senti uma grande agitação, a rotina da casa está diferente, é muito estranho, mas realmente todas as famílias têm a sua rotina que com a chegada de mais um elemento familiar, acaba sempre por sofrer alterações.

Cada vez mais me convenço que a hiperactividade, é como uma doença contagiosa, pois os meus pequenos andam muito mais agitados, gritam por tudo e por nada. Há um enorme reboliço pois andam os três a correr, às cambalhotas, ora a rir , ora a chorar, e até houve direito a partidas de futebol, inevitavelmente com a bola a ir parar à varanda de um vizinho. É impressionante como acabo por estar a relembrar aventuras passadas ... com o André nunca nada foi pacifico .... uma simples actividade implica sempre uma infinidade de episódios e um frenesim ... muito desgastante. A presença dele faz parecer que tenho a casa com muitaaaaa gente!!! (lol)

Não sei bem como irão decorrer os próximos dias ... mas como diz a outra, isso agora não importa nada!!!! (lol)

Entretanto o marido vai entrar de férias e por isso é provável que eu não tenha tanto tempo disponível para postar e para Vos visitar, mas ainda assim aqui fica a promessa que tentarei fazer um post diário para actualizar a informação.

Mais uma vez Vos agradeço a Vossa assiduidade e as palavras sempre queridas que me deixam, Obrigado, Obrigado, Obrigado!!!

Sei que esta temática não é fácil, e que não há nenhuma solução absoluta. É de facto uma questão pessoal que cabe à mim e à minha família resolver, mas que gosto de partilhar convosco (embora por vezes tenha consciência que talvez me exceda na exposição), mas embora saiba que isso pode ser mal entendido, continuo a achar que a minha vida é um livro aberto, não tenho o que esconder ... eu sou assim .... transparente, e sabem o que é pior? É que assim irei continuar, pois gosto de mim assim, e se fizer um esforço para mudar, estou a contrariar aquilo que sou, o que não me apetece nada!!!

Beijocas e fiquem bem ....

PS - Teresa, tenho pensado tanto em ti .... imaginas porquê, não imaginas? Vou ler os comentários que te tenho deixado no teu Blog, para que os aplique na minha familia e aqui na minha casa!!! É tão fácil falar, o pior é o resto não é assim?!! (lol).

12 comentários:

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Venho em visita a voce.Adorei os seus relatos,apesar de ter que ficar neutra.Família ninguém pode dar palpites.Como diz o ditado voces são brancos voces se entendam.Me desculpe a franqueza mas comicha-me para dar-te uma verdadeira resposta.Mas espero que voce tome a decisão acertada quanto ao Andre.Bom domingo para voce.bjtos.Nile.

Sandra disse...

Filipa:

O meu desejo é que o teu esforço e do pai, tenha proventos. Que o teu André consiga aproveitar a oportunidade que lhe estão facultar.

Coragem, mais uma vez estás a demonstrar a GRANDE MÃE que és!

Espero André,

que consigas valorizar o maior BEM, que a vida te concedeu... a FAMILIA!

Beijinhos para todos e Boas Férias!!!


P.S. Quando quiseres, dá um alô e bebemos cafézinho...lol... já deves ter lido tds os meus livros...lol... tenho mais p te levar, eu cá continuo encalhada naquele livro que te falei...lol


Sandra

ANA disse...

Bom dia amiga,
Realmente estás a passar um período complicado, mas se conseguires ajudar o teu filho a endireitar a vida dele então tudo terá sentido. Desejo-te o maior sucesso.
Bjs.

Mae Princesa disse...

Olá!!!Acho que na tua condição de MÃE não lhe podias negar a oportunidade embora ache também (e tu no fundo também saibas) que se ele estivesse assim tão diferente aceitaria o emprego do vizinho...Mesmo que advenha mais uma desilusão para vocês, saberás que fizeste o que era certo para a tua consciência, por isso, só te resta esperar!Beijocas!

Noc@s disse...

Olá querida, espero que o Vosso esforço surta efeito e tudo o passado até hoje consiga fazer sentido.
Ao André, espero que seja o momento em que faças uma volta de 180º na tua vida e vejas bem a grande Família que tens e que nunca nada te negou antes pelo contrário só deu, sem nada esperar em troca, agora é o momento...
Beijinhos Filipa e espero do fundo do coração que este fim de semana seja um marco importante nas Vossas vidas, pois os mais pequenitos também já começam a sentir muita confusão na cabeça deles.

Anónimo disse...

Minha querida,desculpa mas para mim ou aceitava o trabalho perto de casa ou,que se desenrrasca-se!!!
Ja e maior e ja devia ter consciencia!Ainda para mais quando nao ha certezas acerca do tal call center!

Para mim,ele nao esta a trabalhar e quer o passe ou dinheiro para conviver com os "amigos".
Mas atencao que isto e so a minha opniao e espero tar enganada.

Como pais e bom coracao que tem,deram-lhe mais uma oportunidade,acho bem!Faria o mesmo!
Mas tambem te digo,teria que haver regras e acima de tudo cumpridas!
Porque acho que ja esta mais do que na altura do Andre compreender que voces tem uma vida e que ele nao pode continuar a fazer o que quer e lhe apetece.Ainda por cima estando debaixo do vosso tecto.

Fuma?!A culpa nao e vossa.Nao tem nada que lhe sustentar o vicio.

DESCULPA se disse alguma coisa que nao devia mas e assim que vejo as coisas.

Tambem sou Mae,vim para ca com 21anos,sozinha...tive que me desenrrascar.
Tambem ja fumei,ja experimentei drogas e tive mas companhias mas isso nao e desculpa para o comportamento dele.
A falta de educacao para convosco.

Voces nao merecem.
TU nao mereces!

Jinhos carinhosos.

Susana Pina disse...

Filipa, não podia deixar de vir aqui ao teu cantinho deixar-te uma palavra de agradecimento por compreenderes e apoaires os casais inférteis. Nem imaginas o quanto é importante para mim, saber que existem pessoas que não passando felizmente por esta doença e que até já conseguiram os seus filhotes terem tanta sensibilidade para conosco. Bem Haja...
Quanto ao teu/vosso problema familiar, tens toda a razão, mas tens um "bico de obra" para resolveres, espero que consigas e que a calma e a serenidade reine pelo teu lar.
Um bj muito grande
Susana

Anónimo disse...

Amiga,
Não vinha aqui há pouco mais de 2 dias e chego cá a guerra do iraque mudou de sitio e instalou-se na tua casa, com militares a patrulhar as redondezas (o pai!!), com iraquianos da resitência pro-sadam a moerem-te a cabeça (o André) e com forças de intervenção a apaziguar as hostes (tu!!)...valha-me Cristo! Isso está mau!
Como diz um outro comentário, há que me manter neutra, até porque jamais conseguirei avaliar a tua posição...o meu rapaz ainda é muito novo e portanto não seria capaz de o fazer, mas venho entregar-te força, para que consigas recuperar do impacto inicial e continuares a luta: tu consegues!! Sê forte! Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Filipa, pois é falar é fácil, nem sempre é possível é pôr em prática o que idealizamos. Mas como já sabes, se temos este percurso penoso, é porque sabemos lidar com ele! lol! A custo, é certo,temos maneira de enfrentar a situação e dar a volta por cima. Tu vais sair-te bem,haja o que houver, com firmeza e coêrencia, tudo se resolve. Espero que os teus pequeninos rapidamente entrem na rotina deles, por agora é normal que queiram extravasar com o irmão as brincadeiras em falta.
Beijinhos grandes e muita força
P.S: tá descansada que não vou meter-me em aventuras com animais, já deu para perceber que não dá para misturas cá em casa!!lol!

Anónimo disse...

Cuidado amiga!!! Olha o efeito que isto tudo poderá vir a ter nos mais pequenos...
Sinceramente querida desejo-vos muita felicidade, a ti e ao André, mas parece-me só "um pouco mais do mesmo"... Sorry!
Já agora aproveito para te dizer que mais uma vez o teu marido está a demonstrar o seu amor por ti, sim que ele fa-lo por ti, como sabes.
BOA SORTE!!!

Anónimo disse...

Ola Amiga
Espero que esta oportunidade que estao a dar ao Andre(mais uma, no meio de tantas) dê frutos, que ele a saiba aproveitar da melhor maneira, que desta vez seja mesmo para se endireitar. Podia dizer-te o que acho em relaçao ao "Nao quero", mas acho que nao vale a pena...concordo com o ultimo comentario, quando diz que tudo isto e uma grande prova do quanto o teu marido te ama, e pai do Andre e certo, mas tantas oportunidades foram dadas, e agora mais uma, acredito que seja mesmo por ti...
Espero que estes dias agora com o teu marido em casa sirvam para impor as vossas regras ao Andre, e para que ele perceba a Familia Maravilhosa que tem
So me resta desejar-te sorte, boa sorte.Felicidades
Beijinhos recheados de carinho

Patricia disse...

acho que tomaram a decisão correcta ;)