>

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fomos ao Hospital

Olá,

Consegui no decorrer da tarde falar com o médico de família ... disse-me logo que a descoloração das fezes poderia indiciar um problema de Figado, pelo que, seria melhor recorrer ao Hospital.

Bom começa o dilema ... não seria conveniente ir com os 2 miudos para o Hospital. E agora que fazer? Onde deixo a Rita? O meu marido não pode ausentar-se do trabalho, pelo que a unica alternativa seria aguardar que o meu marido saísse do trabalho para ficar com a Rita, e eu ir ao HSM.

A minha querida e especial amiga Anocas, logo se disponibilizou para tomar conta da Rita, mas embora tenha total confiança nela, e a Rita ficasse tranquila na sua companhia, não quis estar a sobrecarregá-la, pelo que aguardei e optei por ir deixar a minha filha ao local de trabalho do meu marido. Tadinha da minha Rita lá ficou, impavida e serena .... a fazer desenhos e não se mexeu nem um centimetro do local onde o pai a sentou ... até faz impressão a obediência quando está sem o irmão!!! lol

Fui ao HSM, munida de uma cábula com o relato de toda a sintomatologia verificada desde o passado dia 13. Olharam para ele, que subia e descia freneticamente a cadeira, com um ar de quem vende saúde (pois tinha estado toda a tarde a dormir, pelo que estava fresquinho), observaram-no, viram o registo das análises e disseram-me que ele tem toda a sintomatologia de uma virose que lhe terá atacado inicialmente as vias urinárias, e que se desenvolveu para o sistema digestivo, pelo que, nada haveria a fazer, a não ser controlar os sintomas que tem. Acharam normal o cansaço e a sonolência, tendo-me sido dito que a qualquer altura, ele poderá começar com vomitos e diarreia. Que é possível que ele tenha dores musculares e por isso se canse!!! mandou dar-lhe 2 saquetas/dia de ultra levur (UL250) não para prender o intestino (pois não tem diarreia) mas sim, para normalizar a flora intestinal, pois o instestino deve estar irritado. Detectou nas análises à urina, que ele tem comido muito pouco, tal como lhe reportei, pelo que me aconselhou a tentar dar-lhe pouca comida, mas muitas vezes ao dia, tentando dar-lhe fruta (banana, pera) e se não a comer inteira comprar boiões e dar-lhe gelatina e sopa de cenoura!!! Ok, vou tentar!!! Em principio dentro de 4 ou 5 dias já se deve sentir melhor ... pois assim espero!!!

O mais curioso, é desde sabado (quando ele partiu a cabeça) que de vez em quando me sinto muito agoniada ... diz a médica que o virus já se deve ter incorporado em mim, pelo que o melhor é preparar-me para ser tb atacada em força, podendo toda a familia padecer do mesmo mal. Oh Meu Deus, ao menos que fosse à vez, para podermos tratar um dos outros, e se não for pedir muito, que inicasse só a partir de 7 de setembro, que é quando temos férias, e o meu marido já não tem de ir trabalhar!!

Nota: Sara, a Saude 24 ontem à noite tb me alertou para os diabetes, pelo cansaço, sede e xi-xis frequentes, mas o Di nunca fez análises ao sangue, pelo que respondi que presumia que não fosse diabético mas que não poderia assegurar!!! A descoloração das fezes poderia aparecer simultaneamente com ictericia, pondendo tratar-se dum problema de Fígado, como também poderia ser uma hepatite. Enfim, na internet essa descoloração remete-nos para uma serie de patologias que só mesmo os médicos conseguem decifrar!!. Espero sinceramente que este diagnóstico esteja correcto e que não haja agravamento dos sintomas para além dos já existentes bem como, dos que já se esperam!!!

Vocês desculpem as minhas lamechices, mas não posso deixar de comentar convosco a situação que presenciei no hospital, um pouco à semelhança do que já acontecera na última vez que lá estive!! Ou isto é o prato do dia, ou então, eu tenho muito azar!! Cheguei ao HSM fiz a inscrição do Di e dirigi-me à sala de espera onde estavam dois casais e um senhor. Sentámos-nos logo à entrada da porta, em frente a um dos casais que se fazia acompanhar de 2 filhos. O Di, começa a subir e a descer da cadeira fazendo circular a sua mota nas cadeiras do lado. O casal lá se ia sorrindo com o àvontade do Di!!.

Passado um pouco chamam-nos e lá vou eu com o Di para o gabinete da Médica. Enquanto falo com ela, eis que a sala é invadida por mais 2 médicas que se faziam acompanhar RX e Tomografias e outros exames (do filho do tal casal em estava sentado à nossa frente) e dizem: isto está muito mau!! ficaram incrédulas a olhar para os exames, chocadas com o que viam ... a criança tinha um tumor maligno no cerebro em elevado estado de desenvolvimento.

As médicas saíram, enquanto a minha (combalida), continuou a atender-nos. Quando saí da sala para ir à enfermeira realizar a análise à urina, já a mãe (a senhora do tal casal) recebia em desespero a triste notícia da doença do filho. Entretanto mandam chamar o pai, que saiu da sala pouco depois lavado em lágrimas, para ir à sala de espera buscar os filhos (com 12 e 8 anos), sendo este último, o que estava gravemente doente. Foi duro ouvir os gritos de desespero que ecoavam pelos corredores da pediatria ...a senhora não estava em si ... e todos quantos a isto assistiam estavam emocionados. Ai ...caramba ... que impotência que se sente numa altura como esta!!!

Achei a forma como comunicaram a situação aquela mãe, desadequada e fria. Acho que deveriam ter tentado chamar alguns familiares (se é que os tinham), para que naquela altura, os pudessem apoiar e principalmente, acompanhar e salvaguardar os filhos dum drama tão grande ... que embora sendo o seu ... deveria ser-lhes dado tempo para se prepararem ... se bem que tempo, era o que não tinham! Eu, mais uma vez ... senti-me do tamanho de uma formiga, impotente, ridícula e essencialmente, senti que não há dúvida nenhuma, que grande parte das vezes somos ingratos ... pois não conseguimos apreciar e agraciar a vida que temos. Estas sim, são verdadeiras tragédias, dramas inultrapassáveis que provocam um desespero, desesperante!!. Só peço a Deus, que olhe com um carinho especial para aquela família e em especial para o Daniel!!!! Estou muito triste por aquela família, pois ninguém merece passar por tamanha provação!!!

A todas vocês, que se preocupam connosco o meu MUITO OBRIGADO, as Vossas palavras de carinho e de apoio são sempre muito importantes e revitalizantes!! Agradeço-vos do fundo do coração todo o vosso interesse e Amizade. Aqui vos deixo um grande beijinho de Agradecimento!!!

Recadinhos:

Anocas - Nem sei que dizer!! Fico-te imensamente grata pela tua disponibilidade. És aquela Amiga com que sempre posso contar, e em quem confio piamente para te deixar os meus filhos, ou não fosses tu a madrinha da Rita, mas sinto que nesta altura, tenho a obrigação de te poupar!!!Ficou-me a pesar na consciência no domingo não te ter dado um grande abraço, tive vontade de o fazer .... mas o facto é que isso ia dar muito nas vistas (lol) e não havia condições!!lol

SA - Ontem, acabei por não te perguntar como correm as coisas, espero conseguir falar contigo durante o dia para me inteirar da situação!! Desculpa, não ter questionado nada acerca do assunto!! Beijocas

Ana Sousa - Muito Obrigado pelo teu carinho e pela mensagem que me enviaste via MSN. Desculpa-me não ter ligado, mas receei acordar a Sammy!!!! Espero não te ter preocupado!!!Muitas beijocas para ti!

E agora sabem o que vou fazer? Vou fazer ó-ó pois já todos dormem e eu estou cansadita!! Beijocas

7 comentários:

Mamã e Tesourinhos disse...

Olá!
Pôxa! O rapaz anda mesmo em maré de azar. Vamos ter Fé e será apenas uma virose que anda aí a chatear a malta. As melhoras para o Di e que esses bicharocos fujam daí sem fazer mais nenhuma baixa.
Fica bem.
Bjs.

Anónimo disse...

Ola miga...pelo menos nao e nada de grave!
Fico muito mais descansada. Espero que nao passe para vcs!
Ainda ca vim ontem umas qts vezes,ver se haviam noticias vossas

Olha,nao consigo deixar de pensar nesta ultima parte do teu post.
Meu Deus...a vida e mesmo injusta!
Jamais me quero ver numa situacao dessas. :(
Que Deus nos livre...:(

Beijinhos e as melhoras do pequenote.

***A Sammy ontem so se deitou eram quase 24h...e o que da dormir a tarde:p

MamãdaDiana disse...

Ai amiga!

Fiquei pasmada! com a situação que presenciaste no hospital! que horror! assim de um minuto para o outro cai-nos o mundo nos braços!

Espero bem que o teu Di tenha apenas uma virose! diabetes é uma doença horrivel! que fique melhor rapidamente!

e que nem tu, nem a rita, nem o teu marido, fiquem tambem doentinhos!

Beijinhos... se quiseres adiciona-me no msn(andreia_fanha@hotmail.com)

Anónimo disse...

Olá Filipa, obrigada pelo teu comentário e pelo alento. Fico contente por teres mais certezas quanto ao Di e que realmente seja uma virose daquelas que dá a todos mas não chega para nos pôr fora de combate!! Sobre o que presenciaste no hospital não vou sequer imaginar o quão duro será receber esse tipo de notícias, assim fria e desumanamente, só espero que tenham forças para enfrentar a situação e que não estejam sós neste momento terrível
beijinhos grandes

Anónimo disse...

Felizmente o nosso Diogo só tem uma virose, daquelas que parece que andam muito por aí ultimamente. mas não há dúvida que situações como a dessa família nos fazem pensar como somos pequeninos e como é frágil o nosso equilíbrio...
A qualquer momento a vida de alguém pode ficar virada de cabeça para baixo!!
Acho que isso nos devia fazer apreciar melhor aquilo que temos e não empolar tanto os nossos problemas (que ao pé destes parecem tão pequenos, não é?), mas a verdade é que regra geral não conseguimos!
Não somos seres perfeitos, somos só Humanos e, por isso, 1º estamos nós e os nossos.
Enfim, não estará muito certo, mas faz parte da natureza, o instinto de auto-preservação.
Muitos beijos "aos virus do Diogo" e à nossa menina bem comportada (já devia estar preocupada com o mano!!).

Anónimo disse...

As melhoras para o teu Di, e beijinhos para todos e coragem

Patricia disse...

Agora como já começou com o medicamento e com alguns conselhos dos médicos acredito que seja num instante que ele melhore.
Em relação ao outro caso que reportaste (do razpaz com um tumor) não sei se deveria haver mais pessoas lá com os pais... a notícia tem de ser dada e, quando cai é como uma bomba. Mas temos que ter fé e acreditar (seja naquilo que for) e pensar que tudo vai correr bem: pensamento positivo.

beijocas e as melhoras

p.s. nem sempre as viroses se espalham. Eu tive escarlatina há coisa de ano e meio e lá em casa ninguém adoeceu.